segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Presidente do Sindipetro-RN diz que municípios não devem viver da dependência do petróleo

"Esses recursos precisam ser bem aplicados para que dê retorno aos interesses coletivos”, destacou José Antônio Araújo

Para o presidente do Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande do Norte (Sindipetro-RN), José Antônio Araújo, os municípios potiguares “não devem viver da dependência do petróleo”. O comentário se dirige à queda nos royalties que no ano passado superou os R$ 160 milhões, se comparado com o mesmo período de 2014. De acordo com José Antônio, “apesar do aumento da produção, a queda foi de aproximadamente de 25%”.

O presidente da Sindipetro-RN defende que a diminuição nos royalties se deve à queda vertiginosa do preço do Barril de Petróleo, “provocada propositalmente pela OPEP e Estados Unidos que quer atingir a Rússia, a Venezuela e a Produção do pré-sal brasileiro”. “O preço do Barril que chegou a ser vendido por 115 dólares, recentemente, alcançou patamares de U$ 27 dólares e com a perspectiva de chegar a U$ 20 dólares. Discordo de alguns, que acham que vai demorar muito até que o preço do barril se recupere e alcance patamares razoáveis (U$ 70 dólares), pois essa estratégia é insustentável”, apontou o petroleiro.

José Antônio, acredita, no entanto, que até 2017 pode haver uma recuperação dos valores perdidos. “Mas os estados e municípios precisam tomar uma lição, de que apesar da recuperação a médio prazo, não podem e não devem viver da dependência do petróleo. Esses recursos precisam ser bem aplicados para que dê retorno aos interesses coletivos”, destacou.

Nenhum comentário: