sábado, 26 de julho de 2014

Solidariedade Mulher visitou diversas comunidades em Apodi


O Solidariedade Mulher de Apodi percorreu diversas comunidades para ouvir e apresentar as propostas sobre os assuntos do gênero.

Uma campanha apenas virtual

A campanha eleitoral do Rio Grande do Norte, este ano, não está igual àquela que passou. É virtual.

Só existe nas redes sociais (blogs, Twitter, Facebook, Instagram etc.). Quase não é possível vê-la nas ruas.

Vai chegar o tempo do rádio e TV, mas é pouco provável que tenhamos o assombro de multidões em passeatas e comícios.

Marketing, políticos e povo vão se ajustando aos novos tempos. Mas não se engane: a velha sola de sapato – ou tênis – continua valendo.

sexta-feira, 25 de julho de 2014

João Maia se reúne com diretoria da Associação dos Pipeiros do RN


O deputado federal João Maia (PR), candidato a vice-governador na chapa de Henrique Alves (PMDB) se reuniu na tarde desta sexta-feira (25) com a diretoria da recém-criada Associação dos Pipeiros do RN. O encontro aconteceu em Jardim de Piranhas e contou com as presenças do presidente Emanoel Messias Cortes de Farias, do vice-presidente João Rodrigues e do coordenador Geraldo Targino, que estavam acompanhados do vereador de Apodi, João Evangelista.

A categoria pediu o apoio de João Maia e do presidente da Câmara dos Deputados para facilitar o acesso deles ao Ministério da Integração, na discussão das novas diretrizes de funcionamento da Operação Pipa, que deixou de ser emergencial e passou a ser um programa continuo. “Os Pipeiros querem participar ativamente dessa discussão, pois como vivemos o dia a dia do programa, temos muita contribuição a dar a ele”, explicou Emanoel. João Maia se comprometeu de, junto com Henrique Alves pleitear uma audiência da associação com o ministro da Integração, Francisco Teixeira.

Missa de abertura e do envio "Missão Católica"



Aconteceu neste instante na Praça da Bíblia, no bairro Lagoa Seca a Missa de abertura e momento de envio dos Missionários Missão Católica em Apodi.

Logo após aconteceu um grande show religioso com João Carlos e Banda de Mossoró.

Getúlio Rêgo visitará Apodi e Caraúbas neste sábado

Neste sábado o deputado Getúlio Rêgo que é líder do Governo Rosalba na Assembleia Legislativa vem a Apodi e Caraúbas.

"Apodi já está fechado com Robinson", disse Getúlio, lembrando que em Caraúbas, "há uma rejeição ao nome de Henrique".

Mas Rêgo voltará a conversar com as lideranças de Caraúbas, já adiantando que essa conversa não será definitiva, porém, está certo de que seu grupo lá seguirá o caminho que ele seguir.

Corte Eleitoral julga de requerimentos de registro de candidatura

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte julgou na tarde desta quinta-feira (24) dois requerimentos de registro de candidatura para as Eleições 2014.

Elyud Santos de Freitas, da coligação Sem Mudança Não Há Esperança, e Francisco Bento de Moura Júnior, da coligação União pela Mudança III, tiveram seu pedido deferido para disputar o cargo de deputado estadual.

Oposição de Rafael Godeiro declara apoio a Robinson e aos candidatos do PSD‏

O grupo de oposição do município de Rafael Godeiro, liderado pelo ex-candidato a prefeito nas últimas eleições José Lobo (PCdoB) anunciou apoio a Robinson Faria (PSD) que concorre ao Governo do Estado, a reeleição do deputado federal Fábio Faria (PSD) e ao candidato a deputado estadual Galeno Torquato.

O ex-candidato a prefeito teve 47% dos votos na última eleição municipal e afirmou que seu grupo vai apoiar Robinson pela trajetória política e de lealdade com os amigos. "Vamos nos dedicar porque acreditamos no projeto de Robinson para o Estado, além de saber que Robinson é um homem de palavra com os amigos e com a população”, comentou.

O grupo é formado ainda pelos vereadores do PCdoB, Adiel Mariano, Paulo Menezes e Luiza Holanda. A vereadora Luzia Ferreira e o ex-prefeito Wellington Bertoldo também devem apoiar os candidatos nas eleições deste ano.

Confira aí a gata da sexta feira, galera!!!


Nilson Viana é mais um apodiense a disputar vaga na Assembléia Legislativa

Nilson Viana, Luís Carlos e Neto Vale

Apodi terá três candidatos, considerados filhos da terra disputando vagas na Assembléia Legislativa nas eleições 2014.

Estreiam na disputa eleitoral o cantor e compositor Nilson Viana (PC do B), o professor Luís Carlos (PMDB) e o funcionário da UERN Neto Vale (PC do B).

DEM de Pau dos Ferros faz encontro com Robinson, Fátima Bezerra e Fábio Dantas



Em tom caloroso, os líderes e integrantes do partido Democratas em Pau dos Ferros receberam na noite desta quinta-feira (24) os candidatos da coligação Liderados pelo Povo Robinson Faria (PSD), Fátima Bezerra (PT), Fábio Dantas (PCdoB).

Durante o encontro, Robinson disse acreditar na parceria com o Democratas em Pau dos Ferros nas eleições de outubro. "Nós temos apenas um palanque aqui em Pau dos Ferros. O palanque que escuta o povo e que quer o melhor para sua região", justificou.

Os líderes do partido Democratas na região do Alto Oeste, o prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, o deputado estadual Getúlio Rego e o ex-prefeito Leonardo Rego escutaram com atenção as propostas de Robinson para o Governo e de Fátima para o Senado.

Na próxima semana o partido Democratas em Pau dos Ferros deve anunciar o posicionamento político que adotará nas eleições deste ano.

quinta-feira, 24 de julho de 2014

O estágio atual do Projeto de irrigação Santa Cruz do Apodi (PISA)


Na última quinta-feira, 17, visitamos os canteiros de obras do Projeto de Irrigação Santa Cruz do Apodi. As obras estão adiantadas e há uma grande quantidade de máquinas pesadas em toda a extensão do projeto, desde o Sítio São Lourencinho, onde é feita a captação de água a partir do leito do Rio Apodi-Mossoró, até as proximidades do Sítio do Góis na Chapada do Apodi. Para a captação da água foi construído no leito do Rio uma parede de concreto que reduziu o fluxo de água no leito do rio e um canal derivado do rio até a central de bombeamento que está localizada a cerca de 300 m do leito do rio.


Diferentemente de outros canais de irrigação existentes no Semiárido, como o DIJA (Distrito Irrigado Jaguaribe-Apodi), DISTAB (Distrito Irrigado Tabuleiro de Russas), DIBA (Distrito Irrigado Baixo-Açu), o PISA (Projeto de Irrigação Santa Cruz do Apodi) possui um dique de proteção em toda a sua extensão, o qual em função da pedra calcárea, tem sido de difícil execução. 

A central de bombeamento está em construção e foi iniciada a impermeabilização do canal, o qual se encontra em diferentes fases ao longo do projeto. Umas das grandes dificuldades na construção do canal é a camada de pedra calcárea muito rasa. Em alguns trechos do canal, o calcário aflora.

A demarcação dos lotes e a construção de cercas com estacas de alvenaria em todo o perímetro do projeto estão avançadas. O projeto é caracterizado por solos homogêneos em toda a sua extensão e boa fertilidade.

Houve necessidade de indenização de terras da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), Base de Pesquisa da Chapada do Apodi que teve a sua extensão de terras reduzida de 250 ha para cerca de 150 ha.

Umas das grandes vantagens do projeto é a topografia plana em toda a sua extensão e a proximidade dos lotes com a BR 405, o que facilitará o escoamento da produção. Em função da baixa permeabilidade dos solos do projeto, há necessidade de pavimentação das estradas vicinais, pois chuvas de baixa precipitação já são suficientes para dificultar o tráfego de veículos pesados.

Flaviano acompanha de perto publicação do Edital do Campus de Apodi


O prefeito de Apodi Flaviano Monteiro esteve na sede da UERN em Mossoró para saber do andamento da publicação do Edital do Campus de Apodi.

De acordo com o vice reitor Aldo Gondim o processo está em fase de conclusão. Flaviano aproveitou a oportunidade para convidar a Universidade para ajudar na elaboração da Carta do Médio Oeste que será entregue aos candidatos a governador.

“Já termos o apoio do IFRN, FIERN, SEBRAE entre outros parceiros. Esse é o caminho vamos a luta”, escreveu Flaviano numa rede social.

Estrada do Arenito ligará Apodi (RN) a Tabuleiro do Norte (CE)


Os técnicos acabaram de concluir a primeira etapa do estudo de viabilidade econômica da Estrada do Arenito que ligará os municípios de Apodi (RN) a Tabuleiro do Norte (CE), via Severiano Melo (RN).

Quando for concluída a Estrada do Arenito entre Tabuleiro do Norte (CE) e Apodi (RN) servirá para o escoamento diversas produções da Chapada do Apodi:
  1. Facilitará o escoamento de água mineral das duas indústrias de Apodi;
  2. Facilitará o escoamento produtos de varias indústrias de calcário de Apodi;
  3. Facilitará o escoamento melão e melancia de Apodi para o Porto do Pecém;
  4. Facilitará o escoamento de água da indústria de Água Apodi de São Bento;
  5. Escoará o caju precoce de sequeiro de Tabuleiro do Norte, Severiano Melo e Apodi;
  6. Facilitará o escoamento de frutos do PISA - Apodi para o Porto do Pecém no Ceará.
A Estrada do Arenito Apodi (RN), Severiano Melo (RN) e Tabuleiro do Norte (CE) será a primeira rota pavimentada ligando o Vale do Apodi ao Vale do Jaguaribe.

Com quem ficará o PMDB de Apodi?

No próximo domingo (27), o candidato a deputado estadual, professor Luís Carlos (PMDB) lançará o “Comitê Apodi”.

Perguntar não ofende a ninguém:

- O PMDB local vai apoiar a candidatura do Prof. Luís Carlos?

- Ou apoiará outra candidatura?

O povo quer saber.

Luís Carlos lançará o 'Comitê Apodi'

O professor Luís Carlos Noronha convida para o lançamento do “Comitê Apodi”, dia 27 de julho às 9hs30min da manhã.

O Comitê Apodi funcionará à rua Nossa Senhora da Conceição, no centro da cidade. Luís Carlos é natural de Apodi e tenta uma vaga na assembleia legislativa com o número 15444. 

Prefeitura de Apodi promove ações importantes de saúde bucal


As ações realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde têm como principal objetivo promover a saúde dos apodienses em todos os aspectos. A coordenação de Saúde Bucal trabalha firme para que a população tenha um sorriso bonito e feliz. Nesse aspecto, duas ações importantes foram realizadas esta semana.

A Coordenação Municipal de Saúde Bucal e o IFRN, Campus Apodi, promoveram uma ação educativa no Acampamento Edivan Pinto. A ação que ocorreu ontem (23/07) faz parte do Projeto de Extensão que além de palestra educativa, realizou ações de higiene bucal.

Henrique discute projetos para o Estado em entrevista na 96FM

O candidato ao Governo do Estado, Henrique Alves, participou na manhã desta quinta-feira (24) de uma entrevista na 96FM, onde falou sobre projetos para melhorar o Rio Grande do Norte. Saúde, educação, segurança pública e abastecimento de água foram os principais assuntos tratados por Henrique durante a entrevista.

A insegurança, considerada de maneira quase unânime o maior problema do RN hoje, foi um dos assuntos discutidos pelo candidato. “É preciso dar à segurança o orçamento necessário na sua quantidade e qualidade, qualificar a polícia, fortalecer o contingente policial. Quando Wilma era governadora, tínhamos 10 mil policiais e hoje existem apenas oito mil”, comparou. A integração entre as polícias civil e militar é outra meta importante para o candidato do PMDB.

Henrique defendeu também melhorias estruturais e o aumento da resolutividade dos hospitais regionais no interior do Estado. Hoje, de acordo com o candidato, os hospitais do interior não conseguem atender a
população, que acaba procurando os hospitais da capital. “Esses hospitais regionais precisam estar capacitados para atender a média complexidade para que demandas de alta complexidade possam ficar concentradas no Walfredo Gurgel e em outro hospital a ser construído”, avaliou.

Acampamento Edivan Pinto celebra um ano de existência

Há exatamente um ano atrás centenas de agricultores e agricultoras sem terra ocuparam um latifúndio localizado na Chapada do Apodi, o fato demonstrou que há muito que ser feito no sentido de se garantir ou que se realize uma reforma agrária popular. Muito embora muitos digam que não há trabalhadores sem terra no município de Apodi, o fato demonstra que pensar assim corrobora em um grande equívoco pensar assim.

No dia 24 de Julho de 2013 surgia o Acampamento Edivan Pinto, que representa mais um manifesto na luta contra a hegemonia do agronegócio na Chapada do Apodi. Gostaríamos de aproveitar a oportunidade para parabenizar a todos e todas que resistem e lutam até os dias de hoje.

A luta pela reforma agrária não tem sido fácil e nunca foi fácil nesse Brasil de contradições, ainda mais quando se tem um modelo desenvolvimentista baseado na ideologia do agronegócio.

Clique AQUI e continue lendo. Por Agnaldo Fernandes.

Getúlio Rêgo: “Me sinto à vontade para não acompanhar meu grupo porque não votei pra isso”

O deputado Getúlio Rêgo (DEM) deu sinais ontem (23) que poderá não acompanhar o seu partido nas eleições de outubro. Foi na entrevista a Felinto Rodrigues e Robson Carvalho, na 98FM.

"Me sinto à vontade para não acompanhar meu grupo porque não votei pra isso". Getúlio sempre foi favorável à reeleição da governadora Rosalba Ciarlini, ao contrário do comando do DEM.

"Fiquei muito triste pela situação de Rosalba. Ela foi uma pessoa que contribuiu muito com o partido e merecia uma chance", disse o líder do Governo na Assembleia Legislativa, afirmando que tinha certeza que, em sendo candidata, Rosalba iria para o segundo turno.

Getúlio tem ouvido seus aliados na região Oeste, sua principal base eleitoral, e não tem encontrado disposição de seguir a orientação do DEM que se coligou com o PMDB para apoiar a candidatura do deputado Henrique Alves para governador.

Getúlio já foi com Henrique ao Oeste e nesta quinta-feira irá com o candidato Robinson Faria (PSD) a Pau dos Ferros.

Fátima destaca prioridades em educação, saúde e segurança

Em entrevista ao Jornal Verdade, da Rede TV, nesta quarta-feira (23), a deputada Fátima Bezerra disse que além de continuar o trabalho que marcou sua trajetória na Câmara – ações que mudaram a história da educação no RN – pretende investir fortemente, eleita senadora, em políticas públicas nas áreas de segurança e saúde. A entrevista foi concedida aos jornalistas Túlio Lemos e Juliana Celli.

Fátima destacou que as iniciativas em prol da melhoria do ensino no Rio Grande do Norte foram possíveis graças a um árduo e prazeroso trabalho enquanto legisladora, entre os quais a relatoria da lei do piso do magistério. “Eu ajudei a compor essas políticas públicas tão importantes para professores e estudantes. E me orgulho muito disso”, disse ela.

A candidata ao Senado frisou ainda que acredita no sentimento de renovação do povo potiguar e que os norte-riograndenses vão escolhê-la a primeira candidata de origem humilde a ocupar uma cadeira do RN no Senado.

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Robinson recebe apoios em Parazinho, Triunfo Potiguar e Rodolfo Fernandes

A candidatura de Robinson Faria (PSD) ao Governo do Estado recebeu apoios nesta quarta-feira (23) em algumas cidades do Estado, dentre elas Parazinho, Triunfo Potiguar e Rodolfo Fernandes. Em Triunfo o apoio foi do ex-prefeito Antônio Estevam, e do funcionário público Jailson Estevao.

Em Rodolfo Fernandes os apoios recebidos foram do ex-candidato a prefeito, Lilito Monteiro e dos vereadores Vitor, Wadnio e o suplente de vereador Paulo Henrique. Enquanto que em Parazinho Robinson recebeu os apoios do ex-prefeito Genivan Martins (DEM), da vice-prefeita Edna (Pros), Newton Bacurau (DEM), vereadores Genúncio (DEM) , Geam (DEM), Danda (Pros), Rildo Câmara (Pros), Bel (PTB), os suplentes de vereador Atiliano (DEM), Marcelo (DEM), o ex-vereador Garrote (Pros) e Gilvenancio (PTB), e do presidente da Câmara, Flávio Bocão (Pros).

[public] Confira as peças da Morena Rosa da loja SHARM


A loja SHARM convida todas as mulheres de bom gosto, para conhecerem a nova coleção da MORENA ROSA. Além da Morena Rosa, você ainda vai encontrar lindos looks da DONNA FLORINDA, DÓLMEN, entre outras marcas.

Passe lá na loja Sharm, localizada ao lado da Igreja Matriz, à rua São João Batista no centro de Apodi.

PMDB quer saber como se comportarão Dilma e Lula nos palanques estaduais

A informação é do Jornal O Globo:

Projeto de Irrigação da Chapada do Apodi, obras paradas e salários atrasados


As informações dão conta que as Obras do Perímetro Irrigado da Chapada do Apodi estão paralisadas devido a falta de pagamento da rapaziada que ali trabalha...

Desde a semana passada que o Sindicato que representa a categoria interviu e a turma cruzou os braços diante do não pagamento do trabalho prestado pela turma.

Como assim? Os defensores da redenção do Apodi não falaram que o Perímetro Irrigado vai desenvolver Apodi? Vai desenvolver enganando pais de famílias, o povo trabalhador?

Por que até o momento nem um defensor do tal Projeto prestou esclarecimentos aos "peões" do Projeto de Irrigação da Chapada do Apodi/RN?

E os Vereadores/as defensores do "povão", onde estão?

Por Agnaldo Fernandes

Segurança do RN é reforçada com 103 novos veículos

A segurança do Rio Grande do Norte recebeu um reforço nesta quarta-feira (23), com a entrega de 103 novos veículos. O ato aconteceu durante a apresentação do Relatório das Ações de Segurança Pública durante a Copa do Mundo FIFA/2014 em Natal aos representantes de entidades civis e instituições de diversos seguimentos, como membros do trade turístico.

Na ocasião, foi realizada pela governadora Rosalba Ciarlini, no estacionamento da Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, a entrega 103 novos veículos para reforçar a frota utilizada pelos órgãos de segurança pública do Estado. Ao todo, começaram a circular na capital 40 Renault Duster, 60 motos BMW e 3 veículos de grande porte (duas ambulâncias e um ônibus para transporte do BP Choque).

Líderes dos movimentos sindicais reforçam campanha de Robinson e Fátima‏


Os representantes dos movimentos sindicais estiveram reunidos com os candidatos ao Governo do Estado, Robinson Faria (PSD) e ao Senado, Fátima Bezerra (PT) para anunciar apoio e formatar uma agenda pluripartidária em defesa das candidaturas.

Durante a reunião, o presidente da Central Única de Trabalhadores (CUT), Eulálio Luiz da Silva comentou a importância do debate sobre a pauta unificada dos trabalhadores no Rio Grande do Norte e no Brasil. “Iremos formatar essa agenda e levantar o debate aqui no Estado”, disse.

Os líderes dos movimentos sindicais anunciaram ainda a criação do Comitê Sindical Pró-Dilma que terá apoio de Fátima e Robinson com ações dos candidatos durante a campanha.

Voto é voto, não tem classe social e muito menos cor partidária

Vamos deixar de hipocrisia e achar que o voto da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) vale menos do que o voto, por exemplo, do ministro Garibaldi Alves (PMDB). Voto é voto, não tem classe social e muito menos cor partidária. E outra: voto não é mercadoria pra valer o quanto pesa. Tem razão o candidato a governador Robinson Faria (PSD) quando disse que “Rosalba é uma cidadã, é uma mulher. Ela, ou Maria, ou Marisa ou qualquer pessoa tem o livre arbítrio para votar em quem quiser. Eu não sou prepotente ou arrogante para rejeitar o voto de ninguém”, disse o candidato em entrevista ao Jornal 96, nesta terça-feira na 96FM.

E outra: voto não é apoio, mais sim o exercício da cidadania que todo cidadão tem direito, seja ele político ou não. Rejeitar um voto é o mesmo que rejeitar dinheiro. Político para se eleger precisa de voto seja a que cargo ele esteja disputando. Não fosse assim os releases das assessorias de imprensa dos candidatos não abusavam do mesmo do mesmo. Fulano recebe apoio de prefeito tal. Cicrano conta com o apoio dos vereadores tais, tais e tais. E o que significa apoio? Por acaso não é o voto não?

Ora,ora,ora. Vamos e convenhamos o voto da governadora Rosalba Ciarlini, por mais desgastado que esteja o seu governo, pesa tanto quanto o “provável” voto da vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB), candidata ao Senado, no candidato a governador Henrique Alves (PMDB). Assim como Rosalba, Wilma já foi governadora e deixou o governo debaixo de escândalos envolvendo até familiares. Mas nem por isso o seu voto deve ser menosprezado. Wilma de Faria, acima de tudo é uma cidadã e como tal tem também, assim como Rosalba, o direito de exercer a sua cidadania.

Está se dando muita importância ao voto de Rosalba, assim como fizeram na eleição passada para prefeito de Natal, quando a ex-prefeita Micarla de Sousa chegou a anunciar o voto em Carlos Eduardo Alves (PDT), que acabou se elegendo e, certamente, com o voto de Micarla também. Que se critique Rosalba Ciarlini pelo seu governo, mas não pelo seu hipotético voto em Robinson Faria.

Se há um voto a ser valorizado é o do povo. Este sim, deveria ser a preocupação dos políticos. Ficar discutindo se o voto de Rosalba em Robinson vai atrapalhar a sua candidatura é o mesmo que pensar que o voto do senador José Agripino Maia, presidente nacional do DEM, também vai atrapalhar a candidatura de Henrique Alves.

Aliás, o jornalista Cláudio Humberto, em sua coluna Diário do Poder, divulgou ontem sob o título “Só pra contrariar” um texto que dizia o seguinte:

A governadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) tem pedido a prefeitos votos para a deputada Fátima Bezerra (PT) ao Senado contra Wilma de Faria (PSB), que está na chapa apoiada pelo senador José Agripino (DEM).

Em tempo: Agripino vota em Wilma, então. Que por sua vez deve votar no deputado federal Felipe Maia, filho de Agripino. E assim vai…

Vamos deixar de ser hipócritas!

Fonte: Blog do Barbosa

Candidaturas femininas aumentam no RN

As eleições deste ano, no Rio Grande do Norte, terão uma maior participação das mulheres como candidatas do que no pleito de 2010.

Do total de 392 candidaturas, as mulheres tiveram 31,74% de representação. São 124 candidatas.

O perfil de escolaridade dos candidatos no Rio Grande do Norte

O perfil de instrução escolar dos candidatos no RN:

10 apenas lê e escreve.
Desse total, 9 são candidatos a deputado estadual.

7 têm ensino fundamental incompleto.
Desses 3 são candidatos a deputado federal e 4 a estadual.

21 possui ensino fundamental completo.

16 têm ensino médio incompleto.

111 têm ensino médio completo.

36 possuem ensino superior incompleto.

191 possuem ensino superior completo.

Todos os candidatos ao Governo têm ensino superior completo.

Por onde passa, Flaviano reivindica melhorias para Apodi

O prefeito Flaviano Monteiro não perde tempo quando o assunto é trazer melhorias para o município de Apodi. Quando esteve em Natal na semana passada, o prefeito visitou algumas secretarias do Estado e órgãos, buscando soluções para problemas locais e alternativas para o desenvolvimento da região.

Na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), Flaviano conversou com o secretário Sílvio Fernandes sobre a implantação do Polo Industrial de Apodi. Com a criação do Polo Industrial, por parte do Governo do Estado haverá garantia de incentivos fiscais e acesso ao PROADI (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial), o que atrairá empresas para o município.

Em todos os lugares em que Flaviano passa, ele faz reivindicações que trarão benefícios para Apodi.

terça-feira, 22 de julho de 2014

Prefeitos do Fórum da Comarca de Apodi elaboram Carta contendo reivindicações que será entregue aos candidatos ao governo do Estado


Prefeitos dos seis municípios que compõe o Fórum dos Municípios da Comarca de Apodi  se reuniram ontem,  na sede da FIERN,  em Natal,  para discutir e elaborar a Carta do Médio Oeste, documento reivindicatório que será entregue a todos os candidatos ao governo do Estado, no dia 18 de agosto, em evento realizado no IFRN de Apodi.

A carta, contendo reivindicações de obras de infraestrutura para a região do Médio Oeste potiguar, está sendo elaborada com apoio técnico da FIERN, IFRN e do SEBRAE, órgãos que participaram da reunião do Fórum que aconteceu no último dia 16, na base da Emparn, em Apodi, e se colocaram à disposição para ajudar na elaboração do documento.

Dentre as reivindicações, estão: a integração de rodovias estaduais do RN com o estado do Ceará, melhorias na estrutura da saúde pública da região, criação de rotas turísticas do Médio Oeste, fortalecimento do ensino superior, através da concretização do Campus da UERN em Apodi e o aumento da oferta de cursos superiores do IFRN.

O prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro, considera o momento muito oportuno para a consolidação de uma nova mentalidade política, voltada para os interesses coletivos regional. “Vamos construir esse documento com sugestão de representantes de todos os municípios participantes do Fórum para que juntos, possamos dar ao futuro Governador um norte das ações que a região necessita”, declarou.

A próxima reunião do Fórum será em Taboleiro Grande, no dia 09 de agosto, ocasião em que a Carta de reivindicações será concluída. O Fórum foi criado por sugestão de Flaviano e já realizou reuniões nos municípios de Itaú, Severiano melo, Rodolfo Fernandes e Apodi. A cidade de Felipe Guerra também ainda não realizou reunião.

UBS Santa Rosa realiza o Programa Saúde da Escola


A Unidade Básica de Saúde de Santa Rosa promoveu ontem (21), uma ação do Programa Saúde na Escola (PSE). A ação aconteceu na comunidade de Santa Cruz, na Escola Antonio Manoel de Sousa, entre alunos de 03 a 11 anos de idade do Ensino Infantil.

“O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino”, disse o enfermeiro Erykson Elisiário.

Durante a ação foi destacado a importância da ‘saúde preventiva’ através de aulas e vídeos.

Acompanhe o blog pelo Twitter: @JanioApoDiario
Acompanhe o blog pelo Facebook: Janio Duarte

TSE divulga perfil dos candidatos às eleições de outubro

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou hoje (22) o perfil dos candidatos às eleições de outubro. Segundo o tribunal, 24,9 mil candidatos vão disputar 1.709 vagas para os cargos de deputado federal, estadual e distrital, senador, governador e presidente da República, além de suplentes para o Senado e vices.

De acordo com o levantamento, o cargo mais concorrido é o de deputado distrital. São 1.003 candidatos para 24 vagas, o que representa uma concorrência de 41,79 por vaga. Deputado federal e estadual têm concorrência de 13,19 candidatos por vaga e 15,71 candidatos por vaga,  respectivamente.O partido que mais tem candidatos é o PT, com 1.323, seguido pelo PSB (1.264); PSOL (1.221); PMDB (1.198); PV (1092) e PSDB (1086).

A legenda com menos candidatos é o PCO (46).De acordo com o grau de instrução, 45 % dos candidatos (11.429) têm curso superior completo. Cerca de 30% tem ensino médio completo, e 1% (254) apenas lê e escreve.O número de mulheres que vão disputar as eleições de outubro subiu em relação ao pleito de 2010, quando 5.056 registraram candidaturas (22,4 %  do total). Este ano, serão 7.437 mulheres (29,81% do total de candidatos).

Getúlio e seu grupo vão receber Robinson e Fátima Bezerra

Em nada adiantou a passagem de Henrique Alves (PMDB) e Wilma de Faria (PSB) por Pau dos Ferros, no último final de semana, tentando catequizar o grupo liderado pelo deputado estadual Getúlio Rêgo (DEM).

O que era uma inclinação, passará a ser uma vontade expressa.

Na próxima quinta-feira (24), em horário ainda a ser definido, o candidato a governador da Coligação Liderados pelo Povo, vice-governador dissidente Robinson Faria (PSD), e a deputada federal e candidata ao Senado, Fátima Bezerra (PT), vão receber apoio de Getúlio e liderados.

O encontro será no Candice Buffet. Depois passo mais detalhes.

Fonte: Carlos Santos

Fátima Bezerra agora elogia Rosalba Ciarlini

A divergência ideológica e política que separavam a governadora do Rio Grande do Norte Rosalba Ciarlini (DEM) e a deputada federal e candidata ao Senado, Fátima Bezerra (PT), diminuiu muito. Fátima passou até a elogiar.

Rosalba quando antes do seu discurso era diferente. Dizia que Rosalba era a pior governadora de toda história política do Rio Grande do Norte.

Agora a Rosa é uma santa. Do que a política não é capaz.

Fonte: Robson Pires

Robinson Faria lança seu site oficial


Ao apresentar novas tecnologias e tendências está no ar o site do candidato ao Governo do Estado, Robinson Faria (PSD), da Coligação Liderados pelo Povo. O canal de comunicação foi lançado nesta terça-feira (22), no endereço www.robinson55.com, com muita interatividade para valorizar e facilitar a navegação do eleitor ao conhecer cada vez mais o candidato e sua agenda, com conteúdos em tempo real.

Com projeto da empresa Maxmeio, foram inseridos vídeos pelo site, buscando um equilíbrio entre qualidade e peso. Com isso até mesmo os usuários com baixa qualidade de internet poderão acessar sem nenhuma dificuldade. Ele foi projetado para ficar bem adequado em todas as resoluções e dispositivos. Com isso, serão atingidos 100% dos usuários. 

Nove vereadores de Apodi anunciam apoio a Henrique


Nove vereadores de 12 partidos da cidade de Apodi se reuniram com o candidato ao Governo, Henrique Alves (PMDB) em Assu, para reafirmar o apoio ao candidato.

Henrique tem o apoio de nove dos 13 vereadores da cidade. A união de tantos partidos foi saudada pelo candidato.

Foto: Cláudio Abdon.

15 segundos para Robinson Faria

O candidato ao Governo pelo PSD, Robinson Faria teve que se virar em 15 segundos para dizer se aceita ou não o apoio da governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM)  ao seu projeto.

A princípio ele desconversou, mas declarou que tanto ela, quanto qualquer cidadão está livre para apoiar o nosso projeto.

Segundo Getúlio Rêgo, prefeito de Apodi vota nele independente de quem ele apoiar para o Governo

O deputado Getúlio Rêgo (DEM) disse ao Blog da Thaisa Galvão que recebeu uma ligação do prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro (PCdoB) afirmando que, ao contrário do que disse seu vice Zé Maria ao Blog, votará em Getúlio independente de quem ele apoie para governador.

Neste domingo, Zé Maria disse que ele e o prefeito conversaram com as bases “e eles foram unânimes em dizer que se for para Getúlio votar em Henrique, o deputado não tem nosso voto”

Flaviano disse a Getúlio que só não vota nele “se Jesus Cristo o levar antes da eleição”. A Getúlio, Flaviano disse que não esquecerá o gesto do deputado que na eleição municipal em Apodi, desobedeceu seus líderes José Agripino e Rosalba Ciarlini, que votaram na candidata Goreti, que não se reelegeu, para apoiar sua candidatura vitoriosa.

Crack - Os efeitos da droga no organismo

Levam-se apenas 10 segundos para ela fazer efeito, gerando euforia e excitação, respiração e batimentos cardíacos acelerados, seguidos de depressão, delírio e “fissura” por novas doses. “Crack” refere-se à forma não salgada da cocaína isolada numa solução de água, depois de um tratamento de sal dissolvido em água com bicarbonato de sódio. Os pedaços grossos e secos têm algumas impurezas e também contêm bicarbonato. Os últimos estouram ou racham: “crack” como diz o nome.

Cinco a sete vezes mais potente do que a cocaína, o crack é também mais cruel e mortífero do que ela. Possui poder avassalador para desestruturar a personalidade, agindo num prazo muito curto e criando enorme dependência psicológica. Assim como a cocaína, o crack não causa dependência física, o corpo não sinaliza a carência da droga.

As primeiras sensações são de euforia, brilho e bem-estar, descritas como um estalo, um relâmpago, o “tuim” na linguagem dos usuários. Na segunda vez, elas já não aparecem. Logo, os neurônios são lesados e o coração entra em descompasso (de 180 a 240 batimentos por minuto). Há risco de hemorragia cerebral, fissura, alucinações, delírios, convulsão, infarto agudo e morte.

Bonde do Brasil em Felipe Guerra, 10 de agosto

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Em jogos de América e ABC, Natal recebe Fluminense e Vasco em um intervalo de três dias, no início de agosto

América e Fluminense, dia 6 de agosto, quarta-feira, a partir das 22h, no estádio Arena das Dunas, em jogo válido pela terceira fase da Copa do Brasil. Enquanto o alvirrubro potiguar vem numa crescente, o tricolor do RJ, com um elenco recheado de estrelas como os atacantes Valter, Rafael Sobis e Fred, disputa as primeiras posições na Série A e enxerga na competição de mata-mata a oportunidade mais rápida de chegar a Libertadores em 2015.

Três dias depois, no sábado (9), às 16h20, o Vasco da Gama visita Natal em jogo válido pela 15ª rodada do Brasileiro Série B. Os cariocas enfrentam o ABC,  em confronto até o momento marcado para o Frasqueirão, mas que poderá ser anunciado nos próximos dias na Arena das Dunas. Independente da praça esportiva, pela proximidade dos clubes na tabela de classificação, a disputa de “seis pontos”  promete sair “faísca”.

Governo do Estado realiza oficinas sobre o PNAE

O Governo do Estado e Secretaria Estadual de Educação em parceria com o RN Sustentável realizam a partir desta terça-feira(22), às 8h, na Escola do Governo, oficinas sobre o PNAE- Programa Nacional de Alimentação Escolar que é considerado o maior programa do mundo e o único com atendimento universalizado.

A ação tem como objetivo promover aos gestores da rede estadual de ensino conhecimento acerca dos procedimentos necessários à aquisição dos produtos para alimentação escolar, com vista ao cumprimento da Lei no 11.947/2009, que diz que todo recurso para alimentação escolar têm que ser comprados em alimentos da Agricultura familiar.

Promotor é contra o auxílio-moradia do MP. Mas recebe

O promotor Augusto Carlos Rocha de Lima, responsável pelo Centro de Apoio Operacional do Patrimônio Público, manifestou-se contrário ao pagamento de auxílio-moradia no âmbito do MPRN na última reunião do Movimento Articulado de Combate à Corrupção (Marcco).

O posicionamento passaria longe de questionamentos não fossem por dois motivos: o próprio promotor recebe o benefício. Além disso, ele foi enviado à reunião pelo procurador-geral de Justiça, Rinaldo Reis, principal defensor, propositor e responsável pela implementação do auxílio-moradia.

Procurado pela reportagem, ele se negou a comentar seu posicionamento na reunião. “As opiniões individuais dos membros do Marcco não interessam”, disse. Quando indagado se recebia o auxílio, ele respondeu que os dados podiam ser consultados no Portal da Transparência do MPRN.

Consultado, o Portal da Transparência não deixa dúvidas: no mês de junho, Augusto Carlos embolsou R$ 1.200,00 relativos ao benefício.

Contestado
O auxílio-alimentação do MPRN está sendo contestado do Tribunal de Contas do Estado em razão de sua natureza. O benefício deveria ter caráter indenizatório, mas está servindo para inflar a folha salarial do MPRN. Dos 240 membros do paquet, 206 recebem o auxílio.

Por Dinarte Assunção

Com novas regras, só 107 municípios seriam criados

À espera de votação no Congresso, o novo projeto que estabelece regras e permite a criação de novos municípios no país restringe a 107 distritos as condições para ao menos iniciar um processo de emancipação. Esse cenário, levantado pela Folha de São Paulo a partir do cruzamento de dados do IBGE, indica como a regra atualmente em discussão é mais restritiva do que a aprovada no Congresso no ano passado.

Segundo o projeto anterior, vetado pela presidente Dilma Rousseff sob o argumento de que haveria aumento de despesas, 269 distritos se enquadravam na regra sobre população mínima para iniciar o processo de emancipação. Com a reformulação da proposta no Congresso, a população mínima exigida passou de 8.400 para 12 mil habitantes no Nordeste. No Sul e Sudeste, o mínimo passou de 12 mil para 20 mil. Para Norte e Centro-oeste, a exigência é de 6.000 habitantes.

Prefeito e vice de Apodi dizem a Getúlio que só votarão nele se o mesmo não apoiar Henrique

O deputado Getúlio Rêgo vive um imprensado. De um lado, o líder maior, senador José Agripino, presidente nacional do DEM.

Do outro, seus votos. Seus eleitores. Para atender JA, Getúlio deverá contrariar suas bases, que deram sinais, desde a reunião com aliados de 20 municípios, na fazenda do prefeito de Umarizal, até as reuniões em Pau dos Ferros e Riacho da Cruz, que não são simpáticas ao novo projeto do DEM.

Getúlio já adiantou a Henrique, antes das reuniões pedidas pelo candidato e articuladas por ele, com lideranças e militantes democratas do Oeste, que não vai interferir no posicionamento de suas bases.Nem seguirá contra elas.

Neste domingo, o deputado Getúlio Rêgo foi a Apodi, para uma visita à família de Seu João de Joca, na comunidade rural de Miraselva.

Antes, uma parada na casa do prefeito aliado Flaviano Monteiro (PCdoB) para uma conversa com ele e com o vice Zé Maria (PSD). Onde os dois lembraram a Getúlio que sempre foram parceiros dele, maaasss…. para continuarem, a condição era o deputado não votar em Henrique…

“Ouvimos nossos eleitores e eles estão acostumados a votar em Getúlio desse lado. Esses eleitores querem que Getúlio continue do lado que sempre esteve”, disse o vice-prefeito ao Blog.

“Quem é de um lado não vota no outro nem a pau”, falou Zé Maria. “Conversamos com nossas bases e eles foram unânimes em dizer que se for para Getúlio votar em Henrique, o deputado não tem nosso voto”.

Questionei o vice-prefeito sobre a posição de Getúlio na reunião… “Getúlio disse que não está com Henrique, que ainda vai ouvir suas bases porque o que houve foi uma conversa democrática com Henrique”, disse Zé Maria, afirmando que as bases agora querem ouvir o candidato Robinson Faria.

Fonte: Thaisa Galvão

Candidatos não selecionados no ProUni podem aderir à lista de espera

Os candidatos que não foram selecionados nas duas chamadas do Programa Universidade para Todos (ProUni) podem aderir à lista de espera hoje (21) e amanhã (22), para concorrer às bolsas não preenchidas nas chamadas regulares. Para isso, basta acessar a página do ProUni e confirmar a participação. Podem integrar a lista para a primeira opção de curso feita na hora da inscrição aqueles que não foram selecionados em nenhuma das chamadas anteriores ou foram pré-selecionados na segunda opção de curso, mas não foram formadas turmas.

Candidatos que foram pré-selecionados na primeira opção de curso, mas não foi formada turma, podem integrar a lista de espera para a segunda opção de curso feita na inscrição. Todos os candidatos participantes da lista de espera deverão comparecer, entre os dias 29 e 30 de julho, às respectivas instituições e entregar a documentação para comprovação das informações prestadas na inscrição.

85% dos homicídios no RN foram vítimas de armas de fogos

Jornal de Hoje – De acordo com dados de Ivênio Hermes, especialista em Políticas e Gestão em Segurança Pública e pesquisador nas áreas de Criminologia, Direitos Humanos, Direito e Ensino Policial, dessas mil mortes intencionais, 85% foram vítimas de arma de fogo, 8,3% de arma branca, 1,4% de algum tipo de ação contundente, que são objetos capazes de agir traumaticamente sobre o corpo humano, como pedras, paus, barras de ferro e taco de basebol. Em 2,2% dos casos as vítimas sofreram espancamento e na mesma proporção foram utilizados métodos diferenciados para causar a morte.

Em apenas 0,3% dos casos não houve qualquer meio de identificação do gênero da vítima, no restante, 93,1% dos homicídios foram contra homens e 6,6% contra mulheres. As vítimas abaixo de 15 anos totalizaram 1,8% das ocorrências e aquelas sem idade identificada chegaram a 6,6% dos casos. Foram 59,3% de pessoas pertencentes à faixa etária compreendida entre 15 e 29 anos, as acima dessa faixa 32,3%, ou seja, 61,1% pertenciam à população jovem do estado.

No Agreste Potiguar foram 7% de jovens menores de 29 anos de idade que perderam a vida de forma violenta intencional. Na Central Potiguar esse total chega a 5% e na Oeste outros 25%, ficando a maior parte das vítimas, 63% delas, para região mais perigosa do Rio Grande do Norte, o Leste Potiguar, justamente por abrigar a maior parte dos municípios pertencentes à Região Metropolitana de Natal.

Rádio Vale e Supermercado Queiroz realizarão ação social em Apodi

Dentro de um trabalho no âmbito social que visa amparar pessoas verdadeiramente necessitadas e residentes na zona rural e urbana de Apodi, a Rádio Vale e a rede de Supermercados Queiroz em Apodi começará a partir do final deste mês de julho, a contemplar famílias carentes com a entrega de cestas básicas.

A direção das duas empresas estará elaborando um cadastro que será feito baseado em visita nos locais considerados como de presença de pessoas de baixa renda.

A idéia surgiu depois que o projeto da emissora foi apresentado pelo comunicador e diretor da Rádio Vale, Fernando Magalhães, ao diretor geral do supermercado, Edson Queiroz, que prontamente aceitou a proposta e também se colocou á disposição do importante trabalho social.

“A Rádio Vale do Apodi é parceira do povo e instrumento para projetos que venham a colaborar com a população”, declarou Fernando Magalhães.

Já o empreendedor Edson Queiroz falou da satisfação de ajudar pessoas que precisam de auxílio. “É com satisfação que a loja Queiroz Apodi colabora através desse projeto em uma cidade que tanto nos ajuda”, disse.

Por Fernando Magalhães

domingo, 20 de julho de 2014

Soldado da PM é transferido após chamar promotor de “amigo”

Uma simples abordagem culminou na entrega do cargo do comandante da PM do destacamento de Serra Negra do Norte/RN.

Segundo o cabo Heronides, o promotor da cidade ligou para guarnição, local, solicitando a abordagem a um carro suspeito que circulava na cidade.

O soldado abordou o carro suspeito, realizando busca pessoal e no veículo, confirmando que se tratava de vendedores de mel e liberou em seguida.

Em seguida o promotor ligou novamente para ter informações e logo após o soldado informar que havia liberado, o promotor começou a questionar o soldado que disse que havia liberado porque não havia indícios de nada. O promotor não gostou de ser chamado de “amigo” e pediu para o comandante de Jardim de Piranhas a transferência do soldado.

Após receber a ligação do promotor o comandante solicitou a apresentação do soldado na cidade de Jardim de Piranhas. Indignado com o acontecimento, o comandante do pelotão de Serra Negra do Norte entregou o cargo.

*O comando da PM ainda não se pronunciou.

Fonte: 190RN

Direção da Maternidade Claudina Pinto divulga escala médica

Clique para ampliar

O DEM de Agripino mendiga

Triste do partido político que precisa mendigar dinheiro para sobreviver. Pois é isto que está ocorrendo com o Democratas, do senador José Agripino Maia. Primeiro abdicou da candidatura natural a reeleição da única governadora do partido – Rosalba Ciarlini – para dar sobrevida ao deputado federal Felipe Maia, candidato a reeleição e filho do senador. E esta sobrevida Agripino Maia deve agradecer ao presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB), candidato a governador a quem o presidente do DEM levou o seu partido – mesmo dividido – a apoiá-lo. Agora, quem diria, por um respiro financeiro, tem topado até acordo com o governo, diz em reportagem a revista IstoÉ.

Para a surpresa dos aliados, o DEM, presidido pelo fervoroso senador oposicionista José Agripino Maia, mandou emissários para a mesa de negociação com o governo. O governo se comprometeu a liberar emendas individuais dos parlamentares do DEM em troca do apoio da sigla à votação da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentária ) e do abrandamento do discurso em relação à CPI da Petrobras, diz a publicação.

Fonte: Carlos Alberto