sexta-feira, 24 de março de 2017

Programa Balde Cheio reduz 50% os custos e melhora qualidade do leite

No dia 23 de janeiro o blog da Prefeitura do Apodi veiculou que a Secretaria de Agricultura retornaria com do projeto Balde Cheio para o mês de março.

Caso se concretize o retorno do Balde Cheio, será uma boa ação por parte da prefeitura municipal, uma vez que os produtores que trabalham na pecuária leiteira de Apodi necessitam muito deste projeto.

Esse programa tem por objetivo de promover o desenvolvimento sustentável da pecuária leiteira via transferência de tecnologia, atendendo a demanda de extensionistas de entidades públicas e privadas e de produtores de leitel.

Sua metodologia inovadora utiliza uma propriedade leiteira de cunho familiar como "sala de aula prática" com a finalidade de reciclar o conhecimento de todos os envolvidos: pesquisadores, extensionistas e produtores e, ao mesmo tempo, apresentar essa propriedade como exemplo de desenvolvimento sustentável da atividade leiteira em todos os aspectos: técnico, econômico, social e ambiental.

O principal resultado esperado é a recuperação da autoestima e da dignidade do produtor, permitindo a fixação da família no meio rural. Em relação ao extensionista, o principal resultado é o restabelecimento da importância da extensão rural como fator essencial para o desenvolvimento sustentável da atividade leiteira.


Nenhum comentário: