sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Bancada do Avante quer mais transparência na Prefeitura


Na sessão da Câmara Municipal desta quinta-feira (05), por entender que o Executivo Municipal, faltando com a transparência nas informações, os vereadores do AVANTE votaram contra um projeto de lei de autoria da prefeitura municipal, que pedia suplementação orçamentária de mais de 200 mil reais, porém, não esclarecia qual a finalidade, critérios, benesses e quais os ônus que a mesma trará para o povo de Apodi.

Primeiramente, foi votado o pedido de inserção do projeto na ordem do dia, para que o mesmo fosse votado nesta sessão ordinária. E desde esse pedido, os vereadores Bebé Gama, Charton Rêgo e Gilvan Alves, votaram para que o projeto fosse encaminhado para as comissões e apreciado calmamente, retirando dúvidas e esclarecendo informações, porém, mesmo seguidos pelo voto do Vereador Chico de Marinete (PCdoB), os mesmos foram vencidos, por 8 votos a favor e 4 contra.

Assim, a matéria foi para o plenário para apreciação. Após um caloroso debate, o vereador Gilvan Alves justificou o voto contrário ao projeto, uma vez que o mesmo prevê mais uma contratação de uma empresa para prestar um serviço que a própria prefeitura já possui - carros para a locomoção do pessoal na área da saúde.

"Nós já enviamos um ofício e pedimos o desmembramento do projeto, para votarmos somente a ajuda de custo. E depois analisarmos calmamente essa questão de contratar mais uma empresa a 200 mil reais", salientou o vereador Gilvan Alves. 

Após o fim da discussão, o projeto foi aprovado, sem nenhuma alteração ou esclarecimento acerca do mesmo, por 8 votos a favor, sendo dos vereadores: Ângelo Suassuna, Júnior Souza, Evangelista Menezes, Andreazzo Alves, Costinha Costa, Soneth Ferreira, Paulo de Telécio e Júnior Carlos. Votos contrários: Bebé Gama, Charton Rêgo e Gilvan Alves, os três do AVANTE. E a abstenção do vereador Chico de Marinete.

O vereador Charton Rêgo argumentou que o prefeito não esclarece se tem limite para remanejamento ou não.

"Como bem disse o nobre colega vereador, Gilvan Alves, o prefeito não envia para essa casa documentação informando se a prefeitura ainda tem limite para remanejar ou não", destacou o vereador Charton.

Segundo os parlamentares, o Prefeito só envia para a Câmara projetos com apelo e comoção social, mas quando precisa de crédito para realizar festas, remaneja internamente, haja vista o remanejamento de mais de Meio Milhão de reais no Carnaval de Apodi.

Um fato curioso, foi que o vereador Bebé Gama pediu vista ao projeto, para que o mesmo pudesse analisá-lo calmamente e retirar as dúvidas, porém, esse pedido não foi acatado pelo presidente da câmara, o vereador Genivan Varela (PCdoB).

Ao término da sessão, nas considerações finais, o vereador Bebé Gama solicitou que o pedido de vista negado pelo Presidente da Câmara ficasse registrado em ata.

"Peço que a secretaria da Casa possa registrar e constar em ata, que meu pedido de vista foi negado pelo presidente da Casa, o vereador Genivan Varela".

Assim o projeto foi aprovado e segue para a sanção do prefeito, que de posse de mais de 200 mil, irá contratar mais uma empresa, beneficiando mais um empresário, para realizar um serviço "meia boca" para a população de Apodi.

O pior é que os vereadores não tendo a posse das referidas informações pedidas, ficarão de mãos atadas para realizar uma fiscalização mais rígida, inibindo práticas desvirtuosas na máquina pública.

Entretanto, AVANTE! A bancada de oposição ao governo municipal, puxada agora pelo partido AVANTE, permanecerá firme e forte na luta, fiscalizando, aprovando e trazendo ordem e progresso para o povo de Apodi.

Diretório Municipal do Avante (Apodi)

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Nenhum comentário: