domingo, 3 de julho de 2016

Adutora do Alto Oeste vai operar na próxima semana, diz governo federal

O Ministério da Integração Nacional informou que a adutora do Alto Oeste, que vai abastecer 26 municípios da região e beneficiar 208 mil pessoas, deve entrar em operação na próxima semana, após o término dos testes que estão sendo realizados em sua estrutura. Tão logo essa etapa seja concluída, o equipamento deverá ser inaugurado. No entanto, ainda não foi definida a data do evento.

Apesar de a obra estar sob responsabilidade da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e futuramente, quando em funcionamento, ser operada pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), a adutora será inaugurada pelo governo federal, que financiou a sua construção.

Essa é uma das obras mais aguardadas pela população do interior do estado e uma das prioridades da administração estadual no combate aos efeitos da estiagem. Na semana passada a Semarh havia informado que a adutora ficaria pronta para entrar em funcionamento já na última quinta-feira (30), quando seriam finalizados os testes de operação e consertados vazamentos na estrutura. Contudo, por meio de sua assessoria de imprensa, o Ministério da Integração confirmou ao NOVO JORNAL que esses testes só serão concluídos na semana que vem.

“As estruturas da adutora do Alto Oeste estão em fase final de testes com a conclusão prevista para a próxima semana. Após a finalização dos testes, a obra será inaugurada”, afirmou o Ministério por email.

Em contato com a reportagem, o titular da Semarh, Mairton França, justificou que o serviço sofreu um atraso: “Estamos concluindo os testes, houve um pequeno atraso com relação à ligação da energia nos equipamentos, mas já foi solucionado. Estamos aguardando que o Ministério da Integração indique um dia para a inauguração”.

A adutora do Alto Oeste estava paralisada desde 2013 e teve as obras reiniciadas na gestão de Robinson Faria. Ela será uma das mais importantes do estado, com quase 280 quilômetros de extensão. Concluída, a obra beneficiará a população das cidades de Itaú, Rodolfo Fernandes, Tabuleiro Grande, Riacho da Cruz, Umarizal, Olho D’água dos Borges, Lucrécia, Frutuoso Gomes, Antônio Martins e João Dias.

3 comentários:

Marcos pinto disse...


Isso é uma grande vergonha com a aplicação do erário público nacional. Foi preciso dois governos para a concretude dessa obra, começando nas duas gestões Wilma de Faria e Rosalba ROSADUS. Quando sairá o resultado da investigação que o TCU mandou realizar sobre as verbas destinadas nessa vultosa obra. Uma lástima, pois.

Unknown disse...

Só terá agua suficiente para abastecer essas cidedes, se o eixo da transposição do São Francisco para a berragem de Santa Cruz for concluida

Leonardo disse...

Conforme os testes de vazão e pressão feitos ultimamente, essa adutora talvez cause muitos transtornos devido as falhas de execução e principalmente, da má qualidade do matetial (tubulação) utilizada na sua construção. Em horas de funcionamento, que só estão ocorrendo durante o período diurno,apresenta vários vazamentos, que dirá quando estiver num funcionamento de 24h e sobre pressão suficiente para abastecer as cidades do trecho?!