quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Centro Terra Viva inicia processo de capacitação com professores(as) na temática da Educação Contextualizada


Os Cursos de Educação Contextualizada fazem parte das atividades desenvolvida no Projeto Cisternas nas Escolas, que é um projeto da Associação Programa Um Milhão de Cisternas - AP1MC, uma OSCIP/Organização da Sociedade Civil de Interesse Público que compõe a Articulação Semiárido Brasileiro - ASA em parceria com o Centro de Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura Familiar – TERRA VIVA. Esse projeto é financiado com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS e consiste em desenvolver 83 cisternas em escolas públicas do meio rural, com o objetivo de melhorar a qualidade da água e da merenda escolar. Um dos municípios de atuação é Apodi com 13 escolas municipais e 02 estaduais.

Várias atividades desse projeto são de formação e capacitação, tendo como público alvo os funcionários (as) dessas escolas. Na última semana, no período de 03 e 04 de setembro foi realizada o I de III Módulos dos Cursos de Educação Contextualizada com o objetivo de dialogar sobre as ações do educador (a) a partir do seu processo de formação e buscar a partir dessas discussões a compreensão de luta pela educação contextualizada para convivência com o semiárido.

Nessa etapa foram trabalhadas questões da valorização do semiárido, dando dicas de como atuar com importantes temas na sala de aula. Foi enfocada a convivência com o semiárido e não o combate à seca, valorizando a cultura, as festas, as músicas, o modo de ser e viver das pessoas, sua alimentação, seus valores. Dessa forma, busca-se a partir dessas formações construir uma proposta de ação continuada de ensino aprendizagem.

Para Cláudia Mota do Centro Terra Viva, o Projeto Cisternas nas Escolas tem vários elementos importantes, como a melhoria na qualidade de água com a construção da cisterna, mais condições de abastecimento das escolas rurais, mas principalmente, potencializar a reflexão sobre o processo de educação contextualizada, com mais valorização do campo e dos (as) que vivem nesse espaço.

Nenhum comentário: