terça-feira, 7 de novembro de 2017

O tema da redação do ENEM deste ano foi

"Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil".

Tenho pena de quem terá que avaliar as milhares de redações. Imagine só a quantidade de disparates que adolescentes vão escrever sobre esse tema. Realmente não entendo de qual mente doentia saiu este tema.

Imagino que a redação em provas como o Vestibular e o ENEM sirvam para se avaliar diversas habilidades. O conhecimento da língua, da gramática; a capacidade de concatenar ideias, lógica, coerência; quem sabe criatividade, ou a demonstração de como o aluno capaz de improvisar sobre um tema.

Exatamente por isso, imagino, temas subjetivos são mais adequados. Temas que permitam que o aluno desenvolva sobre suas próprias particularidades. Exatamente por isso, também, não me parece razoável um tema como "A história do desenvolvimento do motor a diesel", simplesmente porque não faz parte do currículo escolar entender como o motor a diesel se desenvolveu.

"A formação educacional de surdos" não é uma questão subjetiva. Não dá margem ao desenvolvimento de um texto de caráter pessoal. É objetivo demais e requer conhecimentos muito além daqueles que serão avaliados na Redação.

Aí vai ser um show de bobagens. Pena de quem vai corrigir.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Nenhum comentário: