sexta-feira, 15 de abril de 2016

Prefeitura do Apodi constrói açude no Barro Vermelho na região da Pedra


Durante o dia de ontem (14) a prefeitura de Apodi, através da Secretaria Municipal de Agricultura esteve construindo mais uma obra hídrica de grande importância para a agricultura familiar do município.

As máquinas do PAC que são coordenadas pela secretaria de Agricultura estiveram na comunidade de Barro Vermelho, na região da Pedra, construindo um açude para captação das águas da chuva.

A obra hídrica tem o objetivo de armazenar água para os animais para consumo especialmente no período de seca, onde esse recurso é extremamente escasso nessa região. Para os moradores dessa comunidade a obra representa uma alternativa de convivência com o semiárido nordestino, que é propício as grandes estiagens.

Graças ao empenho do Prefeito Flaviano Monteiro em gerenciar de forma equilibrada os recursos orçamentários do município, é possível mesmo diante de uma crise econômica, executar uma ação como essa. Essa é apenas mais uma das várias obras hídricas construídas na gestão Apodi Terra Querida.

3 comentários:

Anônimo disse...


Enquanto isso o lixo está acumulado no leito da lagoa ao lado do calçadão, coisa que dá para fazer com o mesmo trator de esteira da prefeitura.

Anônimo disse...

NO PRIMEIRO SERENO ARROMBA .

Anônimo disse...

Pra quem não sabe é necessário um grande volume de chuvas para que exista a possibilidade de um açude vir ter sua estrutura comprometida, e todos nos sabemos que um sereno é um volume de chuva muito pequeno. Então fica tranquilo amigo, você mora numa das regiões mais secas do nordeste, o açude não representa perigo para os que estão próximos a ele e muito menos para os que moram distante.
-Agora que tal observar essa obra sobre o ponto de vista do qual realmente vale a pena analisar. Na seca os recursos hídricos são escassos, a falta de água prejudica a criação de animais para consumo e também a agricultura de forma geral, nessas condições consequentemente os preços aumentam devido a água necessária a agricultura e a pecuária não estar mais banhando as plantações por meio da chuva, esta está sendo trazida de outra fonte implicando maiores custos. Partindo dessa condição climática é racional que se construa reservatórios para captar o máximo possível das poucas chuvas que caem na
região para assim reduzir os efeitos da seca, beneficiando produtores e consumidores.
-Depois desse simples raciocínio julguem, essa obra é necessária ou não?