sábado, 14 de junho de 2014

Em clima de muito entusiamo PCdoB reafirma apoio às pré-candidaturas de Fátima e Robinson

“Entusiasmo, coragem e resistência”. Foram essas as palavras de ordem da militância do PCdoB durante o encontro estadual do partido, realizado na manhã de hoje (14). Na ocasião, foram reafirmados os apoios aos pré-candidatos Fátima Bezerra (PT) e Robinson Faria (PSD), para o Senado e Governo, respectivamente. O encontro do PCdoB serviu ainda para discutir a tática eleitoral para as eleições deste ano.

"O PCdoB é protagonista no plano nacional na aliança com o PT. O apoio do PC do B me dá um orgulho imenso pela historia e trajetória de luta comuns, por construirmos juntos um Brasil novo com Lula e Dilma, e um RN que queremos e precisamos", destacou Fátima Bezerra que conclamou os militantes do PCdoB e PSD para que juntos realizem uma campanha militante percorrendo os quatro cantos do estado, fazendo o debate e apresentando uma alternativa que realmente atenda aos interesses do povo potiguar. 

O evento que foi coordenado pelo presidente estadual do PCdoB, Antenor Roberto, e contou com a presença do deputado estadual Fábio Dantas, do prefeito de Apodi, Flaviano, do vereador de Natal, George Câmara, além de demais membros, pré-candidatos e a militância que recebeu Fátima e Robinson com muito entusiasmo e disposição de ir à luta.

PPS é o primeiro partido a registrar em convenção apoio a Henrique e Wilma

O PPS (Partido Popular Socialista) foi a primeira legenda a formalizar em convenção eleitoral, realizada neste sábado (14), na Assembleia Legislativa, o apoio aos pré-candidatos Henrique Alves (governo) e Wilma de Faria (Senado).

Henrique agradeceu o apoio e reforçou que a união política será prioridade na sua aliança. “Esse momento marca o início de uma trajetória”, afirmou.

“Eu prefiro unir a desunir, somar em vez de dividir. Ter mais a ter menos. Ter mãos segurando nas minhas do que mãos que se escondem das minhas”, discursou o deputado, acrescentando que o PMDB sozinho não ganharia esta eleição, mas com as coligações quem vai ganhar é o Rio Grande do Norte.

Agricultores/as recebem dicas de convivência com o semiárido em dia de Campo no Médio Oeste Potiguar


Agricultores (as), estudantes, pesquisadores e técnicos (as) se reuniram para participar de uma aula de campo no Assentamento Milagres, em Apodi (RN), a mobilização aconteceu na manhã desta terça-feira (dia 10) com os seguintes parceiros: Projeto de Assentamento Milagre, o SEBRAE, o IFRN – Campus Apodi, o Centro TERRA VIVA, a UFERSA e o NUMA – Núcleo de Pesquisa e Extensão em Agroecologia.

Aproveitou-se essa atividade para realização de um Intercâmbio com agricultores (as) do município de Severiano Melo/RN como parte das ações do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) coordenado pela Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA) e executado pelo Centro Terra Viva.

Na ocasião, os agricultores (as) e estudantes participaram de um ciclo de palestras ministradas por profissionais ligados as instituições, onde receberam dicas de convivência com o semiárido que vão desde o plantio e a armazenagem de alimentos, passando pelo manejo de plantas para medidas sanitárias, até aos métodos de reaproveitamento da água residual doméstica para irrigação de plantações.

Ministrante da palestra “Fenação”, o professor Renato Alencar do IFRN – Campus Apodi, destacou a importância da mobilização e da difusão dessas estratégias para que os agricultores e agricultoras se previnam durante os longos períodos de estiagem no semiárido, garantindo assim o alimento e conservando também a qualidade.

Após a mobilização, os participantes ainda tiveram a oportunidade de visitar a comunidade de São Francisco para observar e entender a diferença entre as cisternas calçadão e enxurrada, que são tecnologias desenvolvidas no P1+2, com o apoio dos técnicos do Centro Terra Viva.

Atletismo apodiense nos Jern's


Clique nas imagens para ampliar

Diversos atletas das escolas públicas e privadas do município de Apodi participaram das atividades realizada pela coordenação da 13ª DIRED.

Essa atividade foi na modalidade de Atletismo, visando a preparação para participação nos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte - JERN's 2014. Os testes foram realizados no Estádio Antonio Lopes Filho pelos professores de Educação Física.

No período de 18 a 26 de julho acontecerá a etapa de Apodi dos JERN's 2014.

Fátima e Robinson estarão presentes no encontro estadual do PCdoB

A deputada federal Fátima Bezerra (PT) e vice-governador Robinson Faria (PSD), pré-candidatos ao senado e governo, respectivamente, estarão presentes no encontro estadual do PCdoB que será realizado na manhã deste sábado (14), em Natal. 

Em tempo: Na quinta-feira (12), Fátima Bezerra e o presidente do PT-RN, Eraldo Paiva tiveram reunião com o presidente do PCdoB, Antenor Roberto.

Agenda do sábado da deputada Fátima continua com a participação da parlamentar na festa junina do Sindicato dos Eletricitários do RN – SINTERN, em Parnamirim.

sexta-feira, 13 de junho de 2014

UERN prepara processo de licitação para construção do Campus de Apodi

O sonho da população da cidade de Apodi está bem mais próximo de ser realizado. Foi aberto na última quinta feira o processo nº 2434/2014 que autoriza a realização da licitação 001/2014, através da qual será escolhida em concorrência pública a empresa que vai construir o Campus da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) naquela cidade. Segundo o engenheiro Civil Alyssandny Francisco Matos Xavier, da Diretoria de Engenharia, as instalações poderão estar prontas no prazo de, aproximadamente, um ano.

O valor da obra está orçado em R$ 4.336.000,91, para a construção de instalações com 4.763 metros quadrados, que abrigarão 30 salas de aula, espaço para biblioteca, laboratórios, área de convivência e setor administrativo. O Edital de licitação deverá estar pronto nos próximos dias para publicação, quando as construtoras darão entrada em suas propostas.

O Campus de Apodi foi uma reivindicação da população da cidade, onde hoje funciona um Núcleo da UERN. A população propôs a criação da unidade da Universidade através da Prefeitura e o caso foi levado ao Conselho Universitário e após duas reuniões a proposta foi aprovada na condição da cidade se empenhar junto com a Instituição para conseguir os recursos necessários à construção e funcionamento do Campus, que terminou sendo apoiado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

por Ivanaldo Xavier

Dilma terá palanque conjunto no Rio Grande do Norte

Do Portal Noar

Com os dois pré-candidatos ao governo do estado, Henrique Eduardo Alves (PMDB) e Robinson Faria (PSD), apoiando a candidatura da presidente Dilma Rousseff (PT) à reeleição, a petista não tomará partido no pleito estadual do Rio Grande do Norte, segundo o presidente estadual do PT, Eraldo Paiva.

Em entrevista ao portalnoar.com, Eraldo afirmou que Dilma terá um palanque próprio no estado, que reunirá todas as lideranças empenhadas no seu projeto de reeleição, independente das divergências locais.

O petista lembrou que, na eleição de 2010, isso já ocorreu.

“O desenho para as eleições de 2014 é semelhante ao pleito de 2010, quando dois candidatos ao governo, Iberê Ferreira (PSB) e Carlos Eduardo (PDT), subiram no palanque de Dilma aqui no estado. Não tive ainda uma conversa recente com o diretório nacional, mas acredito que funcionará desta forma”, declarou Eraldo.

Primeira pesquisa registrada no Estado tem divulgação liberada a partir deste sábado

A Rádio 96 FM de Natal contratou o instituto Consult para realizar a primeira pesquisa registrada na Justiça Eleitoral sobre a sucessão no Rio Grande do Norte.

Foram ouvidas 1.700 eleitores em todas as regiões do Estado. A pesquisa que foi iniciada na segunda-feira (10) foi concluída nesta quinta-feira (12). Segundo o protocolo nº 002/2014, a divulgação pode ser feita a partir deste sábado (14), pela 96 FM.

Recompensa é oferecida para quem vim encontrar Carro Strada de cor vermelha


Oferece-se recompensa para quem encontrar Carro de Modelo Strada de cor vermelha de placas OJU/8356 Ano 2012/2013, roubada na comunidade de Santa Rosa II, zona rural de Apodi, no dia 08 de junho.

