sábado, 19 de setembro de 2015

NASF realiza ação educativa na feira livre de Apodi‏

Segunda feira, dia 21 de setembro é o Dia Nacional de Luta pela Pessoa com Deficiência.

A equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Apodi antecipou-se realizando hoje, na feira livre do município, uma Ação Educativa  apresentando seus profissionais e o trabalho que desenvolvem com os portadores de deficiência, tanto quanto esclarecendo o acesso ao tratamento.

Em ocasião foi entregue também folders informativo a respeito dos profissionais que atuam no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Apodi. 

Acompanhe o blog também no Twitter: @JanioApoDiario

Sem acordo, greve nas universidades públicas caminha para quatro meses

A greve que atinge 63 universidades e institutos federais e já se arrasta há 111 dias é mais uma face da crise política e econômica enfrentada pelo governo federal.

Ontem, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) enviou ao Ministério da Educação (MEC) nova proposta (a terceira desde maio) para pôr fim à paralisação. Mas não há previsão de retorno às aulas.

Mais uma vez colocaram água no tanque de óleo em veículo que presta serviço a PMA

Foto: Prof. Toinho

Mais um caso de polícia envolvendo veículos que prestam serviço a prefeitura de Apodi. A polícia deveria procurar os suspeitos de sabotar 1 caminhão que recolhe lixo que presta serviços a prefeitura municipal de Apodi.

O crime aconteceu provavelmente na madrugada deste sábado (19). Infelizmente colocaram água no tanque de óleo do caminhão que transporta containeres de lixo na cidade, o veículo é alocado ao executivo apodiense.

Por que esse tipo de coisa só acontece com a frota de veículos da PMA ou aqueles que prestam serviço? 

Acompanhe o blog também no Twitter: @JanioApoDiario

País rico é outra coisa: gasolina grátis

Imagine se você tivesse R$ 6.000,00 para comprar gasolina.

Daria para fazer uma viagem de Brasília ao Japão.

Ou umas 40 viagens entre Rio de Janeiro e São Paulo.

Essa é a cota para os deputados federais usarem e abusarem.

Aí não está incluído o custo do motorista, nem da manutenção.

Obviamente quem pagar a conta é o contribuinte.

Para saber o total da conta é só multiplicar seis mil por 513 excelências.

Eles poderiam dar a sua contribuição abrindo mão desse gasto?

por Heródoto Barbeiro

Terapia Ocupacional estimula processos de organização social, intelectual e produtiva no Caps de Apodi

Terapia Ocupacional estimula processos de organização social, intelectual e produtiva com foco no empoderamento dos sujeitos sociais.

No último dia 15 de setembro foi dia de Terapia Ocupacional no Centro de Atenção Psicossocial - CAPS de Apodi/RN, os iguais nas diferenças em grupo misto composto por homens, mulheres e jovens homens e mulheres se encontram para construir processos de emancipação social a partir das habilidades e potenciais de cada uma, sob a coordenação da Teraupeta Ocupacional, Jacimária Carvalho do Nasf/Apodi.

Na visão de Jacimária, “os atendimentos realizados predominantemente em grupos proporcionam a seus integrantes, desenvolver a criatividade, possibilitando a improvisação. Além disso, as relações sociais tornam-se mais justas e solidárias. Esses serviços oferecidos aos usuários de transtornos mentais preconizam: Inclusão e Acolhimento”, destacou Jacimária.

Rafael Motta visita Felipe Guerra e Carnaubais


O deputado federal Rafael Motta, do PROS, visitou na noite desta sexta-feira (18), as cidades de Felipe Guerra e Carnaubais, que promoveram comemorações pelos aniversários de emancipações políticas.

Em Felipe Guerra, ao lado do prefeito Haroldo Ferreira, da primeira-dama Girlene e dos vereadores Joedna Canela, Paulo Cezar, Ubiracy Pascoal e Ronaldo Pascoal, Rafael Motta assistiu ao desfile cívico e a entrega de uma nova ambulância. O município foi destino de uma das emendas do parlamentar para compra de equipamentos para a saúde.

Em Carnaubais, Rafael Motta visitou o presidente da Câmara Municipal, Danilo Bezerra. "É sempre importante visitar as cidades e ouvir, do povo, as reivindicações de melhorias", afirmou o deputado federal Rafael Motta.

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

O importante trabalho de Assistência Domiciliar do PADI em Apodi


Outro dia, o PADI (Programa de Atenção Domiciliar ao Idoso), ganhou um veículo para que equipes médicas tenham mais facilidade em percorrer o município do Apodi para dar assistência domiciliar aos idosos.

O trabalho já estar a todo vapor cuidando dos nossos jovens da terceira idade através da coleta domiciliar do PADI.

Atenção à saúde do idoso, agora estar mais perto dos jovens da terceira Idade. “Importante programa para os nossos idosos, parabéns a equipe pelo trabalho. Os nossos idosos tem que ser tratados com dignidade”, ressaltou o prefeito Flaviano.

Fonte: Prof. Toinho

CDL Apodi promove palestra com Dirceu Simabucuru, nesta quarta 23 de setembro


Câmara municipal do Apodi sofre mais uma derrota

Como é do conhecimento de todos, no mês de agosto passado, a câmara de vereadores do Apodi ia afastar o prefeito Flaviano Moreira na tal da CPI da informação.

A assessoria jurídica da prefeitura entrou com um mandato de segurança junto a comarca do Apodi com liminar pedindo a suspensão dos trabalhos daquela CPI devido, entre outros fatores, a mesma não ter dado amplo direito de defesa ao gestor. Após apreciar o processo, a juíza Katia Guedes concedeu liminar suspendendo os trabalhos da CPI até o julgamento do mérito da questão.  

Só que não satisfeita, a câmara municipal do Apodi, entrou junto ao Tribunal de Justiça do RN como um pedido de agravo se instrumento que está sob o Nº 2015.012027-4 com efeito de suspensividade à decisão da comarca do Apodi para que ela, a câmara, pudesse continuar com os trabalhos da CPI e afastar o prefeito.

O agravo de instrumento, para quem não sabe, é o recurso interposto, em regra, contra decisões interlocutórias. Só caberá agravo de instrumento, "quando se tratar de decisão susceptível de causar à parte lesão grave e de difícil reparação, bem como nos casos de inadmissão da apelação e nos relativos aos efeitos em que a apelação é recebida".

Relator do processo, foi o desembargador expedito Ferreira e ele julgou pelo indeferimento do pedido de suspensividade proposto pela câmara do Apodi. Assim, pela decisão do desembargador, a decisão da comarca do Apodi está mantida.

O desembargador quer mais informações da parte da comarca sobre os trâmites do processo. É, parece que a câmara vai esperar um pouco mais até o julgamento do mérito pelo poder judiciário.

A gata da sexta feira é de arrasar…! Gostosíssima…!


Encontro do PSD em Natal receberá caravanas de todo o RN


Encontro regional que o Partido Social Democrático (PSD) realizará neste sábado, 19, a partir das 15h, no hotel Holiday Inn, na Avenida Salgado Filho, próximo ao Estádio Arena das Dunas, receberá caravanas de militantes e políticos de todo o Rio Grande do Norte. O diretório estadual espera reunir mais de 500 filiados no evento.

Além da presença do presidente estadual do PSD, governador Robinson Faria, a reunião contará com a presença do líder nacional do partido, o ministro das cidades Gilberto Kassab, além de deputados Federais e estaduais do partido.

O partido realizará novas filiações debaterá temas relacionados às eleições municipais de 2016, quando as novas regras em discussão no congresso nacional serão apresentadas.

Foto: Internet/Blog Lenilson do Agreste (Gilberto Kassab e Robinson Faria)

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

"Homi"! Vão 'pros quintos do inferno'!!!

A política virou mesmo uma baderna!

Chega a dar asco, nojo, náusea, repulsa! Transformou-se em algo tão vulgar que é tanta da “cratepa” que anda anunciando pré-candidatura a vereador em Apodi nas eleições do próximo ano é de fazer vergonha.

Até os abestalhados descobriram um novo e promissor nicho profissional: a política! Sem contar numas “qualidades” que querem disputar prefeituras como se fosse a “casa de mãe Joana”.

Homi! Vão pros quintos do inferno!!!

“Figurinhas carimbadas” querem ingressar na Câmara de Apodi

O número de pré-candidatos que disputarão uma vaga na Câmara de Vereadores em 2016 em Apodi é algo surpreendente.

Entre eles, “várias figurinhas carimbadas” que não acrescentarão em nada a Casa se conseguirem êxito no projeto.

Mas se conseguirem….

Estamos ferrados!

Neste caso, vale a máxima: só Jesus na causa!

Ô crise sem fim a do elefantinho

Se a atual situação econômico-financeira e social do Brasil é grave, a do Rio Grande do Norte é gravíssima, com forte possibilidade de se tornar caótica nos próximos meses.

O déficit nas contas públicas estaduais é crescente, corroendo-se o Fundo Previdenciário mês a mês, como a juntar-se o lixo embaixo do tapete.

Não se sabe o que se fez até agora pelo menos para estancar a sangria dos cofres (?) públicos, com despesas desnecessárias aos objetivos maiores da administração estadual.

É imprescindível que se estabeleçam prioridades dentro de um perfil de gastos mensais absolutamente irracional, que aguardam a ação enérgica do gestor.

Ações de improbidade, danos ao erário, ressarcimento de recursos ao cofres públicos

“Quem tem rabo de palha não toca fogo no rabo dos outros”. Já dizia meu avô.

E agora vereadores?

Não entendeu clique AQUI.

Sangria nos municípios

A maioria dos municípios está afetada pela crise. Muitos já falam em “caos financeiro” provocado pela queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do acúmulo de atribuições sem as contrapartidas de responsabilidade do governo federal.

Somente no primeiro semestre deste ano a crise fez com que o governo reduzisse em 50% o valor das emendas parlamentares destinadas aos municípios e em 50% o valor dos repasses referentes a convênios firmados com as administrações municipais.

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Agenda da Central de Regulação de Consultas facilita o acesso dos apodienses a serviços especializados


A Secretaria Municipal de Saúde de Apodi – RN entendendo a ‘Regulação’ como uma importante ferramenta de gestão do sistema de saúde pública, que tem entre seus objetivos a equidade do acesso implementada através de ações dinâmicas, executadas de forma equânime, ordenada, oportuna e racional, a gestão Apodi Terra Querida criou a Central de Regulação de Consultas.    

Confira a agenda de atendimento na Central de Regulação de Consultas por região: 
  • Segunda feira – região da Chapada;
  • Terça feira – região da Areia e Pedra;
  • Quarta feira – Cidade;
  • Quinta feira – região do Vale;
  • Sexta feira – trabalho interno.
Essa foi uma das reivindicações dos usuários nas pré-conferências de saúde na zona rural do município que agora está sendo colocado em prática. “Estamos contribuindo para a integralidade da assistência, propiciando o ajuste da oferta assistencial disponível às necessidades imediatas do cidadão”, disse o secretário de saúde, Pedro Júnior.

Tem pré-candidato a prefeito de Apodi de “cabelo em pé”

Tem pré-candidato a prefeito de Apodi de cabelo em pé com a possibilidade de não conseguir viabilizar o seu projeto.

Uma fonte contou ao ApoDiário que o postulante da vaga não vem conseguindo unir partidos ao seu projeto e onde não se soma, não cresce.

Vai ter desistência logo, logo!

À conferir!

Apodi agora conta com a Conveniência do Posto Cidade


O melhor posto de combustíveis de Apodi, Posto Cidade, Agora conta com ampla conveniência climatizada, um espaço confortável e aconchegante para melhor atender todos os clientes, a mesma aberta nesse início de mês, ao lado do posto de combustíveis, mais requisitado da cidade.

A Conveniência Cidade oferece produtos alimentícios industrializados, cigarros, bebidas, fast food, alimentos prontos, materiais de higiene pessoal e de limpeza, entre outros itens que estão no cotidiano no consumidor. 

“Já estamos funcionando, para a população de Apodi e região, um local completo, climatizado para que nossos clientes e amigos se sintam bem e tenham a comodidade necessária”, comentou Batista Júnior, empresário.

Fonte: Josenias Freitas

Orçamento do Estado para 2016 terá queda de 11,9%

Pela primeira vez em três anos, o Orçamento Geral do Estado do Rio Grande do Norte será menor. A proposta para 2016, protocolada ontem na Assembleia Legislativa apresenta uma redução real de 11,94% em relação ao orçamento vigente. Dos R$ 12,3 bilhões previstos para este ano pela então governadora Rosalba Ciarlini, o cenário montado pela atual gestão estadual prevê gastos da ordem de R$ 11,9 bilhões ao longo do próximo ano.

A folha de pagamento continuará sendo o maior problema na equalização das receitas e despesas estaduais, visto que comprometerá 62,2% do Orçamento Geral. Os recursos previstos para investimentos diminuíram 35% e o Executivo Estadual incluiu na peça orçamentária, mesmo sem nenhum sinal de liberação, os R$ 850 milhões contratados junto ao Banco do Brasil ainda em 2014.

Cosern comunica interrupção de energia no bairro Lagoa Seca‏

A Cosern informa que para fazer a ampliação e o melhoramento da rede, irá suspender o fornecimento de energia na sexta-feira, (18) no bairro Lagoa Seca na Rua Padre João da Cunha e adjacências, no período de oito horas da manhã, até as doze horas da tarde, no município de Apodi.

Caso o serviço seja concluído antes do horário previsto, a rede será energizada sem qualquer outro aviso. Mais informações pelo telefone 116.

Democratas lança movimento “Basta de imposto. Não à CPMF

O Democratas lança nesta quarta-feira, 16, a campanha “Basta de Imposto, não à CPMF” contra o conjunto de medidas anunciado pelo governo Dilma para cortar despesas e aumentar receitas.

Deputados e senadores do partido vão lançar a campanha, ao meio dia, na sala da Liderança na Câmara.

O partido, que liderou o movimento que pôs fim à CPMF, em 2007, vai, mais uma vez, mobilizar-se contra a tentativa de se recriar o imposto.

78% da população avalia como bom a gestão de Flaviano, segundo enquete da Rádio Vale do Apodi


A rádio mais ouvida de Apodi realizou ontem (15) uma enquete sobre avaliação do governo da Nova Geração.

O programa líder de audiência no horário “Panorama Político” da Rádio Vale do Apodi, que tem como apresentador Fernando Magalhães, fez uma enquete sobre como a população avaliaria a gestão Apodi Terra Querida.

A enquete, disponibilizou três linhas telefônicas e ainda três opções para os ouvintes opinarem: Bomregular ruim. Após o tempo de 25 minutos de enquete, com linhas congestionadas, 46 pessoas opinaram. 

O resultado foi o seguinte:
Bom – 78% (34 votos);
Regular – 10% (5 votos);
O índice ruim – alcançou os 12% (7 votos).

A apuração foi feita pela própria emissora. Assim, pela conclusão da enquete, grande aceitação dessa atual gestão por todo o município, uma vez que, muitos da zona rural e da cidade avaliaram o governo como bom, a melhor dentre as opções fornecidas. 

O “Panorama Político” da Rádio Vale do Apodi, vai ao ar de segunda a sexta feira  das 18hs05min às 19hs.

Com informações do blog do Toinho.

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Tudo seria muito pior se o extremismo vencesse

Nada como o tempo: muitos queriam que a Maternidade Claudina Pinto (APAMI) fechasse.

Hoje, a vêem como importante e indispensável. Que coisa! Apesar de alguns não querer ‘enxergar’ a nítida melhora.

Muitos queriam que o Hospital Regional também não funcionasse. Pra alguns, quanto pior melhor. Outros são tão radicais que não reconhecem a importância da assistência básica, no caso as UBS nas comunidades rurais.

O que extraímos desses dois/três extremismos?

Que eles, os extremistas, fazem muito mal a Apodi, à Saúde e à humanidade.

Bom senso, gente!

Eita Brasil

Temos que retomar o imposto de lucros e dividendos e de lucro sobre capital próprio. Só isso vai arrecadar R$ 60 bi em 2016. 
  • Aqui no Brasil, quem compra um carro paga o IPVA, mas quem compra um jatinho ou iate não paga nada;
  • Um sócio de uma grande empresa que recebe R$ 300 mil em distribuição de lucros não paga imposto. Um professor paga 27,5%;
  • Recentemente, a Receita Federal divulgou que 71 mil brasileiros super-ricos ganharam R$ 196 bilhões sem pagar imposto.

 Esse é o Brasil de impostos. País rico, povo pobre.

Acompanhe o blog também no Twitter: @JanioApoDiario

“Rabo preso do PMDB” espanta adeptos do impeachment de Dilma

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), demonstra não ter pressa para analisar os pedidos de impedimento da presidente Dilma Rousseff. Frustra, assim, o calendário da Frente Pró-Impeachment, que pensava em recorrer ao plenário nas próximas semanas contra eventual decisão do presidente de arquivar algumas iniciativas. A informação é de Mônica Bergamo, na sua coluna desta terça-feira, na Folha de S.Paulo.

Outra variável na discussão interna do PMDB — avalia a colunista –, é o conteúdo das delações premiadas de Nestor Cerveró e de Fernando Baiano, ainda em segredo de Justiça. Até mesmo o vice-presidente, Michel Temer (PMDB-SP), teria sido citado por eles na Lava Jato. Temer nega conhecer Baiano. Confirma reunião com Cerveró, mas nega o conteúdo relatado por ele sobre conversa que envolveria um achaque de peemedebistas para mantê-lo na Petrobras. “Não tem [prazo estabelecido para análise de impeachment]”, diz Eduardo Cunha. Se o presidente da Câmara dos Deputados não examina os pedidos, eles ficam na gaveta até que ele decida o contrário.

Jogo da Segunda Divisão do RN tem apenas 1 pagante em estádio

globoesporte.com - Natal

A partida entre Atlético Potengi e Santa Cruz de Natal, no último sábado, teve apenas um pagante. Somente um torcedor pagou para entrar no Estádio Nazarenão, em Goianinha, para acompanhar o duelo válido pela quarta rodada da segunda divisão do Campeonato Potiguar. O público total foi de 26 pessoas. Em campo, o Santa venceu por 1 a 0.

Borderô de Atlético Potengi x Santa Cruz de Natal mostra público pagante de apenas um torcedor (Foto: Reprodução)

De acordo com o boletim financeiro publicado nesta segunda-feira pela Federação Norte-rio-grandense de Futebol, dos 100 ingressos disponibilizados para venda, 99 foram devolvidos e a arrecadação da partida foi de R$ 10, equivalente ao valor de um ingresso para arquibancada. Deste "montante", a FNF ficou com R$ 0,60 - 6% da renda.

Ainda segundo o documento, o custo total para a realização da partida foi de R$ 2.223,96, o que implica em um prejuízo de R$ 2.213,96 para o time mandante. Somente o aluguel do estádio custou R$ 1.000 e o valor gasto com a arbitragem foi de R$ 412,50. Some-se a isso os descontos do INSS.

Agentes da PF fazem apreensão recorde em Mossoró

Agentes da Polícia Federal do Rio Grande do Norte fizeram uma apreensão recorde em Mossoró na madrugada desta terça-feira (15). Dois quilos de pasta base foram apreendidos em um ônibus da empresa Guanabara, que faz o trajeto Natal/Belém.  Uma pessoa foi presa e encaminhada para delegacia de Mossoró. Ainda não foi definido o presídio para onde será levado o acusado.

Apodi: Ações de improbidade administrativa contra a gestão passada é protocolada pelo MPRN


O Ministério Público do Rio Grande do Norte protocolou uma série de ações de improbidade administrativa contra a ex-gestão do Apodi dos idos de 2009 a 2012.

São ações de improbidade, danos ao erário, ressarcimento de recursos ao cofres públicos dentre outros. Essa ações, repito, não foram protocoladas nem por mim, nem por você, por vereador ou qualquer outra.

São ações de autoria do Próprio Ministério Público do RN.

Fonte: Prof. Toinho

Escolinha de Futebol da Univap realiza diversos amistoso com Governador de Dix Sept Rosado


A Escolinha de Futebol da Univap, realiza neste sábado dia 19 de setembro, jogos amistosos com a Escolinha de Futebol Estrela Dix septiense (Governador de Dix Sept Rosado), juntamente com a Escolinha de Futebol da Fundevap, por este motivo convida os seus atletas, para participarem.

Confira a Programação:

Local: Estádio Antônio Lopes Filho
07:30 h. - Escolinha da Univap x Escolinha de Gov. Dix Sept Rosado - Categoria: Mirim
08:30 h. - Escolinha da Fundevap x Escolinha de Gov. Dix Sept Rosado - Categoria: Infantil
15:00 h. - Escolinha da Fundevap x Escolinha de Gov. Dix Sept Rosado - Categoria: Juvenil
16:00 h. - Escolinha da Univap x Escolinha de Gov. Dix Sept Rosado - Categoria: Pré-Mirim
17:00 h. - Escolinha da Univap x Escolinha de Gov. Dix Sept Rosado - Categoria: Fraldinha

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Gaspec realiza Baile Beneficente com Radiola Club


No próximo ia 11 de outubro, acontece na Associação Cultural Desportiva Apodiense (ACDA), uma noite beneficente ao GASPEC – Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer de Apodi.

O evento terá a animação da banda Radiola Club, que se doou por inteiro para a realização do evento. Para a noite estão sendo vendidas as mesas ao preço de R$ 50,00.

Vamos prestigiar!

Ação do Empreender: Cartão Fidelidade Unebele

Pacs de Apodi realiza o Projeto "Juntos por um Coração Melhor"


Hoje os Agentes Comunitários de Saúde (Pacs) iniciou mais um trabalho educativo. O Pacs de Apodi lançou o projeto "Juntos por um Coração Melhor". O projeto foi lançado hoje no bairro Bico Torto, com palestra sobre Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus.

“A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e o Diabete Mellitus (DM) constituem fatores de risco para doenças cardiovasculares (morte súbita, infarto agudo do miocárdio, edema agudo de pulmão, acidente vascular encefálico e insuficiência renal). As mais incidentes são o infarto agudo do miocárdio (IAM) e o acidente vascular encefálico (AVE)”, disse a enfermeira Patrícia Raquel. Obrigada a todos que compareceram e lembrando que amanhã estaremos no Bairro Betel, mais precisamente na igreja Betel”, acrescentou Raquel.

O programa foi idealizado pelo Pacs (Programa de Agentes Comunitário de Saúde) juntamente com a enfermeira Patrícia Raquel.

Sport de Recife realiza Peneirão amanhã em Apodi


O Sport de Recife realizará amanhã, terça feira (15) um Peneirão de Futebol no Estádio Antônio Lopes Filho.

Garotos de 13 a 17 anos que desejam participar, o peneirão começa a partir das 14hs30min. Taxa de Inscrição (simbólica) R$ 5,00.

Governo do RN anuncia medidas para enfrentar estiagem

O governador Robinson Faria, determinou a secretária chefe do Gabinete Civil do Estado, Tatiana Mendes Cunha,  anunciar hoje, na Governadoria, o segundo plano de ação para enfrentamento da seca.

Será apresentado o Plano de Detalhado de Resposta com todas as medidas que o Governo do Estado para atender às necessidades de abastecimento às populações dos 159 municípios em estado de emergência no Rio Grande do Norte. O primeiro plano de ação foi anunciado em janeiro deste ano.

O governo do RN também vai divulgar as medidas a serem adotadas para garantir o abastecimento humano e animal, além da oferta de forragem para o rebanho. O Estado vai publicar novo decreto de emergência.

Devem continuar os mesmos 159 municípios do último decreto nº 24.209, publicado que começou a valer no dia 15 de março deste ano que tinha prazo de validade de 180 dias que se encerra este mês.

