terça-feira, 7 de abril de 2015

Vídeo do Curta Agroecologia - Chapada do Apodi, Morte e Vida


A Chapada do Apodi fica na divisa entre Ceará e Rio Grande do Norte. Em 1989, o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) implementou um projeto de irrigação no lado cearense. A área foi ocupada por grandes empresas de fruticultura, desarticulando a produção de milhares de pequenos agricultores. Em 2013, um projeto semelhante chegou ao lado potiguar da chapada, ameaçando 6 mil agricultores familiares.

O Curta Agroecologia segue ganhando o muno! O filme “Chapada do Apodi – morte e vida” foi selecionado para participar do Instidoc, festival de documentários realizado em Maputo, Moçambique.

No fim de 2014, recebeu o prêmio de melhor filme sobre saúde pública no festival Videomedi, realizado em Badajoz, na Espanha.

2 comentários:

Marcos pinto disse...

Algum prezado conterrâneo tem dúvidas de que o tal PROJETO DA MORTE segue célere para repetir o fiasco do mesmo projeto na área fronteiriça do Ceará, onde antigos agricultores foram escorraçados de suas glebas mediante pífia indenização que não chega aos 40% do valor das terras e das benfeitorias. Quem defende é porque deve estar "mordendo" uma comissãozinha de '0 a 15% do dinheiro liberado via lavagem por empreiteiras - OAS, EIT, KL et caterva. Tenho dito sem nenhum medo de incorrer em equívocos.

Marcos pinto disse...

Algum prezado conterrâneo tem dúvidas de que o tal PROJETO DA MORTE segue célere para repetir o fiasco do mesmo projeto na área fronteiriça do Ceará, onde antigos agricultores foram escorraçados de suas glebas mediante pífia indenização que não chega aos 40% do valor das terras e das benfeitorias. Quem defende é porque deve estar "mordendo" uma comissãozinha de '10 a 15% do dinheiro liberado via lavagem por empreiteiras - OAS, EIT, KL et caterva. Tenho dito sem nenhum medo de incorrer em equívocos.