domingo, 4 de outubro de 2015

Profissionais de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde se destacam no trabalho em Apodi

Foto: Internet

Vistoria de residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos. Inspeção cuidadosa de caixas d’água, calhas e telhados. Aplicação de larvicidas e inseticidas. Orientações quanto à prevenção e tratamento de doenças infecciosas. Essas atividades são fundamentais para prevenir e controlar doenças como dengue, chagas, leishmaniose e malária e fazem parte das atribuições do agente de combate de endemias (ACE). Profissionais essenciais para as ações e melhorias da saúde pública apodiense, os agentes comunitários de saúde e endemias do município celebram no dia de hoje, o “Dia Nacional” das categorias.

No ano de 2013 o município contava com cerca de 8.700 imóveis entre residências, comércio, terrenos baldios, hoje este número já ultrapassou a marca do 10.00 imóveis com o crescimento da cidade. “Mesmo com a mesma quantidade de agentes endemias, nós se esforçamos ao máximo para cobrir toda zona urbana e parte da rural do município”, explica o coordenador dos agentes de endemias Geovani Soares.

O município conta apenas com 18 agentes de endemias e para o porte da cidade deveria ter pelo menos mais 14 no mínimo. A função atribuída aos agentes de endemias é identificar e eliminar o foco e orientar a população da importância da conscientização e prevenção todos os dias do combate a dengue.

“Assim que Pedro Júnior assumiu a secretaria de saúde o trabalho tem fluído melhor, no ciclo 4 fizemos o 3 lira que é o levantamento de índice rápido que serve para medir o índice de vetores por bairros, fazemos bloqueio com veneno se necessário do índice 3 lira, também utilizamos o peixamento que come a larva do mosquito evitando assim a proliferação. Dessa forma criamos estratégias e intensificamos nos bairros que necessita de uma atenção mais especial”, acrescentou o coordenador.    


De acordo com o secretário Pedro Júnior, “os agentes de saúde e endemias possuem grande importância para a sociedade. Esta categoria é muito importante para o município, reconhecemos a dificuldade de realizar concurso neste momento, infelizmente não podemos mais contratar para aumentar nosso efetivo, mesmo assim reconhecemos o trabalho desenvolvido por todos”, ressaltou o secretário de saúde. 

O agente de endemias, Laércio Marinho, lembrou que cerca de 10 mil imóveis do município recebem a visita dos agentes de endemias, sendo um trabalho de extrema importância para a qualidade de vida das pessoas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Considero muito importante esta atividade.