terça-feira, 9 de junho de 2015

PPA Participativo reúne mais de 40 propostas para o Sertão do Apodi


A passagem do PPA Participativo pelo município de Apodi nesta terça-feira (9/6) mobilizou os moradores da região em favor do desenvolvimento do Sertão do Apodi, território que compreende 17 municípios. Mais de 40 propostas foram apresentadas pelo público nas áreas econômica, sociocultural, político-institucional e ambiental. É a primeira vez na história que o Governo do Estado convoca a sociedade para debater o Plano Plurianual, ferramenta que reúne as metas e compromissos da gestão estadual para os próximos quatro anos. O PPA Participativo 2016-2019 é uma iniciativa do Governo do Estado através da Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças (SEPLAN) e conta com o apoio do programa RN Sustentável via Banco Mundial.

Quarta-feira (10/6) é a vez de Pau dos Ferros receber o PPA Participativo para debater as demandas da região do Alto Oeste. A reunião ocorre a partir das 8h, na sede do IFRN. Em seguida, a caravana parte para Mossoró, onde a população vai apresentar as propostas específicas para o território Assu/Mossoró. O evento começa às 8h, no auditório da FAFIC, campus central da UERN.

A reunião territorial em Apodi contou com representantes da classe política da região, do Banco do Nordeste, técnicos de municípios vizinhos, além de cidadãos dispostos a contribuir com propostas em benefício do Rio Grande do Norte.  Após a abertura feita pelo prefeito de Apodi Flaviano Monteiro e pelo secretário de Estado de Esporte e Lazer George Câmara, que representou o governador Robinson Faria, o coordenador de Planejamento da SEPLAN, Américo Maia, explicou a metodologia do PPA Participativo e apresentou um breve diagnóstico do território do Sertão do Apodi.

Após as considerações iniciais, a equipe da Seplan deu início à parte mais importante do PPA Participativo: o debate com os moradores da região. O público foi dividido em quatro grupos (econômico, político-institucional, sociocultural e ambiental) e cada cidadão se encaminhou para a área que mais lhe interessava. Após dialogar entre si, os componentes dos grupos definiram as propostas e prioridades de cada área.

O coordenador de planejamento da Seplan Américo Maia ressaltou o sucesso da segunda reunião do PPA Participativo em Apodi (a primeira ocorreu dia 2 de junho, em Canguaretama) e reforçou que o Plano Plurianual deve representar os desejos dos cidadãos. “A sociedade precisa se sentir representada nas propostas que forem incluídas no PPA. Infelizmente não caberão todas as sugestões que saírem dos grupos, mas as que forem contempladas deverão representar o desejo e as prioridades da população para cada território”, afirmou.

O território Sertão do Apodi é formado pelos seguintes municípios:

Apodi, Campo Grande, Caraúbas, Felipe Guerra, Governador Dix-Sept Rosado, Itaú, Janduís, Messias Targino, Olho D’Água do Borges, Paraú, Patu, Rafael Godeiro, Rodolfo Fernandes, Severiano Melo, Triunfo Potiguar, Umarizal e Upanema.

Acompanhe o blog também no Twitter: @JanioApoDiario

Um comentário:

Anônimo disse...

Tem certeza que não faltou participação neste negócio ae?