quarta-feira, 15 de abril de 2015

Apodi: PSF São Sebastião faz mutirão contra a dengue



Na manhã desta terça feira (14), o grupo de Agentes de Saúde do Programa Saúde na Família do São Sebastião realizou no bairro Malvinas mais um mutirão contra a Dengue. Os Agentes de Saúde saíram de casa em casa e instruiu a população sobre como eliminar criadouros do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. 

Os moradores foram orientados quanto ao combate ao foco dos mosquitos, panfletos e dicas. “Dores no corpo, vermelhão nos olhos, diarreia são sintomas da dengue e caso alguém sinta estes sintomas deverão com urgência procurar o PSF de seu bairro”, frisou a enfermeira Kyvia Layane.

A reprodução do mosquito ocorre em qualquer recipiente utilizado para armazenar água, como por exemplo: caixas d'água, barris, tambores, vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, tanques, garrafas, latas, pneus, blocos de cimento, urnas de cemitério, entre outros. Para combater a doença é necessário quebrar a cadeia de transmissão, eliminando o mosquito dos locais onde se reproduzem. Portanto, a prevenção e as medidas de combate exigem a participação e a mobilização de toda a comunidade.

Nenhum comentário: