quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

RN tem défict de mais de 10 mil Agentes de Justiça e Segurança Pública

Do 190rn.com – O Rio Grande do Norte possui atualmente um déficit de 10.035 agentes de segurança pública e Justiça se somados os déficits da Polícia Militar, Civil, agentes penitenciários e Corpo de Bombeiros Militar. A carência de efetivo vem gerando a insegurança na população potiguar que precisou mudar a rotina e a frequência em lugares públicos.

Somente na Polícia Militar, são 5.466 policiais que fazem falta na rua para coibir ações criminosas. A Polícia Civil só possui 1.506 servidores para investigar crimes. O número previsto em lei era de 5.510 policiais. No Sistema Penitenciário são apenas 914 agentes para mais de 7.500 detentos. Um déficit de 500 agentes.

A falta desses homens fica clara nos constantes assaltos, arrombamentos, sequestros, arrastões, estupros, fugas em presídios e homicídios praticados nos centros e nas periferias norte-riograndenses. “Já não saio mais de casa para ir a um bar com medo de arrastões. Não tem essa de zona sul ou norte. os bandidos estão por toda parte sem medo de ninguém”, disse o comerciante Raphael Oliveira ao 190rn.

O Comando da Polícia Militar disse que tem intensificado o patrulhamento nas áreas onde existe incidência de crimes e que diversos criminosos já foram detidos, mas reconhece a deficiência na falta de efetivo. A Polícia Civil informou que prendeu no ano passado mais de 840 pessoas suspeitas de terem realizado crimes e de foragidos da Justiça.

Nenhum comentário: