sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Igarn realiza ações visando uso sustentável das águas

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas (Igarn) tem como uma de suas atribuições, dentro da execução da política de recursos hídricos, o monitoramento dos 47 reservatórios estaduais. Além do monitoramento, o instituto realiza avaliações e reuniões com os representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), Comitês das Bacias Hidrográficas, autoridades municipais e demais interessados para discutir estratégias para os problemas de abastecimento de água dos municípios potiguares.

Todo este trabalho tem gerado resultados positivos como o controle da vazão dos reservatórios e a conscientização dos usurários para a utilização sustentável da água. Tratando em números, a vazão anual, que era próxima de 1 bilhão de metros cúbicos, caiu em 2015 para 300 milhões de m³, por meio do sistema de gestão proposto pelo Igarn.

Entre os trabalhos realizados no intuito para o uso sustentável dos recursos hídricos do Estado está o Igarn Itinerante, em que profissionais do instituto vão às cidades do interior organizando reuniões públicas onde, além de discutirem sobre a situação hídrica dos municípios, levam alguns serviços realizados pelo instituto para estas cidades, evitando que as pessoas precisem se deslocar à capital para fazer sua regularização.

Nenhum comentário: