sábado, 28 de outubro de 2017

Um sentimento de liberdade

O presidencialismo é um sistema que muitas vezes penaliza a sociedade quando esta comete o equívoco de eleger pessoas inadequadas ao gerenciamento correto de uma nação. No Brasil, tivemos recentemente dois episódios dramáticos. Na década de 90 com Fernando Collor e mais recentemente com a presidente Dilma. Agora temos o presidente Michel Temer, também eleito pelo partido dos trabalhadores, que se mantém cercado de políticos investigados pela polícia.

No sistema parlamentarista essas dificuldades seriam mais facilmente contornadas com a substituição do primeiro-ministro e até mesmo a convocação de eleições gerais pelo presidente da república se o Congresso caísse no descrédito tal como desejam os defensores das Diretas Já. Temos um longo caminho pela frente.

O atual Congresso Nacional não fará as reformas que precisamos para modernizar o nosso sistema político. As eleições do próximo ano poderão ensejar as necessárias reformas mas para que isso aconteça será preciso expelir do cenário político todos os atuais líderes que insistem em permanecer, pelo bem ou pelo mal, nos postos de comando do Brasil.

Cabe à sociedade decidir se deseja que essas reformas sejam rápidas ou que elas se arrastem por mais um século levando o Brasil a permanecer atrasado, subdesenvolvido, pobre e injusto. De meu humilde posto de observação, tenho a impressão que o parlamentarismo e o voto distrital misto seriam as medidas libertadores para o Brasil que desejamos legar aos nossos netos.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Nenhum comentário: