sábado, 2 de dezembro de 2017

Privatização dos espaços públicos como regra e não exceção

Hoje vamos conversar um pouco sobre a questão da privatização dos espaços públicos. Como Apodi está num período festivo, realização da festa da padroeira Nossa Senhora da Conceição, carnaval e etc., essa temática fica mais clara para os leitores do Blog ApoDiário, haja vista que são mais notórios os excessos em períodos como esse.

Destaco que uma das funções do estado de direito é a delimitação dos bens públicos, separando-os dos bens privados. Lembro que os bens públicos são aqueles que pertencem ao coletivo da sociedade, mas não são de ninguém, ou seja, as ruas, vias e passeios públicos (calçadas) são exemplos de bens que podem ser aproveitados por todos, mas não podem se tornar exclusividade de pessoa alguma.

Falar na privatização dos espaços públicos remete a vários pontos, como a ocupação irregular dos passeios públicos, ocupação das vias públicas destinadas a circulação de veículos, uso de espaços públicos para auferir renda a iniciativa privada entre outros.

Especificamente, no âmbito desse tema, quero abordar a ocupação dos passeios públicos, os quais são destinados por lei ao livre acesso dos transeuntes e que não podem ser ocupados, na totalidade, por outras atividades.

Vários são os desrespeitos a população apodiense, seja durante o dia ou durante a noite, e nesse sentido é muito fácil identificar os abusos por parte dos ambulantes, lojas comerciais e, sobremaneira, os restaurantes e lanchonetes de nossa cidade que ocupam irregularmente os passeios públicos impendido, por vezes, o trânsito de pedestres nesses equipamentos.

Quantas vezes somos obrigados a transitar nas vias destinadas aos veículos automotores devido a impossibilidade de transitar nas calçadas?

Os bares e restaurantes são finos em descumprir as determinações do Código de Obras e Edificações e Posturas. Uma caminhada pelo calçadão da Lagoa do Apodi – bairro Malvinas – mostra claramente, ou melhor, que deveria expor aqui.

Vale destacar que essa ocupação irregular não é de hoje e, também, não só praticada por um estabelecimento específico, são vários. O que fica claro é que a certeza da impunidade a cada dia eleva o grau de ocupação dos passeios públicos sem o mínimo de constrangimento.

O Código de Obras e Edificações e Postura em seu Art. 131 diz:

Os passeios públicos (calçadas) são bens públicos de uso comum do povo, de acesso livre, não podendo ser impedidos do trânsito de pedestres.

Já o Parágrafo Único, desse mesmo artigo, deixa bem claro o que é acesso livre, vejamos:

Entende-se como acesso livre aqueles passeios desobstruídos de barreiras arquitetônicas (barracas, mobiliários, desníveis, obstáculos, equipamentos, veículos, mercadorias, produtos e objetos em geral) que venham a impedir ou dificultar o trânsito livre de pedestres em geral.

A ocupação desses passeios públicos, geralmente, nem sequer são compreendidos como irregularidades pela população de um modo geral, tendo em vista que esse tipo anormalidade está enraizada profundamente na nossa cultura e, dessa forma, virou senso comum.

Acredito que hoje o melhor caminho para a gestão iniciar a retomada dos passeios públicos é notificar os estabelecimentos e abrir um diálogo franco com aqueles que estão, por hora, desrespeitando a legislação. Porém, precisa deixar claro que a partir de um determinado momento não será mais aceito a transgressão aos dispositivos legais.

Espero não ter sido enfadonho. Mas, esse tema precisa ser objeto de reflexão de todos que querem o bem de Apodi e acreditam numa sociedade mais justa. Com ou sem Ministério Público.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Meteorologista Luiz Carlos Molion ministrou palestra em Apodi

Chuvas deverão ser 15% acima da média em 2018

Apodi - O Rio Grande do Norte experimenta tendência de fim da seca e chuvas acima da média em 2018. A previsão é do PhD em Meteorologia Luiz Carlos Molion, feita no II Fórum das Águas, realizado em Apodi. A estimativa do pesquisador, referência internacional em meteorologia, é que as chuvas no Estado sejam até 15% acima da média, no próximo ano.

O prognóstico de Molion não segue modelos climáticos, ao contrário de previsões mais usuais. “São ineficientes e cenários fictícios”, argumenta. Sua conclusão, sustenta, é embasada em cenários de similaridade, obtidos em dados pluviométrios dos últimos cem anos, que indicam semelhança com 1998 a 2001.

Naqueles anos, o Rio Grande do Norte também saiu de grave estiagem para boas chuvas. “Me arrisco a dizer que podem ser 15% acima da média em 2018 e 10% acima da média em 2019”, prevê Molion, que apresenta outras condições para subsidiar essa expectativa. Uma delas é a temperatura do Oceano Pacífico.

O mar, segundo ele, sofreu resfriamento e demorará a esquentar, o que deve provocar, em 2018, o fenômeno La Ninã, o qual favorece chuvas no semiárido brasileiro. E o progressivo – e ciclíco – distanciamento da Lua sobre a terra também contribuirá, já que influencia as correntes marinhas e atua na formação de chuvas.

Caso esse cenário se concretize, o  desafio para o Rio Grande do Norte, segundo o especialista, é reservar água, embora trace um cenário positivo para a próxima década. Sua palestra no Fórum das Águas, focado na sustentabilidade, foi “Perspectivas Climáticas para a Safra 2017/2018 e os próximos Dez anos para Apodi”.

“Não há perspectiva de, nos próximos dez anos, haver no Rio Grande do Norte uma seca tão severa quanto a atual”, revelou Molion, representante dos países da América do Sul na Comissão de Climatologia da Organização Meteorológica Mundial (OMM). “Claro que são previsões. Ninguém tem bola de cristal”, ressalva.

Agência Sebrae

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Brasil não está tão bem no grupo da Copa

Se o Brasil comandado por Tite é franco favorito para se classificar em primeiro lugar pelo grupo E da Copa do Mundo da Rússia em 2018 — conhecido após sorteio realizado ontem —, o Brasil presidido por Michel Temer (PMDB) não se sai tão bem quando a comparação com Costa Rica, Sérvia e Suíça se afasta das quatro linhas.

Além de estar a frente dos adversários no ranking da Fifa, o Brasil tem o maior PIB e a maior população entre os quatro integrantes do grupo E.

Já em termos de índice de desenvolvimento humano (IDH), indicador calculado pela ONU e que mistura critérios de renda, educação e saúde, o Brasil fica atrás dos três futuros adversários. O país ocupa a 75ª posição, enquanto Sérvia e Costa Rica estão na 66ª e 69ª colocações, respectivamente, e a Suíça ostenta o belíssimo terceiro lugar.

Quando se olha o PIB per capita no critério que ajusta o poder de compra da moeda, o Brasil fica em terceiro, um pouco a frente da Sérvia, com uma média de US$ 15,5 mil por ano, de acordo com dados do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Em termos de crescimento econômico, o Brasil tem a pior projeção para 2017 entre os quatro — de 0,7% antes da divulgação do dado referente ao terceiro trimestre, que pode melhorar o cenário. O destaque nesse caso fica para a Costa Rica, que deve crescer 3,8% este ano.

No quesito inflação, apesar da acentuada desaceleração observada este ano, o Brasil ainda deve ter a maior alta média de preços em comparação com os adversários da primeira fase na Copa do Mundo.

No aspecto fiscal a situação do país tampouco fica boa na foto. Ao se observar de forma combinada tanto o fluxo (déficit como proporção do PIB) como o estoque (dívida bruta em relação ao PIB), o Brasil é o que mostra o endividamento mais preocupante.

A seis meses e meio do início da Copa, mesmo que tivesse empenho, sorte e uma base de apoio digna do nome no Congresso, Temer não conseguiria chegar a junho com indicadores econômicos melhores que os de Costa Rica, Sérvia e Suíça.

As fichas têm que estar então no técnico Tite, no trio Neymar, Gabriel Jesus e Philippe Coutinho e… nas eleições de 2018.

Fonte: Valor

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


O novo BNCC poderá vir com ideologia de gênero

Em dezembro, o ministro da Educação Mendonça Filho declara seu apoio a base curricular que vem recheada com ideologia de gênero. Ainda está em tempo de mudar...

Lembrando que Mendonça quer concorrer em 2018 por seu Estado - Pernambuco. Por uma lei contra o abuso da liberdade de ensinar.

A Base Nacional Comum Curricular é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.


Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


Preço alto ou preço caro?

Começaram as compras de Natal. Muitos correm às lojas na esperança de pagar menos. A propaganda anuncia “preços baratos”. Está certa? Nãooooooooo!

Barato e caro estão embutidos na palavra preço. As mercadorias são baratas ou caras. Os preços, altos ou baixos.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Mau presságio

Qual será o prefeito da região oeste potiguar que está precisando de mandar jogar sal grosso na prefeitura.

Existe um certo ar de mau presságio.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Legislativo apodiense tem sido parceira do Executivo

Câmara aprova em regime de urgência todos os projetos encaminhados pelo Executivo

O plenário da Câmara Municipal tem aprovado substancialmente projetos do Executivo que chegam até a casa legislativa, sempre em regime de urgência.

De acordo com o vereador Gilvan Alves que relatou na última sessão, realizada ontem (30) destacou que todos os projetos do Executivo que chegou à câmera legislativa vêm sempre em regime de urgência.

Com a urgência, o texto sempre tem uma tramitação mais rápida e não precisa passar pelo crivo das comissões. Sendo assim, apenas a aprovação do plenário.

O parlamentar chama atenção do poder Executivo para os pedidos dos projetos, "todas as sessões debatemos esses assuntos e informamos. Alguns projetos foram votados com 8, 10, 30 dias, mas foram votados. Estão esperando o que para por em prática? Falta de recursos que não é", questiona.

Gilvan citou, por exemplo, a escola de Melancias que estar paralisada há cerca de um mês, o PSF do bairro São José (IPE) que ainda não funcionou, diversas caixas d’água para serem recuperadas pela zona rural, entre outros questionamentos.

Se a pressa do Executivo em aprovar projetos fosse a mesma na execução, com certeza estaríamos em outro patamar.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.



Temer é corrupto para 86% dos brasileiros


O governo de Michel Temer (PMDB) é considerado corrupto por 86% dos eleitores.

É o resultado de uma pesquisa do Ibope realizada na última semana e divulgada pelo Estadão.

Michel Temer quer se reeleger.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Apodi: Stand da HiperNet é sucesso na I Feira Multissetorial do médio oeste

A melhor equipe. O melhor atendimento! HiperNet durante a feira multissetorial em Apodi - RN.

A HiperNET tem por objetivo ser o melhor provedor de internet do Rio Grande do Norte, atendendo atualmente nas cidades de Apodi, Governador Dix-Sept Rosado, Felipe Guerra, Severiano Melo, Rodolfo Fernandes, Caraúbas e Itaú, ofertando serviços de banda larga de alta qualidade.


Oferecemos aos nossos clientes soluções tecnológicas modernas, competitivas e adequadas a cada cliente, reunindo os componentes necessários para garantir o melhor desempenho em aplicações web.

Estrutura física atualizada com servidores de última geração, protegido e monitorado 24 horas, suportando as mais diversas tecnologias existentes para internet.

Clique AQUI e saiba mais.

Quer divulgar sua marca aqui?

Eu, Jânio Duarte do Blog ApoDiário estará prestigiando logo mais a noite a feira multissetorial que já é sucesso!

Cerâmicas Santa Rosa e Savana expõe na Feira Multissetorial


Vilmaci Viana proprietária

As Cerâmicas Santa Rosa e Savana tem equipamentos para construção e reformas especializado em Cerâmica como telhas, tijolos e lajotas com menor preço.

Há 100 anos no mercado de Apodi e região. A Cerâmica Santa Rosa passa de geração em geração. Está na quinta geração (Pedro Quim - Manuel Quim - Valdemiro Quim - Vilmaci Viana - Anabele Viana).

"O respectivo evento está sendo uma grande oportunidade de minha empresa buscar novos mercados e clientes e, assim, otimizar resultados", disse Vilmaci Viana.

Telefone para contato: (84) 9.99687-4555 / 9.9903-0000. São duas - a Cerâmica Santa Rosa fica no Sítio Santa Rosa. E a Cerâmica Savana no Sítio Baixa Grande - BR 405 - Km 83, - Zona Rural - ApodiRN - CEP: 59700-000

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

T J Empreendimentos também presente na I Feira Multissetorial em Apodi

Theodoro Júnior e sua esposa

Apodi e região conta com a empresa T J Empreendimentos - empresa essa com atividades de gravação de som e de edição de música, locução, palco, canhão  de luz e de espumas, carro de som, entre outros serviços.

A I Feira Multissetorial do médio oeste busca uma nova diretriz e desfia o cenário econômico atual a avançar e ocupar o lugar tático, na busca de novas opções de mercados e de resultados satisfatórios.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Com seu olhar sedutor, esta é a gata da sexta-feira… Podem babar tarados!

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

54 Anos de lutas e conquistas do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Apodi


Fundado no dia 30 de Novembro 1963, o Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Apodi chega hoje aos seus 54 anos de existência. 

O Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Apodi/RN é sinônimo de Resistência e Luta em defesa do Bem Comum! 


Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Apodi: vereador defende que recursos dos Royalties seja aplicado em obras estruturantes

Hoje (30), em mais uma sessão ordinária da Câmara Municipal de Apodi, o vereador Gilvan Alves (Avante), defendeu mais uma vez a necessidade de se investir em infraestrutura básica, visto grande volume de recursos do município de Apodi, principalmente com relação aos royalties.

“São mais de R$ 8 milhões de reais em royalties somente este ano, por isso defendo que estes recursos sejam aplicados de forma mais justa”, afirmou. Alves enumerou que algumas obras do município, estão paradas frisando a necessidade da retomada, para não penalizar justamente quem precisa à população.

“As obras devem existir e que beneficiem o povo. Elas têm que facilitar a vida da população”, acrescenta.

O parlamentar ainda se posicionou contrário a uma possível municipalização do Hospital Regional, visto que essa ação se caracteriza como um risco, defendendo que - quem tem que resolver essa questão da unidade de saúde é o governador do Estado.

Com relação aos projetos do Executivo que chegam a casa, ele defendeu que os mesmos cheguem com mais antecedência. “Sempre que os projetos chegam a casa, aprovamos, mas há a necessidade de que os mesmos cheguem, sejam analisados, e assim colocados em votação”, finaliza.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

MPF apresenta nova denúncia e pedido de prisão contra Henrique Alves

Ação penal trata de pagamento de mais de R$ 4 milhões em propina para ele e Eduardo Cunha atuarem irregularmente junto à Caixa Econômica Federal

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou à Justiça Federal do Rio Grande do Norte uma nova denúncia contra os ex-presidentes da Câmara dos Deputados Eduardo Cosentino da Cunha e Henrique Eduardo Lyra Alves e um novo pedido de prisão preventiva contra esse último. A ação penal aponta a prática dos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro qualificada e organização criminosa qualificada, envolvendo o esquema montado por ambos para recebimento de propinas de empresas interessadas em financiamentos da Caixa Econômica Federal.

Além dos políticos, também foram denunciados o empresário Lúcio Bolonha Funaro (colaborador das investigações); o publicitário e cunhado de Henrique, Arturo Silveira Dias de Arruda Câmara; e quatro ex-assessores de Henrique Alves, José Geraldo Moura da Fonseca Júnior, Aluízio Henrique Dutra de Almeida, Norton Domingues Masera e Paulo José Rodrigues da Silva.

Somada à denúncia, o Ministério Público Federal aponta a necessidade da decretação de uma nova prisão preventiva, pois Henrique Alves (que se encontra preso desde junho) continua a usar de sua influência política para buscar a liberdade. Segundo o MPF, ele segue “em articulação com os integrantes de seu grupo político, por meio de seus familiares, e vem fazendo contatos com o objetivo de ter sua prisão preventiva revogada, nas instâncias superiores do Poder Judiciário, com base em influência e interferência política”.

Valores - De acordo com a nova denúncia, um total de R$ 4,1 milhões foram pagos em setembro de 2014 a Eduardo Cunha e Henrique Alves, através de Lúcio Funaro, e destinados à campanha de Henrique a governador do Rio Grande do Norte. Outros R$ 135 mil foram usados por Funaro para bancar o aluguel de um helicóptero, utilizado na mesma campanha.

A quantia nunca foi declarada à Justiça Eleitoral e é fruto do esquema de corrupção e lavagem de dinheiro implantado por Henrique Alves e Eduardo Cunha na Caixa Econômica, entre 2011 e 2015, mediante a indicação de aliados políticos para altos cargos no banco, como Fábio Ferreira Cleto e Geddel Vieira Lima.

Do montante da propina, R$ 3,5 milhões foram repassados pessoalmente por Funaro a José Geraldo Júnior e Paulo José Rodrigues, em Natal, sob orientação de Arturo Arruda, cunhado e “coordenador de fato” da campanha eleitoral de 2014. Outros R$ 600 mil foram pagos, também em espécie, a Norton Masera - em Brasília e São Paulo - e enviados, clandestinamente, à campanha. Pelo menos parte dos valores foram usados na compra de apoios políticos.

Uma das lideranças que recebeu os recursos foi o ex-prefeito de São Vicente/RN, Josifran Lins de Medeiros. Ele foi preso pela Polícia Rodoviária Federal, nas vésperas do primeiro turno das eleições de 2014, quando ia de Natal para sua cidade, com R$ 27.500 em espécie e material de campanha (“santinhos”) de Henrique Alves.

Em relação a outros R$ 2 milhões pagos entre agosto e outubro de 2014 por meio de “caixa dois” pelo executivo da Odebrecht Fernando Luiz Ayres, “em troca da promessa de privatização da Companhia de Água e Esgoto do RN (Caern)”, a nova denúncia aponta o envolvimento de Norton Masera e Arturo Arruda Câmara. Este já havia sido denunciado por lavagem de dinheiro em relação ao mesmo fato, mas agora poderá responder também por corrupção passiva. Já Norton, que ainda não era réu, foi acusado de lavagem de dinheiro qualificada.

Investigações - A nova denúncia é um desdobramento da Operação Lava Jato, como também das operações Manus - que resultou na prisão de Henrique (Eduardo Cunha já se encontrava preso) – e Lavat, somadas aos dados obtidos em acordos de colaboração premiada celebrados com Carlos Frederico Queiroz e Lúcio Funaro, que revelou administrar o que o MPF chama de “autêntica 'conta-corrente' de vantagens indevidas” em favor dos dois ex-presidentes da Câmara.

Henrique Alves e Arturo Arruda poderão responder por corrupção passiva (Eduardo Cunha e Lúcio Funaro já foram denunciados em outro inquérito) e lavagem de dinheiro qualificada. Este último crime também foi imputado a todos os demais denunciados. Os quatro ex-assessores de Henrique Alves também poderão responder por organização criminosa qualificada. Já Lúcio Funaro deve ter suas penas substituídas pelas previstas em seu acordo de colaboração premiada.

A ação penal tramita na Justiça Federal sob o número 0812330-44.2017.4.05.8400. Confira a íntegra da denúncia clicando aqui e do pedido de prisão preventiva (0812388-47.2017.4.05.8400) clicando aqui.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Precatórios até 2024

A Câmara dos Deputados aprovou, ontem, em primeiro turno, por 364 votos a 2, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estende de 2020 para 2024 o prazo para estados e municípios quitarem os precatórios.

Precatórios são débitos do poder público com cidadãos ou empresas por terem perdido processo judicial) em atraso. Por se tratar de uma PEC, a proposta ainda terá de ser analisada em segundo turno para seguir para votação no Senado.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Pagamento de outubro vai até 13 de dezembro

O Governo do Estado conclui até o dia 13 de dezembro o pagamento da folha de outubro dos servidores. Na próxima quarta-feira, dia 6, serão pagos os que ganham entre R$ 2.001,00 e R$ 4 mil.

Neste grupo são 21.688 servidores, que totalizam R$ 64,8 milhões.

No sábado, dia 9, será paga uma parcela de R$ 4 mil aos que recebem acima desse valor.

O restante dessa faixa salarial será pago no dia 13 de dezembro. Concluída esta faixa soma um total de R$ 138,5 milhões, sendo 21.927 servidores.

Novembro

Em paralelo, o governo inicia o pagamento da folha de novembro com os servidores da Educação e dos órgãos da Administração Indireta que tem recursos próprios, independente da faixa salarial.

Esses receberão seus salários amanhã, dia 30. Neste grupo são 23.247 servidores, num total de R$ 50,69 milhões.

Com informações do Governo do RN.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


Foro Privilegiado fere a isonomia

O Ministro Toffoli não falha. Decepciona sempre.

A votação da limitação do foro privilegiado estava no STF. Poderia limitar o foro apenas a crimes realizados durante o mandato.

Por exemplo, um assassino que matou ANTES de ser eleito não teria direito ao foro.

Foro Privilegiado, em si, já é uma aberração.

Fere a ideia de isonomia. De que todos os cidadãos são iguais.

Cria uma casta de superprotegidos. Devasta a democracia. Não há muito o que pensar para acabar essa palhaçada.

Tudo ia bem na votação. Então Toffoli pediu vistas.

Quer entender melhor, sacumé, né?

Quando questionado sobre quando coloca o processo de novo para votação, respondeu:

"Assim que eu tiver uma posição, mas neste ano não mais."

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


PCdoB reprova Governo Robinson na relação com servidor


O PCdoB do Rio Grande do Norte emitiu nota em defesa do diálogo, deixando implícita sua reprovação à forma como o governo estadual comandado por Robinson Faria (PSD) conduz a relação com os servidores públicos, à base de spray de pimenta e força física da sua polícia (veja AQUI).

A nota é assinada pelo Comitê Estadual do partido.

Só para lembrar: o PCdoB faz parte da administração Robinson Faria, inclusive com o vice-governador Fábio Dantas, que passou por recentes embaraços provocados pela forma titubeante de gestão do governante.

Depois desse caso, o vice-governador resolveu mergulhar. Seu partido parece falar por ele agora.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

A síndrome de honestidade

Quando o paciente entrou, a psicanalista não conseguiu conter a expressão de surpresa. Um senhor de terno bege, sem graça, com uma gravata pálida, solta no pescoço como num fim de dia.

A expressão era de derrota, olheiras profundas e cabelos brancos mal cuidados. Assustada, a psicanalista o encaminhou direto para o divã, sem nem mesmo uma introdução.

Sentou-se a seu lado, numa poltrona, e após uma pequena pausa perguntou:

– Então, o que trouxe você aqui?

O homem olhava fixamente para o teto procurando a resposta na luminária.
– Bom doutora… eu sou deputado federal. Quarto mandato…

– Compreendo…

– …e acontece, doutora, que minha orientação foi sempre a honestidade.

A mulher revira os olhos.

Há 15 anos atendendo em Brasília cansou de atender pacientes “honestos”.

– Ou melhor, eu era honesto, mas há uns dez anos comecei a tentar novas experiências e acabei recebendo uns recursos por fora, nas minhas contas. Eu sabia que aquilo não era eu, mas fui gostando mais e mais…a senhora sabe como é. O meio influencia…

– Entendo…

– Fui gastando em carros, mansões, mulheres, viagens. Virou uma obsessão pegar 10% ou 15% de tudo que aparecia na frente. Uma tara incontrolável! Dia e noite.

– E agora o senhor precisa de ajuda para largar esse vício, certo? – depois da Lava Jato esse era o problema mais comum em seu consultório. Corruptos arrependidos.

– Não doutora! É justamente o contrário.

– Como assim?

O deputado envergonhado, admitiu:

– Eu tô broxa doutora.

– Ah! Mas isso na sua idade eventualmente acontece, não prec…..

– Não doutora! Broxa de pegar meus 10%!

– Oi?

– Sei lá o que aconteceu. Foram tantas orgias financeiras, Ferraris, Paris, dólares nas malas da Suíça, que enjoei, entende?

– Mas isso é ótimo! Então você está livre da sua obsessão!– Ótima notícia?

Não doutora! A senhora não sabe como é Brasília. Se eu não voltar a comparecer vão começar a desconfiar da minha virilidade corrupta! Aí acabou para mim. Não serei chamado nem para a comissão de ética, que não paga nada.

Quando a sessão terminou, a psicanalista deixou escapar para si mesma:

– Fascinante. No instante seguinte surgiu a questão moral.

Será que ela poderia ajudá-lo a retornar a sua vida de promiscuidade corrupta?

Decidiu que sim. Não cabia a ela julgar e sim cuidar da felicidade de seu paciente. Verdade que ela estranhou a própria decisão, mas relevou.

Uma semana depois, nova sessão. O deputado entra angustiado.

– E então, doutora? Meu caso tem solução???

A psicanalista estava diferente, ele notou.

Tirou os óculos lentamente e olhou bem no fundo dos olhos do deputado:

– Solução? Claro que tem, querido – ela falou num tom de voz cúmplice – Aqui a gente tem um jeitinho para tudo.

– O que então? O que eu devo fazer?

A psicanalista jogou os cabelos para traz e, num tom malicioso, disparou:

– Antes precisamos combinar que, se eu curar você, podemos acertar aí um presentinho por fora, não? Quem sabe uns 10% das suas próximas “conquistas”, hein? hein?

Foi nessa hora que o deputado, vendo a psicanalista transfigurada, finalmente compreendeu de onde veio a sua doença.

A maldita síndrome era contagiosa.


Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


Muro da poesia



E um muro sem cor vira poesia através da Casa das Palavras.

Vejam como está ficando o muro lateral da sede Prefeitura de Apodi.

A Casa das Palavras tem o patrocínio da Cosern, Net, Claro e Governo do Estado, através da Lei Câmara Cascudo e apoio da prefeitura municipal de Apodi, 13ª Direc, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi e paróquia de Nossa Senhora da Conceição e São João Batista.

Por Dionízio do Apodi

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Feira da Agricultura Familiar de Apodi: Economia solidária e segurança alimentar



Durante todo o dia de ontem terça-feira (28) o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (STTR) Agnaldo Fernandes esteve junto com a Rede Xique Xique de Comercialização Solidária realizando várias visitas às camponesas e camponeses de Apodi que compõem o espaço da Feira da Agricultura Familiar de Apodi.

"Muita diversidade, produção e gestão das mulheres foi o que encontramos nos quintais visitados. A visita visa mapear os quintais das/os feirantes no intuito de melhorar ainda mais as relações de comercialização e produção", disse Agnaldo. 

A parceria entre o Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (STTR) de Apodi/RN e a Rede Xique Xique vem ao longo dos tempos contribuindo para o sucesso da feira que acontece todos os sábados ao lado do mercado público.


Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

terça-feira, 28 de novembro de 2017

Ganhando robustez!

Depois de assumida publicamente

Ganha 'robustez' a pré-candidatura do vereador Gilvan Alves (Avante) a deputado federal nas eleições de 2018.

Avante Apodi!

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

1ª EXPOCEZG – Exposição Científica e Cultural da Escola Zenilda Gama


A equipe da Escola Estadual Professora Maria Zenilda Gama Tôrres, convida a comunidade escolar e a sociedade apodiense para prestigiar a nossa 1ª EXPOCEZG – Exposição Científica e Cultural da Escola Zenilda Gama, nos dias 29 e 30 de novembro, na sede da escola.

O evento tem como principal objetivo apresentar a sociedade o resultado das atividades desenvolvidas por professores e alunos nesta instituição de ensino.

O corpo discente, sob orientação e auxiliados por toda equipe da escola apresentarão ao público as ações realizadas por estes, através de salas temáticas, apresentações culturais, trabalhos de pesquisas e exposições.

Eu vi no blog do Prof. Toinho.

Participe!

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Prisões de líderes sindicais carimbam atestado de óbito político para Robinson em 2018


Fala-se que o dirigente do Sindsaúde João Assunção provocou a Polícia Militar durante protesto em frente ao Detran em Natal. Não é o que vi no vídeo e mesmo que ele fosse questionar os métodos dos representantes do aparelho repressor do Estado, não há motivo para prisão dessas em um regime democrático.

A prisão da dirigente sindical Rosália Fernandes eu não vi. Não há como analisar o caso.

Mas estamos em tempos temerosos e qualquer tentativa de reação do trabalhador tem sido fortemente reprimida pelo governador Robinson Faria (PSD) que, como registrei no último sábado, abraçou o autoritarismo.

A atual máscara usada pelo governador Robinson é uma face truculenta de sua personalidade. O comportamento mostra impaciência com quem já não aguenta mais os sucessivos atrasos salariais confirmando as previsões tenebrosas de que as greves no futuro seriam por pagamentos em dia.

Está faltando ao governador a humildade de reconhecer que passou do ponto, pedir desculpas ao povo do Rio Grande do Norte e sentar para dialogar com os servidores do Estado.

Também carece à Robinson Faria a consciência de que o servidor tem razão. O governador até aqui tem se escondido. No final de semana ele divulgou uma nota que não convenceu a ninguém e ainda por cima ignorou o incidente da última sexta-feira em mais uma demonstração de insensibilidade.

Hoje um ouvinte do Meio-Dia Mossoró da 95 FM me perguntou se Robinson colocar o salário em dia teria condições de ser reeleito. Respondi que o chefe do executivo estadual está 100% “micarlizado”. O estrago que ele fez é irreversível para 2018.

As prisões de João Assunção e Rosália Fernandes carimba o atestado de óbito político de Robinson Faria.

Fonte: Blog do Barreto.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.