quinta-feira, 10 de março de 2016

CVPD: Por que a Tosa Higiênica é tão importante?

Como já foi explicado anteriormente, a tosa higiênica pode ser considerada uma necessidade na vida dos cachorros, e não um luxo, como é pensado por alguns. Ajudando a manter a saúde do animal por meio da prevenção do acúmulo de sujeiras em seus pelos, esse serviço é indicado a todo tipo de cão com pelos longos, sendo que, quanto maior for o comprimento da pelagem de seu pet, maior deve ser a frequência das tosas.

Além das raças Shih-Tzu e a Schnauzer, os cães Maltês, Yorkshire, Poodle, Lhasa Apso e Collie também entram na lista dos que precisam de visitas ao pet shop com frequência para aparar os pelos. No entanto, nenhum cachorrinho deve ficar de fora das tosas higiênicas, já que mesmo os cães de pelos mais curtos podem ser beneficiados com este cuidado a mais.

Nesse tipo de processo, há algumas áreas determinadas para que a remoção de pelos seja concentrada, incluindo, principalmente, as regiões da sola das patas, da barriga, da área íntima e do ânus. Cada uma dessas áreas destaca motivos específicos e quase óbvios para necessitar de cuidado mas, todos eles, tem uma razão em comum: a higiene.

Na área das almofadinhas da sola das patas dos cães (chamada de coxim e também conhecida por almofadas plantares), a razão principal para a retirada de pelos é evitar que o animal escorregue na própria pelagem, que cresce bastante na região e dificulta a movimentação do animal sem acidentes.

Fonte: CachorroGato

Nenhum comentário: