quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Secretário de Saúde emite nota sobre Plano de Contingência contra o Mosquito Aedes Aegypti em Apodi e pede a colaboração da sociedade


O secretário de saúde Pedro Júnior e sua equipe técnica estiveram reunidos para discutirem o Plano Municipal de Contingência contra o mosquito Aedes Aegypti, que é o vetor da Dengue, Chikungunya e Zika. O objetivo é combater o mosquito para evitar a transmissão dessas doenças. Atualmente a preocupação é dobrada com o aumento de casos de Zika no estado: 

“Organizamos um conjunto de ações que visam à eliminação dos focos do mosquito, definimos o fluxo de atendimento dos casos, investimos na qualidade da assistência em todas as nossas Unidades Básicas de Saúde para dar sustentação no diagnóstico e tratamento. Iremos integrar nossos setores com a Secretaria de Obras e Secretaria de Urbanismo porque a limpeza urbana é um ponto importante na prevenção de doenças. Estamos com um cronograma de mutirões que irá abranger os bairros mais atingidos por essas doenças e os que estão mais condicionados a desenvolverem os focos do mosquito.

Serão realizados também os diagnósticos com precisão nas Unidades Básicas de Saúde através de testes rápidos que identificam a infecção por esses vírus. Esses testes rápidos é uma inovação, porque somos o único município a realizá-lo. A gente entende que o investimento é válido, porque agilizam os diagnósticos e consequentemente o tratamento.

O Plano de Contingência é muito amplo, nele também está incluído um Projeto de Lei municipal que amplia o poder de fiscalização da Vigilância Sanitária e Epidemiológica, com um conjunto de medidas fiscalizadoras com o foco no combate e controle das doenças transmitidas por este mosquito. Conseguimos também, através de muito esforço, inserir Apodi na lista de cidades prioritárias no estado, para que possamos ter a ajuda do exército no nosso município. Portanto, nos próximos dias estaremos com os soldados do exército nas ruas, fazendo o trabalho de varredura e combate.

Pedimos a população para abrir suas residências, receber bem nossos agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, coordenadores e o exército, porque o trabalho deles será importante para que a população não adoeça. A partir da próxima segunda feira estaremos iniciando os mutirões e desde já estamos realizando os trabalhos de conscientização, porque precisamos muito do apoio da população para termos sucesso nesse trabalho”.

Um comentário:

Anônimo disse...

Nós do bairro Lagoa Seca, pedimos ao Secretário e ao Prefeito, o restabelecimento urgente do atendimento médico na USB do CAIC. Estamos todos prejudicados desde dezembro de 2015.