sábado, 16 de maio de 2015

Nonagenário será comemorado com exposição do Memorial Valdemiro Pedro Viana (in memoriam)

A Escola Estadual Valdemiro Pedro Viana comemora o nonagenário do seu patrono com exposição de um memorial em banners onde registra fatos relevantes da sua vida pessoal e política. A solenidade de abertura acontece às 08h da segunda feira 18 de maio. A coordenação do evento fica a cargo da equipe administrativa da escola: Diretor Ivanildo e Vice- Diretora Magnaide Lopes. Vamos lá!

O saudoso ex-prefeito Valdemiro Pedro Viana, nasceu no Sítio Santa Rosa, município de Apodi-Rio Grande do Norte, no dia 17 de maio de 1925, filho do agricultor Manoel Pedro Joaquim Viana e Francisca Antônia de Oliveira. Viveu sua infância brincando na olaria do seu pai Manequim. Aos sete anos de idade o menino louceiro começou a trabalhar na agricultura e também iniciou seus estudos com a professora Analice Barbosa no Sítio Anselmo, onde perfazia a pé um percurso de 8 km de ida e volta da sua casa até a escola. Valdemiro, era um rapaz múltiplo. Trabalhou em olarias na fabricação de tijolos e telhas, foi pescador, pecuarista, pedreiro, barbeiro, comerciante, carpinteiro, político, empresário, repentista e tocador de viola. Após concluir o ensino primário, interrompeu seus estudos e se dedicou ao trabalho na agricultura, chegando a ser o maior produtor de arroz do município de Apodi.

Aos 25 anos, passou a construir uma casa e começou a pensar em constituir uma família. Em 19 de Abril de 1952, casou-se com Maria Fernandes de Sousa (Dona Mozinha) e deste matrimônio nasceram dez filhos: Neta (in memoriam), Rita, Gilvan, Socorro, Dilma, Vilma, Vilmaci, Antônio, Júnior e Vanuza.

Fundou e dirigiu as seguintes instituições: Sindicato Rural de Apodi e Cooperativa Rural de Água Fria; foi vice-presidente da Coopermil, membro da Comissão da Missão Rural pertencente a Diocese de Mossoró; e presidente do Centro Social Éneas Barbosa do Sítio Água Fria. Depois de exercer os cargos de presidente do Centro Social de Água Fria e de líder comunitário em Santa Rosa, além de participar de vários outros movimentos ligados a ação comunitária, Valdemiro finalmente entra para a vida política do seu município, elegendo-se vereador no ano de 1962.

Um fato marcante na vida pública de Valdemiro foi a oportunidade que teve quando assumiu durante 40 dias a prefeitura de Apodi no período de 18 de fevereiro a 30 de março de 1963, por motivo do afastamento do prefeito João Pinto. Foi através deste trabalho que Valdemiro ficou conhecido como um grande administrador, sincero, honesto e cumpridor dos seus deveres.

Como vereador mais votado em 1962, logo conseguiu ser eleito o Presidente da Câmara Municipal dos Vereadores de Apodi, onde após desenvolver ótimo trabalho, foi conclamado a ser o próximo candidato a prefeito nas eleições de 1968, tendo sido vitorioso ao lado do vice Júlio Marinho. Ao terminar o primeiro mandato, Valdemiro implantou a Cerâmica Santa Rosa, onde dedicou todo seu empenho na realização deste sonho. Em 1976, foi eleito pela segunda vez Prefeito de Apodi, tendo o empresário Hélio Marinho como seu vice. Nas duas vezes em que ocupou o cargo de prefeito de Apodi, Valdemiro conseguiu empreender uma administração plena de realizações. Com os benefícios prestados, Apodi deu um passo de gigante em busca da pujança que hoje representa para o Estado.

Dentre tantas obras que realizou, destacam-se: eletrificação da cidade de Apodi, dos Sítios: Melancias, Soledade e São Lourenço; implantação do sinal de TV Verdes Mares de Fortaleza na cidade de Apodi; do sistema de telefonia TELERN; do Banco do Nordeste; e do sistema de abastecimento de água da CAERN; bem como a construção do Açude de Melancias; do conjunto COHAB; e de várias escolas rurais, nos seguintes sítios: Pitombeira, Traíras, Cápua, Santa Cruz, Poço Verde, Santa Rosa, Sororoca, Bamburral, Bela Vista, Pindoba, Rio Novo, Trapiá, Baixa Fechada, São Lourencinho, Sítio do Góis, Soledade, Retiro, Ponta, Melancias, Lajes do Meio e também na Unidade Educacional Professora Lourdes Mota. Construiu também o Cemitério Público do Sítio Soledade; a primeira parte da estrutura do hospital regional Hélio Morais Marinho, e postos de saúde nos sítios: Soledade, Melancias, Córrego, Santa Rosa, Sitio do Góis. Implantou o MOBRAL - Movimento Brasileiro de Alfabetização, o Projeto Casulo e o ensino de 2° grau no município de Apodi.

Valdemiro faleceu no dia 02 de junho de 2001, no Hospital do Coração em Natal-RN, vitima de falência múltipla dos órgãos.

Um ilustre apodiense que deixou um legado de diversos serviços prestados em prol do município de Apodi.

Prefeituras “manqueiam ações” com foco em 2016

Algumas prefeituras dos municípios potiguares de uma hora para outra resolveram investir em ações de cidadania. Com o título “prefeitura nos bairros”, “bairro cidadão”, dentre outras denominações, os projetos não tem nada de inéditos e sim, para servir como vitrine para a campanha de 2016 que está cada vez mais próxima.

No palco das boas ações, os prefeitos querem a todo momento lutar pela sua reeleição ou pela eleição de alguém próximo que surge no meio destes eventos como “a bola que vai continuar” as ações administrativas. Não estou dizendo que você não participe das ações desenvolvidas no seu bairro, mas que analise o cenário para a eleição que está a um passo de vir novamente à tona.

Ordem nos municípios será apertar o cinto

Durante o 1º Encontro Regional da Femurn, no polo Costa Branca, ontem (15), a tônica da discussão era o agravamento da crise nacional.

E, segundo dizem, ela vai piorar no segundo semestre deste ano. Faltam recursos em muitos municípios até para obras.

SINTE/RN elegerá diretoria no dia 15 de junho

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN (SINTE/RN) elegerá sua nova diretoria, para o próximo biênio, no dia 15 de junho. As chapas inscritas podem começar hoje (16) suas campanhas e o pleito será realizado simultaneamente em dez cidades.

Acompanhe o blog também no Twitter: @JanioApoDiario

Flaviano defende Porto, Aeroporto, Rota Turística e Dessalinização da Água do Mar na reunião de prefeitos da Costa Branca


O prefeito Flaviano Monteiro participou da primeira reunião regional da FEMURN, que aconteceu nesta sexta feira, 15, na cidade de Tibau com a presença de vários prefeitos, vereadores, secretários municipais e população em geral, que tem como finalidade discutir obras de infra-estrutura para a região.

A FEMURN pretende fazer seis reuniões regionais para ouvir os prefeitos sobre as maiores necessidades de obras estruturantes. Em seguida a FEMURN entregará ao Governo do estado as necessidades coletadas nestas reuniões.

Na sua fala o prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro propôs ao presidente da FEMURN Francisco José Júnior que fosse feito duas pautas uma para o Governo do estado e outra para a bancada Federal. Flaviano disse que a maior dificuldade que vamos enfrentar é a questão da seca que assola a região há quatro anos seguidos.

Com relação as obras de infra-estrutura o prefeito de Apodi fez alguns encaminhamentos importantes para o desenvolvimento da região como: a estruturação de um Porto na cidade de Porto do Mangue, a ampliação e modernização do Aeroporto de Mossoró, a implantação de dessalinizadores nas cidades do litoral para dessalinizar a água do mar para abastecer as cidades e uma rota Turística para a região unificando os pólos Costa Branca ao Serrano.


"Precisamos de obras de infra-estrutura a médio e longo prazo que são importantes para o desenvolvimento da região, o Porto é de fundamental importância para o escoamento da fruticultura, sal, minérios, entre outros. o Aeroporto de Mossoró precisa ser urgentemente estruturado para receber turistas, empresários que querem investir na região. A implantação de dessalinizadores nas cidades litorâneas é estratégico para o abastecimento das cidades. Qual a dificuldade? Vamos fazer Parcerias Público Privada PPP, os empresários investem nos dessalinizadores e a CAERN compra e distribui a água. Uma rota turística desenvolvida para a região envolvendo os dois polos Turísticos Serrano e Costa Branca, podendo começar nas serras de Martins e Portalegre passando pelo sítio Arqueológico de Soledade e terminando nas belas praias da região salineira. Não acredito em desenvolvimento sem criarmos as condições principalmente de logística para a região", frisou o prefeito Flaviano Monteiro.

O presidente Francisco José Júnior, acatou a sugestão do prefeito de Apodi em fazer duas agendas uma para o governo do estado e outra para a bancada federal.

XII Taça Edem Macedo da Costa de Futebol 7


Mais uma competição realizada pelo Conselho comunitário do bairro Bacurau I e apoiada pela Prefeitura Municipal de Apodi, através da Secretária da Juventude, Esporte e Lazer.‏

Acompanhe o blog também no Twitter: @JanioApoDiario

sexta-feira, 15 de maio de 2015

CGU lança índice que mede transparência e aplica nota zero para o RN e outras 13 cidades potiguares

A Controladoria-Geral da União (CGU) lançou hoje índice que mede a transparência pública em estados e municípios brasileiros. É a Escala Brasil Transparente (EBT), metodologia criada pela Controladoria para avaliar o grau de cumprimento às normas de Lei de Acesso (Lei 12.527/2011).

No Rio Grande do Norte, o Poder Executivo de quinze cidades (9% do total de municípios) passou pela avaliação de transparência. A capital, Natal, ficou com nota 7,64, e Passagem alcançou 2,50, enquanto treze cidades tiveram nota zero. A nota do estado (resultado da avaliação do índice de transparência do Poder Executivo estadual, sem influência do resultado dos municípios) foi zero. O Rio Grande do Norte está ao lado do Amapá, nas duas últimas posições do ranking nacional.

No total, foram analisados 492 municípios com até 50 mil habitantes, incluindo todas capitais, além dos 26 estados e do Distrito Federal. Todos os entes avaliados receberam uma nota de 0 a 10 pontos, calculada pela soma de dois critérios: regulamentação da Lei de Acesso (25%) e efetiva existência e atuação do Serviço de Informação ao Cidadão (75%). A ideia da metodologia é refletir sobre o cenário de transparência em todo o Brasil.

A criação de uma nota gerou um ranking dos entes avaliados. Segundo a escala, os estados do Ceará e de São Paulo são os mais transparentes do país, ambos com nota máxima. Eles são seguidos do Paraná, de Sergipe, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, com notas 9,72; 9,31; 9,17 e 9,17, respectivamente. Em contrapartida, Amapá e Rio Grande do Norte figuram no final da lista com notas zero.

Em âmbito municipal, Apiúna (SC) e São Paulo (SP) receberam nota dez. Contudo, 63% dos municípios avaliados tiraram nota zero e cerca de 23%, entre um e dois. Apenas sete municípios, tiraram notas entre nove e dez (1,4%), sendo cinco da região sul. No caso das capitais, os três mais transparentes foram São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Brasília (DF), com notas 10; 9,31; e 8,89, respectivamente. Macapá (PA), Porto Velho (RO) e São Luís (MA) não pontuaram.

Os entes que tiraram nota baixa e tiverem dificuldades na implementação da Lei de Acesso podem entrar em contato com a Controladoria para pedir auxílio ao órgão pelo Programa Brasil Transparente. Criado em 2013, o programa ajuda estados e municípios na aplicação de medidas de transparência, a partir de capacitações, distribuição de material, apoio no desenvolvimento dos Portais da Transparência locais e cessão do código-fonte do Serviço Eletrônico de Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC).

Com o resultado da EBT, a CGU visa aprofundar o monitoramento da transparência pública e gerar um acompanhamento das ações realizadas por estados e municípios. Ainda no 2º semestre deste ano, a Controladoria pretende realizar nova avaliação da EBT. A expectativa é ampliar a amostra e também permitir a inscrição para os municípios que queiram ser avaliados pela CGU.

Métrica
O diferencial da metodologia criada pela CGU é a verificação da efetividade da Lei de Acesso, pois foram feitas solicitações reais de acesso à informação em diversas áreas de governo, a fim de verificar o desempenho e o cumprimento às normas legais. Dessa forma, a métrica primou pela efetividade dos pedidos de acesso (transparência passiva).

A amostra foi obtida a partir de uma seleção aleatória para os municípios com até 50 mil habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2014. A avaliação ocorreu apenas no Poder Executivo do ente. Foi reservado um percentual aproximado de 9% para municípios de cada estado. Também foram incluídas na amostra todas as capitais, bem como todos os estados e o Distrito Federal.

Municípios poderão licitar construção de creches

Com o objetivo de agilizar a construção de creches e cumprir metas do Plano Nacional de Educação (PNE), o Ministério da Educação e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) vão autorizar os municípios e o Distrito Federal a licitar diretamente as creches aprovadas.

Essa reformulação do processo é fruto de diálogo com dirigentes municipais e secretários de educação de todo o país. A partir do dia 19 de maio, os entes federados poderão optar pela mudança de suas creches. Além dos projetos padrão já existentes, o FNDE oferecerá dois novos modelos que poderão ser escolhidos de acordo com a necessidade de cada local. Prefeitos e dirigentes da educação poderão tratar das situações específicas de suas localidades diretamente com o FNDE.

Acompanhe o blog também no Twitter: @JanioApoDiario

Edição de 2015 do Enem abre inscrições no dia 25 e provas serão realizadas em outubro

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 será realizado nos dias 24 e 25 de outubro. Medidas para reduzir a abstenção, ampliar a segurança e dar mais tranquilidade aos participantes são os destaques do edital do exame, que será publicado na segunda-feira, 18. As inscrições, pela internet, serão abertas às 10h do dia 25 e se estenderão até as 23h59 de 5 de junho próximo, pelo horário oficial de Brasília.

Os candidatos isentos de taxa de inscrição que não comparecerem nos dois dias de provas perderão o benefício para a próxima edição. O objetivo da iniciativa é diminuir os índices de abstenção e, com isso, evitar desperdício de dinheiro público. Na edição do ano passado, dos 8.721.946 inscritos, 2.494.477 faltaram aos dois dias de provas — abstenção de 28,6%.

Olha só a gata da sexta! Tão babando?


[public] Promoção "Sua Bebida é Um Sucesso na Cafeteria Moquinha"


Faça como nossos amigos, que já participaram da Promoção "Sua Bebida é Um Sucesso na Cafeteria Moquinha", venha saborear sua bebida favorita:

- Chocolate Quente, Cafezinho, Cappuccino, Affogato, ou Milk Shake. Basta juntar nove assinaturas na compra da sua bebida predileta para ganhar a décima bebida totalmente grátis.

Tá esperando o quê?

15 municípios não repassaram para o Judiciário parcela da dívida acumulada com precatórios, saiba quem são

Quinze municípios não repassaram ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) os valores financeiros devidos para o pagamento de precatórios. O montante soma R$ 13,3 milhões. A Divisão de Precatórios do TJRN remeteu a lista das prefeituras inadimplentes ao Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN), que instaurou procedimento para a apuração de responsabilidade, cumprindo previsão constitucional.

Esses entes públicos representam 15% dos municípios integrantes do Regime Geral de Pagamentos de Precatórios, que contém 101 prefeituras do Rio Grande do Norte. São administrações que têm a obrigação de efetuar pagamentos anuais e que não vem obedecendo este critério.

A relação é composta pelos municípios de Angicos, Caicó, Cerro-Corá, Governador Dix-sept Rosado, Jandaíra, Macaíba, Nísia Floresta, Paraná, Pendências, Porto do Mangue, Santa Maria, São Bento do Norte, São Miguel do Gostoso, Serra do Mel e Touros. A maior dívida é de Caicó, que registra cerca de R$ 5,8 milhões em inadimplência e o menor passivo é de Cerro-Corá, que deve pouco mais de R$ 18 mil.

A Divisão de Precatórios do TJRN já recebeu resposta da Presidência do TCE informando a instauração de procedimento administrativo, com representações específicas sobre cada um dos municípios em dívida, para apuração de eventuais ilegalidades praticadas em virtude do não repasse dos recursos correspondentes a quitação de precatórios.

Governo do RN sofreu queda de R$ 56 milhões no FPE de abril

Segundo dados do Portal da Transparência, o governo do Rio Grande do Norte sofreu uma queda de R$ R$ 56 milhões Fundo de Participação dos Estados (FPE), em abril. O cálculo leva em consideração o mesmo período do ano passado.

Em tempo: essa redução não é de receita, pois o FPE é uma das principais transferências constitucionais entre União e estados.

RN: Predominaram índices pluviométricos entre 300 e 400 mm

Predominaram índices pluviométricos entre 300 e 400 mm. Em algumas áreas como o Litoral Leste, Região de Angicos e Alto Oeste, os índices ultrapassam os 500 mm. Por outro lado, é possível ver que em grande parte do Agreste, Litoral Nordeste e Seridó Oriental, os índices pluviométricos acumulados no período não superaram os 300 mm.

Na análise dos desvios percentuais entre a chuva ocorrida e a climatologia para o período de 1º de janeiro até o dia 13 de maio de 2015, observa-se uma predominância de desvios percentuais negativos abrangendo praticamente todo o Estado, com exceção da Microrregião Baixa Verde, que apresentou desvios positivos. Destaque para os altos desvios negativos observados nas regiões do Agreste, Chapada do Apodi, Alto Oeste e Litoral Leste.

Maior hospital público do Estado sofre com falta de insumos

A situação no maior hospital público do Rio Grande do Norte é alarmante e mostra o descaso com que a saúde pública é tratada. Materiais básicos e medicamentos estão em falta na unidade. Para amenizar o problema, pacientes do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, precisam tirar do próprio bolso produtos essenciais, como gazes, pomadas, ataduras, sabão e luvas.

Em nota, a assessoria de comunicação do hospital disse que a Secretaria Estadual de Saúde disponibilizou R$ 2,6 milhões para o processo de compras emergenciais de medicamentos, insumos e soluções na última terça-feira, 12. Na quarta-feira, 13, “outros R$ 2 milhões foram repassados para a renovação dos contratos e manutenção do hospital”, acrescentou.

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Grupo de Hipertensos e Diabéticos de Melancias se reúne mensalmente


Nesta terça-feira (12), foi realizada na Micro-área 40, na Igreja Assembleia de Deus que faz parte da Unidade Básica de Saúde de Melancias, uma palestra destinada ao grupo de Hipertensos e Diabéticos assistida na unidade, com o apoio da Terapêutica Ocupacional Jacimaria Carvalho. Onde foi abordado assuntos como a maneira correta de respirar.

Mensalmente o grupo de Hipertensos e Diabéticos se reúne na Igreja Assembleia de Deus sobre a coordenação da Enfermeira Nathacia Kyss, e a ACS da microárea e a contribuição dos profissionais do Núcleo de Apoio da Saúde da Família (NASF), abordando diferentes assuntos.

“A consulta de Enfermagem ao paciente portador de HAS ou DM possui relevância no processo saúde-doença dos usuários da Atenção Básica, pois abordam os fatores de risco para essas patologias, o tratamento não medicamentoso, a adesão e possíveis intercorrências ao tratamento”, avaliou Nathacia Kiss.

Acompanhe o blog também no Twitter: @JanioApoDiario

Já tem candidatos no Oeste fazendo campanha

Pré-candidatos a prefeito e candidatos à reeleição já estão em plena campanha política na região Oeste para 2016.

Tem candidato pedindo voto. Candidatos a vereador também. Isso pode Arnaldo?

PHS realizará convenção em Felipe Guerra

O Partido Humanista da Solidariedade (PHS) vai realizar convenção Municipal em Felipe Guerra, região Oeste do estado. Será sábado (16).

O evento vai acontecer na sede da Câmara Municipal. Está confirmada a presença do presidente estadual da legenda, Leandro Prudêncio.

Concurso para agente de trânsito em Caicó pode sair até julho

Dando continuidade ao processo de municipalização do trânsito, a prefeitura de Caicó pode publicar até julho deste ano edital para agente municipal de fiscalização, os famosos “amarelinhos”.

Seriam quinze vagas para o cargo através de concurso público.

Fonte: Robson Pires

Operação Lampião apreende armas e munições em Apodi


A ação aconteceu durante esta quarta-feira (13), em diversas comunidades da zona rural.

Segundo o capitão PM Marcos Carvalho, que comandou a operação, as armas e as munições estavam em posse de dois agricultores nas comunidades de Queimadas e Sororoca, próximo à divisa com Caraúbas. Ao todo, foram apreendidos um revólver calibre 38, um rifle calibre 22, uma espingarda calibre 32, uma espingarda calibre 40, uma algema, 34 munições, além de três celulares.

Os agricultores Lindomar Oliveira de Morais e Antônio Juceildo de Morais Fernandes foram detidos e autuados em flagrante por posse ilegal de armas. Este último foi liberado após o pagamento de fiança. Carvalho contou ao MOSSORÓ HOJE que a operação Lampião foi deflagrada após receber denúncias anônimas sobre a existência do material ilícito. Ele conta ainda que as denúncias revelaram que Lindomar planejava executar Juceildo nos próximos dias.

“Não temos certeza sobre esta informação, mas agimos rápido para evitar mais um homicídio em nossa cidade”, contou o capitão Carvalho. A operação ainda se estendeu para as comunidades da região da Pedra, ao sul da zona urbana, mas nada foi apreendido.

Descanse em Paz Maria da Conceição Silva (Dodonha)

Agradecemos profundamente a atenção de todas as pessoas, através das mensagens enviadas a mim e aos meus familiares, e saiba que muito tem nos confortado.

Como a vida é o maior dom que DEUS nos deus e o maior presente que recebemos, enquanto a tivemos, temos a obrigação de caminhar em frente, acreditando que a felicidade existe e ela será alcançada quando também conseguirmos dedicá-la ao próximo.

Roberto Hellinks

Educação credencia profissionais para o Projovem Urbano e do Campo

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte  anunciou a abertura de dois Processos Seletivos que visam o credenciamento de profissionais para o Projovem Campo – Saberes da Terra (01/2015) e Urbano (02/2015).

No campo haverá o credenciamento de Professor/ Educador, Professor de Qualificação Profissional e Social, Professor para o Atendimento nas Salas de Acolhimento, Tradutor-Intérprete de Libras e Coordenador de Turmas. Por meio da outra seletiva será constituído cadastro reserva para os cargos de Formador; Diretor de Polo; Assistente Pedagógico e Assistente Administrativo de Polo; Educadores do Ensino Fundamental – Língua Portuguesa, Inglês, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza; Educador de Qualificação Profissional; Educador de Participação Cidadã; Tradutor Intérprete de Libras; e Educadores para Monitoramento do Acolhimento às crianças de 0 a 8 anos, filhos dos jovens atendidos pelo Programa, no âmbito urbano.

Governo do RN promove mais de mil militares da PM e Corpo de Bombeiros

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), promoveu nesta quarta-feira (13), 1.083 militares da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar à graduações superiores.

Ao todo, foram 1.003 soldados e cabos da Polícia Militar e 80 soldados do Corpo de Bombeiros Militar que foram promovidos à graduação seguinte. O Poder Executivo Estadual tem como expectativa a promoção de pelo menos 1.870 praças da Polícia Militar do RN e do Corpo de Bombeiros Militar do RN, neste ano, sendo 1.232 agora no mês de maio, 465 em agosto e 173 no mês de dezembro.

Clínicas que prestam serviço à Sesap são alvo de operação do MP e Polícia Civil

O Ministério Público do RN (MPRN) e a Polícia Civil deflagram na manhã desta quinta-feira (14) a Operação Hipócrates com o cumprimento de mandados de busca e apreensão em clínicas prestadoras de serviço da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

Até o momento, o MP informou que a Operação tem objetivo de desbaratar prática de crimes contra a administração pública e contra a ordem econômica.

E investiga fixação abusiva de preços e controle regionalizado do mercado de médicos de clínica contratada pela Sesap. Policias e agentes do MP iniciaram cumprimento de mandatos nesta manhã.

Rio Grande do Norte unido pelo turismo‏

Ministro Henrique Alves recebe governador e bancada federal do Rio Grande do Norte para discutir projetos turísticos do estado

O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, recebeu nesta quarta-feira (13), o governador Robinson Faria (RN), os senadores Garibaldi Filho, José Agripino e Fátima Bezerra, além da maioria dos deputados federais do Rio Grande do Norte e auxiliares do governo do estado na área do turismo.

Um dos assuntos da pauta foi o projeto do centro de conexões internacionais (HUB) anunciado pelo grupo formado pelas companhias aéreas TAM E LAN (Latam) para o nordeste. Natal, Fortaleza e Recife são candidatas para sediarem o investimento de R$ 5 bilhões, com a consequente geração de 12 mil empregos.

O governador fez um balanço das ações que estão sendo tomadas, de acordo com as exigências apresentadas pela companhia aérea e pediu apoio do ministro. “Como ministro do Turismo o senhor pode ajudar a consolidar essa vitória para Natal”, reconheceu o governador.

O ministro elogiou a união da bancada potiguar em defesa do projeto. “É um importante investimento para o desenvolvimento regional, geração de emprego e distribuição de renda. É a hora e a vez do nordeste”, afirmou. O ministro destacou que apesar de torcer pela vitória do Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, construído para tornar-se um HUB regional, trata-se de uma decisão técnica da companhia aérea. Alves recomendou que os governos que têm interesse em receber o investimento cumpram as exigências da Latam.

quarta-feira, 13 de maio de 2015

[public] Com a Flora Jardins, o jardim dos seus sonhos vira realidade!



* Projetos paisagísticos personalizados;
* Implantação e manutenção de jardins e gramados;
* Fontes;
* Bonsais;
* Objetos de decoração;
* Terrários;
* Flores naturais;
* Fertilizante POLE;
* Separador de grama. E ainda...
* Cestas para todos os gostos e ocasiões;
* Topiaras de chocolates;
* Lembrancinhas e brindes naturais para eventos.

Entre em contato conosco! Rua Tiradentes, 108, Centro, Apodi-RN. Tel: 9682-4456/9156-2058 flora.jardins@hotmail.com

Golpistas vendem terrenos já pertencentes a outras pessoas

Os golpistas voltam a atacar. Na falcatrua desta vez tem gente colocando placa de “vende-se” em terrenos pertencentes a terceiros.

A vítima compra e, quando vai ao cartório, descobre que a área já tem dono. E segundo contaram ao blog, teve apodiense alvo dos desonestos.

Detran reforça fiscalização no Oeste

Hoje uma equipe do Detran da Subcoordenadoria de Fiscalização de Trânsito realizando inspeção de veículos nos municípios de Baraúnas e Serra do Mel. A operação visitou ontem a cidade de Mossoró, onde a organização das blitzen monitorou e fiscalizou 1.497 automóveis, sendo 822 motocicletas. Desse total, 66 veículos se encontravam com a documentação do transporte ou do condutor atrasada.

Os dados repassados pelos profissionais do Detran, que estão atuando na fiscalização, apontam que duas CNHs foram retidas e um automóvel foi apreendido e conduzido ao setor de apreensão de veículos do Órgão. As fiscalizações realizadas pelo Detran têm como objetivo principal impedir acidentes de trânsito envolvendo condutores que desrespeitam as normas determinadas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Governador veta projeto de reajuste salarial

Chegou a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa o veto do governador Robinson Faria ao projeto de reajuste salarial dos defensores públicos. Ainda não há definição de quem relatará a matéria.

Janela aberta

Em meio ao processo de fusão do PPS-PSB o temor dos peessebistas é que os prefeitos aproveitem a janela escancarada e saiam em debandada da legenda, já que muitos deles querem disputar a reeleição ungidos pelo governador Robinson Faria.

Greves podem ser sinal de metástase em gestão estadual

Pelo menos duas categorias de servidores do Estado estão se preparando para greve. Pode ser início de paralisações em série. São os professores da Universidade do Estado do RN (UERN) e agentes penitenciários que fazem rufar os ‘tambores’ à guerra.

O professorado anunciou indicativo de greve para toda a categoria, a partir da próxima segunda-feira (18). Os agentes penitenciário decidiram por uma paralisação de 24 horas no próximo dia 20. Metástase num corpo que é mantido vivo artificialmente, graças ao extinto Fundo Previdenciário.


Fonte: Carlos Santos

Maio segue sem chuvas no Rio Grande do Norte

O mês de Maio praticamente “meiou”, mas segue sem registros de chuvas no Rio Grande do Norte. A EMPARN, por exemplo, registrou apenas um chuvisco de 4,6 milímetros em Governador Dix-Sept Rosado.

No vizinho estado do Ceará as precipitações também escassearam. A informação é de Robson Pires.

Frente Nacional de Prefeitos pede aumento de recursos para municípios

Os prefeitos reclamam: falta dinheiro para oferecer os serviços de qualidade que a população cobra. As prefeituras são responsáveis por manter escolas municipais, postos de saúde, arrumar as ruas. Mesmo com tantas obrigações, os municípios ficam com a menor parte do dinheiro dos impostos.

No ano 2000, os municípios recebiam 17,9% da receita de impostos no País. Em 2013, esse percentual cresceu meio ponto percentual, para 18,4%. No mesmo período, no entanto, a participação nas despesas cresceu muito mais – de 8% para 14%.

Em audiência da Comissão Especial do Pacto Federativo da Câmara dos Deputados, o vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos, Jairo Jorge, afirmou que o justo seria distribuir 30% dos recursos para os municípios, 30% para os estados e 40% para a União. Ele acredita que a mudança precisa ser gradual.

Vem aí XLV JERN'S 2015 – Regional de Apodi - 13ª DIREC


A 13ª DIREC – Regional de Apodi prepara mais uma edição dos Jogos Escolares do RN. O XLV JERN'S 2015. Período: 1O a 17 de julho de 2015. As inscrições acontece de 01 a 15 de junho, até ás 13hs.

E o Congresso Técnico: 19 de junho de 2015 , às 08hs, na DIREC.

terça-feira, 12 de maio de 2015

Preços dos alimentos disparam nos supermercados de Apodi

A carestia já chegou as prateleiras dos supermercados de Apodi.

Para se ter uma ideia da alta, se antes você comprava o básico para semana pagando R$ 100,00, hoje para você fazer as mesmas compras a cifra dobra ou chega até mesmo a triplicar.

Do jeito que vai daqui uns dias o salário mínimo não vai dar mais nem para o trabalhador pagar seu alimento!

E as outras contas como água, luz, telefone, dentre outros pagamentos, como ficará?

Ah, a bola de neve vai começar a rolar!

por Jânio Duarte

Ex-Secretário Carlos Alberto Medeiros adere ao sistema do governismo em Felipe Guerra

O ex-Secretário Municipal de Educação de Felipe Guerra e ex-vereador, o Professor Carlos Alberto Medeiros (Carlinhos) passou oficialmente esta semana a fazer parte do sistema do governismo municipal da administração do Prefeito Haroldo Ferreira.

Embora a eleição municipal de 2016 esteja há mais de um ano e poucos meses para ser realizado, o nome do empresário Gutto Medeiros, filho do ex-secretário Carlos Alberto Medeiros foi ventilado via bastidores que pudesse vier a compor chapa de vice-prefeito com o prefeito Haroldo Ferreira.

A nova aquisição política, segundo fontes foi bem visto dentro do sistema do governismo municipal que esta semana já teve encontro do ex-secretário Carlos Alberto Medeiros, empresário Gutto Medeiros juntamente com o prefeito de Felipe Guerra, Haroldo Ferreira.

Carlos Alberto Medeiros já exerceu a função de vereador por vários mandatos, além do seu Pai, o ex-vereador Alberto Medeiros de Ataide que também foi vereador e presidente da Câmara Municipal de Felipe Guerra e constituindo-se em uma das famílias tradicionais na história política da cidade de Felipe Guerra.


Aplicativo de celular garante praticidade aos estudantes da rede pública do RN

Os alunos da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte contam com o aplicativo SIGEduc Mobile Estudante para celulares. Com a ferramenta, os alunos têm à mão toda a facilidade de consultar a qualquer momento seus dados cadastrais, boletim, histórico escolar, além de outras informações que já eram normalmente disponibilizadas no sistema SIGEduc para computadores. O aplicativo conta com mais de 15 mil downloads e a expectativa da SIG é ampliar esse número de usuários, já que a rede estadual conta com mais de 250 mil alunos.

A praticidade é o ponto forte do aplicativo, já que uma simples consulta ao sistema por meio do celular evita que o aluno precise buscar essas informações na secretaria da escola e possa resolver diversas demandas de forma online, na palma da mão. Com o aplicativo, a SIG também garante ainda mais suporte às escolas em seu trabalho de gestão, uma vez que os colaboradores das instituições de ensino podem otimizar o tempo de trabalho. O aplicativo SIGEduc Mobile Estudante está disponível para celulares com sistema operacional Android e o aluno deve acessar o Google Play para fazer a instalação gratuita.

Galeno Torquato defende revitalização das Centrais do Cidadão

O deputado Galeno Torquato (PSD) defendeu nesta terça-feira (12) a revitalização das Centrais do Cidadão do Rio Grande do Norte, subordinadas à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Sejuc). De acordo com o parlamentar, os equipamentos são imprescindíveis à população por facilitarem o acesso aos serviços prestados pelos órgãos públicos.

“As Centrais do Cidadão precisam ser revitalizadas, passando por um processo de modernização na infraestrutura física e melhoramento das condições de trabalho dos seus colaboradores”, justifica Galeno.

De acordo com Galeno, a falta de servidores é um dos principais problemas enfrentados pelas Centrais do Cidadão, que contam com cerca de mil servidores. O parlamentar considera o efetivo insuficiente para a demanda existente. “Recebi informações de que a média mensal de atendimentos no início do ano superou a marca dos 400 mil. Esse número é muito expressivo para a quantidade de funcionários em atividade”, declarou.

Acompanhe o blog também no Twitter: @JanioApoDiario

NASF realiza palestra com gestantes da UBS Melancias


Nesta segunda-feira (11), foi realizada na Unidade Básica de Saúde de Melancias uma palestra destinada ao grupo de gestante assistida na unidade, com o apoio da nutricionista Camila Targino. Onde foi abordado assuntos como os nutrientes de uma alimentação saudável no período gestacional.

Mensalmente o grupo de gestante se reúne na própria unidade sobre a coordenação da enfermeira Nathacia Kyss e a contribuição dos profissionais do Núcleo de Apoio da Saúde da Família (NASF).

“A alimentação saudável no período gestacional é fundamental para o desenvolvimento do bebê. É através do cordão umbilical que esse pequeno ser recebe seus nutrientes, provenientes do sangue de sua mãe. Entretanto, se a gestante não mantem uma alimentação equilibrada, consequentemente a oferta de nutrientes ao bebê não será adequada”, disse a nutricionista Camila Targino.

“A alimentação saudável no período gestacional é fundamental para uma gravidez bem-sucedida e tranquila. Alimentando-se de forma correta, a futura mamãe terá ganho de peso adequado e prevenirá deficiências de vitaminas e nutrientes que potencialmente prejudicam o desenvolvimento do bebê”, destacou a enfermeira Nathacia Kyss.

Ao final do encontro, foi oferecido pela secretaria de saúde lanche para todos que estavam presentes.

Prefeitura de Catolé do Rocha/PB retifica editais do Concurso e Processo Seletivo


A prefeitura de Catolé do Rocha, no Sertão da Paraíba, informa a todos que as inscrições do Processo Seletivo e Concurso Público que objetivam preencher 95 vagas em diversos cargos foram prorrogadas. Os profissionais devem se inscrever até o dia 13 de maio de 2015, no endereço eletrônico www.cpcon.uepb.edu.br. As taxas de inscrição devem ser pagas mediante Boleto Bancário. Além da prorrogação, foi alterado o requisito para o cargo de Analista de Sistemas Pleno. Todas as informações podem ser consultadas nos editais disponíveis em nosso site.

As oportunidades disponíveis no edital do Processo, são para as funções de Condutor Socorrista – SAMU (08); Agente Municipal de Saúde – Endemias (02), Assistente Social – NASF (01), Enfermeiro Intervencionista – SAMU (13 + 1 PNE), Médico – NASF (02), Médico Intervencionista – SAMU (06 + 01 PNE), Enfermeiro – ESF (02), Odontólogo – ESF (02), Médico – ESF (04 + 01 PNE), Psicólogo – CREAS (01), Pedagogo – CRAS (01) e Fisioterapeuta – PAS (02). Neste caso os aprovados devem receber vencimentos que variam de R$ 85,00 por plantão trabalhado a R$ 5.000,00, correspondente a jornada de trabalho e escolaridade do cargo pretendido.