quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Professor Wellignton Cristino pretende ampliar o trabalho nas categorias de base em Apodi - RN

Assim que começa a dar os primeiros passos na vida, todo brasileiro ganha uma bola de brinquedo para chutar. Após alguns anos, a criança começa a praticar o esporte no pátio do colégio, no corredor de casa, embaixo do prédio, no meio da rua, no quintal ou na praia. As traves podem ser postes, chinelos, tijolos ou pedras.

As linhas, uniformes e chuteiras são dispensáveis e a bola pode ser de plástico, de borracha, feita com meia e trapo, uma laranja, papel embolado, latinha de cerveja ou tampinha de garrafa. Com regras simples e número flexível de jogadores, há poucos empecilhos para que o futebol seja praticado de forma massificada de norte a sul do país.

Outro fator que aumenta a viabilidade do negócio é a necessidade de pais de colocarem seus filhos em escolas de futebol, para que eles desenvolvam técnicas não só no esporte, mas também no âmbito social. O futebol é um esporte que estimula o trabalho em equipe, o respeito por regras que existem em todo lugar e aumenta a socialização por ser um esporte coletivo.


Além disso, é uma forma de fornecer atividade física as crianças evitando que elas fiquem com tempo ocioso demais, além de promover o bem-estar das crianças, ajuda a evitar problemas de saúde.

Pensando nisso o educador físico, Wellignton Cristino tem desenvolvido um excelente trabalho de futebol de campo em nosso município. O trabalho nas categorias de base tem crescido nos últimos anos com o projeto do Professor Wellignton, junto com a Fundevap.

O trabalho de Wellignton Cristino tem ido além das fronteiras do Apodi e do Estado, chegando ao Rio de Janeiro, com várias oportunidades a diversos garotos de Apodi e região Oeste do Rio Grande do Norte. Pela primeira vez um profissional de educação física tem realizado um trabalho neste sentido em nossa cidade.

A Fundação para o Desenvolvimento do Vale do Apodi – FUNDEVAP merece destaque pelo apoio com as viagens dos atletas, pela recuperação do campo e iluminação do estádio, além de realizar duas grandes peneiras de dois importantes clubes do Brasil, no caso Sport de Recife e Vasco da Gama do Rio de Janeiro.

E em breve, se tudo der certo será criado um Núcleo Oficial do Vasco da Gama em Apodi.

Nota do blog: o trabalho de Wellignton merece um carinho especial por parte do poder público municipal.

Merece assumir a secretaria de Esportes do município, capacidade já demonstrou que tem.