sábado, 28 de outubro de 2017

Há dois PMDBs na praça: o preso e o premiado


Josias de Souza

A olho nu, é difícil distinguir uns dos outros. As semelhanças são gritantes: políticos, mais ou menos da mesma geração, filiados ao mesmo partido, todos muito amigos do presidente da República. Só uma coisa os diferencia: o foro privilegiado. Quem não tem está atrás das grades. Quem tem continua do lado de fora, vivendo no Brasil da impunidade.

Os brasileiros que quiserem enxergar o tamanho do prêmio que a Câmara concedeu a Michel Temer e aos ministros palacianos Moreira Franco e Eliseu Padilha deve prestar atenção à rotina carcerária de Sergio Cabral, Geddel Vieira Lima, Eduardo Cunha e Henrique Eduardo Alves.

Cabral cutucou Marcelo Bretas com o pé para checar se é verdade que o juiz morde. Foi enviado para um presídio federal de segurança máxima no Mato Grosso do Sul. Geddel escondeu R$ 51 milhões num cafofo de Salvador. Puxa cadeia na Papuda.

Cunha ensaiou uma pose de delator. Acabou delatado pelo cúmplice e operador de propinas Lúcio Funaro. Henrique Alves quis brincar de esconde-esconde patrimonial. Complicou a existência de um ex-assessor, preso, e da mulher, cuja casa foi varejada por uma batida da Polícia Federal.

Enquanto a banda presa do PMDB se complica, a ala premiada da legenda ganhou da Câmara uma camada extra de proteção. Temer, Padilha e Moreira já dispunham do foro privilegiado. Ganharam da Câmara um escudo que impede o Supremo Tribunal Federal de tocar adiante as denúncias que lhes pesam sobre os ombros.

O PMDB preso é a antessala do Brasil do futuro. O PMDB premiado é o quartinho de despojos do Brasil do faturo.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.


Um sentimento de liberdade

O presidencialismo é um sistema que muitas vezes penaliza a sociedade quando esta comete o equívoco de eleger pessoas inadequadas ao gerenciamento correto de uma nação. No Brasil, tivemos recentemente dois episódios dramáticos. Na década de 90 com Fernando Collor e mais recentemente com a presidente Dilma. Agora temos o presidente Michel Temer, também eleito pelo partido dos trabalhadores, que se mantém cercado de políticos investigados pela polícia.

No sistema parlamentarista essas dificuldades seriam mais facilmente contornadas com a substituição do primeiro-ministro e até mesmo a convocação de eleições gerais pelo presidente da república se o Congresso caísse no descrédito tal como desejam os defensores das Diretas Já. Temos um longo caminho pela frente.

O atual Congresso Nacional não fará as reformas que precisamos para modernizar o nosso sistema político. As eleições do próximo ano poderão ensejar as necessárias reformas mas para que isso aconteça será preciso expelir do cenário político todos os atuais líderes que insistem em permanecer, pelo bem ou pelo mal, nos postos de comando do Brasil.

Cabe à sociedade decidir se deseja que essas reformas sejam rápidas ou que elas se arrastem por mais um século levando o Brasil a permanecer atrasado, subdesenvolvido, pobre e injusto. De meu humilde posto de observação, tenho a impressão que o parlamentarismo e o voto distrital misto seriam as medidas libertadores para o Brasil que desejamos legar aos nossos netos.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Anotem, por favor!

Você que permanece em cima do muro, cuidado!

A informação que chega ao Blog é que, ano que vem a previsão do tempo é de muita chuva, com fortes ventos.

Muitas 'nuvens nebulosas' sobrevoarão os céus da terra dos Tapuias Paiacus.

Tenha muito cuidado para não se machucar na queda!

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

AVANTE promove encontro local em Apodi neste sábado


O PTdoB agora é Avante. Para celebrar a nova nomenclatura, a agremiação política realiza, neste sábado (28), a partir das 17h, no Distrito de Melancias, um grande encontro local para apresentação dos seus pilares de atuação em Apodi.

Na oportunidade, serão apresentadas as causas que norteiam sua atuação política para as lideranças locais. Na cidade de Apodi o partido conta com três vereadores, Gilvan Alves, Bebé Gama e Charton Rêgo.

A proposta da agremiação Avante é expandir o diálogo, transparência, liberdade, coletividade e compromisso. De acordo com Gilvan, a mudança (PTdoB para Avante) foi realizada após estudos e pesquisas que mostraram a necessidade da reformulação do nome do partido. A explicação, segundo Alves, é que o nome vai incorporar os “verdadeiros ideais” do partido, afinal, ele foi escolhido para inspirar e dialogar com a população.