Agentes acham túnel e evitam fuga em Caraúbas

Buraco foi encontrado embaixo do vaso sanitário (Foto: Direção/Cadeia Pública de Caraúbas)

Agentes penitenciários encontraram na manhã desta segunda-feira (14) um túnel escavado em uma cela da Cadeia Pública de Caraúbas, cidade da região Oeste do Rio Grande do Norte. O buraco estava embaixo do vaso sanitário da cela 5 do Pavilhão B. Na carceragem, estavam abrigados 11 detentos.

André França, vice-diretor da unidade, informou que os agentes perceberam uma movimentação e, por volta das 10h desta segunda, resolveram retirar os presos das celas para realizar uma revista. A equipe encontrou um buraco embaixo do vaso sanitário da cela 5 do Pavilhão B e também trouxas de lençois com areia. Os 11 detentos que estavam na cela serão redistribuídos em outras. Atualmente, a Cadeia Pública de Caraúbas está com 154 presos e tem capacidade para 152.

Diante da Crise, CAERN não descarta iniciar demissão de funcionários


O Panorama 95 (Rural FM) desta segunda-feira (14) entrevista a diretora de empreendimentos da Companhia de Águas e Esgotos do RN (CAERN), Geni Formiga, que demonstra sua preocupação com os efeitos que a crise hídrica já vem provocando no órgão.

Geni, por sinal confirma para os próximos dias uma reunião com a presidência, que diante dos prejuízos incalculáveis com a suspensão de abastecimento em várias cidades do RN, pela primeira vez admite a possibilidade de demissão de funcionários na Companhia, e redução em seus quadros.

Fonte: Marcos Dantas

Prefeituras vão receber FPM 21% menor em setembro

Com base em levantamento feito no Banco do Brasil, a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) aponta que 29% das prefeituras tiveram a primeira parcela do Fundo de Participação em setembro “zerada”. O FPM que seria creditado na quinta-feira (10) foi “zerado” para 49 dos 167 municípios potiguares e inclui prefeituras de grande e médio portes, como Mossoró e Pau dos Ferros, na região Oeste; Parnamirim, na Região Metropolitana de Natal (RMN) e Currais Novos, na região do Seridó.

De acordo com a Femurn, o quadro atual do FPM no Rio Grande do Norte mostra que a primeira cota de setembro deste ano foi 38,07% menor em relação a primeira cota de setembro do ano passado. A previsão é de que as três cotas deste mês, fique 10,72% a menor que o mesmo período de 2014. Já em relação a agosto deste ano, estima-se que em setembro o FPM vai ser de menos 21,26%.

Fonte: Tribuna do Norte

Universitários da Alemanha conheceram o trabalho da Agricultura Familiar de Apodi



Quem visitou Apodi ontem (13) foi um grupo de 24 estudantes (pesquisadores) Alemães da Universidade de Hamburgo do curso de Geografia.

Os universitários da Alemanha vieram conhecer de perto como funciona a Agricultura Familiar do nosso Apodi, que por sinal é referência para todo o Brasil.

“Muito boa atividade, nos dar ânimo e orgulho em saber que a luta da agricultura familiar de Apodi "atravessa" fronteiras. Parabéns aos agricultores e agricultoras que participaram deste momento riquíssimo”, destacou Agnaldo Fernandes.

domingo, 13 de setembro de 2015

PMDB quer disputar todas as prefeituras do RN; Apodi é estratégico

O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) potiguar tem um projeto, no mínimo, ousado. Disputar as prefeituras em todos os 167 municípios.

Apodi, Caicó, Mossoró, Natal, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante são considerados estratégicos.

Muito difícil disputar em todos os municípios, mas...

Acompanhe o blog também no Twitter: @JanioApoDiario

Caixa Econômica Federal cobra 4 milhões de FGTS a prefeitura de Apodi


A Caixa Econômica Federal está cobrando uma dívida relativa ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), dos servidores da Prefeitura Municipal de Apodi no valor de R$ 3.938.202,36. Esse montante é referente a FGTS não depositado na conta do servidor público municipal em gestões anteriores. O prefeito de Apodi Flaviano Monteiro acompanhado dos secretários Marcos Campos, Pedro Júnior, Klébia Karina e do Procurador do Município Dr. Tellys Jerónimo estiveram na última quinta-feira 10/09 na sede da Caixa Econômica Federal em Recife para tratar do assunto.

A comitiva da prefeitura de Apodi mostrou aos representantes do setor de FGTS da Caixa Econômica uma minuta do acordo entre prefeitura de Apodi e o Tribunal Regional do Trabalho de pagamento de precatórios aos servidores público municipal, onde parte dessa dívida está incluída neste acordo. Em Dezembro de 2013, o prefeito Flaviano Monteiro parcelou uma dívida no valor de R$ 5.555.000,00 de precatórios com o TRT. Segundo os técnicos da prefeitura mais de um milhão de reais já foi quitado desta dívida de FGTS, com o pagamento mensal dos precatórios, só que a Caixa Econômica Federal não reconhece esse pagamento por não ter participado do acordo com o TRT.

A Caixa Econômica está propondo um parcelamento em 60 meses de R$ 65.000,00 mensal, segundo o setor financeiro da prefeitura o município de Apodi não suporta mais acrescentar esse valor nas suas finanças por está pagando em média R$ 157.000,00 mensal de precatórios. Com esse entrave entre Caixa Econômica e TRT sobre o FGTS quem está perdendo é o município de Apodi que está irregular com o Governo Federal apesar de está pagando mensalmente o débito. Ficou acertado uma nova reunião desta vez em Natal/RN com os representantes da Caixa Econômica, TRT e prefeitura no final de Setembro para encontrar uma solução para o problema.

"Estamos pagando uma conta milionária com débitos trabalhistas e FGTS mas a Caixa não reconhece, com isso Apodi está no prejuízo. A nossa gestão já pagou quase 4 milhões de reais em precatórios, desse jeito fica difícil ser gestor no Brasil. Pois, com esse montante de recursos daria para enfrentar vários problemas do nosso Apodi, mas estamos pagando uma conta que não foi nós que fizemos, mas é uma conta de Apodi, esse é o nosso Brasil", disse o prefeito Flaviano Monteiro.

Gasolina pode ficar 14% mais cara

O consumidor deve preparar o bolso: a gasolina pode ficar 14% mais cara. O governo pretende aumentar a Cide (imposto dos combustíveis) em R$ 0,50 por litro. Se prevalecer essa intenção, o preço médio no país passará de R$ 3,55, para R$ 4,05. Atualmente, arrecada-se R$ 12,5 bilhões com a somatória da Cide e Pis-Cofins que juntas custam R$ 0,22. Com essa alta, o Ministério da Fazenda estima arrecadar mais R$ 15 bilhões ao ano. O impacto na inflação será de 0,9%.

O diretor do Centro Brasileiro de Infra Estrutura (CBIE), Adriano Pires, constata que, com esse aumento, o brasileiro vai pagar bem mais caro pelo combustível de petróleo que o registrado no mercado internacional. Nos Estados Unidos paga-se hoje US$ 0,77 pelo litro; na China sai a US$ 0,98. Com o dólar cotado a R$ 3,87, a gasolina custa agora US$ 0,91. Com o aumento, passará para US$ 1,04. E junto com a alta da gasolina, todo o custo da cadeia de produção aumenta automaticamente e tira ainda mais a competitividade do país.

Grossos, Santo Antônio e Nova Cruz mudarão de faixa do FPM

Com a divulgação da contagem da população feita pelo IBGE, já é possível identificar as prefeituras que mudarão de faixa do Fundo de Participação dos Municípios no próximo ano.

No Estado potiguar serão três: Grossos (de 0.6 para 0.8); Santo Antônio (de 1.2 para 1.4) e Nova Cruz (de 1.6 para 1.8).

Nenhuma prefeitura terá o FPM reduzido.

Pelas novas estatísticas do IBGE, os municípios mais populosos do estado são: Natal (869.954); Mossoró (288.162); Parnamirim (242.384); São Gonçalo do Amarante (98.260); Macaíba (78.021) e Ceará-Mirim (72.878).

Os menos populosos: Viçosa (1.714); Monte das Gameleiras (2.219); Ipueira (2.221); Bodó (2.358) e Timbaúba dos Batistas (2.418). Entre 2014 e 2015 33 municípios do RN perderam população.

Fonte: Política em Foco