terça-feira, 1 de março de 2016

Centro Veterinário Pollastry Diógenes - chocolate um verdadeiro veneno para seu pet!

Quando chega a Páscoa é comum encontrarmos artigos sobre o perigo de oferecer chocolate para cães e gatos. Embora a iniciativa seja válida, já que nesta época os tradicionais ovos de Páscoa, os bombons e barras ganham a prateleira dos supermercados, lojas especializadas e, especialmente, a casa dos proprietários é importante que as lições dessa época sejam aprendidas e praticadas o ano todo. Especialmente no lar dos chocólatras assumidos.


Mas por quê? É que o chocolate é derivado das sementes torradas de cacau que possui duas substâncias classificadas como metilxantinas: a teobromina e a cafeína. A teobromina é encontrada em concentrações relativamente pequenas o que faz com que seres humanos possam consumir grandes quantidades de chocolate sem apresentarem nenhum problema, mas acontece que os pets metabolizam essa substância mais lentamente e mesmo quantidades pequenas do chocolate podem ser suficientes para causar-lhes intoxicações.

Por serem substâncias estimulantes do sistema nervoso central causam diversas alterações que vão de náusea, vômitos, diarreia, febre, dificuldades respiratórias, hiperatividade, sede e aumento no volume urinário até desidratação, arritmias cardíacas, hemorragias internas, aumento na frequência respiratória, dificuldades de locomoção, tremores, fraqueza, coloração azulada (cianose), pressão alta, coma e eventualmente morte.

Nenhum comentário: