sábado, 6 de junho de 2015

‘Nunca tinha visto um governador fazer isso’, afirma usuário do Detran

O governador Robinson Faria (PSD) fez nesta manhã visitas surpresa a dois órgãos da administração indireta do governo do Rio Grande do Norte: A Central de Abastecimento (CEASA) e ao Departamento de Trânsito (DETRAN). O objetivo foi averiguar, de surpresa, como andam os serviços oferecidos à população e aos usuários.

O governador chegou logo cedo à CEASA. Sequer a diretoria da empresa pública havia sido comunicada da visita. Visitou permissionários, ouviu elogios e críticas e disse que estava ali para resolver o que precisasse ser resolvido. Em seguida, foi ao DETRAN, cumprir o mesmo ritual.

A reação das pessoas vale registro. Muita gente se aproximou do governador, e mostrou-se surpresa e, ao mesmo tempo, satisfeita por ver que o governador estava ali experimentando o dia a dia da população. “Nunca tinha visto um governador fazer isso. Acho que meu voto valeu a pena”, disse um usuário de serviços do DETRAN, que se disse eleitor de Robinson.

Do Visor Político

Acompanhe o blog também no Twitter: @JanioApoDiario

Prefeito Haroldo Ferreira poderá trocar de partido e deverá ir para a reeleição

Prefeito Haroldo Ferreira poderá
anunciar saída do PROS e ir
para o PMDB ainda neste semestre
Já é notório nos bastidores políticos da cidade de Felipe Guerra e dando como certeza a saída e desfiliação do Partido Republicano da Ordem Social (PROS) por parte do Prefeito Haroldo Ferreira e indo filiar-se ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).

Desde o início de sua gestão Haroldo Ferreira já chegou a confidenciar o desejo de ir para o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).

Faltando um ano e poucos dias para o início das convenções partidárias e com uma parte da reforma política em andamento no Congresso Nacional, quando recente foi aprovado o fim da reeleição a partir de 2020 tendo como última reeleição que acontecerá próximo ano e deixando livres os prefeitos mudarem de partidos para concorrerem ao pleito.

Convidado do Presidente do Diretório Estadual do PMDB, ex-deputado federal e atual Ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, o Prefeito de Felipe Guerra Haroldo Ferreira que num primeiro momento isso no início de sua administração pensou na possibilidade de indicar para presidir o Diretório Municipal do PMDB de Felipe Guerra, a Primeira-Dama e Secretária de Saúde, Girlene Ferreira.

Durante o período eleitoral no ano passado, o então candidato a Governador do Estado do Rio Grande do Norte, Henrique Eduardo Alves não engoliu a insistência por parte do PMDB de Felipe Guerra que queria por que queria que o palanque de Henrique Alves em Felipe Guerra fosse o do próprio PMDB e não o do Prefeito Haroldo Ferreira.

Clique AQUI e continue lendo.

Flaviano leva técnicos da SEMARH para discutir problemática da seca na região da Pedra


O prefeito Flaviano Monteiro retornou a região da Pedra como combinado na última reunião sexta-feira 29/05 para dar uma resposta aos moradores sobre as reivindicações feitas sobre a problemática da seca.

Na reunião anterior, o prefeito ouviu o apelo e o clamor da população das comunidades de Grossos, Barro Vermelho, Arção, Traíras, Rapé, Pintombeira, Mucambo, Sucupira, Pedra D'água, entre outras. A situação da estiagem que atinge a região nos últimos seis anos tem provocado um desespero nos criadores, devido a falta de água nos reservatórios. Nesta região, os açudes estão praticamente secos, os poucos poços tubulares existentes estão servindo para o consumo humano e em alguns locais de animais.

Os representantes das associações presentes na reunião dia 29, do mês passado solicitaram ao prefeito ações emergenciais para enfrentar a situação como: escavação de novos poços tubulares, vazão dos poços existentes, adutora da região da Pedra que capta água na barragem de Santa Cruz, entre outras.


O prefeito levou a demanda ao secretário da SEMARH Mairton França, onde na oportunidade solicitou a presença de um representante da SEMARH na reunião de hoje. Acompanhado do secretário de Agricultura Jerlandio Moreira e de técnicos da prefeitura, o prefeito Flaviano Monteiro esteve novamente na comunidade desta vez com técnicos também da SEMARH. Ficou acertado para a próxima semana a vinda de um Geólogo para definir junto com os moradores dois locais para perfuração de poços tubulares para atender as comunidades, também foi explicado a situação da adutora da região da Pedra que se arrasta há sete anos sem avanços significativos.

O secretário Jerlândio Moreira se comprometeu em fazer as vazões dos poços na próxima semana, entre outros encaminhamentos. No final da reunião, os representantes das comunidades agradeceram a preocupação do prefeito Flaviano Monteiro com a região, citando as duas reuniões em um período de uma semana.

"Quero destacar o empenho do prefeito pela pontualidade nas duas reuniões que marcamos para as 8hs e o prefeito foi o primeiro a chegar, isso mostra respeito com as pessoas", destacou o presidente da comunidade do Arção professor Zequinha.

Confira a programação III Expotec e I Semadec‏


A Semadec terá início na próxima segunda-feira (08) pela manhã, com a realização da II corrida rústica do Campus Apodi que começará às 7h.

Já a Expotec terá início às 14h com uma mesa-redonda, tendo como tema a gestão dos recursos hídricos do Rio Grande do Norte.

Os eventos acontecerão durante toda a semana, com minicursos, oficinas, palestras, apresentações de trabalhos científicos, exposições e apresentações culturais. O encerramento ocorrerá na sexta-feira (12), com o II "ARRAIÁ SÓ DO BOM".

Lembrando que todos os eventos são abertos ao público externo e totalmente gratuitos. http://portal.ifrn.edu.br/campus/apodi/noticias/programacao-iii-expotec-e-i-semadec

sexta-feira, 5 de junho de 2015

A seca vai castigar cidades do Oeste e do RN

A seca vai castigar algumas cidades na região Oeste e do Estado. Mas, não será agora, totalmente. O epicentro vai acontecer pra valer a partir do mês de setembro quando todos os seus principais reservatórios alcançarem seu volume morto e a água esteja imprestável completamente para o consumo humano e animal.

A pergunta é: de onde virá a água?

Robinson Faria vai enfrentar a mais grave situação do Estado: A seca!

A partir de setembro o governo do Estado vai entrar em polvorosa com a falta d’água em várias regiões do Rio Grande do Norte.

A situação será a mais grave que Robinson Faria irá enfrentar.

Sesap divulga segunda-feira resultados de campanha de vacinação contra Gripe

A Secretaria de Estado da Saúde Pública divulgará na próxima segunda-feira (8) um balanço da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza que encerrou, em todo o país, às 17h desta sexta-feira (05). Segundo informa a Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica da Sesap, dependendo dos resultados apurados, a vacinação poderá ser prorrogada no Rio Grande do Norte.

Até o final da manhã desta sexta-feira um total de 452.762 mil pessoas foram vacinadas, o que representa 67,92% do público-alvo que é de 666.632 pessoas. O grupo dos trabalhadores em saúde e de mães em pós-parto foram os que mais compareceram aos postos de saúde para receber a dose da vacina, enquanto que os de gestante e de indígenas foram os que menos foram vacinados.

Entupimento na cumbuca da família Alves

A harmonia não anda bem na família Alves.

O soldado, Vasco, conversou com o ‘Bacurau da Cabeça Branca’ e tomou conhecimento que o senador, Garibaldi Alves Filho anda muito preocupado.

Segundo o soldado Vasco, Garibaldi tem dito que tem muitos Alves querendo comer na mesma cumbuca.

O entupimento vai ocorrer quando Garibaldi Alves tentar renovar seu mandado de senador em 2018, ao mesmo tempo fala-se na possibilidade de Carlos Eduardo Alves, caso seja reeleito prefeito de Natal, disputar o governo, então neste caso, seria um Alves para o senado e outro para o governo.

Quem conhece um pouco de política sabe que isso será um exagero, e um projeto familiar oligárquico que certamente poderá ser rejeitado pelo povo.

Ainda tem outro entupimento, o ex-deputado federal, Henrique Eduardo Alves que hoje é ministro do Turismo tentará voltar à Câmara dos Deputados, e o deputado federal, Walter Alves também será candidato a reeleição.

Para desentupir só tem um jeito: ou Garibaldi Alves espanta um bacurau, ou vai comer noutra cumbuca.

Fonte: Blog do Primo

Governador, Robinson Faria decretou o retorno dos professores que estão fora da sala de aula

O governador, Robinson Faria não quer conversa, ele decretou o imediato retorno de todos os professores do estado que estejam fora de sala de aula.

O Decreto estabelece um prazo de 30 dias para os professores se apresentarem na Secretaria de Educação.

Só não foram enquadrados os professores que especialistas que se enquadrem nos seguintes critérios de afastamento: os que foram nomeados para ocupar cargo de provimento em comissão; para cumprimento da atividade funcional perante um dos órgãos integrantes da estrutura da Secretaria de Educação, e os que exercem as atividades em um dos órgãos ou entidades do Poder Executivo como a Secretaria de Esporte, Fundação José Augusto; Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy – Centro de Formação de Profissionais de Educação (Ifesp), Secretaria Extraordinária para Assuntos da Cultura e na Escola de Governo. 

Henrique Alves trava briga para manter comando do Dnocs

O ministro Henrique Eduardo Alves iniciou esta semana uma briga para manter o comando do Departamento Nacional de Obras Contra às Secas (Dnocs) nas mãos do PMDB. Henrique conseguiu o apoio do senador Eunício Oliveira, do Ceará, para evitar que o PP assuma o comando nacional do órgão.

Henrique tem influências sobre o Dnocs. Ele já escolheu o ex-deputado Elias Fernandes para comandar o órgão há alguns anos. Hoje, no RN, o Dnocs é comandado pelo seu sobrinho, o jovem José Eduardo Alves. O Dnocs sempre foi disputado por políticos do Nordeste. Se chegar às mãos do PP, fortalece o nome de Beto Rosado, que tem se mostrado um militante do tema com o mandato de deputado federal.

A gata da sexta feira é de matar qualquer um! Aproveitem, tarados!!!


quinta-feira, 4 de junho de 2015

Apodi e mais quatro municípios do RN em situação de seca devem conter gastos no período junino

Os prefeitos de Apodi, Felipe Guerra, Severiano Melo, Rodolfo Fernandes e Itaú, devem se abster de realizar despesas com eventos festivos, incluindo a contratação de artistas, bandas, serviços de buffets e montagens de estruturas para apresentações artísticas enquanto perdurar a situação de estado de emergência nestes municípios em decorrência da seca, principalmente durante o período junino que se aproxima.

A recomendação emitida pela 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Apodi levou em consideração o Decreto nº 25.051, de 27 de março de 2015, assinado pelo governador Robinson Faria, que declarou estado de emergência em 153 municípios afetados pela intensa redução das precipitações hídricas por causa da estiagem, dentre eles os municípios que integram o documento expedido pelo Ministério Público Estadual.

Acompanhe o blog também no Twitter: @JanioApoDiario

Campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta

A Campanha de Vacinação contra Gripe termina nesta sexta-feira (5/6). A meta é vacinar, pelo menos, 80% do público prioritário, formado por 49,7 milhões de pessoas, consideradas com mais riscos de desenvolver complicações causadas pela doença.

Apenas quatro estados já atingiram a meta: Amapá (86,8%), Paraná (81,5%), Espírito Santo (80,68%) e Santa Catarina (80,65%). Entre as regiões do país, a maior cobertura de vacinação foi no Sul, com 4,7 milhões de doses administradas, o que representa 79,6% do público-alvo. A 17ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe teve início em 4 de maio, com previsão de encerramento no dia 22 de maio.

Tapete colore a Avenida Marechal Floriano Peixoto durante a celebração de Corpus Christi

Data que celebra a eucaristia terá missa presidida por Padre Maciel Rodrigues, procissão e tapete de vários metros

A Avenida Marechal Floriano Peixoto e a frente da igreja matriz amanheceram mais colorida. Dezenas de fiéis montaram um tapete de serragem em comemoração a Corpus Christi, data católica destinada à celebração da eucaristia. Os tapetes estão em frente a matriz e outro na Avenida Marechal Floriano Peixoto.

"O Corpus Christi é a festa da hóstia consagrada, a presença viva de Jesus", afirmou o pároco da Paróquia de Apodi, Maciel Rodrigues da Silva. O tapete, conforme lembra, simboliza o caminho e a peregrinação de Jesus. "Que Cristo passe por essa Avenida e possa entrar nas empresas, comércios e em cada um que passa por aqui apressado", afirmou o pároco.

Nesta tarde, depois de missa na Igreja Matriz, sairá uma procissão liderada pelo próprio padre Maciel, a procissão começa às 17h. Fotos: Aero Clic.

Mais de 200 mulheres participaram do Encontro das Trabalhadoras Rurais de Apodi/RN



No último dia 30 de maio (Sábado passado) o Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Apodi/RN, através da Comissão de Mulheres, esteve realizando o Encontro das Trabalhadoras Rurais de Apodi/RN, o evento reuniu mais de 200 mulheres das comunidades rurais de Apodi e representações de alguns municípios vizinhos.

Com o tema “Trabalhadoras rurais em defesa da vida e contra o agronegócio", o encontro teve como objetivo discutir sobre os impactos do agronegócio nasaúde e nos territórios das mulheres.

O encontro aconteceu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais – STTR de Apodi. O encontro ainda contou com a participação das companheiras camponesas da Chapada do Apodi do Ceará, onde na oportunidade trouxeram reflexões sobre os malefícios que o agronegócio e os agrotóxicos têm ocasionado as comunidades rurais daquela região.

Prefeito Flaviano Monteiro não decreta ponto facultativo para sexta-feira (4)

O prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro informa a todos os servidores e a população em geral que na sexta-feira, 05, não será ponto facultativo, portanto, haverá expediente normal nos órgãos municiais. O expediente será suspenso apenas nesta quinta-feira (04) em virtude do feriado de Corpus Christi que é comemorado em todo o país.

“Não vamos decretar ponto facultativo porque a população precisa dos serviços do município e nos temos que atender a demanda do povo, por isso convoco todos os servidores a estarem nos seus postos de trabalho”, disse Flaviano Monteiro.

Queda dos Royalties em Apodi nos primeiros cinco meses passa de 1 milhão

Os Royalties pagos aos municípios produtores de Petróleo vêm caindo consideravelmente 
nos últimos meses. Segundo a Petrobras a queda no repasse aos produtores é devido ao baixo preço do produto no mercado mundial.

O município de Apodi perdeu R$ 1.281.609,70 se comparado com o mesmo período de 2013. Já com o mesmo período de 2014, a perda é de R$ 1.209.285,50. A média mensal de 2013 era de R$ 544.819,06, a de 2014 chegou a R$ 542.282,47. Já a média dos primeiros cincos meses de 2015 é de R$ 259.217,47. Com essa redução de receita o município perde um pouco a capacidade de investimento. O transporte dos estudantes Universitários era pago com esse recurso.

“Temos que diminuir o custeio da máquina pública de Apodi, como forma de se adequar a essa nova realidade, o pouco que sobrar é para investir na continuidade das obras de interesse coletivo. Estamos refazendo o planejamento para esse ano cortando gastos onde pode ser cortado”, destacou o prefeito Flaviano Monteiro em reunião com o secretário de planejamento Marcos Campos.

O prefeito já se reuniu com os secretários e colocou a situação de queda de receita, na próxima semana está previsto uma reunião com todos os secretários, onde será colocado metas de redução de custeio. “A realidade atual não nos deixa alternativa se não diminuir o custeio da máquina pública”, disse o secretário de administração Marcos Campos.

Acompanhe o blog também no Twitter: @JanioApoDiario

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Crise ocasiona diversas demissões no comércio de Apodi

Post mais abaixo

A crise financeira já chegou ao município de Apodi a ponto de ocorrerem diversas demissões em vários segmentos comerciais, outras estão até fechando suas portas. Algumas empresas relataram que enxugar a máquina tem sido uma das formas de manter o negócio aberto, já que a baixa procura pelos produtos ofertados, não dá condições de se ter um quadro funcional extenso, onde os impostos e outros tributos precisam ser mantidos.

A saída encontrada pelas empresas não soa bem para os trabalhadores que deixam os empregos sem ter perspectiva de encontrar um novo, já que boa parte dos outros setores de serviços enfrentam a mesma situação. Diante disso, os trabalhadores ficam com as mãos atadas à espera que a crise passe e o comércio volte a ser aquecido.

Infelizmente há registro do fechamento de uma cerâmica aqui em Apodi.

A roubalheira dos prefeitos na TV

Praticamente todos os domingos o Fantástico, da Rede Globo de Televisão, apresenta a roubalheira de prefeitos espalhados pelo país inteiro.

Tem algum na cadeia?

Polícia Federal apreende 900 quilos de maconha no interior do RN

A Polícia Federal apreendeu no final da manhã desta terça-feira (2), em Canguaretama, Litoral Sul Potiguar, 893,4 quilos de maconha que vinham de São Paulo em um caminhão carregado com material de construção. O motorista, de 50 anos foi preso em flagrante. Os policiais há três meses investigavam a informação de que um grande carregamento de maconha seria transportado para Natal, e que aqui chegaria camuflada em uma carga. Com o aprofundamento das diligências, foi possível identificar um suspeito, taxista, que recentemente teria viajado para o sul do país para adquirir a droga e trazê-la para Natal.

Ontem, o caminhão do acusado foi visto na BR 101, fronteira com a Paraíba, quando passou a ser seguido pelos policiais e parou em um posto de combustíveis, oportunidade em que o condutor foi abordado. Ao ser indagado o que conduzia na carroceria, o homem ficou visivelmente nervoso, tendo os policiais verificado que algumas telhas de amianto estavam coladas entre si, com silicone. Desconfiados, os policiais resolveram conduzi-lo juntamente como o caminhão para uma busca minuciosa na sede da PF na capital. Ao ser descarregada toda a carga, a droga foi encontrada distribuída em 527 tabletes e escondida em dois compartimentos construídos após as telhas terem sido serradas.

Inscrições para o Enem podem ser feitas até sexta-feira

Para quem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) este ano, o prazo para as s inscrições  seguem até a próxima sexta-feira. Conforme balanço parcial divulgado pelo Ministério da Educação, até a última segunda-feira foram registrados mais de 3,65 milhões de inscritos.

As inscrições para o Enem devem ser feitas no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no endereço www.inep.gov.br. O valor da inscrição foi alterado, passando de R$ 35 para R$ 63, mas manteve-se a isenção para os concluintes do ensino médio em 2015 matriculados em escolas públicas. Ao todo, devem ser ofertadas 205 mil vagas em mais de 150 instituições públicas de ensino superior do Brasil.

terça-feira, 2 de junho de 2015

Ceramistas potiguares demitem para aguentar a crise no setor

A crise na economia já atinge a indústria de cerâmica do Rio Grande do Norte. Segundo o Novo Jornal, o setor tem encontrado dificuldade no mercado em virtude da retração na construção civil e os empresários ainda não sabem ao certo como agir diante de um ambiente recessivo. Cortes internos começaram a ser feitos, inclusive demissões, e há registro de fechamento de uma ceramista de Apodi.

Diante desta realidade, o Sindicato da Indústria de Cerâmica para Construção do Rio Grande do Norte (Sindicer) preparou um evento nesta semana, para apresentar alternativas aos construtores que possam evitar desperdício durante as obras. Além de buscar um alinhamento com a questão ambiental, a proposta pode também evitar dispêndios das empreiteiras com essas sobras. Foto: Eduardo Maia.

No Estado, PTB só está presente em oito municípios

A comissão provisória do PTB no Rio Grande do Norte está vencida desde abril, embora que o antigo integrante Carlos Paiva ainda seja o representante da legenda, para assuntos no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Hoje no Estado, o PTB só tem dois diretórios ativos: Brejinho e Passagem. Também estão vigências seis comissões provisórias: Apodi, Caiçara do Norte, Francisco Dantas, Luís Gomes, Mossoró e Natal. Há uma expectativa que o Diretório Nacional do PTB nomeei uma nova comissão no Rio Grande do Norte, já que a fusão com o DEM foi descartada.

UBS Gós realiza ação na Escola Unidade XLII-São Francisco



Na manhã de ontem, 01, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família-NASF através do Programa Saúde na Escola (PSE) realizou mais uma ação educativa com as crianças de uma escola da zona rural, coordenada pela Unidade Básica de Saúde do Góis.

“O programa tem como finalidade contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública da educação, por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde”, disse a nutricionista Camila Targino.

A ação aconteceu na própria escola, em ocasião foi tratado o tema alimentação, ministrada pela nutricionista, que consistiu em estimular nas crianças o consumo de alimentos saudáveis e diminuir a ingestão de industrializados.

O evento contou com a colaboração da equipe da Unidade Básica de Saúde do Góis (enfermeira Adriana e a técnica de enfermagem Marleide) e a nutricionista Camila Targino também realizou a medição e peso de cada criança presente.

Fátima recebe reitor da Uern e dialoga sobre greve dos professores

A senadora Fátima Bezerra recebeu nesta segunda-feira (1º) o reitor da Universidade do Estado do RN (Uern), Pedro Fernandes; e a pró-reitora de Planejamento, Orçamento e Finanças, Fátima Raquel, para tratar sobre o movimento grevista deflagrado há uma semana pelos professores da instituição.

A parlamentar se colocou à disposição para mediar o diálogo entre Governo e docentes, na perspectiva de por um fim à paralisação.

Os professores da Uern reivindicam a implantação de acordo remuneratório firmado em 2014, que teve como base o Plano de Cargos e Salários (PCS) da categoria. O reitor Pedro Fernandes disse à senadora que os ajustes financeiros formatados na Uern permitem que o acordo seja cumprido sem necessidade de suplementação, ou seja, sem que o Governo necessite repassar recursos além dos previstos no orçamento de 2015.

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Secretaria de Segurança Pública recomenda o uso do Whatsapp para Disque-Denúncia


A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), por meio do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), disponibiliza um número de atendimento para o Disque Denúncia por meio do aplicativo Whatsapp, que agilizará a captação das informações, que auxiliará nas investigações policiais.

O trabalho é realizado da mesma forma que via telefone, porém a linha não poderá ser utilizada para receber chamadas. As denúncias serão feitas apenas por meio do aplicativo.

O número (84) 98149-9906 já está disponível e vem a ser mais uma ferramenta de denúncia, somando-se ao 181 e o 190, com a praticidade e agilidade da informação. A Secretaria de Estado da Segurança Pública esclarece que a nova ferramenta é utilizada apenas para o recebimento das informações, sem a necessidade de resposta por parte da Sesed.

Governo federal atrasa repasses de verba para gestão do Bolsa Família

Municípios e Estados em todo o país ainda não receberam nenhum repasse do governo federal relativo a 2015 para a gestão do Bolsa Família. O impacto se reflete na checagem da frequência de crianças nas escolas e postos de saúde e na atualização cadastral dos beneficiários. A informação é do jornal Folha de S. Paulo.

Os últimos repasses, feitos entre fevereiro e abril deste ano, referem-se a meses dos últimos trimestres de 2014. O atraso dos valores, no entanto, não afeta o pagamento do benefício às famílias contempladas pelo programa.

Licitação para a execução das obras e serviços de engenharia em Apodi


Contratação de empresa especializada, para a execução das obras e serviços de engenharia, com fornecimento de material, no Sistema de Esgotamento Sanitário de Apodi/RN, conforme Ordem de Licitação nº 0018 – S/2015 – DE.

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte, através da Assessoria de Licitações e Contratos, torna público que realizará em 23 de Junho de 2015, às 09:00 horas licitação para o objeto acima especificado. O Edital com as especificações e seus anexos encontra-se à disposição dos interessados no site www.caern.rn.gov.br

Serviços, licitações no Portal RN COMPRAS ou na Av. Senador Salgado Filho, n.º 1555, Tirol, Natal/RN, na Assessoria de Licitações e Contratos a partir do dia 21 de Maio de 2015, no horário das 08h00 às 11:00 e das 14:00 às 17:00 horas, até às 15:00 horas do dia 22 de Junho de 2015. Informações pelo telefone n.º (84) 3232-4145 ou fax n.º (84) 3232-4160.

Por segurança, moradores de Mossoró obstruem trânsito na BR-405

Moradores do bairro Forno Velho, em Mossoró, município da região Oeste do Rio Grande do Norte, obstruíram a BR-405 na manhã desta segunda-feira (1º) em protesto contra a falta de segurança na rodovia. O trânsito está interrompido no local.

De acordo com o inspetor Aliathar Gibson, da Polícia Rodoviária Federal, o ato começou por volta das 11h. A BR-405 liga Mossoró ao município de Apodi. Os moradores bloquearam as duas faixas da pista com pneus e galhos de árvore incendiados.

Ao portal G1, o inspetor explicou a motivação da manifestação. "Na última quarta-feira, 27 de maio, um ciclista foi atropelado neste trecho da BR e morreu", explicou. Acostamentos, lombadas e iluminação são as principais reivindicações do grupo. Na última sexta-feira (29), a população realizou um primeiro protesto no mesmo trecho da rodovia. (Foto: Medeiros Rocha)

De Caraúbas para seleção brasileira

Neto comemora mais uma vitória
pelo seu time, o Cresol/Marreco
O dia 27 de junho vai ser especial para Manoel Moreira da Silva. Aos 33 anos, ele vai ter a chance de vestir, pela primeira vez na sua carreira de jogador, a camisa da seleção brasileira de futsal. Ele foi convocado pela Confederação Brasileira de Futsal, para defender o Brasil em três amistosos, marcados para o próximo mês, em São Paulo, contra Bolívia, Peru e Chile.

O primeiro, vai ser contra os bolivianos, no ginásio Pacaembu. Para quem não conhece, Manoel é, na verdade Neto Caraúbas, atleta do Cresol/Marreco, da cidade de Francisco Beltrão/PR. A história de Neto é parecida com a maioria dos outros jogadores. Ele começou praticando futebol de campo e passou pelas categorias de base do ABC e também do América. Mas, como Neto revelou, “as questões são muito políticas” no futebol. Por isso, abandonou as chuteiras e foi tentar a sorte nas quadras.

E, ao que parece, a escolha foi mais do que acertada. Mesmo que a chance tenha sido tardia, veio em boa hora para Neto Caraúbas, já que, em 2016, vai ser disputado o Mundial de Futsal, na Colômbia. “Olha, a gente sempre trabalha pensando em vestir a camisa da seleção. No futsal com essa idade é bem tranquilo de jogar ainda. Como estou no centro do futsal brasileiro, sabia que trabalhando forte as oportunidades iriam continuar aparecendo.  O pensamento é se firmar e tentar fazer história, também com a camisa da seleção”, revela Caraúbas.

Clique AQUI e continue lendo.

FPM de maio registrou queda de 6,7%

A terceira e última parcela referente ao mês de maio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) alcançou o valor de R$ 1.785.563.693,14, com o desconto do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Em valores brutos, isto é, somada a retenção do Fundo, o montante é de R$ 2.231.954.616,43.

Em comparação com o terceiro decêndio de maio de 2014, o valor teve uma queda de 7,47%, em termos reais, considerando a inflação.

Os decêndios de maio somaram R$ 7.756 bilhões, enquanto que no mesmo período do ano anterior o acumulado alcanç0u R$ 8.293 bilhões. Em termos reais, representa uma queda de 6,47% para maio.

No acumulado de 2015, o FPM soma R$ 37.241 bilhões, enquanto no mesmo período do ano anterior o acumulado ficou em R$ 38.288 bilhões. Em termos reais, o FPM está 2,73% menor do que o mesmo período do ano anterior.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) mantém o alerta de que aos gestores devem ter cautela e prudência na execução de suas despesas. De acordo com o comunicado da STN, o 3.º repasse realizado, foi 8,10% maior que a última estimativa divulgada dia 14 de maio, em termos nominais.

Recurso extra
O recurso extra no valor de  R$ 195.062.937,43,  com o desconto da retenção do Fundeb e, em valores brutos será de R$ 243.828.671,79, referente à classificação por estimativa das receitas de Imposto de Renda (IR).

Este repasse ocorre separadamente porque a Receita Federal tem um programa que parcela as dívidas de vários impostos. Quando a pessoa jurídica ou até mesmo a pessoa física efetua o pagamento da guia de pagamento do REFIS, a RFB classifica por estimativa a quantia de cada imposto que foi recolhida, separando o que é IR e IPI e efetua os repasses correspondentes ao FPM.

Esse repasse extra é uma conquista da Confederação que têm lutado junto à Receita Federal, para que a classificação dos refinanciamentos dos tributos seja mais rápida.

Unir eleições municipais, estaduais e federais aumentará renúncias

A unificação das eleições municipais, estaduais e federais –ponto da reforma política que deve ser votado na Câmara dos Deputados– deve multiplicar o número de renúncias de chefes do Executivo nos anos de eleição.

E a proposta prevê que o eleitor vá às urnas apenas a cada cinco anos para votar de uma única vez para vereador, prefeito, governador, deputado estadual, senadores, deputado federal e presidente. As informações são da Folha de São Paulo.

domingo, 31 de maio de 2015

Panos quentes de molho quando o assunto é a política de Apodi

Panos quentes de molho quando o assunto é a política de Apodi, já que uma imensidade de pré-candidatos começam a surgir na disputa por uma cadeira na Câmara de Vereadores. Em meio ao “caldo”, existem candidatos para todos os gostos e de diversos segmentos.

Resta saber quem ficará no fundo do tacho para assumir sua vaga na Câmara, já que a política é um prato que deve ser apreciado quando está frio.

Em Natal, servidores da Secretaria Estadual da Saúde anunciam greve para o dia 11 de junho

Reunidos ontem em assembleia, no Sindicato dos Policiais Civis do Rio Grande do Norte (Sinpol), em Natal, os servidores estaduais da Saúde aprovaram por unanimidade a greve da categoria para o dia 11 de junho.

Na mesma data, a partir das 15 horas, os servidores participarão ainda do Dia Nacional de Paralisação e Mobilização contra o pacote de medidas que atacam direitos dos trabalhadores, como terceirização, retirada de direitos e ajuste fiscal. Estão previstos atos e paralisações em todo o país. O protesto terá início na sede do Sindsaúde.

Professor da UERN em Assú ganha mais de R$ 17 mil de salário por mês

Enquanto os grevistas da UERN protestam e fazem barulho por aumento salarial, o Departamento de Letras Vernáculas do Campus Avançado da UERN em Assú, é o curso que custa mais caro aos cofres públicos e o que mais emprega professores efetivos e temporários.

O Governo do RN desembolsa mensalmente para quitar a folha de pagamento de 18 professores efetivos e oito temporários, a quantia de R$ 176.981,12 (Cento e setenta e seis mil, novecentos e oitenta e hum reais, e doze centavos).

A variação salarial é grande. Existe um bom número de professores efetivos ganhando acima de R$ 10 mil e outros acima de R$ 15 mil. O menor salário entre os professores efetivos do Departamento de Letras é de R$ 8.621,01.

O professor temporário do Departamento de Letras do Campus de Assú é o que ganha menos. O maior vencimento é de R$ 4.093,55 e o menor valor entre os contratados é de R$ 3.274,84.

Acompanhe o blog também no Twitter: @JanioApoDiario

Mandato de cinco anos é a nova polêmica da reforma política

Depois de conseguir impor, com uma manobra, a inclusão na Constituição, da doação empresarial a partidos em campanhas eleitorais, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, promete retomar as votações da reforma política enfrentando mais temas polêmicos.

Na fila, estão o aumento no tempo de mandato dos parlamentares e governantes, a coincidência de eleições, o voto facultativo e cota parlamentar para mulheres. O plenário da Casa chegou a discutir a ampliação do mandato para cinco anos, mas a confusão em torno do texto a ser votado acabou adiando a análise.