quinta-feira, 24 de março de 2016

Em comemoração ao Dia Universal da Água, audiência pública para apresentar a proposta de perenização dos Rios Apodi e Umari



O auditório Benevenuto José de Paiva da Câmara Municipal de Apodi realizou na manhã desta terça-feira 22, uma audiência publica, com o propósito de apresentar a sociedade das cidades de Apodi, Felipe Guerra e Caraúbas, o projeto técnico de perenização dos Rios Apodi e Umari, através de um projeto topográfico feito pela AGROVALE, em parceria com DNOCS e outras associações.

Os principais impactos detectados ao longo dos mananciais foram os seguintes: Assoreamento e desmatamentos as margens dos rios, desmatamento da mata ciliar, acumulo de lixo em “cisqueiros”, nas comunidades ribeirinhas, construções de barramentos sucessivos, seca e estiagem prolongada ao longo dos anos, ausência de programas de recuperação das áreas degradadas, entre outras.

Participaram da audiência os presidentes das Câmaras Municipais de Apodi Júnior Carlos, de Caraúbas Edson Morais (Pelé) e Salomão Gurgel de Felipe Guerra, com demais vereadores das cidades oestanas, representantes do DNOCS, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi, secretários municipais das três cidades, Colônias de Pescadores de Apodi e Caraúbas, representantes do DNOCS, entre outros.

A proposta do projeto visa a integração dos mananciais localizados ao longo desses rios, a partir das águas da Barragem de Santa Cruz através de gravidade, abastecendo mananciais, córregos e lagos ao longo do Vale do Apodi, e ainda as cidades de Caraúbas e Felipe Guerra.


“Esse projeto beneficiará inúmeras pessoas ao longo deste curso das três cidades, sem conflito de terras, sem desapropriação, todos querem alcançar esse objetivo, somando forças e sem bandeiras para que isso saia do papel e beneficie esses moradores ao longo desses mananciais”, afirmou o engenheiro agrônomo Damião Inácio.

No entanto, para renascer e ressuscitar este novo Rio, o APUMARI, Será preciso uma nova mentalidade e compromisso de todos para cuidar de um bem que estará a serviço de todos. Destacou DR, Fausto Magalhães, chefe do Departamento regional do DNOCS, em Pau de Ferros. Que em comemoração ao dia da água, ao final Leu um poema de sua autoria, com o título: “Água, Usos e Abusos!”.

Como encaminhamento, foi assinado um Termo de Responsabilidades e Compromissos-TRC, com representantes ligados ao projeto de Integração das bacias, para acompanhar os processos técnico-ambientais, as próximas audiências publicas e auxiliar na viabilização para o valor financeiro da Obra a ser realizada em breve.

Nenhum comentário: