quinta-feira, 5 de março de 2015

Nordeste pode enfrentar 4º ano seguido de seca

O Nordeste tem poucas lições a ensinar ao Sudeste sobre o enfrentamento da seca. Por conta dos programas de transferência de renda, a estiagem crônica do semiárido perdeu a dramaticidade da fome na última década. No entanto, permanece precário o sistema de abastecimento hídrico na região, que pode enfrentar em 2015 um quarto ano consecutivo de seca.

Com nível dos reservatórios em 24%, o Nordeste enfrenta hoje a pior situação de abastecimento dos últimos dez anos, de acordo com André Mavignier, chefe do serviço de monitoramento hidrológico do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).

Criado em 1909 e hoje vinculado ao Ministério da Integração, o Dnocs controla 319 reservatórios no Nordeste, que respondem por mais de 80% da água acumulada em reservatórios da região.

No momento, 841 municípios nordestinos estão com reconhecimento federal de estado de emergência vigente. Apenas este ano, 38 decretaram a situação, o que, na prática, significa que a população está dependente de abastecimento por carros-pipa, uma realidade da qual o Semiárido nordestino nunca se livrou.

Por Marina Falcão

Nenhum comentário: