segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Uma cidade forte se faz com um Legislativo atuante e participativo

Imagem ilustrativa
O vereador mais atuante da atual legislatura na câmara municipal já fez dezenas de indicações, sempre dando voz ao povo de Apodi, que procura o edil na esperança de melhorias, principalmente no que diz respeito a infraestrutura.

O Vereador Gilvan Alves, está em constante contato com as comunidades ou com entidades que representam a sociedade organizada, o mesmo avalia as necessidades reais da população. 

Gilvan Alves - fez mais uma indicação, desta vez pleiteando, que seja revitalizado e urbanizado os canteiros da rua Manoel João Dantas, no bairro Baixa da Alegria.

Esse serviço, seguido de limpeza constante, posteriormente, irá dar maior dignidade, respeito e visibilidade para os moradores daquele bairro, ganhando mais um espaço urbano de uso comum.

Vereador Gilvan Alves quer mais investimentos
de infraestrutura na zona urbana da cidade
"Temos que investir em cidadania, lazer e entretenimento para os nossos munícipes, e aquele espaço, sendo bem utilizado, irá aumentar o número de frequentadores e usuários do espaço. Quem sabe, no futuro, possa receber um espaço de jogos, ou outro mecanismo", destaca Alves.

Como integrante do Poder Legislativo municipal, o vereador tem como função primordial representar os interesses da população perante o poder público local, ou seja, dentro da esfera e circunscrição Municipal. Esse é (ou pelo menos deveria ser) o objetivo final de uma pessoa escolhida como representante do povo.

Como um vereador pode representar, na prática, os eleitores de sua Cidade?

A atividade mais importante de um vereador é legislar. O que significa isso? Entendemos pelo verbo legislar todas as ações relacionadas ao tratamento do conjunto de leis que regem as ações do poder público e as relações sociais no nosso país.

Apodi e a falta de planejamento
Outro ponto bastante importante a função que o vereador ocupa não se resumi apenas ao tratamento das leis do município. Existe ainda uma função importantíssima ligada ao cargo de vereador que é fundamental para a própria saúde da nossa democracia e para o bem estar geral.

Trata-se da fiscalização das ações do Poder Executivo municipal – ou seja, das ações do prefeito. O ato de fiscalizar torna mais equilibrado as ações do Poder Executivo. Isso é fundamental e essencial para que o poder do prefeito não se torne tão grande que o deixe acima da lei e da sociedade, como um monarca ou um ditador.

Muitas pessoas desconhecem as principais funções do vereador. Isto não é algo que acontece somente em Apodi, mas praticamente em todos os municípios do Brasil. Uma cidade se constrói com um Poder Legislativo forte e atuante!

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Nenhum comentário: