domingo, 4 de junho de 2017

De frente com o povo

O que segue aqui é apenas uma minuta de uma ideia, que pode ser adotada, transformada e até descartada. Como cidadãos, acredito que, devemos participar ativamente da construção e transformação da nossa própria sociedade. Além disso, são as ideias que movem o mundo, agindo como verdadeiras impulsionadoras de ações transformadoras.

Não há aqui uma proposta de lei, mas um texto provocativo, no bom sentido, para gerar uma possível reflexão sobre maior participação do cidadão comum na vida política de sua comunidade. A própria constituição federal de 1988, reza que é possível, embora não sejam tão simples assim, que o cidadão comum proponha leis, o que, repito, não é o caso aqui (Procurar por “Projeto de Lei de Iniciativa Popular”).

Como o objetivo não é alongar este texto, segue, logo abaixo, uma “minuta” de uma ideia para discussão (ou não) do legislativo:

OBJETIVO: Dar oportunidade tanto ao Poder Executivo dialogar diretamente com o povo, quanto ao povo de perguntar, cobrar e tomar conhecimento, diretamente, de como anda a administração municipal, por meio de sessões de perguntas e respostas (no inglês live Q&A sessions).

DE QUE SE TRATA TAL PROPOSTA: Comum em países do primeiro mundo, como o Reino da Suécia, Canadá e EUA, e em empresa gigantes como Facebook e Microsoft, os líderes sentam-se periodicamente para responder a perguntas de seus pares e/ou clientes, assim como mostrar as ações e projetos desenvolvidos em suas gestões.

No caso do Município de Apodi, Rio Grande do Norte, o prefeito (ou representante) teria a oportunidade de demonstrar à população como sua gestão vem desenvolvendo seu projeto de governo, destacando os principais avanços e suas maiores dificuldades até o momento.

JUSTIFICATIVA: Não há nada mais democrático do que oferecer ao povo a oportunidade de perguntar pessoalmente ao prefeito como sua gestão/administração tem lidado com problemas pontuais e quais têm sido os principais empecilhos para uma administração satisfatória.

A QUEM SE DESTINA TAL PROPOSTA: Ao prefeito e vice do município de Apodi, mas podendo ser estendida a outros setores e/ou ocupantes de cargos da equipe do atual prefeito municipal.

PERIODICIDADE DOS ENCONTROS: Ficaria a critério do Poder Executivo decidir com que frequência os encontros pessoais aconteceriam. No entanto, sugere-se que haja uma sessão a cada dois meses, tempo suficiente para trazer novidades à população.

LOCAL: Sede da Câmara Municipal de Apodi.

Por Bruno Coriolano

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Nenhum comentário: