quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

90% gente boa, 10% safadões

Por Osvaldo Matos de Melo Júnior*

No Brasil, generalizar virou moda, principalmente quando é para denegrir.

Policiais são corruptos, médicos são frios e calculistas, funcionários públicos incompetentes, políticos são ladrões, baianos são preguiçosos, paulistas são esnobes, sulistas preconceituosos, pernambucanos são metidos, norte-rio-grandenses abestalhados, cariocas vagabundos, advogados mentirosos, militares são retrógrados, pobre é mundiça, favela é lugar de vagabundo, professores são despreparados, esquerda é inútil, direita é reacionária, heterossexuais são homofóbicos, publicitário é alienado, evangélico é homofóbico, católico é idolatra, jornalistas são donos da verdade e brasileiro é burro e adora levar vantagem em tudo.

Imagina se apenas 10% dos policiais fossem corruptos, teríamos mais de 70 mil agentes armados, com distintivos ou uniformes, viaturas e poder. Esse seria o 4º Exército mais poderoso da América do Sul. E os outros 90%, cerca de 670 mil seriam todos corruptos também, pois estariam vendo isso acontecer sem nada fazer.

Será que isso é verdade?

Pensando que a nossa população, hoje, fica em torno dos 207 milhões de habitantes. Coloque essa mesmo raciocínio para os quase 500 mil médicos, 2,3 milhões de funcionários públicos, os 64 mil políticos, 45 milhões de paulistas, 16 milhões de baianos, os 3,5 milhões potiguares, os 31 milhões de sulistas, os 9,5 milhões de Pernambucanos, 16 milhões de cariocas, 1.100 mil advogados, os 350 mil militares da ativa das Forças Armadas, os 45 milhões de pobres, os 2,3 milhões de professores, 53 milhões de esquerda, os 43 milhões de direita, os 200 milhões de heterossexuais, os 30 milhões de evangélicos, os 100 milhões de católicos, os quase 50 mil jornalistas e, para piorar, os 207 milhões de brasileiros.

Basta lembrar que essa mania de generalizar, isso sim, é coisa de burro, de vagabundo, de esnobe, de preconceituosos, de corruptos, de metidos, retrógados, mundiça, de pessoas frias e calculistas, inúteis, reacionários, metidos a donos da verdade, preguiçosos, lentos das ideias, idolatras de mitos sem cultura e irresponsáveis, de gente que só olha para o que quer ver.

É de uma burrice intensa a generalização e a falta de conhecimento do que esses profissionais e nosso povo passam para poder viver e desempenhar suas funções, tão vitais para nossa Nação, em um Estado desorganizado, com tantas injustiças, remendos, falta de planejamento, com recursos vilipendiados a olhos vistos, desprezados e colocados em situações extremas praticamente durante toda a vida. Todos são vítimas desses pensamentos de uma minoria que detêm o poder e usa isso para manipular e tentar manter todos como reféns de um sistema que beneficia poucos e mutila muitos.

Quem generaliza é que são os verdadeiros cupins da nossa amada Nação, tão rica e abençoada que um dia aprenderá a expurgar essa praga.

*Pernambucano, sociólogo e publicitário

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Nenhum comentário: