sábado, 25 de novembro de 2017

Manifestante desconcentra repórter que fazia transmissão e grita “Globo lixo” ao vivo no Jornal Hoje

O repórter Bruno Tavares, da Globo de São Paulo, falava ao vivo agora há pouco, no Jornal Hoje, da frente do Hospital Sírio Libanês, informando sobre a permanência ali do presidente Michel Temer, que se recupera de uma cirurgia, quando foi surpreendido…

Um manifestante se posicionou atrás do repórter e gritou duas vezes “Globo lixo”.

O repórter se desconcentrou, disse que iria esperar… e o apresentador no estúdio fez um comentário sem graça e seguiu com o jornal.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Em campanha... Robinson Faria promete atualizar folha do funcionalismo

Promessa é dívida. Em 2014, em plena campanha ao governo estadual, o então vice-governador Robinson Faria (PSD) prometeu:

- Robinson, de mãos dadas, com o servidor público do nosso estado!

A âncora do seu programa eleitoral na TV adiantou seu compromisso:



- Robinson vai atualizar e cumprir rigorosamente o calendário de pagamento de todo o funcionalismo!

O resto da história você conhece.

Eleito ao governo, substituindo Rosalba Ciarlini (PP), ele se esmera em superá-la.

Em 2018, novamente deveremos ter candidatos prometendo coisa do gênero. Prepare-se para ser enganado.

Por Carlos Santos

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Maternidade Claudina Pinto realizou ontem 45 testes da orelinha


A Maternidade Claudina Pinto em Apodi realizou ontem (24) a triagem auditiva neonatal em 45 bebês. A triagem é universal, realizada em todos os recém-nascidos antes da alta hospitalar cumprindo assim a Lei Federal 12.303 (09/2010).

O exame de emissões otoacústicas é realizado por fonoaudiólogas durante o sono natural do bebê, sem incomodá-lo. É seguro, rápido e deve ser feito durante a internação.

O “teste da orelhinha” é recomendado para todos os bebês e deve ser feito o quanto antes com o objetivo de detectar problemas auditivos e iniciar tratamento precocemente.

O teste de emissões otoacústicas, conhecido como teste da orelhinha é um método para identificação de perda auditiva em neonatos. Emissões Otoacústicas são sons provenientes da cocléa, órgão sensorial responsável pela audição, após a apresentação de um estímulo sonoro.

Qualquer recém-nascido pode apresentar um problema auditivo ao nascimento ou adquirí-lo nos primeiros anos de vida. Isso pode ocorrer mesmo que não haja caso de surdez na família ou fatores de risco aparentes.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Apodi: Executivo se manifesta, comissão buscará solução para problemática dos ambulantes

Uma comissão formada por dez pessoas irá buscar, na próxima semana, uma solução para a problemática da retirada dos ambulantes das ruas e calçadas do Centro de Apodi, que foi determinada pela Justiça. O grupo foi montado durante uma audiência pública realizada nesta sexta-feira (24) na Câmara Municipal.

O objetivo é sentar com o Ministério Público Estadual, que foi quem moveu a ação em 2015, para chegar a um consenso que atenda a liminar judicial e não prejudique os comerciantes. A comissão é formada por ambulantes, representante da Câmara Municipal, prefeito Alan Silveira e equipe jurídica do Município.

De acordo com o comerciante Noédson de Freitas, a determinação pegou todos de surpresa e, agora, eles não têm para onde ir. “Foi uma situação que nos pegou de surpresa. O Ministério Público está recaindo sobre nós, mas não apresenta uma solução. Como é que nós vamos dar comida aos nossos filhos, como é que vamos sustentar nossas famílias? Nós entendemos que nós atrapalhamos o livre acesso, mas precisamos trabalhar, e é isso que esperamos que o Ministério público entenda”, destacou.

Para o prefeito Alan Silveira a situação é bastante delicada. Ele garante o apoio da prefeitura aos comerciantes, pois reconhece a sua importância para a cidade. “Não queremos prejudicar ninguém, mas a decisão da Justiça é muito clara. Por isso, elegemos essa comissão para se reunir com o Ministério Público e ver o que podemos fazer, seja o prolongamento do prazo ou até mesmo designar um local para que esses pais de famílias possam trabalhar”, disse.

A equipe jurídica do Município irá marcar uma audiência com a promotoria local na próxima semana para que aconteça um primeiro diálogo entre os representantes da Justiça e a comissão.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.


STTR de Apodi/RN faz reunião de avaliação e delibera novas lutas para 2018


Na manhã desta sexta feira (24) a Direção Executiva do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais - STTR de Apodi/RN esteve reunida, para avaliar as ações e atividades que a entidade tem construído e participado, assim como refletir sobre a conjuntura atual.

A CPT Mossoró esteve presente na reunião contribuindo com o momento.

Ainda foi debatido na reunião entre diretores a realização da Assembleia Anual do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais - STTR que está prevista pra acontecer no dia 27 de janeiro de 2018, onde a entidade irá realizar a prestação de contas exercício 2017, além de realizar o sorteio de prêmios entre seus sócios, como é de costume as assembleias ao longo dos anos tem sido bastante prestigiada pelos camponeses e camponesas.

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Escolha partidária pode determinar futuro político

Alguns vereadores apodienses andam incomodados e temerosos quanto ao próprio futuro.

Novas escolhas partidárias estão sendo estudadas.

Tudo é uma questão de sobrevivência política, o que é compreensível.

Em 2020, época das eleições municipais, as coligações partidárias estarão suprimidas.

O salto partidário ou a manutenção do espaço atual pode determinar a reeleição.

Ou a derrota nas urnas.

Mas todos têm ainda bom tempo para pensar.

Os detentores de mandato eletivo podem mudar de partido no mês de março do ano eleitoral sem serem punidos com perda do mandato.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Deputado-presidiário é o signo da falência moral

Ele se chama Celso Jacob. Mas poderia se chamar Senhor Nada. No momento, ele tem domicílio no presídio da Papuda, em Brasília. Mas dá expediente na Câmara dos Deputados. Sim, é isso mesmo. Celso Jacob, o Senhor Coisa Nenhuma, exerce o mandato de deputado durante o dia e retorna para a cadeia à noite. Condenado em julho do ano passado pelo Supremo Tribunal Federal a 7 anos e 2 meses de cadeia, Celso ‘Nada’ Jacob cumpre a pena em regime semiaberto.

Um condenado criminal exerce um mandato eletivo há um ano e quatro meses. E todos fingem não ver. É como se os colegas do Nada olhassem para ele no plenário da Câmara sem conseguir alcançá-lo com os olhos. O olhar atravessa o Nada e vai bater no couro da poltrona. Filiado à facção do PMDB do Rio, o Nada foi condenado por fraudar a licitação de uma creche.

Invisível na Câmara, o Nada foi enxergado na penitenciária. Tentou entrar com dois pacotes de biscoitos e um pedaço de queijo provolone escondidos na cueca. Foi recolhido ao isolamento por sete dias. A punição pode ser prorrogada por 30 dias. Esse personagem, ex-fraudador de licitações, agora traficante de biscoitos e queijos, transita pelos corredores da Câmara como representante do povo do Rio de Janeiro. O normal seria que fosse cassado. Mas o normal, em temos de Lava Jato, foi extinto no Brasil.

Por Josias de Souza

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

O MDB virou Arena

A comissão de ética do PMDB expulsou a senadora Kátia Abreu. É uma notícia surpreendente. A esta altura do campeonato, ninguém seria capaz de imaginar uma comissão de ética no PMDB.

O partido acusa a ruralista de indisciplina por suas críticas ao governo Temer. Ela diz que foi banida porque não compactuou com as práticas do grupo que está no poder. "Lutei pela democracia no partido, mas os corruptos venceram", disse.

"A mesma comissão de ética não ousou abrir processo contra membros do partido presos por corrupção e crimes contra o país", acrescentou. Não é preciso simpatizar com Kátia para reconhecer que ela tem razão.

Há muito tempo, o PMDB se esforça para bater seus próprios recordes em modalidades previstas no Código Penal. No ano passado, a Lava Jato começou a recolher alguns campeões. A operação prendeu caciques como Eduardo Cunha, Geddel Vieira Lima, Henrique Eduardo Alves e Sérgio Cabral.

Outros figurões já foram denunciados ao Supremo, mas usam o foro privilegiado para se proteger. É o caso de Renan Calheiros, José Sarney, Jader Barbalho, Edison Lobão, Eliseu Padilha e Romero Jucá.

Nenhum deles foi incomodado pela comissão que deveria zelar pela imagem da sigla. Pelo contrário: foi Jucá quem articulou a expulsão da senadora tocantinense. Ele disse que a punição "demonstra uma nova fase de posicionamento do partido".

Para o deputado Jarbas Vasconcelos, fundador da legenda em Pernambuco, o episódio desta quinta foi mais uma "novidade desagradável". "Isso nunca existiu no PMDB. O partido sempre foi democrático e respeitou opiniões divergentes", protestou.

No mês que vem, a sigla fará uma convenção nacional para mudar de embalagem. Vai aposentar o P e voltar a se chamar MDB, como nos tempos em que fazia oposição à ditadura militar. Talvez fosse mais honesto adotar o nome da Arena, que proibia qualquer contestação ao regime.

Bernardo Mello Franco - Folha de S.Paulo

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.



Empresário da Agrícola Famosa é recebido por Gilvan Alves e membros do Avante RN

Cúpula do Diretório Estadual do AVANTE com o empresário da empresa Agrícola Famosa, Luís Roberto Barcelos
Na noite desta quarta-feira (22), através de articulação do AVANTE RN,  estiveram reunidos com o empresário da empresa Agrícola Famosa, Luís Roberto Barcelos.

Também estiveram presentes alguns membros do Diretório Estadual do AVANTE, o Presidente Estadual, Dr. Fábio Holanda, Davi que é secretário estadual do AVANTE, o vereador do AVANTE Gilvan Alves da cidade de Apodi, além de Frederico Escóssia, onde puderam debater diversos assuntos importantes para o desenvolvimento social e econômico do nosso Estado e da nossa cidade, bem como da região da Chapada do Apodi e Alto Oeste Potiguar.

Dentre os vários assuntos que foram abordamos durante a reunião, o vereador Gilvan Alves fez duas proposições para Luís Roberto. A primeira foi o convite de filiação ao AVANTE e que, o partido está a inteira disposição, caso ele queira disputar algum cargo eletivo - futuramente.

O outro convite foi que ele entrasse na luta, juntamente com o deputado estadual Carlos Augusto Maia para que a Transchapadão (estrada que liga Apodi ao Estado do Ceará), possa entrar e receber recursos do Programa Governo Cidadão - sendo construída até a divisa com o vizinho Estado do Ceará.

"Nós propomos estas duas lutas, que em breve, poderemos estar sentando novamente, para pautar e deliberar meios e formas para que esses convites possam, futuramente, tornar-se conquistas para o povo do Rio Grande do Norte", disse Gilvan Alves ao blog.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Saiba quanto cada município no RN vai receber do AFM anunciado por Temer; total de R$ 49.580.573,38

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) calculou quanto cada Município deve receber do Aporte Financeiro aos Municípios (AFM), no valor de R$ 2 bilhões. O repasse foi anunciado na noite dessa quarta-feira, 22 de novembro, durante audiência do presidente da República, Michel Temer, com o com líder do movimento municipalista, Paulo Ziulkoski, e representantes das entidades estaduais municipalistas.

A entidade aguarda agora a publicação de medida provisória informando aos gestores municipais a data em que o valor será depositado nas contas das Prefeituras. De acordo com Temer, o valor será creditado ainda no mês de dezembro.

A CNM destaca, no entanto, que o valor será distribuído sobre a forma de Participação dos Municípios, porém, o valor será bruto, sem incidência do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A entidade destaca ainda que o valor compõe a Receita Corrente Liquida (RCL) e por isso tem a mesma vinculação constitucional de gastos em saúde e educação que o Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Conquista

A conquista foi muito comemorada entre os gestores municipais que enfrentam sérios problemas para fechar as contas nas administrações municipais. A CNM reforça que a união, o engajamento e a mobilização dos gestores municipais mostrou que essa é a melhor forma de avançar nas pautas que trazem melhorias aos Municípios.

Veja abaixo tabela com valores


Com informações da CNM

STTR – Apodi participa de semana de Meio Ambiente e Agroecologia promovida pelo Campus do IFRN – Ipanguaçu


A SEMAGRO esteve acontecendo de 21 a 23 de novembro, o evento foi idealizado pelos cursos de Meio Ambiente e Agroecologia, em suas diferentes modalidades de ensino, do Campus Ipanguaçu/IFRN e teve como tema central “Os desafios e perspectivas das questões rurais e ambientais”.

O evento teve como proposta oferecer um espaço para diálogo, reflexão crítica e conscientização sobre meio ambiente e agroecologia, no âmbito do vale do Açu e outras cidades do Rio Grande do Norte.

Na oportunidade o diretor do STTR de Apodi/RN, Edílson Neto esteve participando do evento numa mesa redonda com o título: Recursos Hídricos no Rio Grande do Norte – Desafios e Perspectivas.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Giannini Alencar anima a Festa de Emancipação Política de Umarizal

A gata da sexta feira, tarados! Um colírio!

Academia Boa Forma: Aulas de Balé Infantil em Umarizal

Clique no cartaz para ampliar!

Dançar não só é divertido como também muito favorável ao bem-estar físico e emocional das crianças. Além de melhorar a coordenação motora, a dança também ajuda a criança a ser mais disciplinada e mais esforçada.

Pensando nisso a Academia Boa Forma em Umarizal está abrindo turma para Aulas de Balé Infantil com a professora Lourrany Steffany. A faixa etária é de 3 a 7 anos, com início das aulas no dia 12 de dezembro. Todas as terças e quinta feiras das 16h às 17h.

O Balé clássico é uma das danças mais recomendadas às crianças quando são pequenas. O Balé favorece a criatividade, a musicalidade e o trabalho em grupo. O Balé clássico consiste em unir a técnica, a música e a atuação nos movimentos.

São habilidades que as crianças vão adquirindo pouco a pouco através de exercícios e posturas. Exige disciplina, boa postura e ritmo.

Vagas limitadas!

Maiores informações (84) 9.9692-0404 | Avenida 27 de Novembro, n° 531 Umarizal/RN.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Feira Multissetorial inicia montagem da estrutura no Centro de Apodi

As estruturas metálicas da Feira Multissetorial do Médio Oeste Potiguar começaram a ser instaladas no Centro de Apodi. A montagem para a primeira edição do evento, que ocorre de 29 de novembro a 01 de dezembro, tiveram início nesta quinta-feira (23) e deve seguir até o início da próxima semana.

Serão montados 70 estandes de 9m² cada no entorno da Praça Dom José Freire, em frente à Igreja Matriz. O evento acontecerá dentro dos festejos da padroeira da cidade e deverá reunir uma grande quantidade de visitantes durante os três dias.

De acordo com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), responsável pela realização, a ideia é dar visibilidade ao comércio local e regional, expondo seus produtos e movimentando a economia.

Além da exposição das empresas, o evento contará ainda com o desfile de moda Apodi Fashion Show e atrações culturais todas as noites. Se apresentarão os artistas Bruno Martins e Orquestra Sanfônica no dia 29, Danilo Nikson no dia 30, e Kinho Araújo e Amanda Gomez no dia 1º de dezembro.

A I Feira Multissetorial do Médio Oeste Potiguar é uma realização da CDL de Apodi.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Economia Solidária e Produção Agroecológica de Apodi na programação da SEACAD





Durante toda essa quinta feira (23) e amanhã (sexta) está acontecendo a XVI Semana de Arte e Cultura da Escola Antonio Dantas, em articulação com o Professor Cledson Lima, o Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (STTR) de Apodi/RN, a Rede Xique Xique e a COOPAPI, está sendo apresentado um espaço de divulgação da Economia Solidária e Produção Agroecológica na programação das atividades da Escola Antonio Dantas.

Camponesas e Camponesas que cultivam e comercializam produtos agroecológicos estão proporcionando esse momento rico em informação e saúde.

Passe lá - dê uma visitada no espaço!


Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Desembargador Cláudio Santos acelera o passo para viabilizar candidatura ao Governo

A possibilidade da deputada Zenaide Maia (PR), que virou caso raro na política do Rio Grande do Norte, sendo aplaudida aonde chega, ser candidata ao Governo, atraindo de um lado o PT da senadora Fátima Bezerra, e do outro o grupo de empresários que lançou discurso contra os nomes tradicionais, fez o desembargador Cláudio Santos acelerar o passo.

Passo acelerado também pela ação ligeira do prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT), pré-candidato a governador, que já marcou encontros com o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), com o presidente do PR, João Maia, e com o primeiro-damo de Mossoró, marido da prefeita Rosalba Ciarlini, Carlos Augusto Rosado. Tudo isso depois de já ter praticamente fechado uma chapa majoritária com ele para o Governo e os senadores Garibaldi Filho (PMDB) e José Agripino Maia (DEM) para reeleição.

Cláudio Santos foi ao apartamento de João Maia na noite de segunda-feira. Encontro confirmado ao Blog da Thaisa Galvão pelo próprio Santos.

Sem poder discutir política partidária, vez que ainda é desembargador – só poderá fazê-lo pós-aposentadoria – Cláudio não revela o que conversou com João Maia.

Mas, o que há de concreto nessa conversa é que ele saiu de lá disposto a botar seu bloco na rua.

Deu declaração, inclusive, marcando para março o lançamento da pré-candidatura.

Santos não confirmou ao Blog a declaração a alguns jornalistas, mas… deu.

Juntando as peças, ao se aposentar no começo do ano, Cláudio Santos terá um PR para chamar de seu e disputar o Governo do Estado.

E com isso conquistar o apoio do grupo de empresários que teima em discursar que não apoiará os nomes tradicionais da política do Rio Grande do Norte.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.


Parceria que vem ajudando a reorganizar a Casa de Cultura de Apodi

Equipe trabalhando nos serviços de recuperação da Casa de Cultura de Apodi
A Associação Apodiense de Bombeiros Civis e Voluntários, em parceria com a Fundação José Augusto, através da Casa de Cultura Popular - Palácio Soledade (Apodi), por intermédio do seu Agente de Cultura, Luís Marinho, estão revitalizando duas salas, cadeiras, birôs, gelágua e corredores da Casa de Cultura.

A parceria surgiu da necessidade de ambas as instituições para o mantimento do funcionamento e reforma da Casa de Cultura Popular de Apodi-RN.


Como ficará o escritório dos Bombeiros Civis
Os Bombeiros Civis estão prestando um serviço voluntário de grande impacto, sendo de maneira totalmente voluntária. Além disso, tem buscado junto ao comércio, através de parcerias, a doação de materiais para que a reforma da Casa de Cultura seja possível.

Em contrapartida, os bombeiros, irão utilizar de uma sala, para que possam atender a população Apodiense, retirando dúvidas e esclarecendo questionamentos. Bem como estarão realizando um circuito de palestras sobre Prevenção e Resposta as Emergências.

Desta forma, Apodi, ganha dois serviços em um. Ganha a reforma da Casa de Cultura, para melhor atender os grupos e artistas locais, bem como ganha um suporte (unidade) dos bombeiros Civis para melhor atender as necessidades da população apodiense.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Apodi sediará 1° Encontro Regional do AVANTE RN

Ontem à noite (22) parte da diretoria do AVANTE se reuniu com alguns dos filiados para deliberar sobre alguns pontos importantes para a realização do 1° Encontro Regional do AVANTE RN.

Foi uma reunião muito produtiva e que trará com certeza muita dinâmica ao encontro, que será realizado no próximo domingo (26), no auditório da câmara municipal.

Para o vereador do Avante, Gilvan Alves, este será um dia que entra para a história do partido. "Temos que fazer com que as pessoas voltem a acreditar na política e em seus representantes e o Avante é um partido que tem espaço para pessoas que querem fazer uma política diferente, com o intuito de mudar seus municípios, nosso Estado e o nosso país", destacou.

"É a militância que sustenta os ideais e divulga as bandeiras do partido. É necessário propor soluções para os problemas e não somente apontá-los. O Avante chega forte, repaginado e defendendo pilares importantíssimos alinhado com o desejo de mudança das pessoas", frisou Luís Marinho.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Bandidos explodem agência do Bradesco no interior do RN

Crime aconteceu na madrugada desta quinta-feira (23)

em José da Penha. Ninguém foi preso. (Foto: Divulgação/PM)

A notícia já quase passa despercebida na leitura diária dos jornais, sites e blogs. Assaltantes explodem agência bancária em cidade do interior. Aconteceu na madrugada de hoje, mais uma vez, no Rio Grande do Norte. Em José da Penha, na região do alto oeste potiguar. Bandidos fortemente armados invadiram o município e explodiram um caixa eletrônico do Bradesco.

A quadrilha de criminosos atirou contra a base da Polícia Militar e na sequência, trancaram o único policial que estava de serviço, foram até o banco do Bradesco, explodiram o caixa eletrônico e depois fugiram... Não bastasse o trauma de passar por uma situação do tipo, os cidadãos de José da Penha, assim como muitos outros potiguares, ainda têm de arcar com os prejuízos do fechamento de agências bancárias no interior.

Sem ter onde sacar seu dinheiro para comprar o remédio ou pagar o mercadinho, o aposentado é o maior prejudicado porque tem de se deslocar até a cidade mais próxima para ter acesso a um banco. E muitos, infelizmente, têm sido vítimas de outra modalidade de assalto praticada por quadrilhas que estão se especializando em roubar velhinhos.

Quem também é bastante penalizado é o comércio do município onde a agência é fechada. Qualquer serviço bancário tem que ser realizado a quilômetros de distância. Trava qualquer negócio e dificulta a logística de qualquer empresário.

Alia-se a isso o principal problema: a demora dos bancos – sejam públicos ou privados – em reabrir as agências danificadas por criminosos. Para fugir à responsabilidade, eles alegam de tudo: falta de dinheiro, problemas técnicos e operacionais.

Isso quando os lucros de instituições como Banco do Brasil, por exemplo, só aumentam no comparativo com os anos anteriores. No final das contas quem paga é o povo.

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Prefeitura de São Gonçalo investe mais 1,5 milhão em pavimentação

Paulinho da Habitação gestor de São Gonçalo do Amarante
Se existe um prefeito que vem dando certo é o prefeito de São Gonçalo do Amarante Paulinho da Habitação como ficou conhecido pelo fato de fazer uma grande revolução na política habitacional em seu município.

Para se ter uma dimensão da eficiência de sua gestão, só este ano, 47 unidades educacionais passaram por melhorias estruturais. Clique AQUI e reveja.

O prefeito Paulinho assegurou mais de 1,5 milhão de reais serão investidos em pavimentação em São Gonçalo do Amarante/RN.

Na sua gestão, São Gonçalo do Amarante ganhou um moderno e confortável sistema de transporte público com a frota de ônibus novos. O pagamento dos servidores municipais em alguns casos são até antecipados.

Numa engenhosa parceria, o prefeito Paulinho foi e lançou a Pedra Fundamental para a construção de um quartel do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) em São Gonçalo do Amarante/RN.

A obra é uma Parceria Público-Privada (PPP) entre prefeitura, Governo do Estado e as empresas Coteminas, Guararapes, Vicunha e Três Corações. A expectativa é que a obra seja concluída em maio de 2018 que será a mais moderna unidade de Bombeiros do RN com equipamentos de última geração.

Nota do blog: É o que Apodi precisa, de um gestor.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Escola estadual em Itaú realiza campeonato de soletração

A escola faz parte do grupo de instituições beneficiadas pelo PIP
Os estudantes da escola estadual Praxedes Martins, localizada no município de Itaú, tiveram uma tarde diferente na última segunda-feira (20). A escola, que compõe o grupo de instituições contempladas pelo Projeto de Inovação Pedagógica (PIP), realizou um campeonato de soletração com as turmas de 4º e 5º anos do ensino fundamental. A ação reuniu mais de 40 alunos na competição.

O campeonato, chamado de Soletrando, surgiu dentro da série de atividades que a escola desenvolve para incentivar a cultura da leitura dentro e fora do ambiente escolar. “Nós chamamos nosso projeto de leitura "Criança que ler, aprende a viver. Com ele, estamos colhendo bons frutos. Nossa equipe de funcionários, professores, coordenadores, direção e alunos mostram que dificuldades existem, mas é possível ultrapassá-las”, explicou a diretora Rosineide Martins.

O campeonato consistiu em uma disputa entre os estudantes onde o foco era conferir a familiaridade com as palavras, adquiridas pelos alunos por meio de atividades em sala de aula. “Ficamos surpreendidos com a grandiosidade do evento”, destacou Rosineide. O Soletrando também alcançou a aprovação dos pais, como exprime Ialak Sandro, pai de uma estudante do 4º ano. “A direção da escola está de parabéns pelo grande incentivo que estão dando aos nossos filhos”, destacou.

A escola Praxedes Martins é conhecida pelas boas práticas pedagógicas realizadas pela instituição. Na última edição estadual do Prêmio de Gestão Escolar, a instituição de ensino alcançou o 2º lugar dentre as escolas da 13ª Diretoria Regional de Educação e Cultura – Apodi e configurou dentro do grupo das 20 melhores escolas estaduais do RN, segundo ranking divulgado pelo prêmio.

Sobre o PIP
O Projeto de Inovação Pedagógica (PIP) é desenvolvido pela Secretaria de Educação e Governo Cidadão, com recursos do acordo de empréstimo com o Banco Mundial. Na primeira edição, envolveu 111 escolas e investimentos de R$ 1,7 milhão. Na segunda etapa, foram 130 escolas beneficiadas e R$ 4,9 milhões investidos. Nesta terceira edição, está envolvendo 158 instituições e R$ 6,3 milhões em investimentos.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

No país da corrupção e dos privilégios...

Num país assim só faltava que os presos mais endinheirados não pudessem ter acesso a alguns confortos da vida fora das grades. O ex-governador Sérgio Cabral, do Rio de Janeiro, não tem?

Ou só faltava que servidores do sistema penitenciário, a exemplo do que acontece com outros aqui de fora, não se aproveitassem da situação para embolsar mais alguma grana.

Descobriu-se que na Unidade Prisional de Anápolis, a 55 km de Goiânia, servidores cobravam R$ 1 mil por acesso a celular, e R$ 30,00 por uma lata de cerveja.

Os detentos mais ricos desfrutavam de um motel dentro do presídio e, acompanhados por agentes, podiam sair para sacar dinheiro em bancos e participar de festas em boates.

Ou todos se locupletam ou restaura-se a moralidade.

Por Ricardo Noblat

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.


Maternidade em Apodi comemora 30 testes da linguinha realizados em recém-nascidos

O objetivo do exame é conferir se o bebê tem língua presa.
Fotos: Cedida.

A Associação de Proteção à Maternidade e a Infância (APAMI), mantenedora da Maternidade Claudina Pinto em Apodi, realizou somente hoje, 22, cerca de 30 testes da linguinha.

O novo teste que chegou às maternidades para dividir as atenções com o já consagrado Teste do Pezinho. Com o nome de Teste da Linguinha, o procedimento tem como objetivo identificar precocemente a anquiloglossia, conhecida popularmente como “língua presa”.

Gestantes nas dependências da Maternidade Claudina Pinto em Apodi
Mesmo os funcionários não recebendo seus vencimentos, a unidade permanece atendendo normalmente sua clientela.

Atualmente, a Maternidade Claudina Pinto também realiza cerca de 40 partos mensais, além de outros serviços como pequenas cirurgias e exames laboratoriais.

A perspectiva da diretoria é expandir o atendimento a outros municípios, através de pactuação.

Além do teste da linguinha também é realizado no ambulatório o teste da orelhinha em todos os recém-nascidos.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Precisamos construir uma sociedade mais justa e próspera

É  plausível a necessidade de renovação na política partidária no Brasil, e em Apodi não é diferente.

Tal mudança demanda o surgimento de novos atores e partidos, pois dificilmente mudará a forma de “fazer política” no país através dos caciques que comandam a estrutura partidária nacional.

Todavia, não basta apenas reclamar da situação, devemos participar e sermos instrumentos de mudança.

Precisamos votar consciente em 2018, 2020...

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

terça-feira, 21 de novembro de 2017

Atraso de salário no Estado vai a dois meses e meio

– Não há escapatória. Sem o dinheiro do Funfir, o atraso vai a dois meses e meio.

Palavra de autoridade – mesmo – a interlocutor boquiaberto em algum braço de mar do Litoral Sul no feriadão extra-oficial.

O Banco do Brasil mandou dizer que o Governo do Estado não pode fazer saques no Fundo Previdenciário. A informação é de Rubens Lemos.

Serão dias dolorosos.

Para servidores da ativa e aposentados.

É quando a vítima paga pelo crime.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.