“Temos que estreitar os laços entre os cidadãos e as instituições políticas e nosso antigo nome não representava mais os nossos verdadeiros ideais”, finalizou o líder do partido na câmara, vereador Gilvan Alves.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Corsários e piratas vão continuar o butim

Ó tempos! Ó costumes! Nosso povo não tem referências, não confia em ninguém, não vê nada capaz de guiá-lo.

Por isso não vai para as ruas, não se encorpa e não reage à tanta safadeza nos três poderes da República.

Povo inerte, sem saber que direção tomar, pois não possui boas referências. Não há movimentos populares porque faltam líderes confiáveis, estadistas; um ideário cívico e humanista capaz de resgatar a esperança que nos foi roubada por uma corrupção dilacerante.

O medo paralisa em vez de provocar um espasmo reativo.

Sentimo-nos desestimulados; exauridos.

Esperamos uma luz. Ela não virá do alto.

É cá embaixo que está a solução.

Porém outra vez surgem figuras messiânicas (umas, já manjadas), que não passam de populistas, prometendo o nirvana terreno.

São guiados pelo marketing/pesquisas e por ambições pessoais. Falam sobre dores, mas sem remédio para elas.

Oferecem milagres.

Estamos ferrados.

São piratas e corsários, com raríssimas exceções.

Continuarão o butim.

Esse país é um caso perdido.

Por Carlos Santos

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.


A hora da onça: comendo na mão de Temer

Em reuniões nesta quinta (26), Temer deixou claro que o xadrez eleitoral de 2018 deve entrar nas contas do governo sobre benesses aos aliados. Sem financiamento privado, recursos da máquina federal ganharão peso extra.

Deputados de partidos aliados que se declararam favoráveis ao afastamento do presidente Temer amanheceram nos gabinetes de ministros do governo.

Apresentaram argumentos regionais e pediram clemência por terem apoiado o presidente não só no impeachment, como no teto dos gastos e na reforma trabalhista.

A avaliação do governo é a de que qualquer mudança agora poderia colocar em risco a aprovação de pautas para as quais o PSDB declarou apoio.

Por isso, a troca de guarda será feita às vésperas do limite do prazo para que candidatos deixem cargos públicos. (As informações são de Daniela Lima, na coluna Painel, da Folha de S.Paulo)

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

A gata da sexta tá um estouro, tarados!!

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Jailson Ferreira foi escolhido novo presidente do diretório municipal do Avante Apodi


Na tarde de hoje, quinta-feira (26), durante um almoço entre as lideranças do AVANTE em nosso município, o Sr. Geraldo Carlos passou a presidência do AVANTE para o jovem Jailson Ferreira.

Jailson, 24 anos, é funcionário de carreira de Caixa Econômica Federal, bacharel em Direito pela UERN e empreendedor do setor de nutrição esportiva. Fez parte do processo de restruturação do antigo PTdoB atual partido AVANTE, ocupando cargo de tesoureiro de 2015 a 2017. Nas eleições de 2016 Jailson fez parte da coordenação da campanha vitoriosa do vereador Gilvan Alves.

“Assumo a presidência do Avante ciente da responsabilidade que é liderar o partido com maior bancada de vereadores da câmara municipal, além de ter sido mais votado nas eleições proporcionais de 2016. Agradeço a confiança do grupo, ao ex-presidente Geraldo Carlos que teve um papel importantíssimo na restruturação do partido. Nossa missão agora é trabalhar de forma incessante para aumentar o número de filiados em todas as regiões do município”, destaca Jaílson Ferreira.

Para Geraldo, esse tempo que esteve a frente do partido, foi um desafio muito grande, porém, de bons frutos colhidos. E apesar do distanciamento, por conta de seus empreendimentos pessoais, o mesmo se manterá ativo e contribuindo para o processo de crescimento do partido.

"Hoje é um dia muito especial em minha vida, pois quando assumi o PTdoB, agora AVANTE, em Apodi recebi uma Ata e 37 filiados e hoje estou entregando a Presidência do Partido para me dedicar mais aos meus empreendimentos ao grande amigo Jailson da Caixa com três Vereadores eleitos na última eleição e quase 200 filiados. Agradeço a confiança deste grupo e Avante rumo a um futuro cada vez mais promissor para essa nova geração de políticos de nossa terra", destacou o ex-presidente do Avante, Geraldo Carlos.

O AVANTE, é um partido que tem ganhado destaque e visibilidade tanto a nível Estadual, quanto Municipal, de forma muito benéfica. Em Apodi, tem se destacado por sua bancada forte e atuante. E com essa nova reordenamento partidário, promete uma atuação ainda maior no cenário político de nosso município.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

A boa vida do operador de Henrique Alves em Brasília

Escalado para receber propina em nome de Henrique, Norton Masera sempre ostentou rotina de luxos

Da revista IstoÉ

Mesmo com uma renda modesta, ele levava uma vida de luxo, como é possível constatar na foto acima, em que aparece a bordo de uma lancha. Era visto em Brasília dirigindo carros potentes, como um chevrolet Camaro, e pilotando motos caras. Além disso, é proprietário de bela casa de dois pavimentos em condomínio valorizado. Na época de vacas gordas, dividia o tempo com seu maior hobby, que é o motociclismo, e frequentava festas badaladas na capital federal.

Revista revela como um assessor de salário modesto para Brasília vive como rico
Em algumas delas, costumava chegar pelas águas do Lago Paranoá. Assim vivia até bem pouco tempo o servidor do Ministério do Turismo, Norton Domingues Masera, de 42 anos.

O que pouca gente sabia é que ele era o homem encarregado de receber propina em nome do ex-presidente da Câmara Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que está preso em Natal por superfaturamento nas obras do estádio Arena das Dunas em Natal. Foi com as porcentagens desse dinheiro sujo que o funcionário público bancou festas, comprou veículos valiosos e construiu uma moradia invejável.

Quem denunciou ao Ministério Público a função cumprida por Masera foi o doleiro Lúcio Funaro, em delação premiada. Um dos principais responsáveis pela prisão do ex-ministro Geddel Vieira Lima, Funaro disse que parte dos repasses ilegais destinados a Henrique Alves foi feita a assessores do ex-ministro do Turismo. Um deles seria Masera.

A afirmação de Funaro é comprovada nas planilhas do operador do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha apreendidas pela PF. Nelas, há uma indicação de que Masera recebeu R$ 600 mil em setembro de 2014, quando Henrique Alves era presidente da Câmara.

Depois que passou a exercer a atividade, o secretário parlamentar da Câmara, na ocasião, aumentou seu patrimônio consideravelmente. Entre um transporte e outro de malotes de dinheiro desviado de órgãos públicos – quando Henrique Alves estava solto –, o homem da mala se dedicava aos prazeres da vida.


Em 2015, Henrique Alves, já no Ministério do Turismo, o nomeou assessor especial, cargo que ele exerce até hoje. Seu salário é de R$ 5,4 mil. Em junho deste ano, as finanças sofreriam um baque. Henrique Alves acabou preso em uma das fases da Operação Lava Jato.

Com o ex-ministro e Lúcio Funaro encarcerados, as propinas minguaram. A vida de Norton não foi mais a mesma.

A situação pode piorar caso a Justiça decida penhorar seus bens para cobrir o desvio dos cofres públicos.

Essa matéria foi publicada há poucos dias. Realmente, a vida do operador piorou. Ele foi preso hoje (veja AQUI).

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Operação Alcmeon: ex-desembargador é denunciado por corrupção, lavagem de dinheiro e exploração de prestígio

Barros Dias chegou a ser preso na Operação Alcmeon
e a agora enfrenta duas sérias denúncias do MPF
(Foto: Justiça Federal)
Francisco Barros é acusado ainda de associação criminosa e falsidade documental. Outras 12 pessoas também foram denunciadas

O Ministério Público Federal (MPF) ofereceu à Justiça duas denúncias (ver link abaixo) contra o ex-desembargador federal Francisco Barros Dias e outras 12 pessoas, por prática de corrupção, lavagem de dinheiro, falsidade documental e exploração de prestígio. A primeira, que tramita na 2ª Vara da Justiça Federal no RN, narra um esquema de compra e venda de decisões judiciais por Francisco Barros em 2012, quando ainda atuava no Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5).

Já a segunda denúncia, que tramita na 14ª Vara, descreve a exploração de prestígio do ex-desembargador após a aposentadoria, quando passou a advogar ilegalmente junto à mesma corte. De acordo com o MPF, Francisco Barros, mediante utilização de terceiros, recebeu altos valores a pretexto de influenciar no voto de ex-colegas de magistratura.

As denúncias são decorrentes da Operação Alcmeon deflagrada no último dia 30 de agosto. Na ocasião, Francisco Barros foi preso preventivamente, mas obteve a liberdade, através de dois habeas corpus analisados pelo TRF5.

Perante a 2ª Vara da Justiça Federal, o ex-desembargador responde por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Além de Francisco Barros, são réus os advogados Francisco Welithon da Silva, Flávio Claudevan de Gouveia e Ademar Rigueira Neto, bem como Eugênio Pacelli Remigio de Araújo, ex-assessor do desembargador federal Paulo de Tasso Gadelha.

Já na 14ª Vara, o ex-desembargador é acusado de associação criminosa, exploração de prestígio, falsidade documental e lavagem de dinheiro. Nesse processo há acusações ainda contra a esposa do ex-desembargador, Noara Renea Vieira de Alencar Barros Dias; os advogados Ivis Giorgio Tavares Barros Dias, José Luiz Carlos de Lima, Anderson Gurgel Dantas e Marcos Lacerda Almeida Filho; o bacharel em Direito Gleydson Firmino da Silva; o empresário Edvaldo Fagundes de Albuquerque; e o ex-prefeito de Upanema Jorge Luiz Costa.

Prestígio – A segunda denúncia revela que o ex-desembargador desrespeitou a “quarentena” constitucional, pela qual só poderia advogar junto ao TRF5 após um prazo mínimo de três anos da sua aposentadoria, ocorrida em 2015. No entanto, desde aquele ano e até 2017 ele e outros advogados, bem como sua esposa, teriam recebido valores significativos sob a promessa de influenciarem no voto dos desembargadores daquela corte, para o julgamento de diferentes ações. O MPF deixa claro, porém, que em nenhum dos casos há evidências de envolvimento de magistrados.

Do empresário Edvaldo Fagundes, proprietário do Grupo Líder e principal alvo da Operação Salt, o ex-desembargador recebeu pelo menos R$ 515.735,43, através da Latosensu Escola Jurídica e de sua esposa. Em associação com alguns dos demais acusados, Francisco Barros também solicitou R$ 350 mil a Acácio Allan Fernandes, envolvido na Operação Pecado Capital. Francisco Barros Dias havia atuado como magistrado, no TRF5, em ambas as operações.

Recebeu também R$ 135 mil de Francisco Gilson de Oliveira, ex-Prefeito de Baraúna, além de R$ 120 mil de Maria José de Oliveira, ex-prefeita de Viçosa, e de Josifran Lins de Medeiros, ex-prefeito de São Vicente. O ex-prefeito de Upanema Jorge Luiz Costa pagou aproximadamente R$ 281 mil pelos “serviços” junto ao TRF5 e, de Antônio Gomes, prefeito de Viçosa, vieram pelo menos outros R$ 10 mil.

Vazamento – A denúncia que trata dos casos ocorridos em 2012 já foi recebida pela Justiça, e os acusados passaram à condição de réus. Ela aponta que Francisco Barros e Paulo de Tasso Gadelha (já falecido) atuavam na Segunda Turma do TRF5 e votaram a favor do habeas corpus que liberou da prisão Rychardson de Macedo Bernardo, bem como devolveram a ele o controle sobre seus bens e empresas, em troca de propina intermediada por três advogados. Rychardson foi alvo da Operação Pecado Capital, realizada em 2011, que apurou um esquema de desvio no Ipem/RN.

O MPF ressalta, porém, que houve vazamento dessas investigações, quando ainda se encontravam nos procedimentos iniciais. Ademar Rigueira Neto foi o primeiro beneficiado e teve conhecimento dos pedidos de afastamento de sigilo pouco tempo após serem protocolados. A denúncia indica que os meios ilícitos pelo qual o investigado foi avisado ainda estão sendo apurados.

Além do advogado, o ex-desembargador Francisco Barros mantinha, em seu escritório, uma cópia dos pedidos de quebra de sigilo feitos pelo MPF, material que se encontrava sob sigilo judicial. A cópia foi apreendida pela Polícia Federal no último dia 30 de agosto, durante a Operação Alcmeon, dentro de um envelope da OAB/RN.

Trâmite – As denúncias tramitam na Justiça Federal sob os números 0808867-94.2017.4.05.8400 e 0809034-14.2017.4.05.8400. Confira a íntegra de ambas clicando aqui e aqui.

Vereador quer áreas verdes em Apodi

"Precisamos de espaços verdes em nosso município. para a socialização e uso comum dos nossos munícipes" - diz Gilvan Alves.

Nesta quinta-feira (12), estivemos junto dos moradores do bairro São Sebastião/Parque de Vaquejada.

Naquelas proximidades, existe um terreno baldio, que é usado como ponto de referência para a socialização e convivência dos moradores, servido já quase como uma "praça". E o pedido é justamente esse.

No dia 09 de fevereiro de 2017, através da indicação n° 020/2017, inclusive anexando a um baixo assinado feito pelos próprios moradores, pedimos que o terreno localizado na rua Raimundo Ferreira de Sales, seja decretado de utilidade pública e, posteriormente, seja construído de fato uma praça naquele local.

Aquelas ruas não possuem um local para a prática do lazer e cidadania, então, nada mais justo que seja realizado esses serviços naquele local, para que o mesmo possa servir para o uso comum da comunidade.

Assim, reiteramos o pedido, solicitando sensibilidade por parte do Poder Público Municipal, para que essa indicação, ou melhor, esse pedido dos moradores daquelas ruas circunvizinhas, seja atendimento o mais breve possível.

Por Gilvan Alves

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Prefeitura de Macau vai demitir todos os cargos comissionados na terça, 31

A frustração de receitas, devido a queda na arrecadação, no repasse dos recursos federais e estaduais levou o prefeito de Macau Túlio Lemos a optar pela exoneração de todos os servidores comissionados. Um total de 290 funcionários serão demitidos na próxima terça-feira, 31.

A medida foi tomada em conjunto com os oito vereadores que dão sustentação política ao governo na Câmara Municipal, durante reunião de bancada que aconteceu na sede da prefeitura na tarde desta quarta-feira, 25.

Túlio Lemos também informou aos vereadores que será anunciado um cronograma de pagamento de salários atrasados de servidores comissionados e contratados, de forma que essa dívida possa ser amortizada observando a situação de crise financeira que vive o município com a queda de receitas.

“São medidas drásticas, duras, mas inevitáveis. A crise financeira impõe aos gestores posições que naturalmente por vontade própria eu não tomaria. Somente com a redução do custeio da máquina, associada a essas demissões de todos os comissionados vamos chegar ao equilíbrio nas contas públicas”, declarou o prefeito Túlio Lemos.

O prefeito Túlio Lemos também informou que todos os contratos de locação de imóveis, veículos e serviços sofrerão redução nos custos para se adequar a nova realidade do município. Quanto às dívidas com contratados e comissionados, Túlio lembrou que quem por iniciativa própria pagou quase R$ 2,5 milhões em salários atrasados, herdados da gestão anterior, em apenas seis meses, tem crédito para negociar e pagar as suas dívidas.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

MPF e PF deflagram Operação Lavat, desdobramento da Operação Manus

Alvos são assessores e familiares do ex-presidente da Câmara dos Deputados Henrique Alves

O ex-ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves é preso no apartamento onde mora, no bairro de Areia Preta, Zona Leste de Natal (RN), durante operação da Polícia Federal - 06/06/2017 (Frankie Marcone/Futura Press/Folhapress)
O Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal deflagraram na manhã desta quinta-feira (26) a Operação Lavat, um desdobramento da Operação Manus, cumprindo 27 mandados de busca e apreensão, três de prisão temporária e dois de condução coercitiva. As medidas foram determinadas pela 14ª Vara da Justiça Federal no Rio Grande do Norte e têm como alvo assessores e familiares do ex-presidente da Câmara dos Deputados Henrique Eduardo Alves, que se encontra preso desde o dia 6 de junho.

As investigações desenvolvidas pelo Ministério Público Federal e a Polícia Federal, após a deflagração da Operação Manus, em junho deste ano, revelaram que assessores e familiares de Henrique Alves, no Rio Grande do Norte e no Distrito Federal, ajudavam e continuam a ajudar o ex-parlamentar na ocultação e dissimulação de valores provenientes do crime de corrupção passiva.

Os elementos obtidos com o monitoramento telefônico, conjugados com os dados reunidos em diligências de busca e apreensão na Operação Manus, conduziram à constatação da efetiva existência de indícios da prática dos crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa, por parte desses auxiliares. Além disso, há sinais do cometimento dos delitos de falsidade ideológica de documento particular e de fraude à licitação.

Os mandados são cumpridos em Natal, Parnamirim (RN), Nísia Floresta (RN), São José de Mipibu (RN), Angicos (RN) e em Brasília (DF), nos endereços pessoais, funcionais e empresariais dos envolvidos.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Impeachament de Robinson Faria é comentado nos bastidores

Em queda livre, o Governo Robinson Faria (PSD) parece vítima de metástase administrativa – com crescente repulsa popular. Esse quadro começa a gerar comentário de possibilidade de abertura de processo de impeachment do governante.

O agravamento do cenário é a não-transferência de duodécimo (percentual constitucional que o Executivo tem que passar para o Legislativo, Judiciário e Ministério Público) há mais de 90 dias.

Como é hábil e forte no jogo político com outros poderes e tem forte influência na mídia da capital, Robinson Faria vai se segurando.

O governo segue sem rumo e sem prumo, isso é impossível de ser escondido.

Por Carlos Santos

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.


"Espetáculo Casca de Noz" com Dionízio do Apodi na Casa de Cultura Popular de Apodi


Na próxima sexta-feira, dia 27 de outubro haverá apresentação do espetáculo “Casca de Noz com Dionízio do Apodi”.

A apresentação terá início às 15h – na Casa de Cultura Popular de Apodi.

O espetáculo contará com intérprete de libras.

Todos convidados!

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Atenção: Últimos dias para revisão biométrica em Apodi

De acordo com o Chefe de Cartório da 35ª Zona, a ausência à revisão biométrica não cancela de imediato o CPF, Bolsa-família ou aposentadoria do eleitor.  Entretanto, o cancelamento que ocorre é do título eleitoral. Por isso, é importante que o eleitor de Apodi que não fizer o recadastramento até dia 26 (quinta-feira), o faça até dia 04 de maio de 2018 para regularizar a sua situação no cadastro eleitoral. O cancelamento do título pode, em algum momento, causar restrições legais, como matrícula em ensino superior, tomar posse em cargo público, etc.

O período de comparecimento obrigatório para a Revisão Biométrica de Apodi está perto do fim. De acordo com o chefe de Cartório da 35ª Zona, Thiago Capistrano, tem sido realizado um pouco mais de 900 atendimentos por dia, mesmo assim as filas estão cada vez maiores. São distribuídas 500 senhas, atendidos cerca de 250 eleitores preferenciais, e tem 168 eleitores agendados todos os dias. O atendimento para os últimos dias ocorrerá de 08 às 17 horas.

A Revisão Eleitoral tem ocorrido desde o dia 13 de setembro, já tendo sido atendidos 20.276 eleitores. Portanto, ainda restam mais de 8 mil eleitores para realizar a revisão biométrica. Embora o período de revisão termine dia 26/10/2017 (quinta-feira), a revisão eleitoral continuará sendo realizada até dia 04 de maio de 2018. Após o procedimento, a regularização ocorre em cerca de uma a duas semanas.

Portanto, o eleitor não precisa dormir na calçada do Fórum Eleitoral para ser atendido; não precisa trazer idosos, crianças de colo ou pessoas doentes para conseguir fichas preferenciais. Recomenda-se, para quem não tiver condições de realizar o atendimento nos dias finais, que procure o cartório eleitoral ou a central do cidadão de Apodi posteriormente.

O eleitor de Apodi que reside em outro município poderá, até dia 26, transferir o título para o local onde mora a fim de não ter sua inscrição cancelada, basta procurar o Cartório Eleitoral mais próximo.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Apodi sedia amanhã "Feira de Exposição e Troca de Sementes"


O município de Apodi através do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais - STTR sediará o Encontro Estadual da Rede de Sementes da Tradição, começa amanhã, dia 26 de outubro, a "Feira de Exposição e Troca de Sementes".

O evento começa a partir das 19h, desta quinta-feira (26), na praça Dom José Freire em frente a Matriz. A animação ficará por conta do forró pé de serra de Chico de Elvira.

E mais – comidas típicas, sementes e os deliciosos produtos da agricultura familiar apodiense.

Uma organização da Articulação Semiárido Brasileiro – ASA.

Confira a programação:



Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Parceria público-privado mora a solução para diversos problemas do nosso município

"Nós estivemos visitando a Casa de Cultura Popular do nosso município, no qual através de uma parceria (público-privado), pudemos contribuir para que parte da Casa de Cultura seja restaurada.

Nós pudemos, juntamente com alguns empresários locais, estar contribuindo diretamente para que esse importante espaço possa ser restaurada, mesmo que parcialmente, haja vista, que o governo do Estado (RN) deste a sua fundação, nunca contribuiu para essa revitalização.

Deixamos aqui também, o pedido para que nós, sociedade civil organizada, bem como empresários, contribuirmos para continuarmos essa reestruturação, uma vez que já passaram mais de 10 anos sem ver um latão de tinta. E esse importante espaço não pode e não deve ser perdido, uma vez que serve para toda a sociedade apodiense".

Clique AQUI e assista ao vídeo.

Assessoria do vereador Gilvan Alves

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

O investimento público no Brasil do século XXI

Por Erick, O Caçador

A análise do nível do investimento público no Brasil de FHC (PSDB), Lula & Dilma (ambos do PT) e Temer (PMDB), compondo o cenário da Esquerda Brasileira no Poder durante o século XXI (2000 a 2017), mostra que os investimentos públicos em infraestrutura e serviços para a população chegaram ao nível máximo de 1,1% (o que, convenhamos, não chega a ser uma prova de visão estadista, muito pelo contrário). No momento, por incrível que pareça, tal investimento está se aproximando do zero: não é à toa que a Nação está no buraco!

O investimento público alto e estável é apontado por economistas como um fator que impulsiona a economia ao crescimento, além de favorecer o aumento do índice de Desenvolvimento Humano, por seus efeitos colaterais na prestação de serviços públicos e geração de empregos. São exemplos de investimentos públicos a construção de hospitais, estradas, aeroportos e indústrias estatais que, naturalmente, precisarão de funcionários públicos a seu serviço.

Nos países europeus, por exemplo, há 3 funcionários públicos para cada um funcionário público no Brasil (proporcionalmente), o que se reflete no excelente e reconhecido padrão de qualidade do Estado europeu e seus serviços. Ao contrário do que pregam os defensores exacerbados do "Estado Mínimo" (que chegam ao ponto de defender a extinção das empresas estatais), o serviço público e as estatais tem importante papel no Estado Capitalista desenvolvido, seja pela capacidade de absorção da mão-de-obra desempregada (mesmo que temporariamente, no caso dos "terceirizados"), seja pela manutenção em mãos nacionais de áreas estratégicas para a economia/soberania/segurança da pátria. Evidentemente, há limites para o "estatismo": é preciso equilibrar o tamanho do Estado num "Estado Necessário" - nem "mínimo", nem "inchado".

Como histórico exemplo positivo no Brasil, temos a criação de estatais durante o Regime Militar (1964-1984), período em que se construiu praticamente toda a infraestrutura nacional atual, que os governos recentes se esforçam para dilapidar através do sucateamento, privatizações burras e gestão corrupta. Em certo momento do Regime Militar, o PIB nacional cresceu tanto (3 vezes a média mundial) que se chamou de "milagre brasileiro" a esse fenômeno. Embora tenha havido retração nesses padrões de crescimento, no bojo das crises posteriores do capitalismo mundial, a economia não retroagiu aos níveis pré-1964, o que efetivamente mostra um ganho perene. A maior prova disso reside no fato de que é basicamente da infraestrutura construída pelos Governos Militares que a economia do Brasil vive até hoje, apesar da má gestão evidente, nas últimas décadas.

É realmente necessário que se reoriente a gestão pública do Brasil, principalmente com a retirada do Poder dessas correntes políticas corruptas e lesa-pátria que tanto mal causam ao povo! O que hoje se chamam, com malandragem evidente, de "gastos públicos", na verdade são investimentos no bem-estar da população e injeção de dinheiro público na manutenção saudável da economia.

O investimento público bem feito é uma estabilidade no presente, e também uma estrada para o futuro.

Erick Guerra, O Caçador

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

terça-feira, 24 de outubro de 2017

Falta de energia na Secretaria de Assistência Social foi provocado por manutenção da COSERN

A Prefeitura de Apodi, através da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, vem a público esclarecer o motivo de não ter havido expediente na manhã desta terça-feira (24). A ausência nos atendimentos deu-se pelo fato da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (COSERN), estar realizando manutenção na rede elétrica de alguns bairros da cidade.

Diante da suspensão no fornecimento de energia em parte do bairro Malvinas, onde a sede da referida secretaria se encontra, a secretária Isiany Meneses fez o reagendamento dos atendimentos que estavam programados para acontecer nesta terça-feira (24).

“Nós fizemos o reagendamento, comunicamos aos beneficiários e afixamos comunicado na parte externa da secretaria para que os usuários, que não conseguimos contato, pudessem ficar devidamente avisados”, comentou Isiany.

Além da Assistência Social, outras secretarias que ficam localizadas na região do Centro, como Saúde e Administração, também não funcionaram por conta da manutenção da COSERN. Os serviços de todas as pastas deverão retornar nesta quarta (25).

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte vem, gradativamente, suspendendo o fornecimento de energia, de forma programada, em vários bairros da cidade de Apodi. Essa suspensão temporária acontece mediante aviso prévio e o objetivo é realizar melhorias na rede elétrica da cidade.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Governo anuncia o pagamento de mais um “pedaço” da folha

O pagamento dos servidores que recebem entre R$ 3.001,00 e R$ 4 mil será depositado no dia 30 deste mês. Com isso, 80% da folha do Estado terá sido paga na integralidade.

Destacamos que no último dia 14 foram pagos os servidores que recebem entre R$ 2.001,00 e R$ 3 mil. Servidores que ganham até R$ 2 mil, mais os da Educação e os dos órgãos da administração indireta com arrecadação própria também já receberam.

O governo segue acompanhando as receitas e, a partir da disponibilidade de recursos, divulgará a data para o crédito nas contas dos servidores que ganham acima de R$ 4 mil.

Com informações do Governo do RN.

Nota do Blog – Outra vez, o Governo não informa que o pagamento se refere ainda ao mês de setembro de 2017.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Abaixo o trabalho escravo!

