sábado, 1 de outubro de 2016

TSE disponibiliza aplicativo para público acompanhar apuração das eleições


O eleitor vai poder acompanhar em tempo real a apuração dos resultados das Eleições Municipais 2016 de quatro formas diferentes. A primeira delas pelo “Divulga”, sistema produzido pela Justiça Eleitoral para o acompanhamento dos resultados de votação de candidatos, partidos e coligações das eleições.

O “Divulga” permite a visualização dos dados por meio de várias consultas. Na versão desktop, o Divulga oferece maior gama de informações, permitindo ao usuário consultar os resultados de todos os municípios. “O Divulga é um software instalável, que se encontra disponível paradownload gratuito na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em versões para Windows e Linux, explica o chefe da Seção de Totalização e Divulgação de Resultados do TSE, Júlio Valente.

Acesse aqui os softwares para acompanhar a divulgação dos resultados das Eleições 2016.

Lucrécia já tem prefeita e lista de vereadores


Não estamos falando de boca de urna. É que lá em Lucrécia a disputa teve chapa única: Ceiça Duarte (prefeita) e Douglas Araújo (vice), ambos do PSDB.

Para a Câmara Municipal, são nove vagas e a Justiça Eleitoral registrou… Nove candidatos. Para essa turma, basta que cada um tenha, pelo menos, o seu voto.

PMDB fará 60 prefeitos no RN, inclusive Caicó, diz analista

O analista político caicoense Jurandir Santos avalia que o PMDB fará 60 prefeitos no Rio Grande do Norte.

Entre elas…

Caicó.

Fonte: Robson Pires

E Apodi?

MP Eleitoral emite recomendação para eleitores potiguares e instrução a autoridades

O Ministério Público Eleitoral, através do procurador regional Eleitoral, Kleber Martins, emitiu uma recomendação a todos os eleitores do Rio Grande do Norte e uma instrução aos promotores eleitorais e aos órgãos policiais e demais forças de segurança pública que vão atuar nas Eleições, neste domingo, dia 2.

No caso da recomendação, a preocupação do procurador é que os eleitores não venham a cometer “determinadas condutas que, apesar de comuns na véspera e no dia do pleito eleitoral, configuram ilícitos eleitorais graves, alguns inclusive de natureza criminal”. O documento cita os chamados “voos da madrugada”, que consiste em espalhar material de propaganda próximo ao locais de votação; e a compra de venda de votos, detalhando nos dois casos a legislação a respeito e as diversas penas que podem ser aplicadas aos que praticarem essas ilegalidades.

A recomendação traz ainda alertas contra a chamada “boca de urna”, bem como com relação à realização - proibida no dia da eleição - de comícios, carreatas ou o uso de alto-falantes ou amplificadores de som. Outro ilícito comum, e que fere a legislação eleitoral, é o transporte de eleitores, só permitido aos veículos e condutores que estejam a serviço da Justiça Eleitoral; se tratem de transporte regular coletivo; tenham sido alugados sem finalidade eleitoral; ou que pertençam a quem o esteja dirigindo, juntamente com sua família.

Já a instrução alerta os promotores eleitorais e os órgãos policiais quanto às mesmas práticas citadas na recomendação, orientando-os como agir no momento do flagrante e após a ocorrência, solicitando inclusive a tomada de todas medidas necessárias e possíveis ao registro adequado das irregularidades, para futura análise do MP Eleitoral e da própria Justiça Eleitoral.

Confira a íntegra da recomendação e da instrução clicando aqui e aqui

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Agostinho Pinto é denunciado a justiça


O candidato a vereador, e principal articulador da campanha de Alan Silveira foi hoje denunciado por calúnia junto a Justiça Estadual, na Delegacia de Polícia de Apodi.

Agostinho postou em grupos do aplicativo Whatsapp um vídeo em que mostrar o advogado Leonardo Maia fazendo a retirada de um adesivo de Alan e colocando outro no lugar de Flaviano.

Agostinho postou dizeres: “Coligação pede para Juiz investigar compra de voto pela polícia Federal em Apodi. Vídeo vai sair no RNTV amanhã. Matéria sobre compra de voto”.

Numa clara alusão ao vídeo posteriormente enviado pelo próprio Agostinho.

Leonardo Maia entendeu que o coordenador de Alan tinha por objetivo levantar suspeitas quanto a sua conduta, dando a entender que o mesmo poderia está praticando crime eleitoral.

O boletim de ocorrência foi registrado na tarde desta quinta-feira (30).

Justiça suspendeu divulgação de pesquisas em vários municípios

A vergonha de algumas pesquisas eleitorais que apontam como vencedores os seus contratantes, mesmo sendo travestidos de veículos de comunicação, não iludiu alguns magistrados…

Foram muitas as pesquisas proibidas de divulgação.

Em Currais Novos foram duas…

Em Macau também se proibiu…

Em Mossoró as duas registradas são alvo de ações na justiça… a justiça mandou o instituto Seta apresentar defesa…

Em Serra de São Bento se proibiu…

Em Parelhas duas pesquisas foram suspensas…

Em São Fernando também foi proibida…

Independente da ação da justiça sobre institutos, o certo é que muitos que aparecem como corretos, vão errar feios.

Porque é impossível uma cidade eleger dois prefeitos.

Domingo está pertinho… amanhã já é sábado.

Fonte: Thaisa Galvão

Correligionário de Flaviano sofre atentado em Soledade





Ontem à noite, a comunidade de Soledade foi palco de um evento triste que marca a campanha em Apodi.

Uma camioneta que anda com correligionários de Flaviano foi alvo de um tiro por arma de fogo.

Por sorte nenhuma pessoa foi atingida, porém, o motorista do carro e os que acompanhavam fizeram o registro de ocorrência, e pediu providencias por parte da polícia militar.

Garibaldi encerra comícios em Santa do Matos e Apodi

O senador Garibaldi Alves Filho aproveitou a quinta-feira (29) para participar de comícios do PMDB, no interior do Rio Grande do Norte. Este foi o último dia para a realização deste tipo de mobilização, de acordo com a legislação eleitoral, o que levou o senador a Santana do Matos e Apodi.


Em Santana do Matos, a candidata à reeleição pela coligação “Santana Continua de Mãos Dadas”, a prefeita Lardjane Macêdo (PMDB) e o vice Neto Nobre (PSDB) reuniram seus apoiadores na praça central da cidade. “Estamos encerrando mais uma campanha eleitoral e Santana do Matos não pode correr o risco do atraso, votando em outro candidato. Confio no trabalho de Lardjane e Neto, por isso estou aqui e, mais uma vez, me coloco a disposição dela em Brasília”, disse.

A última participação de Garibaldi em comícios, na campanha eleitoral deste ano, ocorreu na cidade de Apodi, onde subiu no palanque de Alan Silveira (PMDB) e Hortência Medeiros (PSDB). A coligação “Renovação e Esperança” recebeu o senador com uma verdadeira multidão pelas ruas de Apodi.


“Estou diante de dois jovens e essa multidão verde que representa o voto no 15. Voto no PMDB. Depois de hoje, não resta dúvidas que a vitória no dia 2 de outubro será deles. Os jovens tem a coragem e a inteligência para colocar Apodi no rumo do desenvolvimento e devolver a cidade sua importância regional. Meu gabinete está aberto para receber os projetos deles nas saúde, educação e na melhoria da qualidade de vida do apodiense”, afirmou.

A vergonha das pesquisas

O samba de crioulo doido das pesquisas eleitorais não acontece apenas em Assu, e sim em muitos municípios do Rio Grande do Norte onde quem paga leva.

O histórico de pesquisas no Estado, como o Blog da Thaisa Galvão mostra há exatos 10 anos, é dos mais vergonhosos de todo o país.

A gata da sexta feira, tarados! Ela é de matar, viu?


Comunicado da Justiça Eeleitoral na 35ª e 45ª Zonas

Ferramentas úteis para o dia da eleição:

A Justiça Eleitoral comunica aos eleitores da 35ª e 45ª Zonas Eleitorais que foram lançados diversos mecanismos tecnológicos para auxílio do cidadão no dia de votação. Destes, destacamos:
  • Para aqueles que não sabem onde votam, temos, disponível na Internet, o site do TRE-RN, no link: http://www.tre-rn.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao/consulta-por-nome – ou, para quem preferir, pode também baixar o App "Onde Votar", disponível para Android e iOS. Estes sistemas informam ao Eleitor a seção eleitoral em que vota, o local de votação e seu endereço, inclusive com indicação do mapa, através do Google maps.
  • O App “Resultados” permite ao cidadão acompanhar, em tempo real, o resultado das eleições deste ano. Os resultados do primeiro turno serão divulgados, via aplicativo, a partir das 17h do dia 2 de outubro.
  • Já o aplicativo “Boletim na Mão” permite que o resultado do pleito municipal de 2016 seja conferido por meio do código QR – um código de barras em 2D que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica. A ferramenta possibilita que qualquer cidadão acesse de forma rápida, segura e simplificada as informações contidas nos Boletins de Urna, documentos que são impressos após o encerramento da votação e afixados em quadros de aviso nas seções eleitorais.
Para mais informações CLIQUE AQUI.

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

COM CHAVE DE OURO: Vigília da Nova Geração dobra de tamanho e bate recorde da vigília vitoriosa de 2012


APODI: A Nova geração foi às ruas ontem, 28 em sua vigília. As ruas ficaram tomadas pelo amarela e vermelho com o tamanho da multidão que foi as ruas do Apodi, que depois inundou o calçadão da lagoa.

Até então, a maior movimentação política que havia tido em Apodi foi a do última dia, 24, no comício própria Nova Geração. Só que ontem, observando o tempo e o volume de gente, dobrou de tamanho da movimentação em relação ao sábado e o recorde da vigília vitoriosa de 2012 ficou para trás. Confira vídeos abaixo.

Confira vídeo da movimentação do última sábado 24:




Fonte: Prof. Toinho

Nota de esclarecimento a sociedade apodiense

Sobre o fechamento do Hospital das mulheres e, a respeito de boatos inverídicos que circulam nas redes sociais sobre fechamento do hospital Regional do Apodi Hélio Morais Marinho, o diretor geral do Hospital, o senhor Leandro Maia emitiu nota de esclarecimento.

Veja a nota da integra abaixo:

“O Hospital da Mulher teve seus serviços transferidos para a Maternidade Almeida Castro devido a um entendimento entre juízes do Trabalho, promotores, Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró e Secretaria Estadual de Saúde.

Com Relação aos Hospitais Regionais o secretário de Saúde, George Antunes, afirmou que retomará um plano de regionalização que basicamente trata do fortalecimento dos Hospitais maiores, com mais resolutividade, diminuindo o número de Hospitais, ficando apenas os maiores sob a responsabilidade do Estado, e municipalizando os menores.

Assim, não se trata de fechar Hospitais, esse é um processo que requer muitas discussões entre os entes públicos interessados, demanda tempo, tanto que esse processo vem de outros Governos.

Portanto, não procede a informação de que o Hospital Regional Hélio Morais Marinho será fechado”.

Atenciosamente,

Leandro Maia
Diretor Geral

Alto índice de indecisos pode contrariar tendências apontadas por pesquisas

A crise política e as mudanças nas regras das disputas eleitorais deste ano nos municípios provocaram impacto na vida dos candidatos e pode se refletir também nas intenções de votos dos eleitores. Embora favoritos de algumas capitais tenham se mantido em primeiro lugar em todas as pesquisas de intenção de voto, cientistas políticos avaliam que o voto dos eleitores nesse pleito tende a ser mais volátil e, por isso, há uma tendência de que os resultados sejam surpreendentes em relação às pesquisas eleitorais.

A três dias do primeiro turno das eleições, o índice de desinteressados aparece alto em alguns municípios. Na última semana, um levantamento divulgado pelo Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN), no Recife, mostrou que 55% dos entrevistados responderam não ter interesse no pleito municipal deste ano.

Apodi recebe as "percas" do Royalties no mês de setembro


No mês de setembro de 2016, a Prefeitura de Apodi foi a campeã em recebimento de dinheiro da Petrobras, através dos royalties pagos pela exploração de petróleo e gás em área apodienses, que rendeu ao município a bagatela de 1.382.808,32.

Presença do eleitor nas redes sociais tornou esse meio fundamental para as campanhas municipais

O aumento da presença do eleitor nas redes sociais tornou esse meio fundamental para as campanhas municipais. Essa maior participação faz os candidatos se preparem melhor.

Ao mesmo tempo em que ocorre a discussão política, o eleitor também está participando da campanha.

Fonte: Robson Pires

Jacinto Carvalho realiza mais um grande arrastão pelas ruas de Severiano Melo


O candidato a prefeito de Severiano Melo, Jacinto Carvalho realizou mais um grande arrastão, desta vez no bairro Jatobá, centenas de pessoas saíram as ruas da cidade ao lado do futuro prefeito.


Durante o vento foi anunciado o deferimento da candidatura do vereador e presidente da câmara Antônio Derimar Barra.

10ª Proposta: Pavimentação e Saneamento Básico (10 Ideias simples para Apodi)


Durante nossa candidatura lançamos o desafio de elaborar e futuramente executar um pacote de ideias que irá Criar e Modernizar as nossas Leis Municipais; 

Para isso, temos 10 ideias simples para Apodi, a décima e última dela está aqui: 
– Lutar junto ao Poder Executivo Municipal, através de projetos de leis e apontamentos que visem o incremento da qualidade de vida da população residente nas comunidades mais carentes do nosso município, dentre elas pavimentação e saneamento básico.

Não deixe de propor sua ideia através do nosso site, ou de acompanhar a campanha do candidato em nossas redes sociais: 
Facebook: Gilvan Alves - 70777 
Youtube: Gilvan Alves
IG: @gilvanalves70777 
Site: www.novasideiasapodi.com.br 

Curta e compartilhe as novas ideias para Apodi.

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Hipnose começa a ser desfeita em Apodi

Tem candidato que começa a perder os cabelos em Apodi.

Motivo: o eleitor saiu do processo de hipnose e começa a enxergar a real postura do candidato que vende ilusões de esperança nos bairros.

Está na hora de analisar o que foi feito pela cidade.

“Prestem atenção candidatos, por favor”…!

Atenção:

Na eleição proporcional, o eleito nem sempre é aquele candidato que obtiver a maioria dos votos válidos.

O que pode e o que não pode na reta final das eleições

Veja o que pode e o que não pode sob ponto de vista da lei, nesses últimos dias de campanha e eleições:


Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Instituto Sensatus aponta 47,85% das intenções de votos para Alan Silveira

Registrada no TRE sob número RN-01408/2016, pesquisa do instituto Sensatus aponta vitória do candidato Alan Silveira (PMDB) no município de Apodi.

Veja os números da consulta estimulada:

Alan Silveira (PMDB) – 47,85%
Flaviano Monteiro (PCdoB) – 37,08%
Pinheiro Bezerra (SD) – 3,38%
Paulo Viana (PSOL) – 2,77%
Brancos/nulos – 3,54%
Indecisos – 5,38%

Lei da Ficha Limpa deixou mais de mil candidatos fora das eleições municipais

Pela terceira vez a Lei da Ficha Limpa é usada em uma eleição. E, dessa vez, ela deixou de fora mais de mil pessoas que tentaram se candidatar em todo o país a prefeito ou vereador.

A Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/2010) é responsável por uma em cada dez impugnações de candidatos, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral. Faltando uma semana para as eleições, quase 10.500 candidatos tiveram suas candidaturas indeferidas e outras 12 mil aguardam recursos.

Entenda a diferença entre votos brancos e nulos nas eleições

As próximas eleições municipais no Brasil acontecerão em outubro, quando serão escolhidos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. O voto é obrigatório para os maiores de 18 anos de idade e menores de 70, e facultativo aos jovens de 16 a 18 anos de idade. Além de conhecer melhor o candidato, é importante o eleitor saber também o conceito dos votos brancos e nulos.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tanto os votos brancos quanto os nulos não são considerados válidos. Isso quer dizer que esses tipos de votos não contam na apuração das eleições nem são contabilizados para o candidato que está ganhando. Para os cálculos eleitorais, são considerados válidos apenas os votos nominais e os de legenda. A contagem dos votos de uma eleição está prevista na Constituição Federal de 1988, que determina que “é eleito o candidato que obtiver a maioria dos votos válidos, excluídos os brancos e os nulos”.

Voto em branco
De acordo com o Glossário Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o voto em branco é aquele em que o eleitor não manifesta preferência por nenhum dos candidatos. Antigamente, o voto branco era considerado válido e contabilizado para o candidato vencedor, como se o eleitor se declarasse satisfeito com qualquer candidato que vencesse as eleições. Isso mudou.

Voto nulo
O voto nulo, aquele em que o eleitor manifesta sua vontade de anular o voto como manifestação de protesto, não invalida a eleição, mesmo que mais de 50% dos eleitores votem desta forma. De acordo com informações do TSE, os votos nulos podem, sim, interferir no resultado da eleição, já que quando um eleitor vota desta forma, o candidato com mais votos fica mais perto de vencer a eleição no primeiro turno. Assim, quanto mais votos nulos ou brancos, menos votos válidos um candidato precisará para atingir mais de 50% dos votos e ser eleito.

Candidatas a vereadoras retiram registro de candidaturas em Apodi

Adriana Rainha e Aparecida Costa

As candidatas a vereadoras Aparecida Costa e Adriana Rainha, ambas do Solidariedade entraram com requerimento junto ao TRE/RN, cartório eleitoral de Apodi, solicitando a retirada do registro de candidatura.

Prejudicando assim os votos da coligação.

Mais propostas da candidata Socorrinha


PROPOSTAS:
- Requerer duas sessões semanais da Câmara Municipal, visando não deixar a população à espera de decisões importantes;

- Promover enquete com a população para a escolha dos horários das sessões, visando uma maior participação da população nas mesmas;

- Requerer que as sessões sejam transmitidas, além do rádio, pela internet (live, youtube, etc.) e que as transmissões não sejam interrompidas antes de finalizadas.

Vereadora SOCORRINHA
50445⃣✅  
Em defesa do SOCIAL!
PSOL - Apodi em PRIMEIRO lugar!
Procure comprovar e analise:

Prefeitura paga hoje aos servidores os salários de setembro

A Prefeitura de Apodi iniciou nesta quarta-feira dia 28, e conclui sexta-feira, dia 30, o pagamento dos servidores municipais.

Uma folha de pagamento que representa quase R$ 2 milhões. No primeiro dia, hoje, serão pagos os servidores de todas as secretarias, incluindo os comissionados a partir das 9hs.

A partir de amanhã os servidores da Educação. A atual administração municipal tem se empenhado para manter em dia o salário dos servidores.

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Multa sobre pesquisas fraudulentas podem ultrapassar os 100 Mil Reais

A empresa que for pega fraudando pesquisas eleitorais, assim como qualquer cidadão de má fé que se utilizar de números irreais, que não condizem com a realidade estudada, poderão ser multados em mais de 100 mil reais, além de outras sanções punitivas.

Institutos de pesquisas eleitorais com atuação duvidosa podem ser utilizados como manobra por algumas coligações para fraudar intenção de votos e com isso conquistar eleitores que preferem fazer uso do chamado “voto útil”, onde o eleitor faz opção por aqueles que possivelmente estão na liderança da disputa eleitoral em cada localidade pesquisada.

O TSE tem sido rigoroso quanto ao tema, e as sanções vão além da aplicação da multa, que vai de cerca de 50 até 100 mil reais.

O eleitor consciente também poderá provocar a justiça, caso entenda que os institutos possam estar fraudando números de intenção de votos.

Jurídico entrará com ação para realizar auditoria em pesquisas registradas em Apodi

O setor jurídico da Coligação Pra Apodi Continuar Crescendo, que tem como candidato a prefeito e vice Flaviano Monteiro e Zé Maria, entrará com ação junto ao TRE/RN, cartório eleitoral de Apodi, solicitando que a justiça eleitoral promova uma auditoria nas pesquisas registradas em Apodi para o pleito de 2016.

Ao todo já foram registradas 4 pesquisas, segundo consta no site PesqEle 2016, sendo 3 da empresa de Itaú/RN, a SENSATUS Pesquisa e Consultoria, e 1 da Perfil Pesquisas Técnicas.

Ainda faltam divulgar 2 pesquisas, já devidamente registradas junto ao TSE, previstas para amanhã 28/09, e próximo sábado, dia 01/10/16.

9ª Proposta: Interação Digital do Mandato (10 Ideias simples para Apodi)


Durante nossa candidatura lançamos o desafio de elaborar e futuramente executar um pacote de ideias que irá Criar e Modernizar as nossas Leis Municipais; 

Para isso, temos 10 ideias simples para Apodi, a oitava dela está aqui: 
– Manter, através do site: http://novasideiasapodi.com.br/, contato direto com os eleitores, proporcionando a estes o conhecimento acerca das funções e atividades desempenhadas por um vereador e, principalmente, possibilitar o envio de ideias, propostas e reivindicações da população apodiense, quer seja através de textos ou vídeos, dando vez e voz a população. 

Não deixe de propor sua ideia através do nosso site, ou de acompanhar a campanha do candidato em nossas redes sociais: 
Facebook: Gilvan Alves - 70777 
Youtube: Gilvan Alves
IG: @gilvanalves70777 
Site: www.novasideiasapodi.com.br 

Curta e compartilhe as novas ideias para Apodi.

8ª Proposta: Coleta Seletiva (10 Ideias simples para Apodi)


Durante nossa candidatura lançamos o desafio de elaborar e futuramente executar um pacote de ideias que irá Criar e Modernizar as nossas Leis Municipais; 

Para isso, temos 10 ideias simples para Apodi, a oitava dela está aqui: 

- Lutar no Legislativo para que o Executivo efetive os serviços básicos necessários a população apodiense, tais como, a coleta de resíduos (lixo), bem como a limpeza das ruas (roço de mato etc), objetivando o exercício dos direitos inerentes aos munícipes.

Não deixe de propor sua ideia através do nosso site, ou de acompanhar a campanha do candidato em nossas redes sociais: 
Facebook: Gilvan Alves - 70777 
Youtube: Gilvan Alves
IG: @gilvanalves70777 
Site: www.novasideiasapodi.com.br 

Curta e compartilhe as novas ideias para Apodi.

Igarn divulga dados atualizados da situação dos reservatórios do RN

O Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn) possui como uma de suas atribuições o monitoramento do volume de águas nos reservatórios do estado. Ao todo, 47 reservatórios são monitorados.  As últimas análises demonstraram que este volume de águas continua reduzindo nos açudes vistoriados, resultado da escassez de chuvas.

O último relatório de situação volumétrica, datado do dia 23 de setembro, indica que 21, dos 47 reservatórios do estado, com capacidade acima de cinco milhões metros cúbicos, já estão em volume morto ou secos. Se a estiagem permanecer na próxima estação chuvosa, outros 10 chegarão à mesma situação em período inferior a 12 meses.

Maior reservatório do estado, a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, com uma capacidade de 2,4 bilhões de metros cúbicos, atualmente possui 453,4 milhões de metros cúbicos, o que corresponde a 18% do seu volume máximo. Já a Barragem de Umari está com 13,82% da sua capacidade, o que na vazão atual suportará até agosto de 2017.

Na região do Seridó, o açude Itans está com 2,24% de sua capacidade o que já caracteriza volume morto. O Açude de Cruzeta na mesma região com menos de 1% também está em volume morto.  

Em termos percentuais, 61% dos açudes do estado já se encontram em volume morto ou secos. Se a estiagem persistir, dentro dos próximos meses, esta porcentagem pode aumentar para 80%. Os dados atuais apontam que, nas condições atuais de uso, dois reservatórios possuem volume suficiente para chegar a 2019 e apenas um entraria 2020 sem estar no volume morto.

Rádio Vale do Apodi fará cobertura das eleições na região Oeste e do Rio Grande do Norte

A emissora Vale do Apodi, têm ao longo dos seus 14 anos de existência realizando a cobertura dos maiores eventos da região Oeste Potiguar do estado do Rio Grande do Norte, entre eles as eleições que a cada dois anos acontecem em âmbito municipal e estadual.

Para a cobertura das eleições de domingo próximo 02, a direção está agregando novos profissionais à equipe já existente na Vale do Apodi, proporcionando a cobertura de todos os locais de votação nas cidades de Apodi, Felipe Guerra, Severiano Melo, Rodolfo Fernandes e Itaú, além de trazer informações de outras cidades de importância no estado do Rio Grande do Norte.

A proposta da direção da Rádio é começar a coberturas às 09h00 minuto do dia 02, e parar apenas quando todas as urnas forem contabilizadas, informando aos milhares de ouvintes, os prefeitos e vereadores eleitos.

“Essa semana que antecede o pleito servirá para fecharmos os últimos detalhes dessa mega cobertura, sempre primando pela isenção e imparcialidade como tem sido ao longo dos anos”, afirmou o diretor da rádio Vale do Apodi, Fernando Magalhães.

A cobertura poderá ser acompanhada pela internet através do site da Rádio Vale do Apodi onde os milhares de ouvintes poderão acompanhar às apurações e resultados instantâneos de todas as cidades da 35ª Zona Eleitoral como também das principais cidades do estado do Rio Grande do Norte.

Fonte: Blog do Salomão Medeiros

Ostentação: carro que Rosalba anda em Mossoró parece o carro abre alas da escola de samba Mangueira do RJ


Numa eleição que o eleitor procura candidatos que apresentem uma campanha parcimoniosa com poucos gastos e sem ostentações, à candidata a prefeita de Mossoró Rosalba Ciarlini montou um carro digno dos alegóricos luxuosos das grandes escolas de samba do carnaval do Rio de Janeiro.

Propostas de governo praticamente não aparecem na ‘frevocracia’ da política de Mossoró e outros municípios potiguares.

Enquanto isso o povo vai votando e sofrendo.

Fonte: Blog do Primo

Eleitores não podem ser presos a partir de hoje

A partir de hoje (27), eleitores não podem ser presos ou detidos, salvo em flagrante ou para cumprimento de sentença criminal. A regra está prevista no Código Eleitoral, que entrou em vigor em 1965 e serve para garantir a liberdade do voto. No próximo domingo (2), mais de 144 milhões de eleitores vão às urnas para eleger vereadores e prefeitos. A regra vale até 48 horas após o encerramento do pleito.

Na prática, mandados de prisão não devem ser cumpridos pela Polícia Federal, principalmente na Operação Lava Jato, até a semana que vem, para evitar nulidades nos processos criminais. A regra foi inserida na legislação eleitoral em 1932, com o objetivo de anular a influência dos coronéis da época, que tentavam intimidar o eleitorado. Atualmente, juristas questionam a impossibilidade das prisões, mas a questão nunca foi questionada no Supremo Tribunal Federal (STF).

A proibição está no Artigo 236, do Código Eleitoral, e o texto diz: “Nenhuma autoridade poderá, desde 5 (cinco) dias antes e até 48 (quarenta e oito) horas depois do encerramento da eleição, prender ou deter qualquer eleitor, salvo em flagrante delito ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto”.

UFRN lança edital de concurso público

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) abriu nesta segunda-feira, 26 de setembro, as inscrições para o concurso público com seis vagas para cargos de nível médio e superior. As inscrições seguem até o dia 24 de outubro e devem ser feitas pela internet, através do site da Comperve, organizadora do certame.

Estão abertas uma vaga para administrador, uma para nutricionista, uma para tecnólogo em gestão pública e outra para técnico de laboratório (patologia), além de duas vagas para produtor cultural.

A taxa de inscrição é de R$ 80 para nível superior e R$ 60 para o nível médio e os salários vão de R$ 2.294,81 a R$ 3.868,21. As provas serão realizadas no dia 04 de dezembro nas cidades de Natal, Caicó e Santa Cruz.

Ê 'Brasiu'

O Eduardo Cunha (PMDB) não só não está preso como ainda vai ganhar $$$ publicando um livro em que diz que o impeachment foi GOLPE.

É isso, Brasil?

HiperNet - a internet que chega à sua casa para levar você mais longe!



Conheça nossa cobertura, temos uma cobertura em mais de 50% do estado do Rio Grande do Norte!

(84) 3333-3199
*suporte aos domingos e feriados 
(84) 9 9906-5027

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Apodi e mais 6 municípios do RN recebem R$ 776 mil do Ministério da Saúde para UBS

O Ministério da Saúde liberou R$ 776 mil para construção e ampliação de 7 Unidades Básicas de Saúde (UBS), beneficiando moradores de 7 municípios do Rio Grande do Norte: Apodi, Carnaúba dos Dantas, Parelhas, Baraúna, Guamaré, Macau e São Tomé. Os novos recursos fazem parte do Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde (Requalifica UBS), que tem por objetivo melhorar as unidades de saúde já existentes e possibilitar a construção de novas unidades para ampliar o atendimento gratuito à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os recursos, previstos no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), são repassados aos Fundos Municipais de Saúde por meio do Bloco de Investimentos na Rede de Serviços de Saúde de cada região contemplada. O Requalifica UBS é uma das estratégias adotadas pelo Governo Federal para a estruturação e o fortalecimento da atenção básica em todo o Brasil.

Detran recupera sinalização viária em cidades do Rio Grande do Norte

Serviço inclui a sinalização com a restauração de lombadas e faixas de pedestres, a substituição e instalação de novas placas, assim como a pintura de eixo e bordo.
Na próxima etapa, a equipe de Operações do Detran/RN deve seguir para Severiano Melo.

O Governo do Estado, por meio do Detran/RN, está revitalizando a sinalização horizontal e vertical em vários municípios. A recuperação já passou pelas cidades de Apodi, Serra Caiada, Ceará-Mirim, Alexandria, Jucurutu, entre outras. Na próxima etapa, a equipe de Operações do Detran/RN deve seguir para Severiano Melo.

De acordo com a necessidade de cada município, o serviço inclui a sinalização com a restauração de lombadas e faixas de pedestres, a substituição e instalação de novas placas, assim como a pintura de eixo e bordo, permitindo aos motoristas e pedestres melhores informações referentes ao trânsito, como também maior fluidez no tráfego.

Para realizar os serviços de implantação e manutenção da sinalização viária, o Departamento Estadual de Trânsito do RN utiliza recursos da arrecadação de taxas e autuações de trânsito emitidas pelo órgão.

Campanha Nacional de Multivacinação 2016 segue até 30 de setembro

O Programa Estadual de Imunização divulgou o balanço da Campanha Nacional de Multivacinação 2016. Até o momento, no Rio Grande do Norte, foram aplicadas 29.361 doses de vacinas em crianças de zero até 4 anos, 11 meses e 29 dias, sendo 8.685 doses aplicadas em Natal. Nessa faixa etária, 41.990 crianças compareceram aos postos de saúde para avaliação da caderneta de vacinação.

A campanha começou no último dia 19 e segue até dia 30 de setembro em todo o estado. Serão disponibilizadas todas as doses previstas no calendário vacinal do Ministério da Saúde. “A vacinação acontecerá de forma seletiva para a população alvo, que deverá comparecer ao posto de vacinação munidos da caderneta para que essa seja avaliada e o esquema vacinal atualizado para receber as doses necessárias”, explicou a responsável técnica pela coordenação estadual de Imunização da Sesap, Zaira Santiago.

Crianças e adolescentes
Também serão ofertadas as doses indicadas para crianças de nove anos e adolescentes de 10 a menor de 15 anos. A campanha será uma oportunidade para meninas de 9 a 13 anos receberem a vacina contra o HPV. Os números da vacinação para esta faixa etária ainda não foram contabilizados.