sábado, 12 de março de 2016

Prefeituras decretam estado de calamidade para mostrar o colapso da administração

A palavra calamidade é usada para indicar catástrofe, desgraça pública e flagelo. Na área da administração pública, os governos têm garantidos o direto de decretar Estado de Calamidade Pública ou Situação de Emergência por conta de anormalidades causadas por fenômenos naturais. No entanto, a partir de 2008, quando a crise financeira dos Municípios começou a agravar, o termo Estado de Calamidade Financeira tem se tornado cada vez mais comum. Uma forma que as Prefeituras têm encontrado de divulgar os efeitos da crise econômica.

Não é de hoje que a Confederação Nacional de Municípios (CNM) tem alertado para a crise financeira das administrações Municipais, agravada pelas distorções do Pacto Federativo. Segundo avisou o presidente da entidade, Paulo Ziulkoski, por vezes, aos gestores municipais estavam caminhado para um colapso. Ele dizia que, em um futuro breve, a gestão se tornaria uma calamidade – impossível de se governar. E pelo jeito, esse futuro chegou.

Membros do partido vão criar o PTdoB Jovem em Apodi


Neste sábado (12/03), membros do diretório provisório do Partido Trabalhista do Brasil -  PTdoB de Apodi promoveu um encontro com jovens para formalizar a criação do PTdoB Jovem no município.

A palavra chave da modernidade é velocidade. As comunicações são instantâneas, o tempo e o espaço se encolheram. As pessoas vivem hoje no tempo real, sem distinção do ontem, do hoje e do amanhã. Com isso dissolvem-se valores, convicções, regras e esperanças, destacou Gilvan Alves.


Na oportunidade, os jovens conheceram a filosofia do partido, refletiram sobre questões pontuais apresentadas pelo pré candidato a vereador Gilvan Alves e debateram sobre temas atuais. Um dos principais assuntos abordados foi o papel do jovem na política e na sociedade, a importância de analisar possibilidades e escolher um caminho, para que os seus ideais sejam o norte do percurso. Os jovens de Apodi avaliaram a reunião como produtiva e esclarecedora, ampliando a visão sobre o cenário atual da juventude e do país como um todo, frisou Pedro Acioly.

A juventude do PTdoB, que sonha com um país melhor, sabe da importância de ouvir as carências da sociedade e criará um espaço democrático para receber novos jovens. A população foi para as ruas e os jovens perceberam que cobrar os direitos dos cidadãos é mais que um dever, é uma necessidade, acrescentou Geraldo Carlos.

PMDB do G revela racha no ninho bacurau e constrange o ministro Henrique Alves

Em entrevista ao Portal Agora RN, o deputado Federal, Walter Alves (PMDB), mostrou extrema insatisfação com o governo Dilma, insinuando que pode deixar a base de apoio da presidente.

Além da notícia em si, chama atenção o fato dele demarcar seu grupo político – ele e o senador Garibaldi Filho, seu pai. Henrique, presidente estadual da agremiação e ministro de Dilma, não é citado. O que tiver de resolver será debatido entre os dois, revela.

Walter Alves não fez cerimônia, além disso, em constranger Henrique, hoje atuante da ala governista e em franca atuação para se manter na pasta. Pelo contrário. Evidenciou o distanciamento.

Depois que pessoas próximas a Henrique atuaram para indicar o vice de Carlos Eduardo Alves a relação entre o ministro e o senador azedou de vez. Já se sabe que o ressentimento de Garibaldi é que ele sequer foi consultado sobre a indicação de Julia Arruda, prima da mulher de Henrique, para a chapa majoritária de reeleição de Carlos Eduardo Alves.

Bases bacurau do interior também têm feito reclamação semelhante. Lideranças alegam que ficam sabendo das deliberações pelas redes sociais. Há, ao menos na movimentação prática, um PMDB do G e o PMDB do H.

Fonte: Portal Agora RN

Vasco, RJ realiza peneira oficial em Apodi/RN

Wellington Cristino, Lima de Moura e Ivan Viana
Peneira realizada pelo Clube de Regatas Vasco da Gama em Apodi

Acontece neste final de semana no Estádio Antonio Lopes Filho, em Apodi – Rio Grande do Norte a primeira peneira do ano 2016 no Nordeste realizada pelo Clube de Regatas Vasco da Gama em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento do Vale do Apodi – FUNDEVAP.

Lima de Moura que é olheiro oficial do clube carioca no estado do Ceará está avaliando e captando novos talentos para a base do Gigante da Colina, visando encontrar novos talentos para suas divisões inferiores, o Gigante da Colina está promovendo testes para atletas nascidos entre os anos de 1996 e 2006. 

Não é possível saber exatamente quantos garotos ocuparão as vagas. Isso depende da quantidade de inscritos, do desempenho deles na seletiva aqui em nossa cidade. Aqui estão garotos do Ceará, Paraíba, Pernambuco, além do Rio Grande do Norte, esta e uma oportunidade única pra quem sonha em ser jogador de futebol, destacou Wellington Cristino de Paiva um dos organizadores do evento.

Prefeituras ficam sem repasse de FPM

Com a primeira cota de março do Fundo de Participação em baixa, aumentou o número de municípios do Rio Grande do Norte com saldo zero nesses repasses. De acordo com levantamento realizado pela Federação dos Municípios (Femurn), 46 prefeituras não terão um tostão para movimentar livremente no primeiro decêndio deste mês.

O saldo zero ocorre quando não sobra dinheiro depois que é feito o recolhimento obrigatório para os fundos da Educação e da Saúde, do Pasep e das obrigações previdenciárias. O número é recorde, segundo a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte.

Nesta lista estão municípios como Alto do Rodrigues, Areia Branca, Baraúna, Caicó, Pau dos Ferros e Parnamirim. Ontem, o Tesouro Nacional divulgou uma nova previsão de repasse do FPM no trimestre março-abril-maio. Em março deverá ocorrer queda de (-35%) em relação ao FPM de fevereiro.

PMDB se descola do problema mas não se descola do poder

Hoje é dia do PMDB confirmar, pela enésima vez, que é cobra de duas cabeças.

Na convenção de logo mais, que irá reconduzir o vice-presidente Michel Temer, como presidente do partido, o PMDB vai se mostrar independente, descolado do governo do PT.

Mas… com 7 ministérios no governo do PT, que não entrega nem a pau.

Como assim?

Se descolar do problema é fácil, mas se descolar do poder…

Fonte: Thaisa Galvão

Um salve pra você que 'protesta' e ganha sem trabalhar!

Bom dia!

Em especial pra você que vai protestar amanhã contra a corrupção e ganha sem trabalhar da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte.

É este tipo de gente que por conveniência pessoal, cegueira política ou pura maldade mesmo, arrota contra nós potiguares.

Vice-Prefeito de Felipe Guerra, Paulo Guilherme recebeu da Assembleia Legislativa do RN


Diante do escândalo envolvendo nomes de funcionários fantasmas na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (AL/RN), consta o nome do vice-prefeito da cidade de Felipe Guerra, Paulo Guilherme Gurgel Cardoso, que chegou a receber o valor de R$ 1.355,86 como cargo comissionado no período do mês de Outubro de 2013 ao mês de Maio de 2014.

Até o presente momento, o vice-prefeito Paulo Guilherme (SDD) que votou e apoiou a reeleição do Presidente do Solidariedade no Rio Grande do Norte,deputado estadual Kelps Lima, não se sabe em qual gabinete ele estava lotado como cargo comissionado e se dava expediente no legislativo potiguar estadual,em Natal.

CLIQUE AQUI e continue lendo.

sexta-feira, 11 de março de 2016

Tô de olho nas reuniões secretas em Apodi

O ApoDiário está de olho nas reuniões secretas!

É na calada da noite que estão acontecendo várias reuniões secretas de um pré-candidato a prefeito de Apodi.

Comenta-se que está em fase bastante adiantada as articulações com outro pré-candidato a prefeito, onde juntos formarão uma “super chapa” para o pleito de outubro próximo.

Vamos aguardar e vê no que vai dar!

Centro Veterinário Pollastry Diógenes

Peritos do Detran aplicam testes de direção em Apodi e mais cinco cidades na próxima semana

O Detran/RN visita na próxima semana seis cidades onde vão ser submetidos a exames práticos de direção veicular os candidatos a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) que residem nos municípios de Jaçanã, Canguaretama, Santa Cruz, Ceará-Mirim, Caraúbas e Apodi.

A previsão é de que os examinadores do Detran/RN realizem mais de 500 testes durante os cincos dias da semana. Já na segunda-feira (14) os examinadores vão aplicar os testes nos municípios de Jaçanã e Canguaretama. Na terça (15) a ação acontece em Santa Cruz.

Na quarta (16) serão avaliados os condutores de Ceará-Mirim. Na quinta (17) as cidades de Caraúbas e Apodi vão receber os examinadores, que vão continuar na cidade de Apodi durante a sexta-feira (18) devido à demanda de testes ser maior nessa localidade. Os peritos do Detran/RN analisam o conhecimento prático de volante dos alunos que já foram considerados aptos nos exames médico e psicológico, e que também já concluíram a carga horária de aulas prática e teórica ministradas pelo centro de formação de condutor de sua escolha.

O usuário que deseja permissão para pilotar veículo automotor de quatro ou mais rodas é avaliado no tocante a estacionar em vaga delimitada por balizas removíveis e referente à condução do veículo em via pública, urbana ou rural. Já para os veículos de duas rodas são exigidas habilidades de ziguezague com no mínimo quatro cones, passagem por prancha ou elevação, por sonorizadores em duas curvas sequenciais de 90° (noventa graus) em “L” e duas rotatórias circulares que permitam manobra em formato de “8”.

Para que o candidato seja aprovado no teste é necessário que ele não cometa nenhuma falta eliminatória e que a soma dos pontos negativos seja menor do que três. No caso de reprovação o candidato só poderá repetir o exame decorridos 15 dias da divulgação do resultado.

Wilma de Faria deverá ter audiência com o governador Robinson Faria

Ainda não há data definida, mas a ex-governadora e atual vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria deverá ter um encontro nos próximos dias com o governador Robinson Faria (PSD). A informação foi confirmada ontem pelo deputado estadual Vivaldo Costa (PROS).

Durante pronunciamento na Assembleia, Vivaldo comentou o resultado do encontro que teve na última quarta-feira 9 com a ex-governadora Wilma de Faria, ocasião em que debateram a necessidade de investimentos na Ilha de Santana, em Caicó, e na ponte Newton Navarro, em Natal. “Mesmo convalescida, ela me disse que vai solicitar uma audiência com Robinson para tratar sobre essas questões”, afirmou.

Wilma e Robinson estiveram em palanques opostos na eleição para o governo do Estado. Ela disputou o Senado ao lado do candidato do PMDB, Henrique Alves, e ele, a chefia do executivo, no palanque da senadora eleita Fátima Bezerra (PT). Em tese, porém, não existiria nenhum óbice a uma aproximação entre os dois. A proximidade das eleições municipais deste ano e o distanciamento de Wilma com relação ao prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) poderiam ser ingredientes de uma boa conversa política entre Robinson e Wilma.

SEGURANÇA
Ainda em seu pronunciamento, o deputado reforçou a atuação do governo do Estado na área da Segurança Pública. O parlamentar comemorou o anúncio feito pelo comandante-geral da Polícia Militar do RN, coronel Dancleiton Pereira Leite, sobre a abertura de concurso público para a corporação, previsto para junho.

“Quero registrar a luta que o governador Robinson Faria (PSD) vem fazendo para melhorar a Segurança em nosso Estado. É um gestor que vem procurando enfrentar as dificuldades”, disse Vivaldo.

O deputado também destacou a importância do projeto “Ronda Cidadã” para a segurança na capital. “Essa experiência de Mãe Luiza é exitosa. A população reconhece que é válido esse programa”, afirmou Vivaldo, sugerindo que o Ronda Cidadã seja expandido para outros bairros da cidade e municípios do Estado. “Reforço o meu pleito para que, com o aumento do quadro da PM, Caicó tenha direito ao Ronda Cidadã”.

A gata da sexta feira é de arrasar…! Gostossísima…!

Prefeito Flaviano Monteiro tem reunião com representante da terceira via de Felipe Guerra


O prefeito da cidade de Apodi, Professor Flaviano Monteiro recebeu na tarde de ontem o Presidente do Diretório Municipal do Partido Social Democrata Cristão(PSDC) da cidade de Felipe Guerra, Arlineudo Góis em reunião que contou com o Secretário Municipal de Saúde, Pedro Júnior e o Controlador Geral do Município, advogado Igno Araújo.

Durante a reunião o Prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro com os demais membros de sua administração estiveram discutindo assuntos relacionados sobre o Grupo da Terceira Via, dentre os assuntos estiveram em pauta a conjuntura política atual do Brasil, o posicionamento do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e estreitaram os laços de apoios a Terceira Via da cidade de Felipe Guerra que estará lançando a Candidata a Prefeita de Felipe Guerra, a bióloga e gestora Fábia Werlang.

Já o Prefeito Flaviano Monteiro falou da necessidade da importância de uma nova força renovadora no município de Felipe Guerra, exemplificou sua luta até chegar ao Palácio Francisco Pinto, sede do poder executivo municipal de Apodi.

“A reunião foi proveitosa do ponto de vista que estamos montando estratégias”, disse o Presidente do PSDC de Felipe Guerra, Arlineudo Góis, enfatizando a importância e o papel da presença do Prefeito Flaviano Monteiro que estará participando ativamente no fortalecimento de uma nova força renovadora na história política e administrativa para a cidade de Felipe Guerra.

Também nesse primeiro trimestre aconteceram reuniões em Natal, com o governador em exercício, Fábio Dantas e o Vice-Presidente Nacional do PSDC, vereador de Natal, advogado Joanilson de Paula Rêgo.

O grupo da Terceira Via em Felipe Guerra irá formar uma aliança com os partidos PCdoB, PSDC e PT. Fotos: Divulgação.

Prefeitura paga 2ª medição da Creche Modelo no valor de R$ 67.799,03


A prefeitura do Apodi pagou a segunda medição da Creche Modelo no valor de R$ 67.799,03. Apesar das dificuldades financeiras, queda de receita o poder Executivo está conseguindo manter a obra em andamento.

“Nas duas medições a prefeitura já pagou de recursos próprio R$ 112.728,85. Segundo o relatório da CGU foi pago R$ 320 mil reais dessa obra sem ter sido feito o serviço, com isso vamos ter de pagar novamente pelo mesmo serviço”, destaca o prefeito.

“Os recursos extraviados dessa obra segundo o relatório da CGU era recurso Federal, agora vamos pagar com recursos próprio do município esse valor novamente. Ao poucos vamos reconstruindo o nosso Apodi, com muito trabalho e transparência”, acrescentou Flaviano Monteiro.

Fonte: Assessoria/PMA

Governador autoriza concurso público para professores e técnicos da UERN

Como parte da agenda administrativa dedicada a Mossoró nesta quinta-feira (10), o governador Robinson Faria e o reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Pedro Fernandes, assinaram a autorização para o concurso público da instituição. A solenidade ocorreu na sede no Campus Universitário Central.

O concurso público da UERN é um dos pleitos mais antigos da cidade e um dos compromissos assumidos pelo chefe do Executivo estadual para reforçar uma das mais importantes instituições de ensino superior público do Brasil.

quinta-feira, 10 de março de 2016

Falta é vergonha na cara!

Nesse país de tapinhas nas costas, troca de elogios entre cobras, país de tantos conchavos e acordos: falta é vergonha na cara.

CVPD: Por que a Tosa Higiênica é tão importante?

Como já foi explicado anteriormente, a tosa higiênica pode ser considerada uma necessidade na vida dos cachorros, e não um luxo, como é pensado por alguns. Ajudando a manter a saúde do animal por meio da prevenção do acúmulo de sujeiras em seus pelos, esse serviço é indicado a todo tipo de cão com pelos longos, sendo que, quanto maior for o comprimento da pelagem de seu pet, maior deve ser a frequência das tosas.

Além das raças Shih-Tzu e a Schnauzer, os cães Maltês, Yorkshire, Poodle, Lhasa Apso e Collie também entram na lista dos que precisam de visitas ao pet shop com frequência para aparar os pelos. No entanto, nenhum cachorrinho deve ficar de fora das tosas higiênicas, já que mesmo os cães de pelos mais curtos podem ser beneficiados com este cuidado a mais.

Nesse tipo de processo, há algumas áreas determinadas para que a remoção de pelos seja concentrada, incluindo, principalmente, as regiões da sola das patas, da barriga, da área íntima e do ânus. Cada uma dessas áreas destaca motivos específicos e quase óbvios para necessitar de cuidado mas, todos eles, tem uma razão em comum: a higiene.

Na área das almofadinhas da sola das patas dos cães (chamada de coxim e também conhecida por almofadas plantares), a razão principal para a retirada de pelos é evitar que o animal escorregue na própria pelagem, que cresce bastante na região e dificulta a movimentação do animal sem acidentes.

Fonte: CachorroGato

Câmara Municipal aprova moção de pesar em homenagem a Dona Carmosa


A Câmara Municipal do Apodi aprovou moções de pesar, de autoria de vereador Nilson Fernandes, em virtude do falecimento da matriarca da família da senhora Carmosina Isaura de Oliveira (Dona Carmosa), que foi a provada por unanimidade na sessão do último dia 03 de Março.

A família Fernandes vem de público agradecer a Câmara Municipal do Apodi pela homenagem, em especial, ao vereador Nilson Fernandes, autor da moção de pesar pela lembrança. Muito obrigado.

Atenciosamente, 

Encenação da Paixão de Cristo no Sítio do Góis acontecerá nos dias 24 e 25 deste mês

Espetáculo da Paixão de Cristo no Sítio do Góis acontece nos dias 24 e 25

O promotor de justiça da comarca de Apodi, Dr. Sílvio Brito recebeu na tarde ontem (09) representantes do grupo da “Paixão de Cristo do Sítio do Góis”, na oportunidade os membros apresentaram a proposta do espetáculo da Paixão de Cristo.

No início da semana a Inter TV Cabugi esteve gravando na Comunidade do Góis, para conhecer um pouco mais deste brilhante trabalho que é o espetáculo da Paixão de Cristo encenado pelos moradores da referida comunidade. Este ano os organizadores pretendem realizar a maior apresentação já vista no município sobre o espetáculo da Paixão de Cristo.


“Estudantes, agricultores, agricultoras e os moradores em geral serão os atores e protagonistas do espetáculo. A comunidade está dando as mãos para a realização deste importante evento, a expectativa é de cerca de 20 mil expectadores prestigiem a apresentação nos dois dias”, disse Dulcivan Fernandes.

A peça teatral Paixão de Cristo todos os anos atrai milhares de espectadores. Encenada em diversas cidades do Brasil, simula os últimos momentos antes da crucificação e os primeiros anos após a ressurreição de Jesus Cristo.

As apresentações acontecerão nos dias 24 e 25 de março de 2016 no sítio do Góis. Todos estão convidados!

Clique AQUI e acompanhe o excelente trabalho do grupo “Paixão de Cristo Sítio do Góis”.

Com informações do blog do Professor Toinho.

Deputado anuncia investimento de R$ 3,6 mi em operação tapa buraco no Alto Oeste

Após solicitação do deputado Galeno Torquato (PSD), o Governo do Estado anunciou que vai realizar uma operação tapa buraco nos municípios da região do Alto Oeste Potiguar. A iniciativa é fruto de requerimento apresentado em junho pelo parlamentar ao Departamento Estadual de Estradas e Rodagem (DER/RN), oportunidade em que se reuniu com diretor do órgão, General Ernesto Fraxe.

De acordo com o deputado Galeno Torquato, as obras já estão autorizadas e devem ter início nos próximos 20 dias. “Ao todo, cerca de R$ 3,6 milhões serão investidos na recuperação da malha viária da região, oferecendo maior segurança às pessoas e favorecendo o tráfego de veículos e o escoamento da produção na região”, disse o parlamentar.

A operação vai contemplar as RN’s que cortam os municípios de Patu, Alexandria, Umarizal, Pilões, Água Nova, Serrinha dos Pintos, Pilões, Rodolfo Fernandes, Luiz Gomes, Venha Ver, Severiano Melo, Tabuleiro Grande, Lucrécia, Riacho de Santana, Almino Afonso, Riacho da Cruz, Antônio Martins, Olha D’Água do Borges, Doutor Severiano, Marcelino Vieira, Tenente Ananias, Martins, Paraná, Viçosa, Portalegre, Caiçara e Pau dos Ferros.

Getúlio Rego comenta entrega de documentos ao Ministério Público

O deputado estadual Getúlio Rego (DEM) se pronunciou no plenário da Assembleia Legislativa do Rio Grande do norte nesta quinta-feira (10) sobre a entrega de documentos ao Ministério Público Estadual relativos ao seu mandato.

“Fui espontaneamente ao Procurador Geral de Justiça, Rinaldo Reis, para entregar documentos subsidiando sobre o exercício do meu mandato. Eu Não tenho nada a esconder. Serena e de forma absolutamente respeitosa à iniciativa legítima do MP, a quem pedi rigor e irei aguardar o pronunciamento da Justiça, a quem devoto  todo o meu respeito”, disse o parlamentar.

Getúlio Rêgo disse ainda que está levantando um histórico desde seu primeiro mandato, há 33 anos. “Em nenhum momento participei de atitudes que agridam a lei ou a constituição. Eu tenho um edifício de credibilidade construído ao longo da minha vida particular e pública que não foram alicerçados em bases frágeis. Portanto, aguardo para me pronunciar após total esclarecimento dos fatos e trarei um relato da minha história neste Poder Legislativo”.

Ele terminou o pronunciamento dizendo que pensa como o ex-presidente Abraham Lincoln: “Ninguém pode se acovardar nas afirmações”. O parlamentar disse que quer transmitir segurança aos seus amigos, porque acredita que “tudo será provado e que não houve nenhum ato desrespeitoso à lei”.

Justiça devolve a ordem ao município de Macau

O prefeito de Macau, Einstein Barbosa, que vem fazendo um eficiente trabalho na gestão macauense, tendo saneado as contas e realizado obras importantes em apenas três meses, está de volta ao comando da cidade depois da tentativa frustrada dos vereadores em tirá-lo do cargo. O juiz da Comarca de Macau, Dr. Klaus Kleber, deferiu mandado de segurança impetrado pelo prefeito e considerou nulo o ato da Câmara Municipal de tentar cassá-lo, sob acusações inconsistentes e sem ao menos ter lhe dado direito de defesa. A justiça evitou a instabilidade administrativa e devolveu a ordem ao município.

Advogado por formação, Einstein era vice-prefeito e assumiu o comando da Prefeitura após o afastamento do ex-prefeito Kerginaldo Pinto, numa operação comandada pelo Ministério Público. Com apoio da Justiça e do MP, o prefeito Einstein saneou as contas do município, restabeleceu a prestação de serviços essenciais e já começou a realizar e até entregar uma série de obras importantes, priorizando a saúde municipal. Na semana passada, Einstein inaugurou, a nova Unidade Básica de Saúde da Ilha de Santana. O prédio moderno estava fechado e obsoleto mas foi restaurado e entregue à população com pleno funcionamento dos serviços de saúde.

Vasco da Gama realiza Peneirão sábado e domingo em Apodi


Nos dias 12 e 13 de março o Clube de Regatas Vasco da Gama estará realizando na cidade de Apodi/RN uma avaliação com jovens atletas de toda a região.

Segundo o site oficial do clube cruzmaltino, os testes serão realizados no estádio Antônio Lopes Filho e as inscrições tiveram início no dia 17 de fevereiro podendo serem feitas no local do evento a partir das 8h da manhã.

O participante que queira mais informações deve contactar os seguintes telefones: (84) 99914-5081, (84) 99163-1740 e (88) 99785-8764.

Informação sobre Evangelista Filho é falsa

Não procede a informação postada pelo blog que o vereador Evangelista Menezes (PR) tinha ganhado a liberdade na manhã de hoje (10).

O blog pede desculpas aos familiares, amigos e leitores. 

Nota do blog: nossa intenção é apenas de informar.

Prefeitura do Apodi continua pagando em dia funcionários da Maternidade Claudina Pinto

A prefeitura do Apodi já fez o repasse referente ao mês de fevereiro de 2016 a Maternidade Claudina Pinto no valor de R$ 75.000,00. Esse ano já foi repassado R$ 150.000,00 do convênio de 2016.

“Com esse compromisso com as mães do nosso Apodi, estamos conseguindo fazer com que a direção da APAMI mantenha os salários em dia de seus servidores”, disse o prefeito Flaviano.

O poder Executivo vem fazendo um esforço gigantesco para manter em dia a folha dos funcionários da prefeitura municipal, Maternidade Claudina Pinto, fornecedores, INSS, precatórios, etc. As receitas dos municípios continuam em queda, deixando as prefeituras sem condições mínima de investimento em infraestrutura.

“Manter a máquina estatal funcionando em 2016 com suas obrigações em dia será um grande desafio para os gestores. Agradeço a DEUS por nos dar força para garantir essas obrigações da prefeitura”, acrescentou Flaviano Monteiro.

Promoção do 18º Apodi Compre e Ganhe 2016 em dinheiro

Início: 19/03/2016 Término: 30 de Abril de 2016!

A CDL de Apodi realiza a Promoção Apodi Compre e Ganhe (EM DINHEIRO!) com o objetivo principal de manter os consumidores atuantes no mercado local, aumentar o volume de vendas, impulsionar a economia da região e prestigiar o cliente, contribuindo com desenvolvimento econômico e social.

Consumidores do Município de Apodi e região (cidades circunvizinhas como: Itaú, Severiano Melo, Rodolfo Fernandes e Felipe Guerra), que calcula - se atingir um contingente de 200.000 (duzentas mil) pessoas, através da divulgação nos veículos de comunicação em massa: Carro de som, Material impresso, Blog’s e rádios. Whatsapp, Instagram, Facebook, jornal.

Diante dos grandes desafios enfrentados pelo setor varejista, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Apodi, realiza neste período a Campanha Promocional Apodi Compre e Ganhe em Dinheiro voltada a premiar os clientes do comércio apodiense e demais cidades da região, com o objetivo de aquecer as vendas, valorizar as empresas e produtos do município de Apodi e estimular os lojistas e consumidores a investirem na economia dos municípios participantes, trazendo benefícios múltiplos.

A participação na promoção “Apodi Compre e Ganhe em Dinheiro “será através da entrega de cupons, mediante os seguintes critérios: A cada R$ 10,00 (dez reais) acumulados nos mesmo ticket de compra em qualquer uma das lojas participantes, o cliente receberá 01(um) Cupom. Sendo que haverá o limite de no máximo 30 Cupons, num único ticket, independentemente de o valor total deste ticket de compra ser superior à R$ 300,00.

Reunião do Fórum da Agricultura Familiar no STTR


Aconteceu ontem (09) mais uma reunião do Fórum da Agricultura Familiar de Apodi no auditório do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais - STTR de Apodi.

quarta-feira, 9 de março de 2016

Em Apodi, tem pré-candidato tomando chá para se acalmar

Já tem pré-candidato em Apodi tomando muito chá para se acalmar. E olhem que não é da jaramataia.

Motivo: não está conseguindo que seu nome decole e caia na boca do povo.

E agora José?

Governo do RN homologa resultado final de concurso da Educação

O Governo do Rio Grande do Norte, através da Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos (Searh), homologou nesta terça-feira (08/03) o resultado final do concurso público para provimento de cargos efetivos de professor e especialistas em Educação do quadro de pessoal da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC). A publicação está no Diário Oficial do Estado, disponível em http://www.diariooficial.rn.gov.br.

Foi divulgado tanto a relação dos candidatos aprovados nas vagas, como também a relação complementar com o nome dos candidatos reserva, aprovados além do limite de seis vezes o número de vagas para cada cargo/disciplina em cada Polo/DIREC, em atendimento ao subitem 7.1 do Edital nº. 001/2015 – SEARH – SEEC/RN, de 3 de novembro de 2015.

O processo do concurso teve início no mês de novembro de 2015, quando foi publicado o edital com 1.400 vagas, sendo 1.226 das vagas para professor de diversas áreas e 174 para suporte pedagógico. As provas foram realizadas, simultaneamente, no dia 10 de janeiro de 2016, em 16 municípios: Natal, Parnamirim, Nova Cruz, São Paulo do Potengi, Ceará-Mirim, João Câmara, Macau, Santa Cruz, Angicos, Currais Novos, Caicó, Assu, Mossoró, Apodi, Umarizal e Pau dos Ferros.

Governo do RN entrega mais de R$ 9 milhões em carros e equipamentos para a segurança pública

A segurança pública do Rio Grande do Norte recebeu mais um importante reforço para a prevenção e combate ao crime. Na manhã desta quarta-feira (9), o governador Robinson Faria fez a entrega de 12 caminhonetes S10, armas, escudos balísticos, coldres de perna, bastões, cartuchos, joelheiras, luvas táticas e desencarcerador, equipamentos adquiridos por meio de um acordo de cooperação entre Governo do Estado e Ministério da Justiça pela participação dos órgãos de segurança do RN na Força Nacional. A solenidade foi realizada na sede do 9º Batalhão da PM, no bairro de Cidade da Esperança, na zona Oeste.

Além dos materiais, foram entregues 1.968 computadores, 292 notebook, 1.995 estabilizadores avaliados em R$ 8,9 milhões, e um microônibus do Proerd avaliado em R$ 300 mil, ambos com recursos do Projeto RN Sustentável. Todos os equipamentos, que também serão entregues em Mossoró, servirão ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), Bombeiros, e as Polícias Militar e Civil.

CVPD: Por que levar o cachorrinho ao veterinário?


Algumas razões para levar seu cachorro ao veterinário são:
  • Ir ao veterinário é necessário para fazer exames de rotinas em seu filhote de cachorro;
  • Vacinação e vermifugação;
  • O veterinário pode ajudar com dicas de alimentação do cachorrinho;
  • Dicas de como treinar seu cachorro, dentre muitas outras informações para sobre seu filhote de cachorro;
  • Uma dica que nós damos é de que não se deve levar o cachorro ao veterinário somente quando ele tiver que tomar vacinas ou já estiver doente por algum motivo. É muito melhor prevenir do que remediar! Além dos exames rotineiros serem muito importantes, se o cachorrinho vai ao veterinário somente para tomar vacinas ele vai passar a detestar as idas ao veterinário, pois irá associá-las com a dor das vacinas. Assim é bom que o cachorro visite o veterinário em outras ocasiões também.

Câmara esclarece salário de R$ 23 mil de “funcionário que tira xerox”

Está circulando na internet uma imagem com o salário mensal de R$ 22,8 mil do “funcionário que tira xerox na Câmara dos Deputados”. O Contas Abertas recebeu diversas mensagens para esclarecer a informação. Pelo portal de transparência da Casa é possível verificar que o servidor recebe mesmo um salário mensal de cerca de R$ 23 mil. No entanto, a função dele não é de “tirar xerox”, mas de chefiar o Serviço de Reprodução e Digitalização de Documentos Oficiais.

O servidor em questão é Raimundo Barbosa Saraiva e está lotado no Departamento de Comissões. No cargo ele é responsável pela gestão, digitalização e reprodução de documentos ostensivos e sigilosos, em meio físicos e digitais, provenientes das comissões e de diversos órgãos administrativos da Câmara dos Deputados.

De acordo com a Câmara, o servidor gerencia as atividades do parque gráfico da unidade, tendo sob sua chefia uma equipe de 10 pessoas, entre servidores efetivos, terceirizados e estagiários. Outra atividade de Saraiva é participar da fiscalização de contrato de prestação de serviços em sua área e de grupo de trabalho formado para implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da instituição.

A Casa ainda informou que o servidor tem formação acadêmica com dois cursos de graduação e dois de pós-graduação. “Trata-se, portanto, de um servidor de carreira qualificado, cuja remuneração é compatível com suas responsabilidades e com as funções que desempenha na Câmara dos Deputados, onde ingressou em 1998, por meio de concurso público”, explica a Casa.

Barbárie leva detentos do RN a fotografarem preso antes e depois de enforcá-lo na cadeia


Na manhã desta quarta-feira (09) um presidiário de 30 anos foi encontrado morto no presídio Estadual de Alcaçuz, localizado no município de Nísia Floresta. O detento foi enforcado com um lençol na trave da quadra de esportes da unidade prisional.

As fotos do momento antes e depois do enforcamento foram divulgadas através das redes sociais, pelos próprios presos.

Conhecido popularmente como “Pé seco”, o presidiário era interno do pavilhão 2 e cumpria pena por roubo, como formação de quadrilha. Segundo as primeiras informações levantadas pela equipe de agentes a morte deve ter sido ocasionada durante a madrugada, até o momento nenhum detento assumiu a autoria do crime.

A diretoria da unidade irá abrir uma investigação interna para apurar o que de fato aconteceu no pavilhão.

Agora RN

PGJ protocola pedido para TJRN autorizar investigação contra deputado

Após a realização de diligências preliminares, como a requisição de documentos à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, o Ministério Público encaminhou nesta quarta-feira (9) ao Tribunal de Justiça do RN pedido de autorização para abertura de Procedimento Investigatório Criminal (PIC) contra o deputado estadual Getúlio Rêgo.

O parlamentar apresentou espontaneamente manifestação endereçada ao procurador-geral de Justiça, Rinaldo Reis Lima. No entanto, as argumentações expostas na peça não afastam a necessidade de apuração dos fatos.

Diante disso, o MPRN aguarda definição do relator do pedido e o posicionamento do Tribunal quanto ao pedido de autorização protocolado.

Assessoria de Comunicação do Governo do RN disponibiliza conteúdo multimídia para TVs e rádios

A Assessoria de Comunicação do Governo do Rio Grande do Norte passou a disponibilizar desde a segunda-feira (7) o Release Multimídia, um novo serviço para fomentar a produção de conteúdo jornalístico. A iniciativa inédita tem o objetivo de dar maior amplitude à produção do material jornalístico e é mais um serviço pela ampla divulgação e transparência das ações do Governo do RN.

Com o Release Multimídia, além do texto e das fotos que tradicionalmente a Assessoria já encaminhava à imprensa, passamos a enviar material para as TVs, a produzir vídeos para a internet, a fazer arquivamento permanente das imagens das solenidades e oferecer também material em áudio para rádios de todo o estado.

"Nosso objetivo é colaborar com os veículos de comunicação com produção de conteúdo, ao mesmo tempo em que damos maior divulgação às notícias do governo", afirma a assessora de Comunicação do Governo do RN, Juliska Azevedo. "A Assecom está antenada com as tendências da comunicação e trabalha para oferecer um serviço cada vez mais completo", encerrou.

Governo antecipa reajuste dos professores e especialistas da Educação

Em reunião com representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN (Sinte-RN), o governador  Robinson Faria apresentou, na manhã desta terça-feira (08), uma proposta que antecipa o pagamento do reajuste de 11,36% dos vencimentos básicos dos cargos de provimento efetivos de professores e especialistas da Educação. O salário base desta categoria passa de R$ 1.917,78 para R$ 2.135,64. Estiveram presentes na reunião os deputados estaduais Dison Lisboa e Fernando Mineiro e o secretário de Educação do Estado, Francisco das Chagas Fernandes.

De acordo com a determinação do gestor estadual, a folha suplementar do mês de janeiro será paga no próximo dia 14 e a do mês de fevereiro na folha de março. “Estamos garantindo o piso salarial, conforme a mensagem que mandamos à Assembleia Legislativa e os deputados aprovaram. E reforço que continuaremos nessa luta, pois nossa gestão é parceira da Educação, uma vez que enxergamos no trabalho desses profissionais, a saída para muitas das mazelas sociais”, disse o governador Robinson Faria, ao lembrar que somente o Rio Grande do Norte e Mato Grosso do Sul já instituíram o novo piso nacional.

Ainda no encontro foram discutidos pontos referentes ao calendário geral de pagamento e a situação dos servidores que não são professores. “Foi questionada a possibilidade de o pagamento acontecer dentro do mês, no entanto, como o repasse do Governo Federal não ocorre neste período, não há como fazê-lo”, ratificou o secretário Francisco das Chagas Fernandes.

FEMURN convoca prefeitos para assinarem ação coletiva visando manter verba do Fundeb


O presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), Francisco José Júnior, convoca a todos os prefeitos e prefeitas filiados a assinar autorização contra a devolução do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A ação objetiva a suspensão da cobrança das complementações recebidas pelos municípios, tendo em vista que as prefeituras repassaram os dados corretos ao Fundo Nacionais de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o valor recebido foi devidamente aplicado.

“Pedimos a todos os prefeitos para procurarem a sede da FEMURN, a partir desta terça-feira, até a próxima quinta-feira, e assinarem o documento. A assinatura de todos é importante para reforçar ação e evitar que esse prejuízo venha afetar a educação dos nossos municípios.”, destacou Francisco José.  O presidente da FEMURN enfatiza o momento de dificuldade financeira extrema vivenciada pelos municípios e promete ser incansável para ter sucesso nesta ação. “As Prefeituras não aguentam pagar mais esta conta. Os prefeitos e prefeitas estão fazendo malabarismos há meses para honrar os compromissos. A justiça será nossa aliada”, destaca.

terça-feira, 8 de março de 2016

Sistema político pode afundar em Apodi

Nem mesmo se lançou direito e já tem sistema político querendo afundar em Apodi.

O comentário é que ele não consegue agregar ninguém a sua candidatura. Caminha solitário ao lado de duas ou três pessoas e só.

Quem será?

Tribunal de Justiça do RN nega novo pedido de Habeas Corpus a ex-governador

A defesa do ex-governador do Rio Grande do Norte, Fernando Antônio da Câmara Freire, moveu um novo pedido de Habeas Corpus, requerendo que fosse revogada a prisão preventiva de Freire, preso desde julho de 2015, e aplicadas medidas cautelares alternativas previstas no Código de Processo Penal. No entanto, mais uma vez, os desembargadores que integram a Câmara Criminal do TJRN negaram o pedido e mantiveram a prisão.

No Habeas Corpus, a defesa pedia que fosse permitido ao ex-governador aguardar em liberdade o trânsito em julgado (que ocorre quando não se cabem mais recursos) da condenação objeto da Ação Penal nº 0007315-74.2005.820.0001. O HC foi julgado nesta terça-feira (8), já que o desembargador Glauber Rêgo havia pedido vista dos autos.

Para a relatora do HC, a desembargadora Maria Zeneide Bezerra, existem fundamentos suficientes para a manutenção da situação atual de prisão na qual se encontra o ex-chefe do Executivo potiguar.

Governador do Estado no ano de 2002, Fernando Freire foi condenado a mais de seis anos de prisão, além de multa de R$ 217 mil, em sentença proferida pela 4ª Vara Criminal, a qual apreciou as acusações de que Freire, junto à servidora pública Katya Maria Caldas Acioly, desviou em esquema fraudulento, a importância de R$ 4.455,00 em seu proveito.

A defesa alegou, dentre outros pontos, que em nenhum momento foi subtraída a necessidade de aplicação da lei penal, o que não foi entendido da mesma forma pelo desembargador Gilson Barbosa, o qual ressaltou que a sentença está devidamente fundamentada, pois considerou, concretamente, o fato do réu encontrar-se foragido no momento da prisão, que se deu no Rio de Janeiro, em julho de 2015, o que demonstraria a contemporaneidade dos fatos, justificadores dos riscos que a referida prisão pretendia evitar.

O julgamento do caso, em sessões anteriores, também ressaltou que não se trata da mesma situação posta no HC 50.180, cuja decisão do Superior Tribunal de Justiça decidiu pela concessão da ordem, uma vez que, naquela ação penal originária, não ficou comprovada a condição de foragido do réu.

Qualidade das frutas da Angel Agrícola é favorecido pelo solo fértil da Chapada do Apodi


Localizada no segundo solo mais fértil do mundo, a empresa Angel Agrícola na Chapada do Apodi, foi uma das pioneiras na região na produção de frutas em grande escala, fazendo uso também de um manancial riquíssimo que é a água abundancia na região, em um dos lençóis freáticos mais ricos do país.

Solo fértil e água mineral favorecem o plantio de banana, melancia, melão e outras culturas, que aliadas a um serviço técnico de qualidade faz com que a empresa cresça a cada ano no mercado do país, como também aumente seu prestigio junto ao comercio na Europa, um dos mais exigentes do mundo.


“Nossas frutas tem crescido em qualidade, temos uma central de controle criteriosa, que atende as demandas nacionais e internacionais, por isso estamos a cada ano aumentando nossa safra e prestigio junto a nossos importadores quer no mercado local ou internacional”, detalhou Francisco Silva gerente da empresa.

Câmara Municipal de Apodi instalará Ponto Eletrônico

O Presidente da Câmara Municipal de Apodi, Vereador Júnior Carlos (PSB) confirmou a instalação do Ponto Eletrônico, no Legislativo municipal.

Ele confirmou que o processo de licitação correu num processo normal e nos próximos dias, o ponto eletrônico entrará em operação em fase experimental, para fazer a cobrança do ponto através da digital.

“É uma medida importante e que deixa o Poder Legislativo com uma responsabilidade maior no controle do ponto dos seus profissionais”, ressaltou o vereador Júnior Carlos.