Após pedir revogação da portaria que flexibiliza o trabalho escravo e dificulta o acesso à “lista suja” das empresas, o Ministério Público do Trabalho (MPT) lançou, ontem, campanha nacional no Facebook e no Twitter, para pressionar o Governo Michel Temer. Condição degradante, jornada exaustiva, trabalho forçado e servidão por dívida, cada uma das características descritas no artigo 149 do Código Penal, “é trabalho escravo, sim!” – diz a campanha.

Com imagens que retratam essas situações assim consideradas como trabalho escravo pela legislação atual, a campanha tem o objetivo de sensibilizar e esclarecer à sociedade sobre a importância da revogação da portaria nº 1.129/2017 do Ministério do Trabalho, que restringe o conceito de trabalho escravo, publicada na última segunda-feira (16), e que tem gerado muita polêmica.

O MPT possui 709 procedimentos sobre trabalho escravo em acompanhamento no País. Desses, 72% envolvem condições degradantes, 14,8% são de jornada exaustiva, 10,1% servidão por dívida e 3,6% sobre trabalho forçado. Pelo teor da portaria, cerca de 90% dos casos de trabalho escravo não seriam assim considerados.

Apesar de a portaria só ter validade no âmbito do Ministério do Trabalho, pois é um ato administrativo daquele órgão, o MPT quer reforçar, com a campanha, a recomendação para que ela seja revogada, uma vez que o texto afeta a fiscalização e, consequentemente, o combate ao trabalho escravo. Na última semana, diversos órgãos e entidades nacionais e internacionais criticaram o governo pela medida. Após reunião como ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira (PTB), na última quinta-feira, o presidente Michel Temer (PMDB) abriu a possibilidade de alterar a norma.

 Por Magno Martins

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Governo do RN publica edital para concurso do Itep

O Governo do Rio Grande do Norte publicou no Diário Oficial desta terça-feira (24) edital do concurso público para o provimento de cargos no Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep).

Estão sendo disponibilizadas 156 vagas para os cargos de perícia criminal (50), perito médico legista (40), médico psiquiatra (8), agente de necropsia (35) e agente técnico forense (23).

O concurso será realizado pelo Instituto AOCP e as provas serão realizadas no dia 4 de fevereiro de 2018. As inscrições começam a partir das 8h do dia 1º/11/2017 e vão até às 23h59 do dia 19/12/2017. Para cargos de nível médio, a taxa de inscrição será de R$ 70, enquanto para o superior terá um custo de R$ 110.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.


Apodi realizará 1ª Feira multissetorial do Médio Oeste

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Gilvan Alves solicita recuperação do telhado da quadra de esportes de Soledade

O vereador Gilvan Alves (AVANTE), esteve nesta segunda-feira 23 no Programa Pauta Aberta no Distrito de Soledade em Apodi, onde conversou com os ouvintes durante sessenta minutos, abordando temas relevantes a Chapada do Apodi, como para todo município.

O parlamentar abordou temas relevantes principalmente ao Distrito, frisando os vários pedidos que já foram feitos.

Ele abordou a questão das telhas que estão caindo do ginásio de esportes do Distrito de Soledade, tanto gerando prejuízo ao erário publico como também causando risco as pessoas.

“Pedimos que sejam tomadas providencias urgentes, pois a comunidade está tendo prejuízo e colocada em risco diariamente”, disse.

Para o vereador, é importante essa ação, lembrando também da pavimentação até o Lajedo que foi aprovado o projeto e ainda não iniciada a obra.

Fonte: Josenias Freitas

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Fátima lidera pesquisa para o governo do RN


A senadora Fátima Bezerra lidera com 25,82% as intenções de voto no RN para o governo, há um ano das eleições em outubro de 2018, e com 42,36% do eleitorado dizendo que não votará em nenhum dos candidatos propostos.

Os números são da pesquisa Certus/98FM, divulgada ontem. Em pesquisa anterior, quando foram entrevistados apenas eleitores de Natal, a liderança nas intenções de votos é do prefeito Carlos Eduardo. Ampliada para todas as regiões do Estado, fica em segundo com 14,73% das intenções de votos, seguido pelo governador Robinson Faria (7,18%) e pelo desembargador Cláudio Santos (2,55%).

Fonte: TN

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.


Tentando voltar à normalidade

Ufa! Finalmente pausa num ponto fixo, para poder tentar realizar postagens para esta página.

Dias de viagens, em Natal, me levaram a distância desse convívio diário.

Enquanto a carcaça aguentar e sobrar algum neurônio, vamos tentando postar algumas matérias agora pela manhã.

Aos poucos, retornaremos à normalidade.

Então, vamos lá.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.