quarta-feira, 2 de novembro de 2016

RN é apontado como o Estado com a oitava melhor infraestrutura do país

Reportagem publicada pelo site da revista Exame mostra que o Rio Grande do Norte melhorou no desempenho da sua malha de infraestrutura. O estudo da consultoria Macroplan “Desafios dos Estados” revela um salto no setor na última década. Em 2004, a situação era crítica em 18 estados, que marcavam uma taxa menor ou igual a 0,548, considerada crítica pelo estudo. Em 2014, apenas cinco estavam nessa situação.

O caso do Rio Grande do Norte é emblemático. A nota do estado avançou cerca de 40% na última década e o tirou da zona de desempenho crítico para o pelotão dos 10 estados com os melhores indicadores de infraestrutura do país.

O estado é o único da região nordeste a figurar entre os com as melhores notas nessa área.

“Isso se deve a dois fatores. O Rio Grande do Norte privatizou sua empresa de energia elétrica e tem uma tradição de conservar suas rodovias”, afirma Cláudio Porto, presidente da Macroplan. “Quanto menor for a presença estatal, maior a chance de que a infraestrutura tenha melhores indicadores de capacidade e qualidade”.

Por outro lado, dois estados perderam 9 e 7 posições no ranking, Goiás e Acre, respectivamente por perdas nos indicadores de energia elétrica e telecomunicações.

Os avanços estaduais nos últimos 10 anos, contudo, não foram suficientes para tirar o Brasil do quadro de atraso no setor. Segundo cálculo da consultoria InterB para o anuário EXAME de infraestrutura, o país precisaria investir 340 bilhões de reais por 20 anos seguidos para chegar a um patamar infraestrutura semelhante ao de países como Portugal.

Acompanhe o blog também pelo Twitter: Clicando AQUI!

Nenhum comentário: