sábado, 11 de julho de 2015

“Bola cheia” ou “murcha” é o assunto mais comentado na política de Apodi

A campanha de 2016 ainda não chegou, mas no momento é o assunto mais comentado nas rodas de conversas. Em uma delas já começaram até a dizer quem é “bola murcha” ou “bola cheia” para o pleito.

O blog quer saber a sua opinião:  Para você quem é a “bola murcha” ou “cheia” dos pré-candidatos?

Prefeitos temem dificuldade de fazer até repasse para câmaras

Os 30% cortados pela União na primeira parcela do FPM transferida, ontem (10), deixaram os prefeitos em polvorosa.

Tem gestor desesperado até para depositar o duodécimo para as câmaras municipais.

Concurso do Banco do Brasil edital sairá nos próximos meses

Para quem prossegue focado no concurso do Banco do Brasil, a boa notícia é que todos terão um maior prazo para prosseguir estudando. A divulgação do segundo edital para Escriturário, cargo que exige o nível médio, poderá acontecer a partir do último trimestre do ano (final de 2015), uma vez que ainda há concurso em andamento.

Segundo informou o site Concursos no Brasil, o certame contemplará regiões brasileiras que não foram incluídas no primeiro edital (parte dos estados do Amazonas e Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio Grande do Sul). O diferencial a partir de agora é a impossibilidade de ter edital exclusivamente voltado para cadastro de reserva, como antes.

A decisão é resultado de acordo judicial firmado com o Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal (MPT-DF), que havia processado o banco para garantir mais transparência nas seleções da instituição. Segundo o MPT, o cadastro de reserva poderá continuar a ser utilizado, porém, sem criar falsas expectativas nos candidatos aprovados, que terão direito assegurado, caso estejam dentro do quantitativo inicial previsto.

Nota de pesar dos funcionários da Secretaria de Saúde pelo falecimento de Dona Luzia de Raimundo da Luz

Dia muito difícil em Apodi. Com a notícia do falecimento de Dona Luzia de Raimundo da Luz. Aos familiares, minhas condolências.

Os funcionários da Secretaria de Saúde lamentam a morte de Dona Luzia, mãe de Pedro Júnior secretário de saúde do município de Apodi. A irreverência e as brincadeiras de Dona Luzia será para sempre lembrados por todos os filhos do nosso município.

Que Deus dê o conforto necessário para esta hora tão difícil. Apodi hoje esta mais triste ainda com o falecimento desta mulher guerreira Dona Luzia de Raimundo da Luz.

Desejemos o conforto para todos de sua família.

Equipe da Secretaria de Saúde

Nota do blog: Dona Luzia tinha 77 anos. O enterro será agora às 16 horas.

Prefeitura entrega Praça da Bíblia à população


Uma das obras mais esperadas pelos moradores do bairro Lagoa Seca foi finalmente entregue pela prefeitura, na noite desta sexta (10), em um grande evento na Praça da Bíblia. Em torno de 2 mil pessoas acompanharam a programação que inaugurou a revitalização e paisagismo que será realizado para eventos religiosos.

O prefeito Flaviano, acompanhado de toda sua equipe de governo, e uma multidão que veio prestigiar a entrega da praça enalteceu todo o trabalho da administração em revitalizar um espaço tão apreciado e aguardado pelas pessoas.


Logo após houve o descerramento da placa, o prefeito Flaviano ganhou uma bíblia de presente dos representantes da Coevap, em seguida aconteceu um show evangélico, onde centenas de pessoas cantaram e louvaram a Deus.

Para o prefeito Flaviano, até mesmo por que fazer justiça com os moradores deste bairro, a restauração foi muito importante, mão de obra da prefeitura que ajudou a baratear os custos, desde a sua construção a praça nunca tinha passado por reforma, considerando o estado que a mesma foi recebida. Flaviano agradeceu todos que se empenharam na obra e pediu que a comunidade auxilie na conservação da estrutura, no cuidado, pois a prefeitura está fazendo sua parte, mas cada munícipe é responsável por esse “Cartão Postal, a nossa Praça da Bíblia”.

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Minha Casa, Minha Vida: construtoras vão demitir 30% dos empregados no RN

Diante do atraso do Governo Federal nos repasses para o programa Minha Casa, Minha Vida no estado, a construtoras contratadas para a faixa 1 voltam a demitir. A medida deve atingir 30% dos empregados. As dívidas chegam a R$ 13 milhões.

Queda de 20% no FPM deixa prefeitos “de cabelo em pé”

A situação de crise nos municípios do Rio Grande do Norte teve um agravante recentemente: a inesperada queda no Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

A redução de 20% no repasse dos recursos oriundos na união tem causado preocupação em prefeitos, em especial os das cidades de menor porte.

É amanhã!!! Os Tremendões na ACDA

Pra celebrar...
Pra reviver...
Pra ser feliz...
Pra comemorar...
Dia 11 de julho na ACDA
Você vai curtir Os Tremendões...
Uma noite romântica pra celebrar
Os 58 anos da ACDA.

Venha viver conosco as emoções deste momento impar na história de Apodi. Na ocasião 10 empresas bem conceituada estarão sendo agraciadas com a comenda destaque do ano. A festa começa a partir das 22 horas. 

Reservas de mesas com Leila Carla ao preço de 60,00 reais. Senha individual no local da festa. Realização: Leylla Carla produções e Roberto Buffet.

A gata da sexta feira é um tesão, tarados! Bom final de semana…!!!

Hoje é sexta-feira, dia da gata da semana. Dia de biritar, curtir, beijar e amar. Olha só leitores tarados deste blog. A cerveja mais barata em Apodi você encontra no Depósito de Bebidas São João!!!

Tesourada no FPM

Os prefeitos que preparem o lombo: a primeira parcela do FPM a ser depositada, hoje, entra nos cofres com 30% a menos.

A notícia foi confirmada, ontem, pela Confederação Nacional dos Municípios.

Apodi rumo ao Selo UNICEF


Equipe do Selo UNICEF parabeniza o município de Apodi, pelos avanços nas áreas sociais que garantem o fortalecimento dos direitos da criança e do adolescente.

Apodi rumo ao Selo UNICEF parabéns a gestão e ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Apodi.

Flaviano Monteiro convida população para entrega da praça da Bíblia

Praça da Bíblia no bairro Lagoa Seca em Apodi - RN

O prefeito Flaviano Monteiro está convidando a população apodiense para participar da entrega da reforma, revitalização e paisagismo da praça da Bíblia. A prefeitura de Apodi através da secretaria de Obras recuperou a praça da Bíblia, localizada no bairro Lagoa Seca.

Com dificuldades financeira, devido a crise econômica que passam as prefeituras, o prefeito Flaviano Monteiro encontrou uma nova forma de utilizar os poucos recursos que sobram do custeio da máquina pública de Apodi. Utilizando mão de obra da prefeitura e com o material utilizado adquiro através de licitação, o prefeito conseguiu baixar os custos da obra. O investimento com material dessa reforma chega a aproximadamente R$ 20.000,00, gastos com: cimento, pedra portuguesa, iluminação, tintas, cerâmicas, tijolos, gramas, palmeiras, pedras ornamentais, paralelepípedo, canos, entre outros.

A praça da Bíblia desde sua construção nunca tinha recebido melhoramento por parte do poder público municipal, nunca chegou a ser inaugurada e nem entregue a população. O prefeito Flaviano Monteiro está convidado a comunidade evangélica e católica além dos grupos culturais a se fazer presente na cerimônia de entrega da praça, onde o mesmo entregará aos pastores, o padre Maciel e os representantes dos grupos culturais a praça para eles utilizarem.

"A praça é para ser utilizada pela comunidade cristã e pelo grupos culturais, está pronta, vamos utilizar com responsabilidade, com amor e carinho este espaço importante da nossa cidade. Os poucos recursos utilizados mostra o zelo que temos pelo dinheiro público", destacou o prefeito Flaviano Monteiro.

quinta-feira, 9 de julho de 2015

UBS de Melancias realiza palestra com grupo de Hipertensos e Diabéticos

A equipe da Unidade Básica de Saúde da comunidade de Melancias promoveu nesta quinta-feira (09), uma palestra destinada ao grupo de Hipertensos e Diabéticos assistida na unidade, com o apoio da nutricionista Camila Micaele. Onde foi abordado assuntos como a alimentação Saudável. O encontro aconteceu na Igreja Assembleia de Deus.

Durante a palestra foi abordado 10 passos para promover uma alimentação saudável como também avaliar os principais aspectos relacionados aos hábitos e às práticas alimentares destes usuários, visando à identificação de inadequações alimentares e de estilo de vida a partir dos depoimentos dos mesmos.

"A ingestão de uma alimentação adequada é importante para que o controle do diabetes e da hipertensão seja atingido. São necessárias mudanças dos hábitos alimentares, favorecendo um melhor controle metabólico, do peso corporal e da pressão arterial. No entanto, como esses hábitos têm geralmente suas bases fixadas dentro do núcleo familiar, ainda na infância, os mesmos são difíceis de ser modificado, o que necessita a conscientização de cada um", destacou a enfermeira Nathacia Kyss.

"A alimentação saudável envolve a escolha de alimentos não somente para manter o peso ideal, mas também para garantir uma saúde plena", acrescentou a nutricionista Camila Micaele.

FPM reduz em 20% e acentua crise econômica dos municípios do RN

É com extrema preocupação que a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) recebeu a notícia de mais uma redução nas receitas dos municípios potiguares. O primeiro decêndio de julho do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) que vai entrar nas contas das prefeituras hoje (09) será 20% menor que o repasse realizado no mesmo período de 2014 em valores brutos e nominais. No RN, em decorrência dessa situação, prefeitos analisam como vão gerenciar as despesas em suas cidades.

O presidente da FEMURN, Francisco José Júnior, chama atenção para a realidade econômica dos municípios, onde as prefeituras possuem demandas cada vez mais crescentes. “O custo básico que temos que arcar em nossas prefeituras, estão muito aquém do que é repassado. As receitas estão decadentes, tornando a gestão insustentável economicamente. Como se não bastasse as reduções, ainda há a possibilidade de erro de cálculo. Estamos estudando como vamos solicitar a reposição destes valores. A situação preocupa”, analisou.

Além da queda do repasse em relação a julho de 2014, o valor referente à parcela de 0,5%, montante garantido às prefeituras com a emenda Constitucional 084, negociada com o Congresso e o Governo Federal, veio errado. Ele levaria em conta a transferência de um ano, e não apenas dos seis primeiros meses de 2015. O texto final definiu equivocadamente que a transferência aos municípios deve ser apenas dos seis primeiros meses deste ano. Dessa forma, em valores totais, o FPM sofreu uma queda de cerca de 50%.

Para o prefeito de Vera Cruz, João Paulo Cabral, a situação é delicada e exige atenção. “As cotas estão vindo muito menores do que as registradas nos meses anteriores, o quadro inflacionário também tem contribuído para o agravamento. Isso vem comprometendo a permanência de atividades nos municípios, temos que pagar fornecedores, funcionários, e arcar com outros custos, o FPM repassado está sendo insuficiente. Se a situação de decréscimo persistir nos meses seguintes, sem dúvidas, os serviços essenciais também serão comprometidos”, destacou.

Em fevereiro, após uma outra baixa, no FPM, o presidente da FEMURN, junto com os prefeitos potiguares expuseram, em audiência com o Governador Robinson Faria, a situação. Na ocasião foi apresentado ao chefe do executivo potiguar um relatório de perdas decorrentes das baixas nos repasses, também foi solicitado a inclusão das prefeituras no plano de aplicação do empréstimo de R$ 850 milhões assegurados pela Assembleia Legislativa.

VALORES LÍQUIDOS A SEREM REALIZADOS DO FPM:
0.6- 135.071,31.
0.8- 180.085,08.
1.0- 225.118,85.
1.2- 170.142,62
1.4- 315.166,39.
1.6- 360.190,15.
1.8- 405.213,92.
2.0- 450.239,33.

Estrada prometida a mais de 30 anos começou a ser construída em Felipe Guerra

Vários prefeitos, vice-prefeitos e vereadores que nasceram na comunidade do Brejo já prometeram construir a estrada de acesso do corredor do Brejo, localizado na zona rural de Felipe Guerra, berço principal para o desenvolvimento econômico e turístico da pequena cidade de pouco mais de 6 mil habitantes.

Mais de três décadas de promessas quando ontem esse dia deixou de ser apenas mais uma promessa e passou-se a ter início à construção da estrada de acesso.

Em cada período eleitoral as promessas feitas pelos seus próprios candidatos filhos do Brejo eram intensificadas diante da velocidade dos seus interesses pessoais e de uma forma de ludibriar os humildes moradores.

Todas as promessas para a construção da estrada de acesso do corredor do Brejo, foram feitas partindo dos seus próprios candidatos filhos do Brejo, desde prefeitos, vice-prefeitos e vereadores que apenas serviram como pano de fundo de um mundo surreal criado por eles.

“Por que empresas e bancos dão milhões para candidatos?”, questiona jornalista

Pergunta do renomado jornalista Chico Pinheiro, da Globo:

Professores da UERN rejeitam proposta do Governo do Estado e greve continua

Os docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) rejeitaram a proposta do Governo do Estado apresentada a categoria em assembleia realizada na manhã desta quarta-feira, 8, na sede da Aduern.

A proposta apresentada previa o realinhamento de 12,053% para todos os professores ativos da Uern, através de auxílios complementares aos salários, mas deixaria de fora os professores aposentados.

De acordo com o presidente da Associação dos Docentes da UERN, Valdomiro Morais, a assembleia contou com um grande número de professores e apenas dois voltaram a favor da proposta.

Municípios recebem hoje primeiro repasse de 0,5% do Fundo de Participação

A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) informou na manhã desta quarta-feira (8) o valor a ser repassado às prefeituras referente à parcela de 0,5% do Fundo de Participação dos Municípios.

Será de R$ 946 milhões e, segundo comunicado oficial, o crédito cai na conta das prefeituras até as 18 horas de hoje, dia 09.

Unidade Básica de Saúde da Santa Rosa realiza encontro com grupo de gestantes


A equipe da Unidade Básica de Saúde de Santa Rosa promoveu nesta quarta-feira (08), o primeiro encontro do grupo de gestantes atendidas pela Unidade. O encontro aconteceu na Unidade Básica de Saúde, e teve como palestrante a enfermeira Elidiane Jamilly com o tema “Aleitamento Materno”.

Durante a palestra, a enfermeira abordou a importância da amamentação para mãe e o bebê, além de cuidados com as mamas e a forma correta de amamentar. A amamentação pode ser uma experiência muito gratificante para a mãe e para o bebê, com benefícios para a saúde física e mental de ambos. Por este motivo a amamentação deve ser incentivada as gestantes.

“O grupo de gestantes possibilita o intercâmbio de experiências e conhecimentos, por isso é considerado a melhor forma de promover a compreensão do processo de gestação. Informações sobre as diferentes vivências devem ser trocadas entre as mulheres e os profissionais de saúde”, disse a enfermeira Elidiane Jamilly ao blog.

Jovem tenta entrar no CDP de Apodi com maconha dentro de pães


Uma jovem foi identificada, na noite de ontem (08), tentando entregar uma sacola de pães recheados de maconha aos detentos do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Apodi. De acordo com o diretor do presídio, Márcios Morais o entorpecente foi encontrado dentro dos pães em uma sacola, a jovem tem 17 anos, após identificar a jovem através das câmaras de monitoramento, ela confessou ter recebido a sacola de um ex-detento que ganhou a liberdade há poucos dias.

Diversos traficantes que atuam em Apodi e região estão usando menores para atuar no tráfico e até mesmo tentar entrar com entorpecentes no Centro de Detenção Provisória, essa não foi a primeira tentativa de entrar com drogas dentro da unidade prisional aqui em Apodi.

FEMURN realiza encontro de prefeitos em Itaú na Região Oeste

Saúde e segurança pública serão os assuntos prioritários discutidos pelos 49 prefeitos que compõe a região

A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) realiza, no próximo dia 17 de julho, o III Encontro Regional de Prefeitos, no município de Itaú, a partir das 8h30, no Clube Acri. O evento está sendo promovido em parceria com a Associação dos Municípios do Oeste do Rio Grande do Norte (AMORN) e deve contar com a participação de 49 gestores municipais, além de equipes de gestão, que priorizarão o debate sobre os temas Saúde e Segurança, determinados pelos prefeitos.

A programação do Encontro de Prefeitos da Região Oeste será iniciada às 8h30, com o credenciamento. A partir das 9h, o presidente da AMORN e prefeito de Itaú, anfitrião do evento, Ciro Bezerra, juntamente com o Presidente da FEMURN, Francisco José Júnior, farão a abertura. O encontro terá como tema: “Ações e perspectivas de melhorias para a saúde e segurança pública”, e contará com a palestra de autoridades da Secretaria Estadual da Saúde Pública (SESAP) e também da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED).

“Procuramos em cada região visitada nos encontros, concentrar ideais, discutir soluções, para auxiliar no desenvolvimento dos municípios. Por meio de medidas tomadas em conjunto, desejamos fortalecer as cidades, e favorecer a qualidade de vida da população. Na região Oeste, por exemplo, vamos junto aos órgãos estaduais competentes apresentar sugestões e cobrar melhorias para toda a região”, explicou Francisco José Júnior.

O assunto proposto para o III Encontro Regional de Prefeitos,  foi delimitado de acordo com a carências da região. As propostas de melhorias serão debatidas com aos gestores, formalizando um documento que será entregue ao governador Robinson Faria, para inclusão no Orçamento Participativo do Estado. “Os municípios da região enfrentam, quase que diariamente, problemas com segurança e saúde pública. Assaltos aos Correios, situação precária nos Hospitais Regionais são queixas recorrentes da população. Desejamos com esse encontro debater soluções e encontrar melhorias para estes problemas”, destacou Ciro Bezerra.

A região Oeste é a segunda a receber os Encontros de Prefeitos realizados pela FEMURN. Os municípios da região da Costa Branca, Agreste, Litoral e Potengi, já sediaram o debate entre os prefeitos. As prioridades da região serão encaminhadas ao Governo do RN para inclusão no Orçamento Participativo do Estado.

PROGRAMAÇÃO
  • 8:30 - Credenciamento
  • 9:00 - Abertura pelo Presidente da AMORN, Ciro Bezerra, e pelo Presidente da FEMURN, Francisco José Júnior
  • 9:30 -  Palestra com Secretaria da Saúde Pública (SESAP)
  • 10:00 -  Palestra Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social (SESED)
  • 10:30 - Definição pelos prefeitos das prioridades da Região Oeste para o Orçamento Participativo do Estado
  • 11:30 - Apresentação Cultural
  • 12:00 - Encerramento/Almoço

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Centro de Saúde promoverá encontro com mulheres para debater a qualidade de vida


O Centro de Saúde de Apodi estará realizando o "Dia dedicado a educação e promoção da Mulher". A evolução e conquistas alcançadas e a saúde em que aspectos estão cuidando.

Com a temática: câncer de colo e câncer de mama com um mutirão com 40 mulheres já selecionadas (fichas distribuídas). Com a organização das enfermeiras Ana Paula e Taise Marielle. Colaboração da Secretaria de Saúde, direção do Centro de Saúde e apoio total da prefeitura de Apodi.

Já são 5 assassinatos registrados em 2015 em Apodi

Foto: Sentinelas do Apodi

Na manhã do último sábado, dia 04 de julho por voltas 8h da manhã, a central de operações da Polícia Militar recebeu a informação, dando conta de que a pessoa identificada como Francisco Thiego Nunes Pereira, de 24 anos de idade, mais conhecido por "Queixada", morreu após ser ferido com uma cutilada de faca peixeira, na região das costas, o fato ocorreu na feira livre da cidade.

A morte de Francisco Thiego foi a 5ª registrada em Apodi, neste ano de 2015. A polícia conseguiu localizar e prender o envolvido nesse crime minutos depois, o acusado assumiu o crime.

Em vídeo, governo apresenta campanha #RNPreparadoproHUB

Robinson poderá usar o Fundo Previdenciário para não atrasar salários

Do governador do Rio Grande do Norte Robinson Faria:

"No último mês não utilizamos mais o Fundo Previdenciário e espero não precisar mais utilizar. Mas se for necessário vamos utilizar, pois não é justo atrasar o salário dos servidores".


Gestantes de Melancias participam de palestra sobre banho e cuidado com a pele do recém nascido


Nesta terça-feira (07), foi realizada na Unidade Básica de Saúde de Melancias uma palestra destinada ao grupo de gestante assistida na unidade, com o apoio da Terapêutica Ocupacional Jacimária Carvalho. Onde foi abordado assuntos como as maneiras corretas de como banhar o recém nascido, os cuidados que se devem tomar com a pele.

Mensalmente o grupo de gestante se reúne na própria unidade sobre a coordenação da enfermeira Nathacia Kyss e a contribuição dos profissionais do Núcleo de Apoio da Saúde da Família (NASF).


“A pele do bebê é muito sensível. Mais fina que a pele do adulto, ela ainda não é totalmente eficaz na sua função protetora. São necessários cuidados especiais para evitar lesões que comprometeriam as funções essenciais da pele. Preservar a integridade da pele é de fundamental importância, especialmente no recém-nascido”, disse a enfermeira Nathacia Kyss.

“Devem-se ter os cuidados gerais com o recém-nascido, os cuidados de higiene são indispensáveis, pois, previnem infecções. O sistema imunitário do recém-nascido ainda não está totalmente desenvolvido, desta forma tornam-se essenciais. A pele é a primeira defesa do Recém-nascido, por isso, deve estar bem cuidada”, acrescentou a terapêutica ocupacional Jacimária Carvalho.

Ao final do encontro, foi oferecido pela secretaria de saúde lanche para todos que estavam presentes.

terça-feira, 7 de julho de 2015

O árbitro e o juiz, o futebol e a política

Uma máxima do futebol atesta que quando o árbitro aparece muito, quem perde é o próprio futebol.

Na política, a proeminência do juiz mostra que algo vai muito mal com a política. Apodi é um atestado disso.

Sua elite política parece ter esgotado vasto repertório de espertezas (a do carro sendo lavado no rio: não repercutiu, nem repercute e nem repercutirá). Não tem muito mais a apresentar, anda longe de atender às demandas da sociedade, respeitar princípios da democracia e de fazer da política um fim – e não um meio de vida.

Sinceramente, não devemos xingar o magistrado. O árbitro, aqui e acolá, não tem como escapar da força do hábito das arquibancadas.

Como no futebol, na política sempre existem os insatisfeitos, até porque é mais fácil arranjar culpados do que aceitar suas próprias fraquezas, limites e deslizes.

O futebol sempre tem o que nos ensinar. A política ainda nos fará aprender muito.

Com informações do blog do Carlos Santos

Prepare o bolso! A gasolina vai aumentar de novo

O presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, disse nesta segunda-feira (6/7) que “tão logo seja necessário” deve ser feito um reajuste dos preços da gasolina. Ele fez a declaração a representantes da indústria de açúcar e etanol, reunidos no Ethanol Summit, evento promovido pela indústria do setor, em São Paulo (SP).

“Temos que saber o momento correto para colocar uma possível correção tão logo seja necessário para manter a rentabilidade da companhia”, disse ele, que participou da cerimônia de abertura, mas não fez a palestra que estava prevista no primeiro dia dos debates do evento. “Consequentemente, os produtores de etanol poderão praticar preços adequados”, avaliou.

Bendine afirmou também que o etanol tem papel fundamental na redução da dependência que a empresa tem da gasolina importada. “Nossa capacidade de refino não é suficiente para atender à demanda”, ressaltou. “Temos que fazer os investimentos de forma complementar. O nosso desenvolvimento depende do bom trabalho de vocês”, acrescentou.

1º Arraiá da 3ª Idade promovido pelo STTR Apodi


O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi/RN na manhã do dia 04 de julho deixou registrado em seus arquivos o trabalho realizado com a 3ª idade respeito e valorização a vida do idoso.


O evento contou com uma programação leve, mas com significados muito importante que sensibilizou a todos os jovens da 3ª idade com as palestras apresentadas pelo advogado jurídico do Sindicato o Dr. Welliton que falou sobre os direitos dos idosos, e as médicas Cubanas do programa + Médicos que desenvolvem um trabalho belíssimo nas regiões de Apodi/RN Dr. Osleyde e Dr. Marta falou da saúde do idoso.


Com certeza um momento único na vida dos participantes. Está de parabéns a todos que fazem o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadora Rurais de Apodi/RN que está sempre ao lado do povo fazendo seu papel exemplar.

Fonte e fotos: Edjanete Fernandes

PRF aguarda autorização para concurso com 1.500 vagas

Depois de quase seis meses, desde que o pedido de autorização foi encaminhado ao Ministério do Planejamento, o processo relativo ao concurso da Polícia Rodoviária Federal (para preenchimento de 1.500 vagas) avançou. Isso sinaliza que a autorização poderá acontecer em breve, depois do processo eleitoral concluído.

O período das eleições acabou retardando todos os processos que se encontram em estudo naquele ministério, inclusive esse da PRF, cujo concurso é considerado uma das prioridades do governo, sobretudo para intensificar o combate do tráfico de drogas e de armas.

Com vencimentos que, a partir de janeiro, chegam aos R$ 7.092,91 mensais, o concurso da Polícia Rodoviária Federal tem atraído um grande contingente de candidatos (nos dois últimos concursos foram contabilizados 210 mil inscritos para a disputa de 1.750 vagas). A previsão é de que o próximo processo seletivo registre um recorde de concorrentes, pois é crescente o interesse pelo concurso. Para participar da disputa, basta ter concluído o curso superior em qualquer área – o que amplia o leque de participantes.

CDP Apodi ganha sistema de videomonitoramento com 16 câmeras


O Centro de Detenção Provisória de Apodi (CDP) ganhou reforço em sua segurança, com a instalação de um moderno sistema de videomonitoramento formado por 16 câmeras instaladas no interior e no lado externo da unidade prisional que ajudarão os agentes no trabalho de inspeção.

A Central de Monitoramento fora garantida através de uma parceria entre a Direção do CDP, Poder Judiciário e Ministério Público com recursos oriundos de Penas Pecuniárias. Foram investidos R$ 2.850,00 recursos suficientes para compra do kit de câmeras, equipamento de gravação e um parelho de TV 32 polegadas de LED.

Governo anuncia Minha Casa Minha Vida 3 com nova faixa de renda

A terceira etapa do Minha Casa Minha Vida, prevista para ser lançada no segundo semestre, deverá facilitar a vida de famílias com renda entre R$ 1,2 mil e R$ 2,4 mil. A secretária Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Inês Magalhães, afirmou que será criada a Faixa 1- FGTS, na qual a família interessada poderá comprometer até 27,5% de sua renda com o financiamento da casa própria.

Nesta nova modalidade, a contrapartida dos governos estadual ou  municipal ou da poupança será de 20% do valor do imóvel. “Se uma família com renda mensal de R$ 1,6 mil comprar um imóvel de R$ 135 mil, por exemplo, necessitará de um subsídio de R$ 45 mil”, disse.

Atualmente, o Minha Casa Minha Vida tem três faixas de renda. Na primeira, para famílias que recebem até R$ 1,6 mil, o subsídio pode chegar a R$ 95% do valor do imóvel. Na segunda (até R$ 3.275 mensais), esse subsídio tem um teto de R$ 25 mil.

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Prefeitura entregará praça da Bíblia revitalizada a moradores do bairro Lagoa Seca

Praça da Bíblia totalmente recuperada

O bairro Lagoa Seca receberá, na próxima sexta feira, 10 de julho às 19 horas, a Praça da Bíblia totalmente revitalizada, urbanizada, iluminada e paisagismo. As obras serão entregues pelo prefeito Flaviano Monteiro e o secretário municipal de Obras, Samuel Nogueira, para atender à demanda do maior bairro do município de Apodi.

Antes da revitalização, a calçada era totalmente esburacada, sem gramado, iluminação precária, o espaço inapropriado para eventos religiosos. 

"Este dia será muito importante para os moradores do bairro Lagoa Seca, estamos entregando a praça da Bíblia revitalizada, iluminada e também foi feito serviço paisagístico. É o patrimônio público, espaço de convívio, de conversa. Atendemos a essa demanda dos moradores. Queremos que a população cuide bem dela, e as igrejas de nossa cidade possam realizar mais eventos religiosos", disse o prefeito Flaviano.

Detran vai lançar campanha educativa voltada aos proprietários de cinquentinhas


O Governo do Estado, por meio do Detran, vai iniciar uma nova fase da campanha educativa intitulada Motorista do Bem, que, a partir do próximo dia 12, vai passar a focar nos condutores de motocicletas e de ciclomotores.

A iniciativa vai promover a ação “Sou 50itnha, Sou 100% Legal”, que tem o objetivo de orientar os proprietários de cinquentinhas a regularizarem seus veículos e contribuírem para o fortalecimento de um trânsito seguro.

Sesap promove Oficina de Vigilância de Óbito para municípios das regiões Oeste e Vale do Açu

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Coordenadoria de Promoção à Saúde (CPS) e Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (Suvige) realiza de 07 a 10 de julho, das 9h às 17h, no auditório da II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), com sede em Mossoró-RN, uma Oficina de Vigilância de Óbitos e Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC) e Sistemas de Informações sobre Mortalidade (SIM) para profissionais dos municípios da II e VIII Regiões de Saúde, com sede em Mossoró e Açu, respectivamente.

Segundo a coordenadora da Vigilância de Óbitos da II Ursap, Alzineta Rocha o evento tem como objetivos avaliar e qualificar as ações de Vigilância de Óbito; prestar apoio à II Ursap e aos municípios da II e VIII regiões de  saúde para implementação das ações e encerrar investigações pendentes de óbitos infantis, fetais, maternos, mulheres em idade fértil (MIF) e com causa mal definida.

Produtores optam pelo cultivo de outras frutas no RN

Se a produção do melão está comprometida pela escassez de água, os produtores estão apelando para o cultivo de outras frutas que não precisem de uma demanda maior do líquido para atingir a qualidade necessária para ser exportado. Para se ter uma ideia a irrigação de um plantio de mamão é sete vezes menor que uma de melão.

Atento a este cenário, o produtor vem optando pelo cultivo do Mamão, banana e outras frutas que se tornam mais viáveis no momento. Mesmo com as dificuldades na produção, o preço do produto não deve ser elevado nem internamente quanto externamente.

Governador promete instalação do ‘Ronda Cidadã’ em 15 dias

Em entrevista ao programa Bom Dia RN, da InterTV Cabugi, nesta segunda-feira (06) o governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, garantiu, que num prazo de 15 dias, será instalado no estado o programa ‘Ronda Cidadã’.

Segundo o chefe do executivo potiguar, o programa visa ampliar o policiamento ostensivo e garantir atendimento mais rápido às ocorrências, frisando que o tempo máximo para a chegada da viatura deveria ser de 3 minutos.

Robinson Faria disse que esta medida deu certo em vários lugares, cirando como exemplo a Colômbia, que agora, segundo ele, é um país onde há segurança. Ele ainda frisou que o Ronda Cidadã é um compromisso de campanha. O projeto é inspirado em modelos de polícia comunitária, com viaturas especiais ocupadas por quatro policiais em perímetros pré-determinados de acordo com território e população.

Concurso do IFRN segue com inscrições abertas até o próximo dia 15 com vagas em todos os níveis

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) lançou na última terça-feira (30), dois editais para concurso público com vagas em todos os níveis de escolaridade. As inscrições prosseguem abertas até o dia 15 deste mês.

Estão sendo disponibilizadas vagas para Auxiliar de Biblioteca (2), Assistente em Administração (9), Técnico em Arquivo (2), Enfermeiro (2) e Tecnólogo/Gestão Pública (1), por meio do edital 7/2015.

Pelo edital 12/2015, estão sendo ofertadas para Tradutor e Intérprete de Linguagem e Sinais (10), Técnico de Laboratório nas áreas de Edificações (1), Química Têxtil (1), Química (2) e Tecnologia Mineral (2); Técnico em Alimentos e Laticínios (3), Técnico em Edificações (2), Técnico em Eletrotécnica (3), Técnico em Mecânica (3) e Técnico em Química (1).

domingo, 5 de julho de 2015

RN foi o estado com o quarto maior crescimento nas exportações na região Nordeste

De acordo com dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Rio Grande do Norte foi o estado com o quarto maior crescimento nas exportações na região Nordeste no ano de 2014, com aumento de 1,4% em relação ao de 2013.

Ao todo, foram comercializados US$ 251,3 milhões em produtos, com destaque para o melão e a castanha. Já Mossoró foi o maior exportador potiguar, responsável por U$ 75 milhões, o que corresponde a 29,84,% das vendas do Rio Grande do Norte a outros países no ano passado.

Servidores do INSS de Apodi-RN preparados para a greve do dia 07 de julho


Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Nacional-INSS aprovaram na tarde deste sábado (04/07), por unanimidade, a deflagração de greve nacional por tempo indeterminado a partir desta terça-feira (07/07). Todas as agências do país serão afetadas.

Há pelo menos sete anos o Governo Federal se recusa sistematicamente a abrir diálogo com os servidores para negociar as pautas de reivindicações. A proposta que foi apresentada de forma geral a todos os servidores do Executivo Federal era de um reajuste de aproximadamente 5% por quatro anos, sendo que a inflação acumulada neste mesmo período deve superar os 30%.

Após esgotar todas as tentativas de estabelecer diálogo com o Governo, não houve outra forma de garantir a continuidade dos serviços previdenciários senão a greve. Foram cumpridos todos os requisitos legais para a sua deflagração, inclusive com a notificação formal do INSS no dia 30/06/2015.

Segundo relatório do Tribunal de Contas da União - TCU, 26% do efetivo de servidores do INSS está apto a se aposentar a qualquer momento (apenas não o fazem por chegar a perder 50% de sua remuneração no ato da aposentadoria, preferindo assim continuar a trabalhar mesmo que doentes e sem condições físicas e/ou psicológicas). Esse quantitativo de servidores aptos a se aposentar supera em 5 vezes o índice aceitável de reposição por razão de aposentadoria, o que já representa ameaça a continuidade da prestação dos serviços no médio prazo.

Embora haja defasagem de mais de 10.000 servidores atualmente, o Governo Federal, após anos de insistência e apenas na iminência da greve autorizou a abertura de concurso para apenas 950 vagas, o que não equaciona nem a menor parte do problema.

Os servidores pedem ainda reconhecimento para que possam atender de forma mais adequada a população, mesmo em meio a intensas modificações legislativas, falta de infraestrutura adequada e quadro defasado de pessoal.

Os reajustes nos últimos anos (quando houve) foram menores do que o reajuste dos aposentados que já é tão criticado. Foram menores inclusive do que a inflação, motivo pelo qual não pedimos aumento, mas reposição das perdas salariais.

Confira a pauta de reivindicações:

- Reajuste da Remuneração de Acordo com a Inflação;
- Incorporação das Gratificações;
- Plano de Cargos e Carreiras;
- 30 Horas de Trabalho para Todos os Servidores;
- Concurso Público para Repor o Quadro de Pessoal;
- Fim do Assédio Moral;
- Contra as Terceirizações;
- Isonomia Salarial e Paridade Entre Ativos e Aposentados

Na Gerência Executiva de Mossoró-RN, da qual o INSS de Apodi-RN, há uma enorme adesão por parte dos servidores ao movimento paredista. Em Apodi-RN 100% dos servidores irão cruzar os braços por melhorias.