quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Prefeito sanciona Lei de Gilvan que inclui Outubro Rosa no calendário oficial

Alves na caminhada do Outubro Rosa
Agora é lei. O prefeito de Apodi, Alan Silveira (PMDB), sancionou lei de autoria do vereador, Gilvan Alves (Avante), que institui no calendário oficial do Município, a campanha de prevenção ao câncer de mama, denominada mundialmente de ‘Outubro Rosa’.

“O Outubro Rosa é uma iniciativa vitoriosa e agora o Apodi tem a institucionalização do movimento em seu calendário de eventos sinalizando que aqui se prega a sensibilização das mulheres para que realizem os exames necessários à prevenção do câncer de mama”, comemora Gilvan Alves.

O vereador é um apoiador da causa da prevenção do câncer. "Nós propormos esta Lei, por entender a importância das campanhas educativas e preventivas, principalmente para salvar vidas. Além disso, o poder público municipal fica compromissado a endossar essas lutas, juntamente de instituições como o Gaspec, e proporcionando mais cidadania para o povo de Apodi", enfatiza Gilvan Alves.

No Rio Grande do Norte, o câncer de mama mata 200 mulheres por ano, principalmente por falta de diagnóstico precoce. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é o segundo tipo mais frequente no mundo e o que mais leva mulheres à morte no Brasil.

O movimento Outubro Rosa começou nos Estados Unidos. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer e estimula a participação da população, empresas e entidades. A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao movimento foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (Obelisco do Ibirapuera), em São Paulo, em outubro de 2002.

Agora é lei - o município de Apodi, no dia 31 de outubro deste ano, ao término da campanha, ganhou a Lei Municipal n° 1195/2017 - que regulamenta no âmbito do município o Outubro Rosa.


Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Nenhum comentário: