sábado, 6 de agosto de 2016

Sem ‘qualidade’ para administrar Apodi

Tem candidatura a prefeito de Apodi nas eleições municipais deste ano ‘despencando’. O eleitor começou a entender a ‘farsa’.

Pra administrar tem que ter experiência. Não tem ‘qualidade’ para administrar.

Apodi: Disputa à Câmara será eletrizante para candidatos e partidos


A disputa por 13 vagas na Câmara Municipal de Apodi, este ano, deverá ser mais emocionante do que a corrida pelo voto à Prefeitura.

A prévia eleitoral revela uma série de nuances que devem tornar bastante disputada a seleção dos eleitos e reeleitos.

Também teremos uma gama de partidos e coligações compondo esse cenário confuso, a luta pelo voto dos ‘indecisos’ fará uma enorme diferença no resultado final.

Eliésio de Bom (PHS) é oficializado como vice de Pinheiro Bezerra



Em reunião na noite desta sexta-feira 05, militantes dos partidos SD, PHS e PEN se reuniram com o propósito de receber oficialmente o nome do ex-vereador e empresário Eliésio Gomes, conhecido como Eliésio de Bom como vice na chapa encabeçada pelo médico e ex-prefeito Dr. Pinheiro.

O empresário Célio Martins conduziu a reunião, explicando quais motivos levaram a escolha do nome do empresário e todo seu grupo ao projeto dos partidos para o município de Apodi.

Dr. Pinheiro enalteceu a atitude do Célio Martins de abdicar da pré-candidatura de vice, para dá espaço ao nome do empresário Eliésio. “Essa é uma noite memorável, pela sua atitude de Célio Martins que só uma pessoa de fibra e sensatez como você poderia ter, essa sua decisão enobrece, fortalece nosso projeto, que tem um pensamento coletivo para Apodi”, afirmou.

O empresário Célio Martins agradeceu as palavras de Dr. Pinheiro e afirmou: “É preciso que se entenda que nosso projeto não é pessoal, é coletivo, não existe vaidade pessoal, ele visa o macro e acima de tudo com respeito responsabilidade. Pensamos grandes e estamos despidos de toda e qualquer vaidade, e firmes no propósito de estarmos juntos e unidos em prol do Apodi que queremos”, frisou.

Eliésio Gomes que foi recebido com muitos aplausos, falou de forma emocionada, declarando que tudo acontece segundo os planos de Deus, e está nessa situação como vice de Dr. Pinheiro foi uma providencia divina. “Estou deveras alegre, feliz, vamos a luta”, afirmou.

Por fim Dr. Pinheiro que já foi prefeito de Apodi por três vezes afirmou que política de faz somando, aglomerando apoio, coisa que o nome de Eliésio de Bom trará ao projeto da coligação APODI QUE QUEREMOS.

Fonte: Josenias Freitas

Calculadora na mão para o pleito eleitoral de Apodi

Os pré-candidatos já estão de calculadora na mão analisando o pleito de Apodi. O problema é o quociente eleitoral, onde nem sempre o vereador mais votado pode ser eleito.

Mais do que ter muitos votos é preciso ter uma coligação forte.

Funciona assim…

Os partidos disputam sozinhos ou coligados as eleições majoritárias e proporcionais. Para prefeito e vice-prefeito o vencedor é aquele que obtiver o maior número de votos válidos nas eleições.

Porém, para vereador a definição de quem assumirá uma vaga no legislativo é baseado no quociente eleitoral e partidário.

O quociente eleitoral é a divisão de votos válidos pelo número de vagas na Câmara.

E o quociente partidário é o número de votos que cada partido ou coligação alcançou divido pelo quociente eleitoral. Para os lugares não preenchidos, a chamada sobra dos votos, é definida pela maior média de votos obtidos pelas siglas.

O partido ou coligação que não alcançar o quociente eleitoral não poderá concorrer a distribuição de lugares.

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Apoios dos pré-candidatos a prefeito de Apodi está mais misturado que jogo de pega vareta

Os apoios dos pré-candidatos a prefeito de Apodi estão mais misturados que um jogo de pega varetas.

O problema é que alguns partidos fecharam com pré-candidatos que não estão de agrado dos membros das devidas siglas partidárias.

Resultado tem gente de um partido que fechou com um pré-candidato, mas que irá apoiar outro.

Como será?

Simples.

O aliado apenas não subirá no palanque, mas ficará livre para conseguir votos para o seu candidato a prefeito preferido.

Candidatura de Pinheiro é de alto risco

Existe risco iminente para o registro da candidatura de Pinheiro Bezerra (Solidariedade) a prefeito de Apodi nas eleições municipais de 2016.

O ex-prefeito José Pinheiro Bezerra que está com dois processos no Tribunal de Contas do Estado registrou candidatura ao lado do seu companheiro de partido, Célio Martins.

Pinheiro está incluído na relação de “fichas sujas” do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o que pode atrapalhar o deferimento da sua candidatura.

À conferir!

PRP Apodi realizou convenção partidária ontem


A Executiva Municipal do PRP Apodi, realizou nesta quinta feira a sua convenção partidária que homologou os nomes de seis candidatos a vereadores nestas eleições municipais.

Confira os nomes que tentarão uma cadeira na câmara municipal: Elson Marinho, Luís do Espetinho, Anael Pescador, Totoca, Andreia e Leila Sales.

Você também pode ajudar a jovem Sandy Ester. Colabore!

A família de Sandy Ester G. Florêncio, da comunidade de Sororoca, zona rural de Apodi, pede apoio para quem puder colaborar, pois estão precisando de recursos para custear uma cirurgia que a jovem precisa fazer urgentemente, pois a mesma estar perdendo a visão.

Ela já perdeu a visão de um olho e precisa fazer a cirurgia com urgência para não perder o outro.

Se você pode ajudar ou conhece alguém que pode ajudá-la com alguma quantia, abaixo os dados da conta para doações. 

Banco do Brasil
Titular: Sandy E G Florêncio
Ag.  0892-3 Conta 
Corrente: 31.190-1

RN completa 515 anos e Assembleia preserva parte dessa história

No próximo domingo (7) o Rio Grande do Norte completa 515 anos. A data é alusiva ao Marco de Touros, implantado neste dia no ano de 1501 e considerado o mais antigo no País. Para alguns historiadores, é a prova de que juridicamente o País foi descoberto a partir do RN.

Parte dessa história, notadamente a partir do período imperial, está preservada pelo Memorial do Legislativo Potiguar. Seu acervo documental remonta ao ano de 1835, no período imperial, quando o Parlamento foi instalado. A data será marcada na Assembleia por uma sessão solene na próxima terça-feira (9), às 9h, propositura do deputado Gustavo Carvalho (PSDB).

Foi há 16 anos, no dia 30 de maio do ano 2000 que o Dia do Rio Grande do Norte foi oficialmente instituído, durante o governo Garibaldi Alves Filho. A data foi criada com a Lei nº 7.831, de autoria do então deputado estadual Valério Mesquita. A pedra que demarca o início da história em solo potiguar foi colocada durante a expedição comandada por Gaspar de Lemos e André Gonçalves, a mando do rei português D. Manoel I.

“A apresentação da Lei nº 7.831, pelo ex-deputado estadual Valério Mesquita, é mais uma prova da contribuição permanente da Casa Legislativa para a preservação da história do nosso povo. Como dizia Câmara Cascudo: a Memória é a imaginação do povo, mantida comunicável pela tradição, movimentando as culturas, convergidas para o uso, através do tempo”, destaca o deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa.

Vai começar a “guerra política” em Apodi

Em tempos de “guerra política” em Apodi amigos viram rivais, as intrigas aumentam, além de outras indiferenças arranjadas com o pleito.

O pior é o discurso dos políticos acusando A, B, C ou D.

O que aconteceu ontem, foi só uma amostra do que poderá acontecer mais adiante.

Vamos aguardar o desenrolar dos fatos!

Felipe Guerra: Atual vice-prefeito vai compor chapa na oposição


A oposição no município de Felipe Guerra acaba de fechar com o atual vice-prefeito, Paulo Guilherme.

No último dia para homologar as candidaturas, eis que surge os nomes de Dr. Victor Costa (PSD) para prefeito e Paulo Guilherme para vice-prefeito.

Sepultamento do Professor Alcivan Medeiros acontecerá neste domingo em Felipe Guerra


No próximo domingo (7), as cidades de Santana do Matos e Felipe Guerra, ambas nas regiões Central e Oeste do estado do Rio Grande do Norte estarão dando seus últimos adeus ao Professor Alcivan Medeiros da Silva, quando estará acontecendo celebrações de missa na Igreja Matriz de Sant'Ana, em Santana do Matos no período da manhã.

Depois da missa em celebração em Santana do Matos, a urna com as cinzas do Professor Alcivan Medeiros da Silva seguirá para a cidade de Felipe Guerra, onde acontecerá as últimas homenagens quando será velado em local público e o sepultamento ocorrerá no fim da tarde de domingo.

Fonte: Salomão Medeiros

Pecado Capital: MPF apresenta duas últimas ações contra Gilson Moura e cúpula do esquema

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) apresentou as duas últimas ações dentro da chamada Operação Pecado Capital, que desbaratou um esquema de corrupção no Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem/RN), cujo funcionamento se deu principalmente durante a gestão do ex-diretor geral Rychardson de Macedo, entre abril de 2007 e fevereiro de 2010. Trata-se de uma denúncia contra o ex-deputado Francisco Gilson de Moura e outras quatro pessoas e uma ação por improbidade contra o ex-parlamentar e um desses envolvidos.

Além do ex-deputado, também são acusados na denúncia o filho da ex-governadora Wilma de Faria, Lauro Maia; o próprio Rychardson de Macedo; o advogado Fernando Antônio Leal Caldas Filho e seu pai, Fernando Antônio Leal Caldas. Já na ação por improbidade, Gilson Moura figura ao lado apenas deste último, pois os demais denunciados já respondem pelos mesmos fatos na esfera cível.

As ações demonstram que Gilson Moura recebeu R$ 1,2 milhão em propina, inclusive por meio de “doações eleitorais oficiais”, através do uso de veículos contratados pelo instituto e desviados para utilização em campanha, bem como mediante custeio de despesas eleitorais não informadas nas prestações de contas (“caixa dois”). Os ilícitos envolvem tanto as eleições de 2008, quando concorreu à Prefeitura de Parnamirim; quanto as de 2010, quando se reelegeu para a Assembleia.

Gilson Moura foi quem indicou Rychardson para a diretoria do Ipem e se tornou - junto de Lauro Maia - um dos principais beneficiários dos desvios de verbas. Fernando Antônio Leal Caldas Filho é apontado pelo MPF como peça importante desse grupo, tendo servido de elo entre Lauro e o ex-deputado. Já Fernando Leal, o pai, contribuiu com as irregularidades obtendo documentos falsos.

A gata da sexta feira é essa 'morenaça' de tirar o fôlego! Filha de peixe, peixinho é...

Hoje é sexta-feira, dia da gata da semana. Dia de biritar, curtir, beijar e amar. Olha só leitores tarados deste blog, até o Zeca Pagodinho deu uma 'olhada' ...

Homem é executado a tiros na Baixa do Caic em Apodi



Por volta das 21:30 da noite desta quinta-feira dia 04/08, a Central de Operações da Polícia Militar foi informada de uma ocorrência de disparos de arma de fogo com uma vítima, na Baixa do Caic, região periférica da cidade. 

De imediato uma viatura da Rádio Patrulha se deslocou até o local informado, e constatou a veracidade da informação. 

A vítima que já se encontrava sem vida, foi identificada apenas pela alcunha de "Côco". O mesmo foi executado com cerca de 08 tiros, que atingiram a região do tórax e cabeça.

Uma guarnição da Rádio Patrulha isolou o local do crime até a chegada do ITEP, que recolheu o corpo para a sede do órgão em Mossoró.

Fonte: Sentinelas do Apodi

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Agronegócio computa saldo positivo de 824 empregos gerados no RN

Em junho, o setor que teve o melhor desempenho na geração de empregos formais no Rio Grande do Norte foi o da agropecuária, que encerrou o mês com um saldo positivo de 824 empregos. Depois, somente o segmento da indústria de transformação e o extrativismo mineral tiveram saldos positivos, com 76 empregos e 59 empregos respectivamente.

Os demais setores – construção civil, comércio, serviço e administração pública – apresentaram saldo negativo. Com isso, o Rio Grande do Norte ficou com um saldo total negativo em 1.163 vagas. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.

O ramo com perdas mais significativas foi no setor de serviços, que admitiu 4.013 pessoas, mas, demitiu 4.905, finalizando com um saldo negativo de 912 vagas. No ranking de bolsa de empregos eletivos, a construção civil ficou com o segundo pior saldo. Nesse setor, foram criados 1.535 empregos e, em contrapartida, foram efetivados 2.197 desligamentos, o que gerou um saldo de -662 empregos. No comércio, o déficit no saldo de emprego chegou a 536 vagas. Isso porque foram feitas 3328 demissões e apenas 2792 contratações formais nesse setor.

Após pressão popular; vereadores aprovam mais dois projetos para o município

Projeto de Lei Nº 026/2016, De 6 de junho de 2016 – Dispõe sobre a autorização para abertura de Crédito Especial que especifica e dá outras providencias. (Programa de Atendimento Familiar – PAF do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente).

Projeto de Lei Nº 024/2016, De 30 de maio de 2016 – Dispõe sobre permissão de uso de terreno municipal urbano, localizado na Rua Moésio Holanda, s/n, Apodi-RN para a construção do Projeto SESI – Indústria do Conhecimento e dá outras providencias. 

Matérias foram aprovadas por maioria dos votos.

Fonte: Blog da Câmara

Costuras políticas

As ‘costuras’ políticas estão em seu final em Apodi.

Depois, campanha e urnas.

Fátima Bezerra e José Agripino são considerados pelo DIAP ‘Cabeças do Congresso Nacional’

Os “Cabeças” do Congresso Nacional são, na definição do DIAP, aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades aqui descritas.

A pesquisa inclui apenas os parlamentares que estavam no efetivo exercício do mandato no período de avaliação, correspondente ao período de fevereiro a julho de 2016.

Do Rio Grande do Norte, dois parlamentares integram a lista: os senadores José Agripino Maia (DEM) e Fátima Bezerra (PT).

Agripino se destaca pela habilidade de batedor e Fátima como articuladora.

Torcida Vascaína Apodi na Arena Castelão em Fortaleza





Mais de 60 integrantes da Nação Vascaína Apodi estiveram prestigiando a partida entre Ceará X Vasco na Arena Castelão.

O show mesmo ficou por conta das torcidas de ambas equipes que cantaram e animaram com coreografias até o fim do jogo.

Com público recorde 56.700 torcedores estiveram presentes na  Arena Castelão, esse foi o maior público até o momento em todas as séries do Brasileirão 2016.

Interior na espera

Vamos ver se o Governo do Estado descobre o caminho do interior do Rio Grande do Norte.

Vai esperar até quando para agir na segurança dos interioranos?

#PHODA

Três vereadores deixarão a câmara de Apodi


É possível que dos atuais vereadores apodienses, pelo menos três não disputem mais cadeiras no legislativo:

– Nilson Fernandes (PMDB) e Bráulio Ribeiro (PROS) já confirmaram que não tentarão renovar seus mandatos.

E…

A vereadora Hortência Regalado (PSDB) que será candidata a vice-prefeita.

População espera pela aprovação do Projeto


Logo mais, durante a sessão ordinária na Câmara Municipal de Apodi o Projeto para a construção do prédio do Programa de Atendimento Familiar será votado.

A equipe da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social estão confiantes de que os nobres vereadores representantes do povo irão aprovar esse projeto para o benefício da população!

Vereadores que já confirmaram o voto:
  • Bráulio Ribeiro (PPS)
  • Chico de Marinete (PCdoB)
  • Genivan Varela (PCdoB)
  • Júnior Carlos (PSB)
  • Soneth Ferreira (PP)

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Jumento Atômico: o blog de humor mais ácido de Apodi está de volta - sua dose diária de recalque e rivotril

Quem está retornando suas atividades é o Jumento Atômico – o blog de humor mais ácido de Apodi - sua dose diária de recalque e rivotril.

“Um blog ‘besta’ e sem credibilidade. Não perca seu tempo”!

Mas... quem preferir fazer uma visitinha, basta dá um clique AQUI ou no endereço na barra lateral do blog.

Nota do blog: sou fã do trabalho de vocês. Sucesso, meu grande amigo Daniel.

Prefeito recebe importantes apoios no projeto de reeleição


O grupo denominado Nova Geração recebeu novos apoios, e desta vez os membros do Partido Republicano Progressista (PRP) que apresentará a pré-candidatura a vereador de Elson Marinho na coligação com o PTdoB.

O partido está chegando através da liderança do ex-prefeito Evandro Marinho de Paiva, irmão do pré-candidato Elson Marinho.

Disputa pela Prefeitura de Apodi já soma duas desistências

Há poucos dias do início da campanha já foram homologadas quatro chapas que disputarão o executivo apodiense.

Antes de chegarmos a reta final para definições das candidaturas majoritárias, já foram contabilizadas duas desistências na disputa pela Prefeitura de Apodi.

Primeiro saiu da disputa o pré-candidato Wilson Oliveira (PRP). E na semana passada foi a vez de Eliésio de Bom (PHS), que desistiu de chegar ao Palácio Francisco Pinto.

Eliésio ainda não definiu se terá palanque.

Será que terá mais desistência?

Vamos aguardar.

Candidatura não 'decola' e preocupa pré-candidatos a vereadores da coligação

De um leitor do blog:

Nas conversas nas esquinas e praças sobre a política local, está sendo discutido que tem um certo candidato que ainda não decolou e tem deixado candidatos a vereadores de sua coligação de orelha em pé.

A quem aposte que essa coligação não terá força para fazer se quer um vereador, algo que seria muito decepcionante para um grupo considerado tão forte.

Vamos aguardar o desenrolar, ou melhor, o desempenho...

Em Apodi, candidatos a vereador fazem os cálculos

Definidos os candidatos a prefeito de Apodi, as articulações continuam entre os candidatos à Câmara Municipal que fazem os cálculos para saber quais as coligações mais propícias a uma maior conquista de vagas no Legislativo.

Situação do governo vem difícil desde Rosalba

Sem procuração para defender:

Mas…

O governador do Rio Grande do Norte Robinson Faria carrega um ‘fardo pesado’. Ele não tem culpa da situação em que se encontra o Estado. A situação vem desde a gestão da ex-governadora Rosalba Ciarlini.

Em outros Estados do país a crise financeira é mais difícil. Os salários estão atrasados. Muito diferente do RN.

Fonte: Robson Pires

Prefeito Flaviano Monteiro esteve com o ex-presidente Lula da Silva


A convite do Comitê Estadual do PCdoB o prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro participou de um ato com o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva(PT).

Presença da Senadora Fátima Bezerra que ratificou a aliança política com o PT local nas eleições de 2016. “Momento muito forte com a militância do ex-presidente”, disse o prefeito.

PRP realiza sua convenção na próxima quinta


O Diretório Municipal do PRP (Partido Republicano Progressista) tem a honra de convidá-lo para participar da Convenção Municipal que será realizada na próxima quinta-feira, dia 04 de agosto de 2016. A partir das 19h na ACDA.

Na oportunidade, além da composição do novo Diretório Municipal, serão escolhidos os membros da Comissão Executiva do partido, e os candidatos na proporcional e coligação majoritária das eleições 2016.

Diretório Municipal do PRP

Convite: Gilberto Olinto te convida para reunião sobre Estratégia e Marketing de campanha


O pré-candidato a vereador, Gilberto Olinto tem a honra de convidar você servidor do município de Apodi, para participar de uma reunião, que será realizada na Churrascaria e Pousada Apodi às 19h30min onde iremos discutir: a importância de um mandato popular e combativo. A perspectiva de um possível apoio e estratégia e marketing de campanha.

Gilberto Veríssimo Tôrres

terça-feira, 2 de agosto de 2016

Quatro candidatos vão disputar a prefeitura do Apodi


Depois de homologadas as pré-candidaturas em suas convenções realizadas na última final de semana, a cidade de Apodi terá 4 concorrentes ao cargo de Prefeito.

São eles: o atual prefeito Flaviano Monteiro (PCdoB), Alan Pinto (PMDB), Pinheiro Bezerra (SDD) e Paulo Viana (PSOL).

O importante é que cada postulante vá até o fim da campanha com seu projeto, aí saberemos quem ainda tem votos.

Se pular fora do barco antes. Está dando uma declaração que era apenas um interesse pessoal.

Todos unidos e juntos, pelo amor ao Apodi.

Nota do blog: Eliésio Gomes (PHS) desistiu antes de registrar candidatura.

Barca de um candidato está com o casco furado e fazendo água

Segundo informações repassadas ao Blog, dão conta que uma determinada candidatura está fazendo água e sua barca poderá afundar.

Sem lenha para colocar no velho vapor, e sua barca levando um grande peso morto certamente não conseguirá navegar nos mares (lagoa) revoltos da sucessão de Apodi.

O candidato está tentando salva vidas para garantir a sobrevivência de sua tripulação, mas ninguém empresta nem uma boia de trator.

Quem será?

PHS e PEN desembarcam no projeto de Pinheiro em Apodi


Os partidos PSH e PEN representados, respectivamente, pelo advogado Marcos Tavares e pelo mecânico Gilberto Olinto, desembarcaram no projeto do pré-candidato a prefeito de Apodi, Pinheiro Bezerra (Solidariedade).

O anúncio oficial foi feito no último domingo (31) durante a convenção do partido do ex-prefeito.

Nota do blog: Eliésio de Bom 'ainda' não declarou apoio a nenhum candidato.

Robinson atrasa mais uma vez o pagamento dos servidores

O governador Robinson Faria (PSD) vai atrasar mais uma vez o pagamento do funcionalismo estadual.

Vai começar a pagar no próximo dia 05 e só termina no dia 12. O negócio não tá fácil.

Titonho Moreira desiste de pré-candidatura e anuncia apoio a Zé dos Grossos e Alan

O encarregado de obras Titonho Moreira (PSOL) anunciou que não é mais pré-candidato a vereador no município de Apodi. A desistência aconteceu nesta segunda-feira (01), no mesmo dia em que ele declarou apoio aos pré-candidatos Zé dos Grossos (PR) para vereador, e Alan Silveira (PMDB) para prefeito.

“Decidi abrir mão dessa caminhada para ajudar ao meu amigo Zé dos Grossos. Um homem trabalhador. Fui líder de associação rural e sei da capacidade de Zé em ajudar esse povo tão sofrido que é o povo da zona rural”, declarou Titonho.

O ex-pré-candidato reside na Baixa do Caic, na zona urbana do município, mas suas raízes estão na região de Santa Rosa I, onde possui uma trajetória de vida admirável. Titonho Moreira também possui grande liderança na região dos sítios Caboclo I e II, Ameno, dentre outros da região.

“Fiquei muito feliz quando Titonho me procurou para declarar apoio. Conheço o trabalho dele e acredito na sua força. Ele vem para somar, neste grupo que já é uma família”, destacou Zé dos Grossos, pré-candidato a vereador.

PSOL Apodi apresenta nominata com 8 pré-candidatos a vereadores

Geraldo Costa (vice) e Paulo Viana (prefeito)

O PSOL de Apodi que terá como candidato a prefeito Paulo Viana e o vice-prefeito seu companheiro de partido, Geraldo Costa.

Mais uma chapa puro sangue nessas eleições municipais. O PSOL Apodi disponibilizou uma nominata com oito pré-candidatos a vereadores que tentarão chegar à câmara municipal.

Solidariedade continua recebendo apoios em Apodi

O grupo de Pinheiro Bezerra continua recebendo apoios e desta vez quem chegou para somar com o ex-prefeito foi o comerciante Cortez, irmão do Barreia.

O Solidariedade tem conseguido atrair diversos eleitores.

Polícia apreendem dois adolescentes de Caraúbas, após tentativa de roubos de motos em Apodi


Após receber informações de diversas tentativas de roubos a várias motocicletas nas proximidades do Bar Leão, próximo a Escola Ferreira Pinto no município de Apodi, praticado por dois adolescentes da cidade de Caraúbas, o ocorrido foi por volta das 22h.

Os policiais do GTO e Rádio Patrulha deslocou- se até o local e foram informados por uma das vítimas, que 2 elementos armados com uma faca, tentaram tomar uma motocicleta de um policial que se encontrava de folga, momento em que o PM reagiu, realizou alguns disparos e os elementos empreenderam fuga sem serem atingidos, porém logo a frente, tentaram novamente contra um casal que passava em uma motocicleta, chegando a desferir uma cutilada no braço da mulher que foi socorrida ao hospital sem gravidade, novamente não conseguiram roubar a moto.

Mais adiante, os elementos conseguiram tomar a motocicleta de um rapaz que se encontrava nas proximidades do colégio Ferreira Pinto, momento em que um seguiu em fuga na motocicleta roubada com destino a cidade de Caraúbas, e na pressa deixou o comparsa para trás. Momento em que os policiais do GTO e RP se encontravam em diligência, e em poucos minutos conseguiram localizar e prender o outro elemento que tinha ficado para trás. 

Já na estrada de Caraúbas, o outro elemento foi interceptado, mas conseguiu furar a barreira policial montada naquela cidade. Já com a identificação do segundo elemento, o GTO de Apodi se deslocou a cidade de Caraúbas e junto com a Rádio Patrulha da cidade, conseguiram localizar o mesmo e recuperar a motocicleta.

Com informações do Sentinelas do Apodi

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Deputado requer melhorias da RN 233 até a cidade de Felipe Guerra

Devido à precariedade em algumas estradas no Estado, o deputado Ricardo Motta (PSB) está solicitando ao Governo do RN, através do Departamento de Estradas e Rodagens (DER) a recuperação da RN 120, no trecho entre as cidades de Santo Antônio a Nova Cruz. O parlamentar também está reivindicando a construção de uma estrada, com cerca de 30 km, ligando a RN 233 até a cidade de Felipe Guerra.

“Essa estrada está bastante danificada e é muito utilizada pelos produtores da região. Sua recuperação vai contribuir para a mobilidade e evitar acidentes automobilísticos, além de encurtar distâncias entre outras cidades do Agreste”, justificou o parlamentar sobre a RN 120.

A construção da estrada até o município de Felipe Guerra é um antigo pleito dos moradores. O trecho ainda é carroçável e irá beneficiar os distritos de Mariana, Santana, Pacó e Língua de Vaca, promovendo mais celeridade para a comercialização aos produtores da região.

TCE abre processos após equipe técnica identificar irregularidades em reajustes de vereadores no RN

A equipe técnica do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) identificou inconstitucionalidades em leis que fixam as remunerações de vereadores de dezenas de câmaras municipais do Rio Grande do Norte. Em virtude do levantamento, que ainda é preliminar, já foram constituídos 37 processos individualizados para apuração.

Nos últimos meses, vários reajustes foram concedidos aos vereadores pelas câmaras municipais no Estado em virtude da proximidade da data limite para fixação de subsídios, que pode ocorrer apenas até o dia 04 de agosto. Os vereadores só podem alterar o valor da remuneração para a legislatura seguinte, ficando vedada a concessão de aumento dentro do mandato em vigor.

De acordo com dados da Secretaria de Controle Externo e da Diretoria de Despesa de Pessoal, responsável pelas Representações, as principais irregularidades detectadas são a fixação dos subsídios por meio de ato normativo que não seja lei; remuneração acima do teto constitucional; concessão de décimo terceiro salário e adicional de férias, aos quais ocupantes de cargos eletivos não têm direito; pagamento de parcela indenizatória por presença em sessão extraordinária; e previsão de aumento no curso da legislatura.

Por conta dos processos que estão sendo constituídos no âmbito da Corte de Contas ao longo do levantamento, a Secretaria de Controle Externo enviou um ofício para a Federação das Câmaras Municipais do Estado do RN (FECAM/RN), informando acerca das irregularidades, para reforçar a necessidade de providências por parte dos representantes dos Poderes Legislativos municipais.

"Em que pese o trabalho de levantamento e análise dos atos normativos municipais ainda esteja em curso no âmbito do Corpo Técnico do TCE, importante se faz alertar as câmaras municipais sobre as principais inconstitucionalidades encontradas até o presente momento, pois ainda possível, até o próximo dia 04 de agosto, as suas correções por meio de leis editadas pelos poderes legislativos respectivos", ressaltou o secretário de Controle Externo do TCE, Anderson Brito.

A atuação preventiva do Tribunal de Contas é condizente com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal e as decisões proferidas recentemente como resultado das consultas formuladas ao TCE. No último dia 19 de julho, por exemplo, o Pleno da Corte reafirmou a proibição de reajustes durante a legislatura corrente, como também que a majoração dos subsídios dos deputados estaduais não acarreta, automaticamente, o aumento do subsídio dos vereadores, entre outros pontos.

Coligação do PMDB de Apodi reúne 10 partidos

A convenção municipal do PMDB em Apodi oficializou no último sábado (30) o nome de Alan Silveira (PMDB) na disputa para a prefeitura do município.

A atual vereadora Hortência Regalado (PSDB) será vice na chapa.

Ao todo, o grupo bacurau uniu dez partidos de oposição existente no município. São eles: PMDB, PSDB, PR, PSDC, PRB, PTN, PV, PSC, PTB e PPS.

Governo começa a pagar os salários dos servidores na sexta (05)

Tribuna do Norte – O Governo do Estado vai começar a pagar os salários dos servidores públicos a partir da sexta-feira (5). O governador Robinson Faria (PSD) anunciou, na manhã desta segunda-feira (1º) que os pagamentos irão até o dia 12 e que os depósitos serão feitos de acordo com a faixa salarial.

Em entrevista ao Jornal 96, da 96 FM, Robinson anunciou a data do pagamento e informou que aposentados e servidores ativos receberão no mesmo dia, desde que tenham as mesmas faixas salariais. “É uma nova modalidade que implantamos, pagando primeiro os que ganham menos, incluindo os aposentados e inativos. Será tratamento igual, mas de acordo com a faixa salarial“, disse o governador.

PM prende assaltantes envolvidos em roubo de celulares em Apodi


Um trio que vinha fazendo assaltos a mão armada, nos finais de semana em Apodi, foi preso nesta segunda-feira (01), após um trabalho investigativo realizado por policiais da Delegacia de Policia Civil de Apodi, juntamente com Policiais do Grupo Tático Operacional (GTO) e Rádio Patrulha da 2ª Companhia de Policia Militar, comandada pelo tenente Júlio Batista.

Segundo a polícia, na noite de domingo, foi registrado dois assaltos à mão armada, por dois homens armados de revolver, em uma moto, onde tomaram dois aparelhos celular tipo smartphones e um cordão de ouro, de duas jovens.

Através de informações da população, os policiais chegaram ao ex-presidiário, José Laércio da Silva Alves, 24 anos, morador do Distrito de Soledade, e um menor de idade. Segundo a polícia os dois praticaram o assalto, venderam os produtos ao também ex-presidiário José Anderson Souza, 20 anos, que comprou os dois celulares e o cordão de ouro por R$ 450,00.

José Laércio foi preso em Soledade, na Chapada do Apodi, o Anderson Souza, “Dedezinho”, fora preso na periferia de Apodi, com os produtos do assalto. A polícia recuperou os objetos e repassou para as vitimas. José Laércio foi indiciado no artigo 157, e o Anderson Souza, no artigo 180 do Código Penal Brasileiro. Ambos foram encaminhados para a carceragem do Centro de Detenção Provisória de Apodi – Agente Ronilson Alves da Silva, onde aguardarão por decisão da justiça da Comarca de Apodi.

Com informações do O Vale do Apodi