domingo, 28 de janeiro de 2018

Apodi: Projeto de lei determina transmissão ao vivo e gravação de sessões de licitação

Lei de autoria de Gilvan Alves tem foco em legalidade, publicidade e eficiência dos atos

Por Jânio Duarte

Durante a última sessão realizada ontem, 25, pela Câmara de Apodi, foi encaminhado o projeto de Lei de autoria do vereador Gilvan Alves (AVANTE), que obriga o município a gravar em (áudio e vídeo), além de transmitir ao vivo, por meio da internet, as sessões públicas das licitações presenciais realizadas pelos órgãos públicos municipais.

De acordo com o autor da matéria, o objetivo da Lei é estabelecer princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência dos atos. "Com esse projeto, acredito que a sociedade poderá acompanhar a tramitação dos processos licitatórios e verificar os preceitos estabelecidos na Lei das Licitações, além de dar transparência aos atos", disse.

"Além da transmissão ao vivo das sessões públicas, o projeto de Lei obriga a disponibilizar a gravação do certame no Portal da Transparência e nas redes sociais da Prefeitura", acrescenta.

"Esta (futura) Lei vem como uma extensão da Lei Federal 8.666/1993, a fim de garantir os direitos esculpidos na mesma e na Constituição Federal de 1988. Assim, diante das atuais polêmicas vivenciadas em nossa cidade, achamos prudente e necessário propor esta Lei, legislando na municipalidade, nesse assunto que ainda é omisso", enfatiza Gilvan. "Esta iniciativa, além de disciplinadora, ela vem para resguardar os gestores municipais, em caso de denúncias e eventuais irregularidades. Assim, quando ela for Lei Municipal, nosso município terá dado um salto e evoluído muito no quesito transparência em gestão pública", concluiu.

O Projeto de Lei Legislativa do Vereador Gilvan Alves vem de encontro com o progresso administrativo que nosso município tanto necessita. Com isso, parabenizamos o parlamentar pela brilhante iniciativa.

O assunto ‘licitações’ virou polêmica nos últimos dias no Município de Apodi. E o projeto de Lei já foi encaminhado as comissões da casa.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Nenhum comentário: