domingo, 19 de abril de 2015

Apodi vai ficar (IN)governável

Vista área panorâmica de Apodi - RN

Pode fazer print ou salvar esta matéria e depois me digam se estou certo ou errado: podem até achar que é uma defesa da atual gestão, mas na verdade é a nossa realidade.

Uma cidade ingovernável. Esse é o adjetivo escolhido por este escriba provinciano para definir Apodi nos dias atuais. Quem topar a empreitada (e vencer as eleições municipais do ano que vem) vai ter bem mais dificuldade que o atual prefeito, Flaviano Monteiro, assim como sua antecessora ex-prefeita Goreti Silveira que também passou por dificuldades.

A cidade de Apodi ocupa uma área de 1.602,48 km², sendo o segundo maior município do estado em tamanho territorial, atrás apenas de Mossoró. O município tem quatro regiões distintas: Areia, Chapada, Pedra e Vale, contém cerca de 153 comunidades rurais (se não estiver enganado) e 17 bairros todos com problemas estruturantes. 

“Apodi hoje está se tornando uma cidade ingovernável”. É tão complexa, tem tantos contrastes e demandas que os problemas desabam só sobre a Prefeitura. Como ter alguma capacidade de gestão se arrecadação estar caindo constantemente, no caso os Royalties, para se ter uma ideia este ano Apodi deixou de receber mais de 800 mil reais só nos três primeiros meses. A arrecadação do ISS é pouca, o IPTU nem se fala. Além dos 948 funcionários efetivos e 96 comissionados. E acrescente ainda diversos funcionários que pediram aposentadorias e estão na ativa. Somem a isso o pagamento de precatórios e por aí vai...

Em Apodi o novo e o velho convivem o tempo todo. Qualquer gestor que lance uma inovação, por mais criativa que seja, esbarra na parte mais difícil, a implementação. Pode até pintar as ruas de ouro que ainda vão reclamar!

Outro município que vai no mesmo caminho de Apodi é Santana do Matos-RN. A diferença é que aqui os problemas são bem maiores. 

por Jânio Duarte

25 comentários:

Amarildo Martins Tavares disse...

Janio concordo com vc. O governo federal a anos vem tirando os recursos dos municípios e lhe dando as obrigações.

Anônimo disse...

parabens pela materia, todos sabem da dificuldades financeiras das prefeituras, inclusive a oposicao

Anônimo disse...

mas flaviano quando era candidato dizia a nos eleitores q a prefeitura d apodi tinha dinheiro pra tudo e agora nao tem. to cheio de mentiras

Anônimo disse...

Boa Matéria!!!

Anônimo disse...

hummmm..... senhor blogueiro, voce precisar se informar melhor, é mentira afirmar que o ISS é pouco, faça o seguinte, pegue os números na secretaria de finanças e divulgue, todo vai ver que a arrecadação é alta.

Esse bubuzim agora é muito bom, na epoca da campanha vcs pensavam diferente

Anônimo disse...

preste atenção no texto, ele quis dizer da dificuldade enfrentadas por todos, inclucive a ex prefeite gorete, preste atenção!!!

Anônimo disse...

Bubuzinho quem vai enguli em

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

a culpa é dos ex-gestores

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Estou sentindo cheiro, de ratos pulando fora do barco que esta afundando, que pena, vc demorou tanto para ter esse entendimento, como vc tem o raciocínio lento,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

Anônimo disse...

Gente dificuldade temos até dentro de nossas casa então por ñ vamos ajudar um ao outro em vez dê fik atirando pedras.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Quem pegar a prefeitura na próxima gestao conserteza ñ pegara as dividada da gestao passada por o atual prefeito já tá quitando as dívida passada.

Anônimo disse...

Prefeito flaviano monteiro quita dívidas da gestao passada.

Anônimo disse...

Agora ta difícil administrar, mas nas promessas de campanha, a prefeitura tinha muitos recursos, tudo era muito fácil, segundo o atual prefeito, agora tudo é muito difícil... Ou seja enganar o povo em época de eleição é muito fácil, administrar a cidade é o problema!

Anônimo disse...

Promesas é coisa de político na gestão passada prometero"porto policial no bairro lagoa seca,casas popular famílias carentes e entregaro a pessoas q tem condicoes e hoje tão vendendo por mixarias e etc...."o prefeito atual ñ tem varinha mágica porq primeiro tem q mudar algumas pessoas sem educação q joga lixo nas ruas para poder prejudicar o propio sabendo q tá prejudicando a população.

Anônimo disse...

Agraca do político é as promessas que começa do presidente termina nos vereadores...beijinho no ombro.

Anônimo disse...

Kder meu comentário por vcs ñ postaro??????

Anônimo disse...

Meu caro Jânio o que falto neste município é gestão e não recurso, vejo município que não possui o famoso Royalt e possui IDH melhor do que o nosso; o problema ta nos nossos gestores, pois Flaviano, possui a mesma mentalidade dos administradores que ele falava é o administração medíocre, sem visão estrategia e não sabe alocar os recursos para as grandes prioridades do município, ai todo recurso para um mau gestor é pouco só houve uma corja de incompetente ao seu lado, possui Secretários e Assessores que nos envergonha por nós representa se tornando um afronta a sociedade. Jânio, entregue uma boa Empresa Privada a um incompetente ver se ela flui?; não não flui amigo; agora entregue uma empresa com certa dificuldade a um bom gestor e veja o resultado a longo prazo; este é o problema de Apodi; nos saímos dos administradores matutos, da época dos meus pais entramos na era dos do tores atuais e não tivemos ainda a capacidade de colocarmos o cidadão competente.

Anônimo disse...

Uma ciadae com 153 comunidade e 17 bairros pode ser mudado dentro de quatro anos,ora bolas 20anos atrás ñ forao tempo suficiente de haver mundas só agora vão fazer milagres!,esse prefeito já fez coisas q outros ñ fizeram.

Anônimo disse...

acreditei nas promessas de flaviano, mim arrependi pois nem o basico ele ta fazendo e pra os funcionarios ele ta sendo terrivel.

Anônimo disse...

Isso mesmo funcionário tem mesmo é que sofrer

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Babao kkkkk