sábado, 17 de junho de 2017

Ô louco meu!

Já pensou que louco seria se todos os governantes parassem de gastar dinheiro público com festas e investissem essa verba em saúde, educação, segurança, transporte público, combate à seca...

Parece que na Suíça, Áustria, Noruega, Canadá e outros países desse nível a população tem sobrevivido bem...


Participe da Caravana das Águas em Pau dos Ferros pela integração das águas do São Francisco


Quem tem sede tem pressa

Você é convidado para participar da Caravana das Águas, e em especial da Audiência Pública em Pau dos Ferros, no dia 20/06, às 9h, no Campus da UERN para tratar da Transposição das águas do São Francisco.

Ao todo, 53 municípios deverão ser mobilizados em prol da integração do São Francisco para o Oeste Potiguar.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Nota de Solidariedade a prefeitos cassados

Sou solidário aos prefeitos cassados, desse país, ‘apenas’ porque entregaram telha, botijão de gás ou ordem para gasolina em campanha.

Tamo junto.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

sexta-feira, 16 de junho de 2017

Uma das obrigações da prefeitura é informar a população de seus gastos!

A câmara municipal deve fiscalizar a prefeitura.

O vereador deve acompanhar de perto os gastos da prefeitura.

A prefeitura deve prestar contas à câmara municipal.

O cidadão fiscaliza todos!

O prefeito tem o dever de gastar corretamente e prestar contas. E a população tem o direito de saber como esses recursos estão sendo aplicados.

Existem infelizmente administradores desonestos que se apropriam do dinheiro público enquanto a população fica sem atendimento médico, sem merenda escolar, sem obras e serviços essenciais para viver com mais conforto e dignidade.

Você sabe como ele está sendo gasto?  

Nota do blog: tudo que o governo gasta vem dos impostos e taxas que pagamos.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Nota de pesar de Charton Rêgo pelo falecimento de Wilma de Faria


Em um cenário onde o país padece em representatividade política coerente, perdermos um grande nome. Em Apodi simboliza - em minha opinião - a maioria das principais obras estruturantes em nosso município, frutos de sua gestão enquanto Governadora do Estado. Lamento profundamente a chegada de seu sono!

Gabinete do Vereador Charton Rêgo.

Nota de pesar - gabinete do vereador Gilvan Alves (Avante)


É com todo pesar que o Gabinete do Vereador Gilvan Alves (Avante) recebe a triste notícia do falecimento da guerreira, ex-governadora Vilma de Faria.

A sua partida deixa o Rio Grande do Norte mais pobre. Sem a guerreira, o Partido Avante perde um pouco do seu brilho, alegria e cor.

Nós apodienses não temos palavras para expressar os nossos sentimentos pela partida da ex-governadora da Casa de Cultura, do Restaurante Popular, da Estrada de acesso a Soledade, da Urbanização da Barragem de Santa Cruz, do início do Saneamento Básico de Apodi e de outras lutas importantes em nosso município.

Pedimos a Deus que conforte o coração dos familiares e amigos neste momento de dor.

Prestamos as nossas condolências e deixamos os nossos mais sinceros pêsames.

Foto-Notícia


Sugestão de título. Alguém?

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Descompasso administrativo

Nos últimos dias, venho acompanhando a celeuma de inúmeras pessoas em relação a divulgação dos atos públicos no Diário Oficial dos Municípios. Os números ou valores publicados pelas prefeituras do Rio Grande do Norte são exorbitantes.

Ora, vejamos se a administração pública tem por objetivo maior o atendimento do bem comum, cabendo ao gestor público dar cumprimento aos ditames constitucionais e legais que viabilizem os interesses da coletividade.

A pessoa investida no mandato de Prefeito municipal assume o compromisso de ser servo da administração, na defesa do bem-estar social, que deve ficar imune aos interesses pessoais e partidários.

Segundo os princípios insculpidos no art. 37 da Carta Magna, a administração pública deve ser impessoal, eficiente e agir sempre sob o manto da legalidade e da moralidade. O fim é único: o progresso social; e é este que rege a atuação do gestor público; e não a sua vontade.

Por fim, convém lembrar que toda essa desordem administrativa é originária da ausência de conscientização dos gestores públicos para a importância do equilíbrio entre a receita e a despesa pública, quando da execução financeira e orçamentária.

O administrador que despreza qualquer tipo de planejamento, e faz do orçamento um instrumento de sua vontade político-individual, deve ser censurado pelas instituições de controle dos atos públicos.

Por Jânio Duarte


Santa Missa celebrada no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Apodi

Morre a ex-governadora Wilma de Faria

Morreu às 23h40 a ex-deputada federal, ex-prefeita de Natal, ex-governadora do Rio Grande do Norte, ex-vice-prefeita da capital e atual vereadora, Wilma de Faria.

Aos 72 anos, Wilma perde a batalha para o câncer que mudou o rumo de sua história há dois anos. Deixa 4 filhos: a deputada estadual Márcia Maia, Ana Cristina, Cíntia e Lauro. E 13 netos.

Wilma estava bem em casa até o final de semana passado.

Na sexta-feira, dentro das limitações do seu quadro de saúde, conversou com os netos sobre o Brasil, a economia, a política, sempre muito lúcida. Mas no sábado à noite voltou para o hospital.

Morreu nesta madrugada em um apartamento do São Lucas transformado em UTI.

Fonte: Thaisa Galvão

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

quinta-feira, 15 de junho de 2017

Festa de São João Batista 2017; confira trecho da homília




CDP de Apodi recebe 2 mil unidades de garrafas PET da Escola Municipal Profª Lourdes Mota


Através de um projeto que uniu capacitação profissional para os detentos, conscientização ambiental e preservação. O Centro de Detenção Provisória (CDP) de Apodi, através do diretor Márcio Morais conseguiu adquirir uma máquina de fazer vassouras com garrafas PET, já foram retiradas de circulação mais de 17 mil garrafas PET das ruas e foram transformadas em vassouras pelos próprios detentos de Apodi.

O diretor da escola Jassuélio Nogueira mobilizou os alunos e a escola na maior campanha de arrecadação já vista. Duas mil garrafas PET foram arrecadas aproximadamente e foram doadas ao Centro de Detenção Provisória (CDP) ontem a tarde pelos próprios alunos, professores e o diretor.


A arrecadação das garrafas se deu através de uma prova, dentre outras atividades que visam a conscientização, preservação do meio ambiente e combate ao foco de proliferação do mosquito Aedes aegypti. 

Estão envolvidos no projeto todos os profissionais e alunos matriculados na escola.


"Ficamos muito feliz com a iniciativa da escola, esperamos que outras façam trabalhos semelhante. Pois além do trabalho ambiental é de grande importância o social. Os apenados estavam sem garrafas pra trabalhar", destacou o diretor do CDP, Márcio Morais.

Márcio também explicou o processo de fabricação das vassouras, logo após a explicação os alunos, professores e o diretor receberam algumas unidades das mãos do diretor.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Abertura do festejos alusivos ao Padroeiro São João Batista em Apodi





Teve início ontem, (14), a grande festa em louvor ao nosso padroeiro São João Batista.

Serão 11 dias de encontros, onde todos estão convidados a viver momentos de muita fé e espiritualidade nas celebrações da Santa Missa e novenas, como também momentos de muita alegria e diversão nos demais eventos que abrilhantarão a nossa festa.

Peçamos ao nosso bom Deus, que abençoe as nossas festividades e que proteja todas as pessoas que vão estar presentes nesta linda e tradicional festa.

Que São João Batista interceda por todos nós!

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.



quarta-feira, 14 de junho de 2017

Visite o Rancho Mãe Aparecida em Apodi - RN

Conheça o Mirante dos Padroeiros em Apodi - RN

Apodi: pesca predatória de arrasto será tema de Audiência Pública


Preocupados com a pesca predatória de arrasto, na Lagoa do Apodi, pescadores da Colônia Z-48 entregaram ao Ibama e a Polícia Ambiental uma denúncia formal pedindo a proibição e ao mesmo tempo fiscalização desta prática na Lagoa do Apodi.

A colônia de pescadores de Apodi vem recebendo denúncias sobre a prática de pesca predatória de arrasto. Este tipo de atividade, segundo os pescadores, prejudicam que trabalha de forma honesta, diversos peixes muito pequenos estão sendo pescado para retirada do filé. Não permitindo que os mesmos cheguem à idade de maturação, acarretando a escassez e até mesmo a extinção.

Peixe de apenas 100 gramas. Retiram o filé e o restante é descartado no lixo, como podem observar as imagens. Isso tudo acontecendo na feira do peixe, na feira livre da cidade.

Na próxima sexta-feira (23), representantes dos pescadores e dos órgãos de fiscalização estarão reunidos no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi para debater o assunto e tentar entrar em consenso.

Não foi divulgado o horário da audiência.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

RN bate recorde histórico de assassinato de policiais!

Que a Segurança Pública do Rio Grande do Norte vai de mal a pior, já é notícia antiga. Que o Governo do Estado tem sido simplesmente ineficaz, é desnecessário comentar, pois os potiguares já viram em 2017 a maior fuga Prisional da História (no PEP), a maior rebelião com mortes  da História ( em Alcaçuz), a maior matança de Civis da História ( mais de mil em 05 meses) e o maior sucateamento das polícias da História ( PM operando com 70% do efetivo e PC operando com 25% do efetivo). Também esse ano o IPEA, junto com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, deram ao RN o título nada lisongeiro de Estado onde a violência mais cresceu em dez anos ( 232%)… Com o detalhe que esse título se refere ao período 2005 a 2015 , isto é, excluiu os dois anos recordes de violência nas Terras Potiguares ( 2016 e 2017). Pois bem, em 2017 o RN agora bateu também seu recorde histórico de matança de policiais. É tudo de ladeira abaixo!

Com cerca de 70 policiais assassinados nos últimos anos, sendo 12 apenas em 2017, mais um número ainda maior de mortes de vigias, vigilantes, guardas municipais, etc, podemos dizer que temos uma verdadeira caçada a Operadores de Segurança nesse Estado. Some também os ataques de outros tipos a policiais, como assaltos, arrastões em residências e agressões: o número de ocorrências é incalculável!

O Governador e seu staff silenciam sobre o assunto. O Ministério Público silencia sobre o assunto. Já as Facções Criminosas não: são reiteradas as notícias de ordens emanadas das cúpulas das tais Organizações Criminosas para atacar policiais – tudo muito bem divulgado em redes sociais. Por que o Estado abandona seus Operadores de Segurança? A população, que já foi abandonada há tempos, faz essa pergunta.

Na já citada pesquisa sobre violência no Brasil, feita pelo IPEA e Fórum Brasileiro de Segurança Pública, dois Estados brasileiros lideram a redução estatística de homicídios: São Paulo (-44,3%) e Rio de Janeiro (-36,4%). Interessante que justamente esses dois Estados lideram o ranking, na mesma pesquisa, de morte de bandidos decorrentes de ação policial. O ensino é claro: para diminuir os homicídios aleatórios, é fundamental que as Polícias ajam com força total contra os matadores do tráfico e latrocidas. Está nos números: para diminuir a força letal do crime, é necessário usar a força letal CONTRA o crime!

É preciso assumir que há uma Guerra Civil em andamento e lutar essa Guerra como Guerra, para vencer. Chega de blá blá blá sobre uma suposta "crise de Segurança Pública"! Crise dá e passa! O que vemos é a escalada de uma Guerra que só tem comparação, em sua letalidade, com os conflitos  no Oriente Médio. São os fatos!

Chega de discursos e reuniões de planejamento! O Rio Grande do Norte precisa de ação!

Erick Guerra, O Caçador

terça-feira, 13 de junho de 2017

PMDB e PSDB, um histórico acordo espúrio

A permanência de Michel Temer na Presidência da República é o maior ataque à ética política da história do Brasil. Um absurdo sem precedentes. É óbvia essa constatação quando assistimos a nossa democracia ser torpedeada sucessivamente e sem pudores pelos mais espúrios acordos e as mais impatrióticas conspirações de uma maioria de políticos indecentes que se une para tramar a autoproteção a seus crimes.

Políticos cujas tramas agridem, insultam e afrontam o povo brasileiro de uma forma que jamais ocorreu em mais de 500 anos de Brasil. Parte do PMDB e do PSDB elabora um plano para salvar Michel Temer e Aécio Neves. Uma mão suja lava a outra mão suja e as duas limpam os pés de porcelana sujos. O PSDB tentará salvar Temer de um processo no STF e o PMDB tentará salvar Aécio de um processo no Conselho de Ética do Senado Federal.

Este é o Brasil que eles pretendem levar até 2018. O povo brasileiro não pode permitir esse pacto indecente. Precisamos ir às ruas com firmeza, serenidade e altivez.

A maioria daqueles que insistem na permanência de Michel Temer na presidência é cúmplice da impunidade e parceira da corrupção que aflige o País. A rigor essa maioria está consagrando a corrupção em nosso País.

Essa artimanha para salvar Temer e Aécio representa a defesa da "velha política do rouba, mas faz". Na cabeça desses aliados para uma "ação entre amigos", as reformas propostas pelo governo Michel Temer estão acima da ética e da moralidade pública. Pelas reformas, vale tudo. Vale não responder às perguntas da Polícia Federal; vale colocar a Abin para bisbilhotar o ministro do STF, Edson Fachin; vale agredir ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot; vale tudo para unir forças e salvar Temer e Aécio. Vale, inclusive, usar a máquina pública para comprar votos na Câmara Federal e vale trabalhar juntos pelo fim da Operação Lava Jato.

Por Silvio Costa*
*Vice-líder da oposição na Câmara dos Deputados.


6º Leilão de suínos e ovinos do Campus Apodi

No dia 20 de Junho será realizado o 6º Leilão de Suínos e Ovinos  do Campus Apodi, no total serão leiloados 56 (cinquenta e seis) animais, sendo 48 (quarenta e oito) suínos e 8 (oito) ovinos divididos em 28 (vinte e oito) lotes.

Os lances serão verbais, a partir do preço mínimo estabelecido para cada lote, considerando-se vencedor o licitante que houver oferecido maior oferta. O valor do lance deverá ser pago da seguinte forma: 10%  no ato da arrematação e 90%  até 24 horas após a data de arrematação.

Os interessados em participar do leilão poderão realizar visita antes do evento, entrando em contato através do número (84) 4005-4101. As inscrições serão realizadas no mesmo dia, no local do evento.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Prefeitura de Apodi deveria disciplinar comércio informal

Trânsito 'desorganizado' em Apodi - RN. Foto: Jânio Duarte (arquivo)

A Prefeitura de Apodi deveria pensar em uma ação de reordenamento do comércio informal no município.

Considero que deveria ser proibida a instalação de bancas e barracas nas calçadas, ou nas ruas do centro da cidade, atrapalhando o trânsito.

O objetivo da ação seria de fazer com que as vias públicas não sejam ocupadas irregularmente, garantido, assim, livre fluxo de pedestres e veículos.

Pelo meno aos sábados (dia de feira), a rua Governador Dix-Sept Rosado deveria ser interditada para veículos.

Concordam? Discordam?

Por Jânio Duarte

Nota do blog: O intuito do post é de garantir a trafegabilidade, além de assegurar melhores condições de trabalho e segurança para trabalhadores e consumidores.

Deus não é brasileiro

Uma antiga piada um tanto sem graça conta a história de uma reunião convocada pelos principais líderes do mundo, presente, além deles, os líderes, ninguém menos que Deus. Isto mesmo. Deus. Pessoalmente. O motivo para tal encontro teria que ser, mesmo, muito relevante. E era. Os líderes mundiais buscavam saber por que o Brasil não era flagelado por terremotos, tornados, ciclones, tsunamis e outros desastres do gênero, enquanto eles eram tão atingidos.

Provavelmente achando ser pouco a renitente seca nordestina, Donald Trump, o impetuoso presidente dos Estados Unidos, ameaçou não mais permitir a entrada de católicos em território norte-americano enquanto o problema não estivesse sanado, o que lhe valeu um cutucão de Theresa May, a primeira-ministra inglesa, lembrando-lhe que a máquina de guerra estado-unidense de nada vale contra a vontade divina.

Sabe o que Ele fez?

Reuniu o grupo e sintonizou, um a um, os telejornais. Em todos, praticamente a totalidade do tempo de duração do programa era ocupado pela ladroagem, pelo estelionato eleitoral, pelas práticas desonestas que, em suas várias faces, todas perversas, destroem a autoestima do país.

Na sala só se ouvia um silêncio consternado, só interrompido, enfim, pela voz do Criador: Vocês viram por que não dei terremotos, não dei tsunamis, não dei essas tragédias naturais ao Brasil?  Quando viram os telejornais vocês prestaram atenção ao povo que botei lá?

Triste Brasil. Neste país que a cada biênio promove uma eleição, esse mesmo povo vai reeleger todos os políticos que só pensam em seus interesses e pouco estão ligando para quem os elegeu.

Você está acabando de ler uma historieta, apenas isso, mas tratando-se do Brasil, ela é verdadeira, como as urnas têm demonstrado tempo afora.

A propósito, você viu como Michel Temer se saiu bem no Tribunal Superior Eleitoral?

Por Marcelo Alcoforado

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

segunda-feira, 12 de junho de 2017

Você vai escolher o próximo presidente

A internet vai eleger o próximo presidente da República.

Segundo pesquisa do Ibope, divulgada pelo Estadão, nada influencia tanto os eleitores quanto as redes sociais.

Leia aqui:

“Sondagem inédita do Ibope revela que 56% dos brasileiros aptos a votar confirmam que as mídias sociais terão algum grau de influência na escolha de seu candidato presidencial na próxima eleição.

Para 36%, as redes terão muita influência.

Nenhum dos outros influenciadores testados pelo Ibope obteve taxas maiores que essas. Nem a mídia tradicional, nem a família, ou os amigos - o trio que sempre aparecia primeiro em pesquisas semelhantes. Muito menos movimentos sociais, partidos, políticos e igrejas”.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.


A publicidade serve para conectar quem vende com quem quer comprar


Não tem segredo: a publicidade serve para conectar quem vende com quem quer comprar. Mais do que isso: conecta quem vende sonhos com quem quer sonhar. O que nós fazemos é ajudar as empresas a venderem seus produtos e serviços para o público certo. Simples. E quando essa conexão funciona bem, a economia da cidade vai bem. Simples também, não?

Você não precisa concordar comigo, porque essa não é uma conclusão minha. É do professor Maximilien Nayaradou, em seu doutorado em Economia na Universidade Paris-Dauphine, em 2006. Ele acompanhou em detalhes, de 1991 a 2000, a economia e o investimento publicitário de 12 nações (Alemanha, Áustria, Dinamarca, Espanha, Finlândia, Suécia, França, Holanda, Itália, Japão, Estados Unidos e Reino Unido). E pôde comprovar que, quanto mais elevados e consistentes os investimentos publicitários, maior o progresso econômico dos países. Essa tese inclusive foi suportada pela Federação Mundial de Anunciantes (WFA).

Por isso, o foco tem de estar — mais do que nunca — em ligar o vendedor ao comprador. Em outras palavras, publicidade. Básico assim. De que maneira vamos fazer isso, se de modo digital ou não, se investindo em mídias tradicionais ou não — toda essa discussão é técnica e não afeta o astro principal da nossa atividade: o consumidor. Ele deve ser o centro de tudo. E o consumidor, quando recebe a mensagem da publicidade, pensa no conteúdo e na marca.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.


Saneamento básico: um tema esquecido em Apodi

Ter saneamento básico é um fator essencial para um país poder ser chamado de desenvolvido. Os serviços de água tratada, coleta e tratamento dos esgotos levam à melhoria da qualidade de vidas das pessoas.

A ausência de saneamento básico em Apodi provoca a transmissão de doenças, contaminação de alimentos e de água, sendo que as crianças são as principais vítimas. A OMS estima que 6% de todas as doenças no mundo são causadas por consumo de água não tratada e pela falta de coleta de esgoto. Entre elas estão: hepatite A, febre tifoide, malária, diarreia, cólera, febre amarela, amebíase, etc.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), “saneamento é o controle de todos os fatores do meio físico do homem, que exercem ou podem exercer efeitos nocivos sobre o bem estar físico, mental e social”. Portanto, o saneamento não se restringe ao abastecimento de água limpa e a coleta e tratamento do esgoto sanitário, sendo um conjunto de ações que também inclui a coleta de lixo e a limpeza das vias públicas, proporcionando, assim, um ambiente saudável para os habitantes.

Segundo pesquisa realizada, neste ano pela CNI, sobre indicadores de água e esgoto no Brasil, 83,3% das pessoas dizem ter atendimento com rede de água. Já 55,2% têm acesso ao serviço de coleta de esgoto e 42,7% explicam que o esgoto gerado é tratado.

Por Jânio Duarte

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

domingo, 11 de junho de 2017

Você acha que Apodi deveria ter guarda municipal?

A violência que assusta os moradores e comerciantes de Apodi deveria motivar o prefeito Alan Silveira a iniciar os trâmites para implantação da guarda municipal?


O tema já foi discutido pelo vereador Gilvan Alves na câmara municipal por diversas vezes. "Já temos uma lei pronta, temos uma demanda crescente de insegurança e não podemos mais esperar", declara o parlamentar.

Segundo o vereador Gilvan Alves, a implantação da guarda municipal e a ampliação do projeto de monitoramento por câmeras, “seria ótimo. Visto que ajudaria inibir, ou pelo menos reduzir a onda de violência em nossa cidade”.

O parlamentar também ratificou a importância da união de todos os órgãos para contribuir com a segurança pública. “Temos que entender que a Polícia Militar não é repressora. Ela deve ser preventiva. Por isso, precisamos da participação de todos”.

“Caso um dia seja criado no município, a guarda possa fazer também a segurança das escolas e postos de saúde, e não só do trânsito e praças”, acrescenta.

Por Jânio Duarte

Vereador Gilvan Alves prestigia evento na cidade de José da Penha

Jaime Calado (ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante), Gilvan Alves, deputado estadual Carlos Augusto Maia e Hélio Trajano

Josivan Alves, Jaime Calado, deputada federal Zenaide Maia e Gilvan Alves

O Vereador Gilvan Alves (AVANTE) participou ontem, 10, na cidade de José da Penha – RN, de um evento que apresentou os deputados Carlos Augusto Maia (estadual) e Zenaide Maia (federal) ao grupo de oposição.

Já era final de tarde quando Gilvan Alves visitou o município de José da Penha, a convite de Carlos Augusto Maia. O deputado confraternizou-se com amigos, correligionários da cidade e circunvizinhas.

Os organizadores realizaram uma belíssima festa na área de lazer de Demar.

O ex-deputado federal João Maia também prestigiou o evento.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Gestão de custos – uma saída para a crise

Gerir o público passou a ser uma grande dor de cabeça para muitos gestores, principalmente, aqueles que não têm em sua essência o tino de gestão corporativa, ou seja, aquele que simplesmente foi eleito pelo povo, mas não está preparado para administrar uma engrenagem tão complexa quanto a máquina pública.

Com a crise, que vem solapando as finanças públicas desde alguns anos, os gestores públicos tiveram que mudar seu modo de pensar e, sobretudo, agir. Nem todos conseguem. Não dá mais para ficar sentado na cadeira esperando que os recursos caiam do céu, foi-se o tempo das vacas gordas.

Costumo dizer que gestor bom não é aquele que administra na bonança. Se conhece um bom gestor nos momentos de crise e falta de recursos, já que ele terá de mostrar suas habilidades para superar as dificuldades de forma criativa, muitas vezes tomando medidas corajosas e impopulares.

Mas, vamos pensar um pouco como podemos superar os obstáculos que hoje dificultam a gestão pública em Apodi. Escrevi nesse espaço que um dos caminhos mais lógicos para superar a crise financeira é aumentar a arrecadação, obviamente, sem criar novos tributos que venham onerar o contribuinte.

O outro caminho ou o outro lado da moeda, é a redução de custos. Como fazer isso em meio a uma estrutura tão grande e inúmeros tentáculos? Fácil, de forma alguma. Mas tenho a convicção que é possível estabelecermos critérios e mecanismos simples que podem contribuir em muito à redução dos custos operacionais da máquina administrativa.

Vários são os caminhos. Não se pode exonerar servidores, mas é possível criar mecanismos para controlar horas extras, plantões e, também, otimizar as equipes.

Acredito que outra saída para reduzir os custos é a revisão dos contratos. Existe uma máxima na iniciativa privada que para vender para o setor público é preciso aumentar o valor, devido a inconsistência nos pagamentos. Mas isso precisa ser revisto e logo.

É preciso pensar no compartilhamento dos espaços com foco na redução de custos. Com isso quero dizer que um equipamento que tem espaço ocioso, por exemplo, na saúde, pode ser compartilhado com o desenvolvimento social e assim integrar serviços com redução dos custos com água, energia, limpeza etc.

Outro ponto importante é fazer análise sistemática dos processos. Por exemplo: há controle da frota? Há controle do abastecimento? Há rastreamento dos veículos próprios e locados? Há controles de diárias e viagens? As compras gerais para as secretarias são unificadas para ter ganho em escala? Essas são algumas perguntas que precisam ser respondidas pela gestão em Apodi.

Adaptado de Gutemberg Dias

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.