quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Pescador na canoa - passeando pelas águas da Lagoa do Apodi


Fotos: Jânio Duarte

A Lagoa de Apodi faz parte da Bacia Potiguar, distribuída entre os estados do Rio Grande do Norte e Ceará. É a partir desta lagoa que alguns municípios dessas duas localidades são mantidos, além da mesma ser influente para o equilíbrio ambiental da região.

É a partir da Lagoa de Apodi que as principais espécies aquáticas são observadas, estudadas e preservadas, algumas atividades agrícolas acontecem há a recarga do lençol freático, além de outas atividades.

Esta lagoa é a maior em extensão do oeste do estado de Rio Grande do Norte. Na época da colonização do estado, nesta região viviam os índios e foi onde habitam os portugueses e holandeses por muitos anos também. Os moradores mais antigos da região, que possuem antepassados ainda dessa época, acumulam histórias passadas de geração para geração e registros antigos.

A Lagoa de Apodi tem um total de 15 quilômetros de extensão e dois quilômetros de largura. A profundidade atinge 10 metros ao seu centro, o que dá para acumular até 20 milhões de metros cúbicos de água nos períodos de cheia.

2 comentários:

Anônimo disse...

O veterano Zé Sapo

Anônimo disse...

Fui na rua vi a lagoa cheia confesso me emocionei pensei que nunca mais ia ver água ali mais Deus é fiel!