quinta-feira, 5 de maio de 2016

IGARN participa de reunião em Apodi e Upanema para tratar de níveis de reservatórios

O diretor-presidente do Instituto de Gestão de Águas do Estado do Rio Grande do Norte (IGARN), Josivan Cardoso esteve presente nas cidades de Upanema e Apodi para reuniões com moradores e lideranças locais a fim de tratar dos níveis dos reservatórios nesses municípios, sendo eles o de Umari e Santa Cruz, respectivamente.

As reuniões que aconteceu hoje (05) e amanhã (06) têm como pauta apresentar aos cidadãos o atual cenário destes reservatórios em relação à sua quantidade de água. Será mostrado aos participantes da reunião, que foi mobilizada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), na pessoa do secretário, Mairton França, e pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi, a simulação dos esvaziamentos das duas barragens, bem como as alternativas para poder aumentar a vida útil dos mesmos. 

Entre as estratégias apresentadas estavão a diminuição da vazão dos reservatórios, bem como restrições de uso, dentre outras estas foram apresentadas à população que será ouvida pelo instituto e pela secretaria.

RESERVATÓRIOS
As barragens de Santa Cruz do Apodi e Umari são a segunda e terceira maiores do estado com capacidades de 599.712.000 m³ e 292.813.650 m³, respectivamente. Atrás apenas para a Armando Ribeiro Gonçalves, em Assu que tem 2.400.000.000 m³. Hoje Santa Cruz do Apodi tem apenas 28,47% de sua capacidade, o que significa 170.749.260m³.

Atualmente, dentro deste atual cenário a sua vida útil deverá durar até junho de 2019. Já a barragem de Umari tem 17,41% de sua totalidade significando 50.991.225 m³ e com uma previsão de vida útil ainda mais resumida em relação ao reservatório de Upanema, com apenas mais 13 meses até entrar em volume morto.

Nenhum comentário: