sábado, 13 de maio de 2017

Promotoria Pública de Apodi em ação


O Ministério Público, através do Promotor de Justiça Substituto da Comarca de Apodi, Victor Hugo de Freitas Leite, recomendou ao prefeito de Severiano Melo, Dagoberto Bessa, que anule, no prazo de 15 dias, o Processo Seletivo realizado pelo Poder Executivo. 

O fato é atribuído a constatação de vícios que torna o processo ilegal, especialmente sobre a realização de entrevistas orais sem espelho objetivo de avaliação e com notas baseadas em critérios subjetivos, vagos e imprecisos.

Antes, o Ministério Público já havia recomendado anulação do Processo Seletivo realizado pela Prefeitura do Apodi. 

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Por que a categoria policial não é ouvida?

A Segurança Pública está um caos nesse Brasil, numa crise crônica que só recebe o nome de "crise", para que não se admita oficialmente que há uma Guerra Civil em andamento. Os gestores de alto escalão tem se revelado incompetentes ou impotentes para vencer essa demanda, enquanto "especialistas de fora da Polícia", ou "policiólogos", dizem o que a Polícia foi, é e será.

Erick Guerra, O Caçador
Quem dá a identidade da Polícia, quem define como a Polícia deve ou não agir, quem mostra a realidade do Policial é, em geral, o apresentador de televisão, o cargo comissionado político ou o cineasta - e é isso que forma a opinião pública e acaba ditando as ações "espetaculosas" das Secretarias de Segurança Pública, bem como dá o tom de como o Poder Judiciário trata o trabalho Policial, em última análise. De fato, é isso mesmo: as Polícias estão sendo derrotadas, em grande parte, porque não são os Policiais que guiam os rumos do combate ao crime.

A verdade é que a Sociedade está longe de entender os meandros da Guerra Civil disfarçada de "Crise de Segurança Pública"... Daí que admite a ineficiência embalada em discursos pomposos dos gestores políticos - a coisa que mais enoja o Policial médio, que já sabe de cor o riscado da incompetência, desperdício de recursos, "peixadas políticas" e derrotas sucessivas diante do Crime cada vez mais organizado.

As insatisfações dos policiais são tantas e tão legadas ao descaso, que é de se perguntar porque essa categoria profissional, repleta de pessoas com excelente nível de escolaridade e desenvoltura social, não mete a boca no trombone e se posiciona como força motriz do Movimento Social pela causa da Segurança Pública. A resposta está na psicologia: o Policial, em geral, tem uma auto-imagem de "servidor público anônimo" e "apolítico", daí que acha correto "não aparecer" para mostrar sua realidade e "esperar da hierarquia acima" as soluções que, sejamos francos, são os políticos que podem dar. Com essa visão arcaica, ligada às origens de "pau-mandado" a serviço das elites que a Polícia tem, muitos policiais de hoje sabotam internamente a única forma de que seu trabalho seja valorizado e apoiado: a comunicação social.

Numa época em que até as próprias Facções Criminosas Prisionais estão emplacando movimentos sociais (seguindo o exemplo de Facções Criminosas Políticas de tipo MST) e elegendo representação de cunho partidário tradicional nas Câmaras e Congressos, os Policiais dão uma clara mostra de inocência e falta de consciência sócio-política ao esperarem dos seus comandantes institucionais ( que lá estão por indicação política, em cargos comissionados) que encabecem uma luta CONTRA o descaso dos mesmos políticos que lhes puseram no cargo... outrossim, é nítido que o modelo de organização classista de luta no modelo "sindicato" e "associação" sofreu um severo desgaste, tornando-se anacrônico mesmo, após a verdadeira degeneração do sindicalismo ocorrida na esteira dos 13 anos de Governo PT no Brasil - explicando assim a perda de força do modelo tradicional de reivindicação trabalhista.

Num mundo de informação, redes sociais e ativismo, os policiais ainda pensam em termos de "receber reconhecimento" do Governo ou da população, e daí ter suas necessidades e anseios atendidos, somente sendo profissionais competentes e à parte da política. A colheita dessa visão equivocada tem sido achatamento salarial, sucateamento das instituições e decadência do status social da classe, além da derrota para o Crime. Convenhamos que é um preço caro demais para continuar a ser pago, numa hora em que policiais e suas famílias são caçados pelo Crime Organizado, expostos como marginais na TV e tratados como escravos pelos governos.

Os Policiais não são atendidos em suas justas demandas porque sequer são ouvidos, e não são ouvidos porque deixam ao encargo de terceiros (nem sempre bem intencionados) a visibilidade de sua causa. Como não tem força política, são tratados como capachos; Como estão apartados da sociedade, são vistos com medo e desconfiança; Como estão cheios de algemas jurídicas, estão à mercê dos bandidos.

Amigos policiais: a solução está no ativismo social pela Segurança Pública (independente de instituições) e na eleição de gente da Polícia para cargos em todas as instâncias do Executivo e Legislativo. Contando com suas famílias e amigos, são milhões de votos e de pessoas prontas para pressionar por melhorias na Segurança Pública -  das mais diversas formas, nas mais diversas áreas.

O Caminho é esse!

Erick Guerra, O Caçador

sexta-feira, 12 de maio de 2017

Em Apodi tem coisa que ainda é a mesma coisa

Certos problemas não têm solução. Há quem defenda que nem sejam chamados de problema. Eu não iria tão longe. O fato de não haver resposta satisfatória não significa que a dificuldade não exista. Também não implica que não seja possível tentar saídas que, apesar de subótimas, contribuam para reduzir a escala dos inconvenientes.

O favoritismo e o nepotismo estão nessa categoria. Pelos menos três ex-secretários foram exonerados por causa do nepotismo. Mas, a Lei do Nepotismo em nível municipal é para evitar que parentes de vereadores e prefeito, entre outros, assumam cargos públicos por indicação.

Aí vêm os vereadores Ângelo Suassuna, Bebé Gama e Júnior Carlos querer alterar ou modificá-las por questões familiares.

Ângelo porque quer a mãe dele como secretária, Bebé por conta do seu sobrinho e Júnior Carlos por causa do seu primo.

Meio contraditório.

Não acham???

Talvez seja impossível acabar com o nepotismo, porque ele está inscrito em nossa programação genética. Pais tendem a favorecer suas crias.

Em Apodi tem coisa que ainda é a mesma coisa.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

STTR de Apodi promove seminário em defesa dos Territórios Camponeses e do bem viver frente à expansão do capital


Durante os dias 10 e 11 de maio o Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Apodi, realizou o seminário "Em defesa dos Territórios Camponeses e do bem viver frente à expansão do capital". O seminário contou com a participação de agricultores e agricultoras, estudantes, professores, Lideranças comunitárias e entidades parceiras que lotaram o auditório do STTR.

Durante a manhã da quarta-feira (10 de maio), a primeira mesa discutiu. “Os conflitos territoriais na chapada do Apodi dentro do contexto global e ameaças as comunidades camponesas”, estiveram contribuindo com o debate Roberto Malvezzi-Gogó da Comissão Pastoral da Terra, Andrezza Pontes docente da FAEN/UERN e Edilson Neto Camponês de Apodi, o debate foi marcado pelas experiências e memórias, vividas pelos camponeses de Apodi e região, onde várias denuncias das violações do direito à água e a terra foram relatados nas falas.


Ainda na quarta feira na parte da tarde aconteceu a segunda mesa de debates. “A agroecologia, a convivência com o semiárido, a economia popular solidária e o feminismo como estratégia de construção do bem viver”, que contou com a participação de Rejane Medeiros do Centro Feminista 8 de março,  Neneide Lima da Rede Xique Xique, Wilson Carvalho do IFRN Ipanguaçu e Leonardo Freitas da Sertão Verde/ASA.

Ao final do seminário no segundo dia de atividades do seminário, lideranças comunitárias, movimentos e entidades parceiras presentes traçaram estratégias de lutas, para o enfrentamento às ameaças do capital, como também buscar maneiras de fortalecer e visibilizar a produção camponesa de Apodi.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.


A desenvoltura de um jovem Vereador

Com pouco mais de 120 dias como parlamentar, o Vereador Charton Rêgo (AVANTE) está a cada dia evidenciando teu nome no cenário político local.

Charton - política com seriedade.
“Estou recebendo muito carinho e apoio da população, seja nas ruas ou nas redes sociais. Isso me fortalece pra continuar nesta luta árdua”, comentou com este Blogueiro. Considero Charton às vezes um pouco “impetuoso”. Não é ruim; não estou criticando. Muito pelo contrário.

Sua atuação não o coloca em oposição ao governo atual nem em contraposição ao que pareça velho ou de fachada nova. Fica no limbo. Por vezes passa a ideia de ser uma peça auxiliar do governismo ou estrategicamente equidistante dele.

Há reorganização de forças e o surgimento de novos atores políticos em Apodi, como é o caso do empreendedor Gilvan Alves que também está na sua primeira legislatura. Charton faz parte desse elenco de ‘novidades’, com presença relativamente nova na política local. Foi candidato a vereador em 2012 (batendo na trave) e agora em 2016 obtendo êxito com (1065 votos).

Aspire força para continuar fazendo sua parte numa cidade que vive inebriada pela farsa do epíteto de "terra de todos", mas deixa humilhar o cidadão em postos de saúde (que precisa madrugar para conseguir uma ficha) e não realiza pelo menos o básico do básico.

Ao me calar, mesmo sendo quase inaudível e desprovido de poder, termino desestimulando mais ainda os que não têm voz, os oprimidos e inúmeros inocentes. Continuarei rosnando.

No dia que encontrar uma parte humana na face dessa elite menor, não vou pedir o direito à fuga e partir. Vou continuar. Saberei que, de algum modo, fiz minha parte. Enxerguei o próximo com olhos de homem. Sou gente.

Charton - sua movimentação de bastidores, desenvoltura política e capacidade de articulação o deixam mais forte a cada dia.

É do ramo.

Enquanto, Apodi tiver homens como você. Teremos a esperança que sairemos desse marasmo político.

Nota do blog: Adoro Apodi de graça, sem qualquer remuneração para isso. Sou veemente, dizem alguns. Engano. Sou humano e graças a Deus não desisti da crença de uma sociedade melhor.

Às vezes até sendo mal interpretado.

Vamos pra frente!

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Blog ApoDiário: A gata da sexta feira é de arrasar…! Gostosíssima…

Jairo César e Sueldo Lira revivem hoje os bons tempos da música em Felipe Guerra


Hoje (sexta feira, 12), no “Bar do Netinho” em Felipe Guerra apresenta uma noitada com música ao vivo e de qualidade.

Jairo César e Sueldo Lira vão reviver os bons tempos da música popular brasileira.

Começará às 19h.

Mais informações com Vinícius Valentim (84) 99927-6635

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

quinta-feira, 11 de maio de 2017

Governadores do Nordeste cobram a Temer recursos e segurança

Os governadores do Nordeste assinaram nesta quinta-feira (11), em Salvador (BA), uma carta cobrando apoio do Governo Federal sobre a situação da segurança pública dos estados. "Diante do desafio do enfrentamento da violência nos estados, torna-se imprescindível e urgente alertar o Governo Federal sobre o problema que tem afligido milhões de habitantes e cobrar ações práticas da União", diz o início do documento, proposto pelo governador do Ceará, Camilo Santana, durante o 7º Encontro dos Governadores do Nordeste.

Os gestores estaduais presentes na reunião propuseram, entre outros temas, a criação de um Plano Nacional de Segurança, com orçamento próprio, para ajudar no melhor aparelhamento das polícias estaduais; a ampliação dos presídios federais de segurança máxima, de forma a isolar os principais líderes de facções; e iniciar uma urgente discussão com os estados, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal sobre a implantação de bloqueadores do sinal de celular em todos os presídios do país.

Reunião

O 7º Encontro dos Governadores do Nordeste contou com a participação de sete governadores – Rui Costa (BA), Camilo Santana (CE), Wellington Dias (PI), Robinson Faria (RN), Flávio Dino (MA), Renan Filho (AL) e Ricardo Coutinho (PB), além do vice-governador de Sergipe, Belivaldo Chagas. Foram debatidos, ainda, temas como previdência complementar, alongamento da dívida dos estados com o BNDES e a liberação de novas operações de créditos.

Comissão de Justiça da CMA é contra o Projeto de Lei n° 027/2017

A Comissão de Justiça e Redação da CMA, (a vereadora Soneth Ferreira, presidente, e o vereador Gilvan Alves, relator), se posicionaram contrário ao projeto de Lei n° 027/2017, de autoria do Vereador Júnior Souza, que altera a lei municipal que versa sobre o nepotismo.

Gilvan e Soneth se posicionaram contrário
Além do posicionamento contrário ao projeto Lei, os vereadores também solicitaram ao Plenário da Câmara o arquivamento da matéria, por se tratar de um assunto inconveniente ao momento, bem como sua inconstitucionalidade.

Esta matéria é inconveniente, por ter uma decisão judicial emitida há poucos dias, que trata sobre o assunto. Reafirmando a legalidade e a constitucionalidade da referida Lei na íntegra. E modificá-la, hoje, para Gilvan e Soneth, é mero casuísmo político. 



O projeto de lei 027/2017 ainda é inconstitucional, pois fere diretamente os direitos esculpidos no Art. 37° da nossa CF/88, segundo o parecer.

Dados esses fatos, a Comissão de Justiça e Redação, solicitou do plenário o arquivamento do processo. Porém, o parecer foi derrubado por maioria simples, e o projeto de lei seguiu em discussão, sofrendo duas emendas por parte do autor. E agora, o mesmo está retornando para as comissões, para novamente ser avaliado, junto as duas emendas.

Gilvan explica o motivo:

Gilvan Alves diferencia atribuições do Executivo e do Legislativo

O Vereador Gilvan Alves (AVANTE), presente à sessão ordinária na câmara municipal, fez uma pequena análise de cada poder. O parlamentar enumerou atribuições dos poderes Executivo e Legislativo, ressaltando que cada poder tem suas atribuições de igual modo e que são vitais a sociedade.

Gilvan - demonstra como deve agir um parlamentar
“O Poder Legislativo aprova os programas de governo e fiscaliza sua execução, o Poder Executivo operacionaliza os programas de governo eleitos pela sociedade. Importante ressaltar que a imprensa tem um papel fundamental na fiscalização da execução do governo, em conjunto ou além do Poder Legislativo, em benefício da sociedade e da democracia”, destacou Alves.

O Poder Legislativo possui então duas funções típicas: a função legislativa e a função fiscalizadora. A primeira consiste em elaborar, apreciar, alterar ou revogar as leis de interesse do município, sendo que essas leis podem ter origem na própria Câmara ou resultar de projetos de iniciativa do Prefeito, ou da própria sociedade, através da iniciativa popular.

A segunda função consiste na atividade que o Poder Legislativo exerce para fiscalizar o Executivo e a burocracia, ou seja, é o acompanhamento da implementação das decisões tomadas no âmbito do governo e da administração.

Já o prefeito possui múltiplas funções, todas elas relacionadas com a preservação e melhoria do município, bem como o bem-estar de seus cidadãos.

Alves ainda destacou sua Indicação para recuperação da estrada do Assentamento Portal da Chapada, parabenizando a gestão pela execução, frisando que é necessário que isso seja dito, pois são cobranças cotidianas do vereador, que desempenha o seu papel. “É necessário que se mostre a realidade nas nossas Indicações e Requerimentos, pois são sempre de interesse coletivo. Estamos aqui cumprindo nosso papel como fiscalizador e quando for matérias que sejam benéficas a população também estaremos aprovando”, afirmou.

Júnior Carlos vota a favor de Alan em matéria sobre Nepotismo

O clima voltou a esquentar na Câmara Municipal de Apodi nesta quinta feira, 11.

Estava em pauta novo projeto de lei que pretende alterar a Lei do Nepotismo, de maneira a permitir que Goreti, Dagmar e Wellington Carlos voltem aos seus cargos de origem.

Por meio de liminar, o prefeito Alan exonerou sua mãe da secretaria de Assistência Social, retirou do cargo a mãe do vereador Ângelo Suassuna, assim como o engenheiro Welington Carlos da secretaria de urbanismo.

A votação estava prevista para hoje, porém, o relatório lido pela vereadora Soneth Ferreira pedia o arquivamento do projeto, sem a necessidade do tema ir a votação, enterrando de vez o assunto.

Mas uma reviravolta mudou as regras do jogo. Atendendo a pedidos do prefeito Alan Silveira, o vereador Júnior Carlos optou para que o projeto fosse votado, já que o mesmo tinha a intenção de trazer de volta os secretários Goreti Silveira, Dagmar Suassuna, e principalmente Welington Carlos, de quem Júnior descobriu ter laços fortes de parentesco e consideração.

O voto de Bebé Gama já era esperado para o tema, uma vez tratar-se de caso que envolve o seu sobrinho, e de quem recebeu votos durante as eleições do ano passado.  É sabido que a família de Welington, exceto o próprio, votou com Bebé Gama em 2016.

Júnior Carlos não contou com esse apoio em 2016, embora tenha sido o mais bem votado vereador, não contou com o apoio da família de Welington.

Júnior Carlos somou-se aos demais vereadores ligados a Alan, como Evangelista, Ângelo, Costinha, Andreazzo e Júnior Souza, além de Bebé Gama e formaram maioria.

Porém, o vereador Chico de Marinete pediu vistas ao processo, acatado por Genivan, o tema deverá voltar a pauta em assembleias futuras.

Nota do blog: o vereador citado na matéria, caso queira direito de resposta é só solicitar.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.


Projeto "Pequenas Corrupções" é desenvolvido por alunos de uma escola de Apodi

As pequenas corrupções do dia a dia têm sido tema recorrente nos debates, pensando nisso o Professor Roberlland Queiroz e os alunos do 9º Ano da Escola Municipal Isabel Aurélia Tôrres – EMIAT elaboraram um projeto denominado de "Pequenas Corrupções".  

Ao mesmo tempo em que cobra um país mais ético, parte da população tem dificuldade em acabar com os próprios desvios.



O combate à corrupção tem aparecido como uma das principais bandeiras nesta novíssima história da República que os brasileiros começam a escrever. Se, por um lado, o pedido por honestidade toma as ruas desde a pressão pela aprovação da Lei da Ficha Limpa, em 2010, e, mais intensamente, a partir dos protestos de junho de 2013, por outro, cidadãos ainda encontram dificuldade em superar os próprios vícios. É raro encontrar alguém que nunca tenha cometido pequenos desvios de conduta no cotidiano. Esses comportamentos não deslegitimam o grito contra a corrupção e estão longe de ser a origem dos roubos aos cofres públicos, mas também atropelam o interesse público e mostram que o problema vai além dos Três Poderes.

“A corrupção tem dois significados: algo que se quebra e se degrada. Ela quebra o princípio da confiança, que permite a cada um de nós nos associar para podermos viver em sociedade. Também degrada o que é público”, explica o professor Roberlland Queiroz. “Quando você para em fila dupla, está degradando o sentido do público. Esses desvios de conduta são uma reiteração desse fenômeno complexo da corrupção”, completa.

“São pequenas corrupções em que o privado se sobrepõe ao público. A corrupção não se dá só na relação com o Estado, mas também com a sociedade”, acrescenta a aluna Júlia.

Clique AQUI e assista aos vídeos produzidos pelos alunos.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Deputados se pronunciam sobre aprovação da PEC da Vaquejada mas eleitor quer saber sobre reforma da Previdência

Aprovada em primeira votação na Câmara, ontem à noite, a PEC que regulamenta a vaquejada.

Em meio à votação o deputado Walter Alves (PMDB) divulgou vídeo se pronunciando favorável.



Terminada a votação, o deputado Beto Rosado também se posicionou:

“A aprovação da PEC foi uma vitória dos vaqueiros, dos potiguares, dos veterinários, de todos os trabalhadores que sobrevivem da atividade e, acima de tudo, do nosso Nordeste, que não terá que ver sua cultura ser exterminada por uma decisão do Supremo”, declarou Beto. 

Só uma lembrança para Walter, Beto e demais deputados da bancada do Rio Grande do Norte: os eleitores querem saber a posição ATUAL dos mesmos sobre a reforma da Previdência.

Quem se arrisca?

Por Thaisa Galvão

Um dia cansamos

Apodi, tomado pelo ódio/rancor, cada um puxa para seu lado e sataniza o outro.

Na Net ou na rua exalam ressentimento ruim.

Pobre, Apodi!

Cansa ver isso.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.


“Já fui julgado pelo povo”: Leia destaques da audiência


'Dr., não fui convidado nem pra Copa', diz Lula; 'O sr. tem de reclamar com sua sucessora', reagiu Moro

Folha de S.Paulo

Veja aqui destaques do depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao juiz Sergio Moro nesta quarta-feira (10), em Curitiba.

LULA, POR ELE MESMO

"Quando um político comete um erro, ele é julgado pelo povo, não pelo Código de Processo Penal. Eu já fui julgado pelo povo."
*
"Você sabe que eu acompanho os depoimentos. Por isso que eu queria que fosse televisionado direto."
*
"Eu sei que o senhor é muito jovem, e jovem tem menos paciência com velho."
*
"Moro, eu vim aqui preparado para responder tudo o que perguntar não ficar nervoso. Sabe, se tem uma coisa que eu me preparei é para não ficar nervoso."
*
"Logo eu, que pensava que era socialista, fiz a maior capitalização da história da humanidade [da Petrobras]"

LULA X MORO

Moro: A imprensa não tem qualquer papel no julgamento desse processo. O juiz não tem nenhuma relação com o que a imprensa publica ou não publica.

Lula: O vazamento de conversas minhas, da minha mulher e dos meus filhos, foi o senhor que autorizou.
*
Lula: "Nem eu, nem o senhor, nem o Ministério Público, nem a Petrobras, nem a imprensa, nem a Polícia Federal. Todos nós só ficamos sabendo [do esquema de ex-diretores da estatal] quando foi pego no grampo a conversa do [Alberto] Youssef com o Paulo Roberto [Costa]."

Moro: "O senhor que indicou ele ao Conselho de Administração da Petrobras. É uma situação diferente de mim, que não tenho nada a ver com isso, nunca participei disso".

Lula: "O senhor que soltou o Youssef e mandou grampear. Poderia saber mais do que eu".

Moro: "Eu decretei a prisão do Alberto Youssef, é um pouco diferente".
*
Lula: "Eu queria lhe avisar uma coisa, esses mesmos que me atacam hoje, se tiverem sinais de que eu serei absolvido, prepare-se, porque os ataques ao sr. vão ser muito mais fortes".

Moro: "Infelizmente, eu já sou atacado por bastante gente, inclusive por blogs que supostamente patrocinam o sr. Então, padeço dos mesmos males em certa medida".
*
Lula: "Doutor, eu não fui convidado para a Copa do Mundo, que fui eu que trouxe para cá. Eu não fui convidado para as Olimpíadas. Ex-presidente, doutor... Não queira ser ex-ministro, ex-juiz que o senhor vai ver o que vai lhe acontecer".

Moro: "O senhor ex-presidente aí tem que reclamar com a sua sucessora, né".
*
Lula: "Eu posso falar? Eu quero evitar que o senhor brigue muito com o meu advogado".

Moro: "É o seu advogado que está brigando, eu estou tentando fluir com a audiência".

LULA X LAVA JATO

"Como eles [procuradores] contaram uma primeira inverdade, eles vão morrer contando inverdade, porque ficaram prisioneiros da imprensa."
*
"O dr. Dallagnol deveria estar aqui para explicar aquele famoso powerpoint. Aquilo é uma caçamba, onde cabe tudo."
*
"Estou sendo vítima da maior caçada jurídica que um político brasileiro já teve. Eu quando fui eleito, eu tinha um compromisso de fé. Eu me espelhava no [Lech] Walesa na Polônia, que depois de ter sido presidente tentou se reeleger e teve apenas 0,5%."
*
"Apresentem uma prova; chega de diz-que-diz."
*
"Eu falo vazamento que sai para a imprensa, porque determinadas coisas são feitas, eu conheço os vazamentos, eu sei os vazamentos, é como se o Lula tivesse pela imprensa, pelo Ministério Público, sendo procurador, procura-se vivo ou morto."

MARISA LETÍCIA E FAMÍLIA

"Eu não sabia que tinha tido visita [pela segunda vez ao triplex]. Não sei se o senhor tem mulher, mas nem sempre ela pergunta para a gente o que vai fazer."
*
"Uma das causas que ela [Marisa Letícia] morreu foi a pressão que ela sofreu."
*
"Eu tenho 71 anos de idade, 5 filhos e oito netos, e tenho netos de 4 anos de idade, de 5 anos de idade, que sofrem bullying na escola por conta de mentiras."

Processo Seletivo Simplificado para professor bolsista do Núcleo de Línguas (NUCLI-ISF)



QUEM PODE PARTICIPAR?
  • Alunos da instituição matriculados nos cursos de Licenciatura em Letras - inglês.
  • Alunos de outras instituições matriculados nos cursos de Licenciatura em Letras - inglês, que possam atuar presencialmente nas atividades semanais do NucLi.
  • Alunos da instituição matriculados em Programa de Pós-Graduação em Letras, Linguística ou Linguística Aplicada, desde que apresentem graduação em Letras Inglês.
  • Alunos de outras instituições matriculados em Programa de Pós-Graduação e Pós-Graduação em Letras, Linguística ou Linguística Aplicada, desde que apresentem graduação em Letras Inglês.
  • Profissionais licenciados em Letras Inglês.

DA REMUNERAÇÃO:
A remuneração do candidato selecionado neste Processo Seletivo Simplificado será proveniente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por intermédio de uma bolsa mensal com valor equivalente ao da bolsa de Mestrado (R$ 1.500,00), com duração de 12 (doze) meses e possibilidade de renovação por mais 12 (doze) meses.

Link do edital:

quarta-feira, 10 de maio de 2017

AVANTE - Apodi!

O mundo está mudando. Em constante evolução, adaptação e aprimoramento. 

Com isso, nós, seres humanos e todas nossas criações, também. Estamos constantemente apreendendo, se qualificando, melhorando e mudando todos os dias. Sempre em frente. E para melhor. 

Então, em meio ao cenário político atual, o país clama por uma mudança. É hora de transformar a divisão de opiniões em valorização do diálogo, trocar a polarização dos interesses de alguns por uma luta pelas causas de todo o povo brasileiro.

O mundo mudou. O PT do B, também.


Juntos, faremos a mudança. Agora, estamos todos em um só rumo. Enfrente amigos(as). AVANTE Apodi!

Brasil da divisão e polarização

Decisões judiciais absurdas e reformas regressivas empurram o país para cada vez mais divisão e polarização. Perdemos o projeto de Nação. A destruição da Nação se revela no crescimento dos ódios, das acusações generalizadas, da indiferença com o sofrimento dos mais pobres.

Esse cavalo de Tróia antinacional foi implantado no Brasil para perdermos soberania e direitos. É o que está acontecendo. É parte dessa estratégia antinacional "satanizar" um líder político (Lula), como já foi feito antes com Vargas, Juscelino e João Goulart.

Enquanto isso acontece, milhões de pobres são condenados a perder direitos básicos em um Estado Social consagrado pela Constituição 1988.

É isso que chamo de "Cavalo de Tróia": as "distrações" da civilização do espetáculo, enquanto o jogo real se materializa em outro lugar.


Robinson faz pleitos em Brasília para o sistema penitenciário e destrava recursos para recuperar estradas

O governador Robinson Faria, que cumpriu agenda em Brasília foi recebido pelo diretor geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Marcos Antônio Severo Silva.

O governador pediu a permanência da força de intervenção penitenciária no Rio Grande do Norte até que os aprovados no concurso para agente sejam empossados e passem a trabalhar. 

Robinson também requisitou a doação de armas, coletes balísticos e material menos letal para uso no policiamento ou para fins de treinamento.

“O diretor do Depen tem sido muito atencioso com os pleitos do Rio Grande do Norte. Saímos da audiência satisfeitos com o diálogo e com a parceria”, disse o governador.

Em Brasília o chefe do Executivo também se reuniu com representantes do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MTPA) e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). 

Na ocasião foi assinado um novo termo de Ajustamento de Conduta sobre a Contribuição de Intervenção de Domínio Econômico (CIDE),  entre a Secretaria de Gestão do Ministério dos Transportes e o Governo do Rio Grande do Norte para o equiliberar a conta do CIDE no RN que estava bloqueada desde fevereiro, aguardando um novo TAC.  

Com o acerto, o governo segue com recursos para obras de restauração e recuperação das estradas que cortam o estado.

Sistemas e Formas de Governo: o que são?

O debate que envolve os sistemas e as formas de governo se renova constantemente no cenário político brasileiro. Para muitos, o Brasil deveria abandonar a república e o sistema presidencialista, para dar espaço ao parlamentarismo e/ou a monarquia.

SISTEMAS DE GOVERNO
Um sistema de governo é a forma como o poder político de um país é dividido e exercido. Basicamente, esses sistemas variam de acordo com a relação e a distribuição de funções entre os poderes Executivo e Legislativo. Em alguns países, o Executivo é totalmente dependente do Legislativo. São sistemas de governo o parlamentarismo, o presidencialismo e o semipresidencialismo.

FORMAS DE GOVERNO
É muito importante não confundir sistemas de governo com as formas de governo. Apesar de serem termos semelhantes, eles se referem a coisas diferentes. As formas de governo têm relação com a fonte do poder dos governantes de um país. Duas formas de governo ainda predominantes hoje são a monarquia, na qual o chefe de Estado é um monarca que se mantém no cargo vitaliciamente, e a república, em que o poder emana, em tese, do povo.

Feita essa diferenciação, é importante entender que pode haver diversos desenhos institucionais. Alguns exemplos de diferentes governos mundo afora:
  • O Reino Unido é uma monarquia parlamentarista constitucional;
  • A Alemanha é uma república parlamentarista;
  • O Brasil é uma república presidencialista;
  • A França é uma república semipresidencialista;
  • A Arábia Saudita é uma monarquia absolutista (não tem parlamento).

É preciso ter em mente que, apesar das categorizações, cada país possui sua própria trajetória política, o que gerou distintas formas de governar. Por isso, mesmo países que estão dentro de uma mesma categoria de sistema e forma de governo podem apresentar diferenças entre si.

Apesar de parecer a mesma coisa, sistemas e formas de governo são coisas diferentes: o sistema é a maneira como o poder político é dividido e exercido dentro do Estado, principalmente entre os poderes Executivo e Legislativo; a forma de governo é a maneira como se dá a relação entre governantes e governados. Existem duas formas de governo clássicas, que você com certeza já ouviu falar: monarquia e república.

Politize!

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

terça-feira, 9 de maio de 2017

Respeito entre os poderes deve existir


Os poderes constituídos parece que não se entendem em Apodi, vez ou outra sai faísca entre Executivo e o Legislativo apodiense.

Um poder 'acusa' outro disso ou daquilo, sem necessidade alguma. Trabalhem pelo bem dos munícipes e pelo desenvolvimento de nossa cidade.

Não é a primeira vez que o Blog faz um post sobre o tema. Clique AQUI e relembre.

Nota do blog: Não podemos perder tempo com politicagem barata, os poderes devem unir forças e trabalhar para o bem de nossa população.

Que coisa!

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Políticos do RN aguardam ansiosos pela abertura de janela

O Congresso Nacional aprecia um texto de Reforma Política, que tramita na Câmara dos Deputados.

No Rio Grande do Norte, a expectativa é para a abertura de janela, que permite ao político mudar de partido sem perder o mandato.

A dança das cadeiras terá um alto número de participantes.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.


Batalha judicial cresce antes de depoimento de Lula

O ex­presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ficará frente a frente com o juiz federal Sergio Moro, símbolo da Operação Lava Jato, pela primeira vez desde que começou a ser investigado no âmbito da operação. O depoimento de Lula foi remarcado para o dia 10 de maio, às 14h, e vai acontecer no prédio da Justiça Federal, em Curitiba.

São esperadas manifestações a favor e contrárias ao ex­presidente, por isso o esquema de segurança para o depoimento em Curitiba prevê o isolamento desses grupos em pontos distantes do Fórum.

Lula é o último a prestar depoimento na ação em que ele é acusado de ter recebido propina da empreiteira OAS por meio da reserva e reforma de um tríplex no edifício Solaris, no Guarujá (litoral de São Paulo), em 2009, e também pelo armazenamento de bens do ex­presidente depois que ele deixou a Presidência.

A defesa do ex­presidente nega irregularidades e diz que Lula nunca teve a propriedade ou utilizou o apartamento. Sobre o acervo presidencial, a defesa afirma que não é crime a OAS ter custeado a guarda dos bens que, por formarem o acervo presidencial, possuem "interesse público e histórico". A defesa classificou a contribuição da OAS como um "apoio cultural" e afirmou que a intenção era conseguir um espaço para expor publicamente o acervo.

O depoimento acontece depois de Léo Pinheiro, ex­presidente da construtora OAS, ter dito a Moro que o apartamento tríplex pertence de fato a Lula, apesar de, no papel, ser de propriedade da empreiteira. A defesa de Lula nega.

A primeira vez que Lula conversou diretamente com Moro foi no dia 30 de novembro do ano passado, quando foi testemunha de defesa do ex­deputado federal Eduardo Cunha (PMDB­RJ). Os dois trocaram algumas palavras por videoconferência, com um tom bastante cordial ­­ Lula, da sede da Justiça Federal em São Bernardo do Campo (SP), e Moro, da Justiça Federal do Paraná.

Embora nunca tenham estado frente a frente, a relação entre os dois é marcada por trocas de farpas, que vem aumentando na véspera do depoimento. 

Fonte: UOL

Governador Robinson Faria recebe prefeito de Felipe Guerra

Já nesta tarde de segunda-feira, o Prefeito de Felipe Guerra, Haroldo Ferreira, acompanhado do Deputado Estadual Ricardo Motta, foram recebidos pelo Governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, no gabinete civil em Natal.

Na audiência que teve com o governador Robinson Faria, o gestor felipense Haroldo Ferreira fez uma verdadeira explanação do trabalho realizado pela gestão do governo municipal Construindo e Inovando.

O deputado estadual Ricardo Motta enalteceu a gestão do governo municipal de Felipe Guerra, comandado pelo gestor Haroldo Ferreira, além de terem tratados de assuntos de suma importância para o desenvolvimento de Felipe Guerra, dentre esses assuntos em pauta, o chefe do executivo municipal fez várias reivindicações, a exemplo da construção de uma ponte metálica para o município de Felipe Guerra.

Conforme o Blog Salomão Medeiros já tinha anunciado em primeira mão na matéria Robinson Faria quer o apoio do Prefeito Haroldo Ferreira à sua reeleição, o governador Robinson Faria nunca escondeu o desejo de ter o apoio do maior líder político de Felipe Guerra, Haroldo Ferreira para possivelmente sua reeleição no próximo ano ao governo do estado do Rio Grande do Norte.

Desde a vinda do governador no primeiro trimestre deste ano na cidade de Apodi, quando veio fazer entrega de sementes e instrumentos de bandas de músicas para várias cidades do Oeste Potiguar,quando o Prefeito de Felipe Guerra, Haroldo Ferreira apresentou na presença de autoridades municipais e imprensa, o projeto de construção de uma ponte metálica na cidade de Felipe Guerra.

Essa foi apenas uma das reivindicações que o gestor apresentava naquele instante e dias depois um assessor direto do governador Robinson Faria e a mando dele mandou procurar ter uma conversa com o Prefeito de Felipe Guerra, Haroldo Ferreira.

Dentre tantos motivos pelas investidas da parte do governador Robinson Faria, vale destacar que o desejo de ter o apoio do líder maior felipense, Prefeito Haroldo Ferreira, apesar de adversários políticos, o chefe do executivo potiguar soube e tem informações quando uma das grandes vitórias políticas e esmagadora foi dado nas urnas no ano de 2016, sagrando-se também como um dos únicos prefeitos da região Oeste Potiguar que faz parte da 35ª Zona Eleitoral a ser reeleito e encravando seu nome definitivamente nos anais da história política de Felipe Guerra como o maior líder nato das mais de cinco décadas de emancipação política. Foto: Divulgação.

segunda-feira, 8 de maio de 2017

Casuísmo em Apodi

As recentes defesas dos vereadores que hoje estão na situação na Câmara Municipal de Apodi, sobre a possível alteração da lei do nepotismo é um claro e inaceitável retorno ao casuísmo eleitoral que caracterizou os estertores do regime autoritário de 64.

Para quem não se recorda, do sentido da expressão "casuísmo", é bom lembrar que assim eram denominadas as manobras legislativas implantadas pelo governo militar, modificando as regras do jogo eleitoral, com a finalidade exclusiva de obter benefícios eleitorais.

Casuísmo, assim, foi o ato que criou os senadores "biônicos", permitindo a eleição indireta de um senador por Estado, visando a manutenção de maioria no Senado Federal.

Caso aprove alteração da lei do nepotismo. A Câmara de Apodi, como se diz aqui no Nordeste, "dará com os burros n’água".

Vão se ‘queimar’ naturalmente. Aguardemos, pois...

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.