domingo, 11 de outubro de 2015

Apesar da crise financeira, prefeitura de Apodi faz investimentos significativos em adutoras comunitárias para amenizar dificuldades da falta de água


Na manhã deste sábado, 10 de outubro de 2015, o prefeito Flaviano Monteiro, acompanhado do Secretário de Agricultura, Irrigação, Recursos Hídricos e Meio Ambiente Jerlandio Moreira, e do vereador Genivan Varela do PCdoB, estiveram entregando a comunidade de Água Fria o material referente ao investimento do Poder Público no sistema de adutora da comunidade que beneficiará mais de 60 famílias. O investimento é de aproximadamente 12 mil reais.

Com as economias feitas pela Gestão Apodi Terra Querida, com planejamento estratégico, e muita determinação é que está sendo possível avançar no investimento nas ações básicas e necessárias para o homem e a mulher do campo. A prioridade hoje da Secretaria de Agricultura é enfrentar os efeitos da seca diante da realidade de que a falta de água na zona rural de Apodi fica cada vez mais acentuada.

Todos já sabemos que a Prefeitura de Apodi, arca mensalmente com uma conta de energia de aproximadamente 30 mil reais, referentes ao consumo de energia de alguns poços da zona rural, que em alguns casos são usados para consumo de água potável e em outros não. Diante dessa realidade, a Secretaria tem enfrentado a problemática, realizando reuniões, encontros e visitas, sensibilizando as pessoas das suas responsabilidades. Graças a esse empenho já foi possível investir nas adutoras comunitárias nos últimos dois meses mais de 70 mil reais (Arção, Traíras, Sororoca, Água Fria, Frei Damião, Quixabeirinha, Soledade 2, e entre outras foram as comunidades contempladas). São investimentos significativos que de forma muito planejada tem resolvido a problemática de água e diminuído essa conta de energia. A partir do investimento feito pela Prefeitura a comunidade passa a assumir o consumo de energia dessas adutoras, que no projeto de melhoramento, tem uma redução de mais 70%.

“A água é um bem precioso a vida, e no município rico em água potável como o nosso, não podemos permitir que alguns filhos e filhas de Apodi não tenham água em suas torneiras, principalmente diante de uma crise hídrica como essa,” frisou o Secretario Jerlandio.

Para o prefeito Flaviano essa é uma ação importante e necessária em que todos os esforços devem ser prioritários. “Mesmo sabendo das dificuldades financeiras, estamos enfrentando essa realidade, temos que economizar e investir, e para isso temos que diminuir essa conta de energia, que é paga pelo município para uma pequena minoria, e aumentar a conta de investimentos em projetos para a coletividade”, frisou o prefeito, no ato de entrega do material na comunidade de Água Fria.

Segundo planejamento da Secretaria Municipal de Agricultura, outros projetos estão sendo encaminhados ao gabinete do Prefeito, a proposta é diminuir em 40% a conta de energia, e iniciar outros investimentos na zona rural na área de recursos hídricos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ainda dizem que o homem não tá fazendo nada. Deixe o homem trabalhar.

Anônimo disse...

As eleições do próximo ano passam necessariamente pelo grupo do ex-prefeito José Pinheiro. Ele não tem demonstrado novo desejo de governar o município, mas garante que tem bons quadros ao seu lado.