quinta-feira, 19 de maio de 2016

44% da população brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro

Há um pouco mais de leitores no Brasil. Se em 2011 eles representavam 50% da população, em 2015 eles são 56%. Mas ainda é pouco. O índice de leitura, apesar de ligeira melhora, indica que o brasileiro lê apenas 4,96 livros por ano – desses, 0,94 são indicados pela escola e 2,88 lidos por vontade própria. Do total de livros lidos, 2,43 foram terminados e 2,53 lidos em partes. A média anterior era de 4 livros lidos por ano. Os dados foram revelados nesta quarta-feira, e integram a quarta edição da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil.

Realizada pelo Ibope por encomenda do Instituto Pró-Livro, entidade mantida pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros, Câmara Brasileira do Livro e Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares, a pesquisa ouviu 5.012 pessoas, alfabetizadas ou não. Isso representa, segundo o Ibope, 93% da população brasileira. De acordo com a pesquisa, é leitor quem leu, inteiro ou em partes, pelo menos um livro nos últimos 3 meses.

A Bíblia é o livro mais lido, em qualquer nível de escolaridade. 74% da população não comprou nenhum livro nos últimos três meses. Entre os que compraram livros, em geral, por vontade própria, 16% preferiram o impresso e 1% o e-book. Um dado alarmante: 30% dos entrevistados nunca comprou um livro. (Maria Fernanda Rodrigues/AE)

Nenhum comentário: