terça-feira, 9 de junho de 2015

Governo debate PPA Participativo em Apodi, Pau dos Ferros e Mossoró

O PPA Participativo chega esta semana à região Oeste do Rio Grande do Norte. O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças, debate com a população dos municípios de Apodi, Pau dos Ferros e Mossoró o Plano Plurianual 2016-2019 que será implementado no Estado nos próximos quatro anos. É a primeira vez na história que o Governo do Estado convoca a sociedade para elaborar o PPA. Semana passada, a equipe da Seplan abriu a série de reuniões territoriais em Canguaretama, onde 70 propostas foram apresentadas pela população. O evento contou com a presença da classe política e de cidadãos das regiões Agreste e do Litoral Sul.

A reunião de Apodi acontece nesta terça-feira, a partir das 8h, na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR). Na quarta-feira, a equipe da Seplan estará em Pau dos Ferros. A reunião começa às 8h, no IFRN. Mossoró recebe o PPA Participativo na quinta-feira. O encontro ocorre às 8h no auditório da FAFIC, no campus central da UERN.

Para o secretário de Planejamento e Finanças, Gustavo Nogueira, esse momento é fundamental para o planejamento do Estado. E a presença da sociedade nesse debate torna a ocasião ainda mais importante. “O governador Robinson Faria determinou que as ações da gestão dele fossem tomadas sempre ouvindo a população. Essa é a primeira vez na história do Rio Grande do Norte que um governo tem a consciência de ouvir a sociedade, de saber que demandas ela considera prioritárias. Da reunião de Canguaretama saíram 70 propostas para as regiões Agreste e Litoral Sul. E temos certeza que agora na região Oeste, a sociedade também comparecerá e vai nos ajudar a construir um Rio Grande do Norte melhor”, afirmou.

O PPA Participativo será debatido em cinco etapas. Na primeira, o Governo estabelece diretrizes e colhe informações relevantes para o planejamento. Na segunda etapa acontece a consulta à população, que apresenta demandas e estabelece prioridades. Em seguida a SEPLAN organiza a formatação técnica do Plano. A quarta fase é o envio do PPA Participativo à Assembleia Legislativa para apreciação dos deputados. Por fim, o Plano é mais uma vez debatido e aprovado.

Nenhum comentário: