sábado, 11 de novembro de 2017

Dados sobre emendas parlamentares são tirado do ar

O Globo - Da Coluna Poder em Jorgo
Por Amanda Almeida

Não durou nem três dias uma divulgação do Ministério do Planejamento de dados sobre um dos maiores balcões de negócio do governo para barganhar apoio do Congresso. Depois de colocar no ar uma lista com os valores de pagamentos de emendas parlamentares no site Transferências Abertas, lançado pela pasta na quarta-feira (8/11), a ferramenta foi indisponibilizada ontem.

A lista trazia o valor de emendas por parlamentares. Era possível ver os que foram mais agraciados pelo governo. A página principal do site divulgava, inclusive, as informações em um ranking: o “Top 10” dos parlamentares que mais conseguiram o pagamento de emendas. Era possível fazer a consulta dos pagamentos feitos entre 2008 e 2017.

A oposição acusa o governo de usar fartamente as emendas parlamentares, nos últimos meses, para angariar votos contra as duas denúncias feitas pela Procuradoria-Geral da República contra o presidente Michel Temer. 

O Ministério do Planejamento diz que “as informações sobre emendas parlamentares estavam equivocadas porque somavam os valores de emendas individuais, de comissões, de bancadas e de relatores setoriais desde o ano de 2008”. “Por essa razão, as informações foram retiradas do ar para correção de dados”, acrescenta.

O "Painel de Transferências Abertas" foi lançado pelo governo na quarta-feira. A intenção, segundo o governo, é detalhar os gastos públicos: há dados sobre convênios; contratos de repasse; termos de parceria firmados entre a União, estados e municípios, além de organizações da sociedade civil.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Bombeiros civis de Apodi são reconhecidos como Utilidade Pública Estadual



Campus Apodi realiza a 4ª edição do ZIBA


Nesta quinta (9), o Campus Apodi do IFRN deu inicio à 4ª edição do torneio ZIBA (Informática, Biocombustíveis e Agricultura). O torneio é fruto de um projeto desenvolvido em sala de aula pela professora, da disciplina de Educação Física, Jane-Mery Nunes com os alunos que cursam o 2º ano do Ensino Médio Integrado dos cursos de Agropecuária matutino e vespertino, Informática e Biocombustíveis.

O projeto trabalha o conteúdo “Esporte”, enfatizando o Esporte Participação, o Esporte Educação e o Esporte Competição. Esta edição é norteada pelo tema “Esporte educativo: Vencendo as barreiras de cada um” e durante o evento ocorrerão jogos nas modalidades de Handebol, Voleibol, Natação, Futsal e Basquete.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Adquira já o livro “Por Trás das Grades”; receba em qualquer parte do Brasil!


O autor de 'Por Trás das Grades' - sua primeira obra, o agente penitenciário Márcio Morais, informa aos leitores do Blog em todo Brasil que você pode adquirir e receber seu exemplar em casa.

Adquira já o livro “Por Trás das Grades” pelo WhatsApp (84) 9.9662-4050 e receba pelos Correios em qualquer lugar do País.

Márcio Morais, atualmente exerce a função de diretor do Centro de Detenção Provisória de Apodi, na região oeste do Rio Grande do Norte.

O livro, que tem 58 capítulos e 215 páginas, mostra uma realidade pouco conhecida pela maioria das pessoas – que é o sistema penitenciário – além do dia a dia do agente penitenciário, do preso e de seus familiares.

Nota do blog: Por Trás das Grades surpreende por sua grande aceitação. Não perca mais tempo, compre já o seu!

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.


Sancionada a Lei de Carlos Augusto para política de conscientização sobre lúpus, uma homenagem a apodiense Ellaíne Torres

Ellaíne Torres - faleceu com lúpus
LEI N. 10. 246/2017 - Sancionada Nova Lei do Deputado Carlos Augusto para política de conscientização sobre lúpus, que leva o nome em homenagem a apodiense Ellaíne Torres.

O Rio Grande do Norte ganha um importante aliando para conscientização e orientação sobre o Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) e Lúpus Eritematoso Discóide (LED), a Lei nº. 10.246/2017. O documento foi publicado n edição 14.020, página 27, do Diário Oficial do Estado (DOE).

A política, de acordo com o texto, inclui realização de campanha de divulgação com objetivo de explicar sobre a doença, informar sobre as precauções aos pacientes portadores, disponibilizar orientação psicológica e ainda tratamento médico adequado. O trabalho deve contar com a confecção e distribuição de cartazes, panfletos e folders para divulgação; e ainda promover encontros visando a "conscientização e preservação da autoestima no tratamento da doença".

A lei também determina a implantação de um "sistema de coleta de dados sobre os portadores das patologias" por meio de informações repassadas por hospitais públicos, postos de saúde e entidades privadas de saúde. A ideia com isso é contribuir para "o aprimoramento das pesquisas científicas" sobre o assunto. Deputado Carlos Augusto consegui que a Lei levasse o nome da jovem apodiense Ellaíne Torres, falecida em 09 de maio de 2017, vítima do desconhecimento da doença.

Sobre o lúpus

O lúpus eritematoso sistêmico (LES), conhecido somente como lúpus, é uma doença inflamatória autoimune que pode se manifestar em diversos órgãos de forma lenta ou de forma agressiva. A doença provoca uma inflamação nos vasos sanguíneos, e por estarem em todo o corpo, pode disseminar para qualquer lugar do organismo, tendo consequências mais sérias quando atinge os rins e o sistema neurológico.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

[informe publicitário] Bom, barato e perfeito pra amenizar o calorão. Visite o melhor Açaí em Apodi


O que antes era moda entre os esportistas, hoje o açaí é o alimento energético preferido de todas as idades. Em dias quentes, como os que os apodienses vêm enfrentando atualmente o consumo dessa delícia cresceu em nossa cidade.

O açaí é originário do norte do Brasil e pode ser consumido de diversas formas: suco, polpa, doce, geleia, vitamina, etc. O valor calórico do açaí é cerca de 250kcal para cada 100g de polpa. Ele aumenta a saciedade e é fonte de gorduras boas.

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

TRT-RN: 164 municípios estão em dia com seus precatórios trabalhistas


Dos 167 municípios do Rio Grande do Norte, somente dois estão com suas dívidas de precatórios com o Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) em aberto.

Caraúbas, no oeste potiguar, possui um processo de 2014, do sindicato dos servidores públicos do município, no valor de R$ 9.106.720,47, que ainda não foi pago, nem negociados junto ao Serviço de Precatórios do TRT-RN.

Já o município de Areia Branca, no litoral norte do estado, possui processos no valor de R$ 162.339,71que vencem agora em dezembro e em 2018.

Outros 95 municípios do Rio Grande do Norte estão sem dívidas de precatórios trabalhistas, enquanto outros 34 fizeram a negociação total de suas dívidas.

Um total de 16 municípios têm negociação parcial de seus precatórios, enquanto 19 já incluíram dívidas de precatórios no orçamento de 2018.

O município de Natal não tem negociação direta com o TRT-RN, pois aderiu ao Regime Especial e está pagando suas dívidas de precatórios diretamente ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.

Os valores correspondentes aos pagamentos feitos pelo município de Natal são, então, repassados pelo TJ ao TRT-RN, que está quitando dívidas do município referentes ao ano de 2015.

Quando um município tem dívidas de precatórios com a Justiça do Trabalho, fica impedido de retirar sua certidão negativa de débitos trabalhistas e, portanto, não pode receber recursos públicos.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Cultivo do Cacaueiro Irrigado na Chapada do Apodi

Cacau na Chapada do Apodi

Uma grande empresa de agricultura irrigada do Polo RN-CE já tem instalado cerca 17 hectares de cacau na Chapada do Apodi.

Isto foi possível graças aos trabalhos de pesquisa desenvolvidos na Chapada do Apodi pela Embrapa Semiárido. Isto mostra que a presença da Embrapa no Rio Grande do Norte, muito reivindicada na primeira década deste século ainda continua viva.


Com o desenvolvimento de tecnologias de irrigação localizada, adequação das práticas de nutrição vegetal e mecanização agrícola, aliado à disponibilidade de material genético de cacaueiro de qualidade superior, verificam-se possibilidades de adaptação deste cultivo em regiões antes consideradas inaptas, a exemplo das zonas semiáridas tropicais.

A produção de cacau com predominância na cidade de Russas – CE. Clique AQUI e saiba mais sobre o cacau produzido na Chapada do Apodi.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.


Deputado Carlos Augusto propõe Lei que reconhece a Associação Apodiense de Bombeiros Civis e Voluntários com título de utilidade pública Estadual

Assembleia Legislativa aprova Lei do deputado estadual Carlos Augusto Maia que reconhece como entidade de utilidade pública do Estado Rio Grande do Norte a Associação Apodiense de Bombeiros Civis e Voluntários – AABC.

Após explicação das justificativas da importância da Lei para Apodi e região pelo deputado Carlos Augusto, a matéria foi aprovada à unanimidade dos presentes. A Associação Apodiense de Bombeiros Civis e Voluntários – AABC, aguarda apenas a sanção pelo Governo do Estado para começar a valer como entidade de reconhecimento público estadual.

Associação Apodiense de Bombeiros Civis e Voluntários – AABC é uma entidade sem fins econômicos com sede e foro jurídico na Rua Padre Orígenes Monte, nº 46, Malvinas, Apodi-RN, CEP. 59.700-000, constituída por tempo indeterminado, de caráter organizacional, filantrópico, assistencial, promocional, recreativo e educacional, sem cunho político ou partidário, com a finalidade de atender a todos que a ela se dirijam, independente de classe social, nacionalidade, sexo, raça, cor ou crença religiosa.

"Informo, por oportuno, que a entidade presta relevantes serviços para população do Vale do Apodi, seus cargos de diretoria não são remunerados e ela possui reconhecida idoneidade, como atesta a documentação colacionada ao presente projeto. Dessa maneira, sabendo-se que o reconhecimento de utilidade pública estadual permite a celebração de convênios e o recebimento de recursos estaduais, a aprovação do presente projeto expandirá a atuação da Associação Apodiense de Bombeiros Civis e Voluntários – AABC beneficiando não apenas os Apodienses, como os cidadãos norte-rio-grandenses de um modo geral", justificou Carlos Augusto para aprovação do projeto.

O projeto foi encaminhado ao gabinete do deputado Carlos Augusto por iniciativa do Vereador Gilvan Alves (Avante), que comemorou a aprovação desta importante conquista para a Associação Apodiense de Bombeiros Civis e Voluntários – AABC.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Presidente do STTR – Apodi/RN participará de jornada de luta continental em Montevidéu no Uruguai

Nos próximos dias 16, 17 e 18 de novembro estará acontecendo em Montevidéu o encontro dos povos de vários países da America, o encontro faz parte da Jornada Continental pela Democracia e Contra o Neoliberalismo que é um processo de lutas que combina centenas de atividades em diversos países até o dia 4 de novembro, quando organizações de todos os continentes farão atos regionais em defesa da democracia e contra a retirada de direitos dos povos.

A jornada é uma aliança de sindicatos e movimentos sociais que fazem a leitura da grave situação política, especialmente na América Latina, decorrente da retomada neoliberal e de ataques contra a democracia.

Agnaldo Fernandes que é o presidente do STTR de Apodi/RN estará compondo a delegação dos potiguares que irão participar do encontro.

“É muito importante nossa participação neste encontro, ele nos dará a oportunidade de dialogar com gente de vários outros países que estão passando por problemas parecidos com os nossos, como ameaças a democracia e a penalização da classe trabalhadora. É uma oportunidade de juntos traçarmos estratégias de lutas e de enfretamento ao neoliberalismo”, frisou o presidente da entidade sindical que representa as camponesas e camponeses de Apodi/RN.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Ônibus capota e pelo menos 25 estudantes e professores ficam feridos na serra de Martins, RN

Acidente aconteceu no início da manhã desta sexta-feira (10), no Oeste potiguar. Segundo PM, motorista não era habilitado para dirigir o veículo.
 
Ônibus que levava estudantes de escola de Martins para Mossoró capotou em serra no Alto Oeste potiguar (Foto: Divulgação/PM)
Por G1 RN - Um ônibus que transportava estudantes de uma escola estadual capotou no início desta manhã desta sexta-feira (10) na serra de Martins, na região Oeste potiguar. Pelo menos 25 pessoas foram socorridas ao hospital da cidade e cinco precisaram ser transferidas, mas nenhuma em estado grave.

O caso aconteceu por volta das 6h20 desta sexta, feriado municipal em Martins. Pelo menos 66 alunos e nove professores da Escola Estadual Joaquim Inácio, saíam em dois ônibus para uma visita ao Museu do Petróleo em Mossoró, também na região Oeste.

O acidente aconteceu logo após a saída da cidade, que fica em uma serra. O ônibus desceu ribanceira abaixo e capotou. Segundo a equipe da escola, cerca de 30 pessoas estavam no veículo. As vítimas foram encaminhadas para o hospital da cidade.

A Polícia Militar informou que o motorista do ônibus, que tem 31 anos, não tinha habilitação para dirigir este tipo de veículo.

Entre os feridos, três continuam internados no hospital e quatro foram transferidos para Pau dos Ferros para fazer exames. O diretor da escola, identificado como Glicério Neto, fraturou uma das pernas e foi transferido para Mossoró. Os demais passageiros foram liberados para casa.

Ônibus capotou com estudantes e professores de escola de Martins, no RN (Foto: Divulgação/PM)
Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Regulação de partos deverá começar amanhã na Maternidade Claudina Pinto

Fotos: Jânio Duarte

A parceria entre a Prefeitura de Apodi e o Hospital Maternidade Claudina Pinto (HMCP) – tem possibilitado a retomada das cirurgias na unidade. As cesarianas acontecerão aos sábados. E durante a semana serão atendidos os partos normais.

Atenção! As gestantes que estão entre 38-39 semanas de gestação, já podem procurar a recepção da Maternidade Claudina Pinto para agendamento.

Sem o apoio da Prefeitura, esses serviços não estariam sendo ofertados, pois os recursos que a APAMI dispõe não seriam suficientes para ser repassados para o pagamento dos médicos, custos que estão sendo arcados pelo Município através do convênio.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Reforma trabalhista entra em vigor cercada de dúvidas

A nova proposta trabalhista entra em vigor neste sábado, mas as promessas de alterar pontos impopulares não foi cumprida pelo governo.

Carteira de Trabalho: novas regras trabalhistas entram em vigor em novembro (Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas)
Depois de 120 dias da sanção presidencial, a reforma trabalhista passa a valer no sábado 11. O período, em tese, serviria para que empregados e empregadores ficassem a par do texto da lei e também para que ajustes fossem feitos pelo presidente Michel Temer, por meio de medidas provisórias.

Mas, apesar das promessas iniciais do governo, o texto, tido no Planalto como bom para a classe empregadora, ficou como está. Valerão, portanto, as regras aprovadas pelo Senado Federal que, em linhas gerais, aprovou um  texto que dá mais poder ao combinado entre empregados e empregadores.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Ô calor da 'peste'. Confira a gata da sexta feira, tarados!

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Vereadores que não se entendem

Vereadores da oposição estão irascíveis com os próprios 'vereadores oposicionistas'.

A população de Apodi vem questionando há algum tempo o comportamento dos vereadores. Com razão.

Alguns resolvem se unir, para aprovar projetos do executivo, sem nenhuma explicação.

O governo despeja a matéria na Câmara Municipal de Apodi, na maioria das vezes com pedido de urgência ignorando todo o trabalho feito pelos vereadores, como simplesmente eles não existissem e o próprio Poder Legislativo devesse apenas referendar suas vontades.

Até aqui, o executivo tem aprovado o que bem entende.

Sobre o tema em destaque -, até foi realizado uma reunião ontem, 8, para tentar colocar os pontos nos "ii".

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Não se deixe enganar

Os partidos velhos e carcomidos estão vestindo roupa (e nomes) novos para esconder suas fichas corridas.

Quero ver agora a consciência do povo.

Estão tirando o nome Partido da frente das siglas. Como se isso as enchesse de ética.

Não se deixe enganar.

Lamentável!

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Cargos comissionados comprometem folha e investimentos

À semana que se passou, um dos temas que ocupou o noticiário político de Apodi, mesmo que tenha sido em sua grande parte na imprensa livre (internet), foi a questão que a Prefeitura Municipal de Apodi não conseguiu pagar a folha de pessoal dentro do mês de outubro, sobretudo à ocupação dos cargos em comissão. São os chamados “cargos comissionados”, como tratados popularmente.

"Fui até a câmara de vereadores pedir a sensibilidade e parceria na aprovação dos 13 projetos que enviamos. Esses projetos autorizam o remanejamento de verbas para todas as nossas secretarias", disse o prefeito.

Muitos perguntam quanto é que a prefeitura gasta com cargos comissionados?

No site oficial da prefeitura municipal encontramos 136 nomeações (clique AQUI e veja) para ocupar cargos em comissão. Comenta-se que é bem superior este número.

Mais uma sugestão do ApoDiário - é a criação de um mecanismo para controle efetivo das nomeações para que a lei não seja ferida e não descambe para uma sanção ao gestor quanto a uma improbidade administrativa.

Fica a indagação ao webleitor em relação a real necessidade de tantos cargos em comissão e, também, dos servidores contratados/terceirizados: será que não são exagerados?

Provavelmente, sim. Ainda mais em tempos de crise, com necessidade de redução drástica de custos.

Outro segmento que tem um impacto muito grande sobre a receita são os servidores contratados. A contratação dessas pessoas muitas vezes seguem indicação meramente política, onerando gastos da prefeitura, mas aliviando a pressão política de grupos e vereadores.

Será objeto de outra análise no futuro.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Apodi realiza mais uma reunião do Fórum da Agricultura Familiar

Ontem pela manhã, 8, esteve acontecendo no auditório do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais - STTR de Apodi/RN a reunião do Fórum da Agricultura Familiar de Apodi/RN onde reuniu várias lideranças comunitárias e outras representatividades.

A reunião acontece todas as segundas quartas-feiras de cada mês, a reunião desta manhã teve como pauta:
  • Levantamento das dificuldades/necessidades das comunidades e áreas de assentamentos rurais de Apodi/RN;
  • Eleição e renovação dos Membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró.

A reunião contou com a participação também da CPT – Mossoró/RN que sempre tem contribuído no debate, além da presença da Câmara Municipal de Vereadores de Apodi/RN e o Projetista para empréstimos rurais Danilo Linhares.

O FOAFAP conta com a coordenação do STTR de Apodi/RN.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

MP recomenda que prefeituras diminuam gastos com pessoal

A Promotoria de Justiça da Comarca de Pendências expediu recomendação aos prefeitos Fernando Antônio Bezerra de Medeiros (Pendências/RN) e Abelardo Rodrigues Filho (Alto do Rodrigues/RN) para que adotem medidas em seus municípios para adequar os gastos com pessoal aos limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Pela LRF, as prefeituras só podem comprometer até 54%, e os dois municípios estão na lista das 75 cidades em estado de alerta, divulgada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Pendências está comprometendo 60,79% de sua receita para pagamento da folha de pessoal, e Alto do Rodrigues, 56,94%.

Veja AQUI a lista do TCE com os municípios em situação delicada. Entre eles, como Natal, Mossoró, Assu, Apodi e Pau dos Ferros, entre outros.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.


Apodiense é destaque no programa Rota Inter TV

Apodiense Renato Vieira – foi convidado pelo apresentador Léo Souza

O programa Rota Inter TV, apresentou neste último sábado, dia 4 de novembro, contando história de vida, religiosidade e cultura da cidade de Jardim de Piranhas, na região Seridó do Estado.

O apresentador Léo Souza convidou um personagem para desenvolver uma reportagem sobre o encontro de Jipeiros da cidade, foi aí que entrou em cena o jovem Apodiense Renato Vieira, ele aceitou o convite, e fez sua matéria que foi um dos destaque do programa.

Assista ao vídeo de Renato do Apodi ao programa Rota Inter TV.



Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

TCU: 72 obras irregulares

Fernanda Carvalho/O Tempo. Economia - iG 
O Tribunal de Contas da União (TCU) encontrou irregularidades graves em 72 das 94 obras federais de grande porte fiscalizadas em 2017. Segundo a corte, caso os problemas sejam sanados, a economia estimada é de 3,5 bilhões de reais. Projetos deficientes e sobrepreço nos custos foram as principais falhas encontradas. O tribunal pedirá ao Congresso que paralise os contratos de 11 desses empreendimentos, que têm um orçamento de 25 bilhões de reais. O bloqueio caberá à Comissão Mista de Orçamento.

A obra mais emblemática na lista é a Usina de Angra 3, envolvida em esquemas de corrupção investigados na Operação Lava Jato e que tem custo total estimado em 17,7 bilhões de reais.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Projeto 'Casa das Palavras' chega ao Município de Apodi


Amigas e amigos de Apodi, nesta quarta-feira receberemos em nossa cidade o amigo Rilder Medeiros, idealizador da Casa das Palavras, projeto importantíssimo e que trará ações culturais para Apodi no final deste mês. Mas nesta quarta-feira às 10h30 da manhã, no auditório da DIRED, ao lado da agência da Caixa Econômica de Apodi, Rilder Medeiros apresentará as ações que a Casa das Palavras trará pra Apodi. Estamos convidando professores, escritores, gente ligada às artes, pois será importante a presença de cada um. Abaixo segue release explicando o que é a Casa das Palavras:

- Com o patrocínio da Cosern, Claro, Net e Governo do RN, através da Lei Câmara Cascudo, o projeto Casa das Palavras – Luz, Cultura, Movimento - percorre os municípios das diferentes regiões do Rio Grande do Norte instalando pequenas bibliotecas e promovendo uma série de atividades culturais, cujo objetivo é o de disseminar a importância dos livros e da leitura para a conquista da cidadania.

A ideia é que em 2017/2018 o projeto dê continuidade de forma intensiva com a sua programação, distribuindo ao longo da sua execução mais 25 minibibliotecas para compartilhamento de livros. Reunir escritores e artistas das diversas áreas em torno de palestras, bate-papos e encontros sobre literatura também é objetivo da Casa das Palavras.

Cada minibiblioteca conta com um acervo inicial de 40 livros de escritores potiguares, nos mais diversos gêneros literários (poesia, contos, romance, cordel, quadrinhos e crônicas). Para etapa inicial de doação e instalação dessas minibibliotecas, os leitores são instigados a retirar os livros para a leitura, mas a proposta é que esse mesmo leitor possa devolver o livro para que a leitura seja multiplicada, atendendo a tantas pessoas que se sintam curiosas e tenham a oportunidade de ter um livro em suas mãos.

Com a leitura responsável e solidária, uma “ciranda” acontecerá para que as pessoas peguem os livros para ler, leiam, devolvam e também façam doações de novos, ampliando e diversificando o acervo de cada minibiblioteca.

Essa iniciativa promove a reflexão em torno da leitura e da amplitude que ela pode tomar, além de discutir e valorizar os autores do RN. A instalação de cada biblioteca acontece em momentos especiais, com a promoção e encontros entre os escritores potiguares com estudantes, leitores e sociedade civil. Os autores, cujos livros tenham sido adquiridos pelo projeto, são convidados a visitar as cidades e escolas públicas e privadas. O intercâmbio de ideias educativas e experiências acabam fortalecendo alunos, professores e escritores que se integram ao projeto e dinamizam a formação cultural nas cidades.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

União dos Mecânicos de Apodi realizará a 10ª edição do Pit Stop

Servidores de Apodi farão paralisação na sexta contra reforma


Sindicatos planejam manifestações com a intenção de chamar a atenção para mudanças na lei trabalhista e na Previdência que afetam a vida dos trabalhadores.

As centrais sindicais farão paralisações e manifestações na sexta-feira, dia 10, em protesto contra as reformas trabalhista e da Previdência. A mobilização ocorrerá um dia antes de as mudanças na CLT entrarem em vigor.

A ideia é chamar atenção para alterações das normas que interferem na vida dos trabalhadores.

Na sede do SINTRAPMA haverá palestra sobre a reforma trabalhista, a partir das 8:30h

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Educação de São Miguel do Gostoso vive seu pior momento

Atraso de salários, falta de merenda, transporte e materiais de apoio são a realidade da educação em São Miguel do Gostoso.

SÃO MIGUEL D GOSTOSO/RN - A educação pública de São Miguel do Gostoso vive seu pior momento, em todos os sentidos. A principal causa de interrupção dos dias letivos em 2017 foi o próprio governo que com uma combinação de falta de merenda, paralisação de transporte e trocas constantes de professores foi podando os dias letivos. Quem tinha dúvida de que  administração do prefeito Renato de Doquinha (PSD) e do Secretário de Educação, Nivaldo Batista – seu cunhado – não tem a Educação como prioridade, agora não tem mais. Falta de compromisso e descaso com a pasta se tornaram, em menos de um ano, principal calo da atual gestão.

A última sexta (03) a Secretaria Municipal de Educação e Cultura comunicou aos diretores a “estratégia” de final de ano que consiste na: 1) demissão dos contratos em 30/11; 2) os efetivos deveram de 04 a 08/12 aplicar trabalhos finais e recuperação. Quem imaginaria esse desastre na educação gostosense? Na Creche Municipal O Mundo da Criança e para mais da metade das turmas das duas principais escolas da sede do município, as aulas vão simplesmente parar.

Coroação da crise

Como tudo sempre pode piorar, a crise na educação gostosense foi coroada por um sistemático atraso de salário, que tem empurrado os pagamentos cada vez mais para próximo do dia 10 do mês seguinte, comprometendo a situação fiscal do município.

Até hoje (08) os servidores da educação não haviam recebido. A administração do prefeito Renato de Doquinha (PSD) não argumenta sobre o pagamento do 13º, enquanto protela uma reunião com o sindicato local. Além disso, a base política do prefeito, afirma que o salário NÃO esta atrasado, e encara a falta de aulas e atraso nos pagamentos com total normalidade.

São Miguel do Gostoso que já teve os melhores índices de educação da região do Mato Grande, merecia ser mais bem cuidada.

Nossa equipe entrou em contato com o Secretário Municipal de Educação, Nivaldo Batista que não quis dar declarações sobre os temas tratados.

Por Ricardo André

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Centrão cobra de Temer reforma ministerial ampla

Alvos incluem o que chamam de “ministros candidatos”.

Deputados do centrão agora cobram uma reforma ministerial mais ampla. Além do PSDB, queixam-se da atuação do que chamam de “ministros candidatos”, que direcionam os esforços de suas pastas para seus interesses regionais.

O Planalto parece disposto a continuar fazendo vista grossa. Auxiliares de Temer lembram que, se todos os aliados forem medidos pela régua com que medem o PSDB, muitos partidos entrarão na linha de corte.

Citam o PSD como exemplo. Na segunda denúncia, quase metade da bancada votou contra o presidente. 

O governo vai concentrar esforços para salvar dois pontos da reforma da Previdência: idade mínima e a unificação do regime, limitando todas as aposentadorias ao teto pago hoje a trabalhadores da iniciativa privada.

Na reunião com líderes da base aliada, Henrique Meirelles (Fazenda) lembrou que, sem qualquer reforma, o governo terá que cortar mais R$ 50 bilhões em 2018. (Painel - Folha de S. Paulo)

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Climatização das escolas municipais

Imagem ilstrativa
Mais uma sugestão ao atual prefeito de Apodi, Alan Silveira – por que o Executivo não lança uma espécie de programa de climatização para as escolas municipais?

O objetivo seria de melhorar o rendimento dos estudantes e promover melhores condições tanto para os alunos, quanto para os profissionais de ensino da rede municipal.

A atual gestão ainda tem pela frente, três anos para colocar o projeto em prática. O Programa que poderia se chamar de Novo Clima, previa a climatização completa de todas unidades de ensino do município até 2019, por exemplo.

Recursos tem, basta querer e colocá-lo em prática.

E, ao final do programa, todos os alunos, professores e demais profissionais de educação seriam beneficiados com ambientes totalmente climatizados.

Nota do blog: a única unidade escolar do município climatizada fica a quase 40 km de distância da sede do município.

Longe, né?

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Colabore com o mandato popular e participativo do Vereador Gilvan Alves

O Vereador é muito importante para a sociedade e para o desenvolvimento sustentável de um Município. Não se pode rebaixar o mandato de um Vereador, como se a Câmara Municipal fosse composta por homens que não tiveram seus nomes respaldados e qualificados por meio do voto direto da população.

Se há o Vereador hoje nas Câmaras Municipais é por que alguém os colocou ali.

Destaco que as Câmaras Municipais são compostas por Vereadores eleitos diretamente pelo povo, para uma Legislatura de quatro anos com atribuições constitucionais de legislar e fiscalizar, além de representar essa mesma população que o elegeu.

"Me ajude a ser um fiscal da Cidade. Mande os problemas de sua rua e de seu bairro. Vou encaminhar as solicitações para a Prefeitura."

Vereador Gilvan Alves

Envie sua sugestão para as redes sociais do vereador:

Facebook: Clique AQUI e acompanhe as ações do mandato de Gilvan Alves;
Youtube: Clique AQUI e veja a história do edil;
Instagram: Clique AQUI para acompanhar fotos dos eventos e reuniões do parlamentar prestigia;
Site: Clique AQUI e para saber mais sobre o vereador.

Outra opção do leitor em colaborar com o mandato do vereador Gilvan Alves, é através das ondas sonoras do rádio ou procurá-lo pessoalmente em seu gabinete.

Participe!