Os indivíduos fugiram em direção a Caraúbas, pela RN – 233.

Contatos: (84) 9155-8582 / 9841-6243 ou 190 por Cassinho Morais

Natal tem sua primeira partida da Copa hoje (13)

Três partidas serão jogadas nesta sexta-feira (13) pela Copa do Mundo. Pelo Grupo A, o mesmo do Brasil, se enfrentarão México e Camarões, às 13h em Natal (RN). Pelo Grupo B se enfrentarão Espanha e Holanda, às 16h, em Salvador (BA); e Chile e Austrália jogarão às 19h, em Cuiabá (MT).

Apesar de ser o atual campeão olímpico, tendo derrotado o Brasil pelo placar de 2 a 1 na final, o México ocupa apenas a 20ª posição no ranking da Fifa. O selecionado mexicano tenta, nesta Copa, superar sua melhor campanha na competição, que foi chegar às quartas de final – feito obtido nas duas edições em que sediou a Copa (1970 e 1986).

Camarões é a nação africana que inaugurou uma nova fase para o futebol de seu continente em copas do Mundo, após ter saído invicta da Copa de 1982, disputada na Espanha. Na oportunidade, conseguiu um histórico empate em 1 a 1 com a Itália, campeã daquela edição. Oito anos depois, no jogo de abertura da Copa de 1990, disputada na Itália, fez outro registro histórico: derrotou a Argentina, campeã da Copa de 86 no México.

Polícia Civil deflagra Operação “Cadeado” em várias cidades do interior do RN

A Polícia Civil participou na noite desta quarta-feira (11/06) da Operação “Cadeado”, desencadeada em conjunto com a Polícia Militar, em várias cidades do interior do Rio Grande do Norte, para combater a criminalidade. Na ação, foram montadas diversas barreiras policiais, que resultou em nove prisões em flagrante.

A Operação “Cadeado” foi deflagrada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesed) com o objetivo de fechar os pontos de acesso ao estado para possíveis criminosos. Ao todo 85 policiais civis participaram da operação com o apoio do Núcleo de Inteligência da Polícia Civil (NIP). No total foram feitas 20 barreiras policiais realizadas pela Polícia Civil. Uma Delegacia Móvel ficou instalada na cidade de Passa e Fica/RN.

De acordo com o Diretor de Policiamento do Interior, delegado José Carlos Oliveira, quatro pessoas foram presas por embriaguez ao volante na cidade de Jardim de Piranhas/RN, um flagrante de porte ilegal de armas e dois de embriaguez ao volante na barreira entre Campo Grande e Caraúbas, além de dois presos por tráfico de drogas em Patu/RN.

“Nessas barreiras nós abordamos carros e populares no intuito de conter o roubo, dentre outras modalidades de crime”, destacou. Os pontos onde os policiais civis atuaram foram Governador Dix Sept Rosado, Baraúna, Apodi, Ouro Branco, São Miguel, Patu, Luiz Gomes, Passa e Fica, Campo Grande, Tibau, Macau, Parelhas, João Câmara, Carnaúba dos Dantas, Jaçanã, Jardim de Piranhas, Ipueira e Alexandria.

PSD, PC do B e PT farão convenção dia 29 na zona Norte

O grupo de partidos aliados da candidatura de Robinson Faria ao Governo, PSD, PT e PC do B, farão convenção na zona Norte de Natal.

O encontro será no dia 29 e ocorrerá no Centro Cultural da Zona Norte.

Primeiro suplente de Fátima Bezerra para o Senado será o presidente do PC do B, Antenor Roberto

O primeiro suplente da deputada federal Fátima Bezerra (PT) para o Senado será o presidente estadual do PC do B, Antenor Roberto. Os acertos finais entre PT e PC do B estão sendo fechados.

O PC do B ainda poderá também indicar o candidato a vice na chapa de Robinson Faria, que disputará o Executivo pelo PSD.

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Novo concurso público em Florânia

O prefeito Júnior de Januncio sancionou a Lei Municipal № 771/2014 – Concurso 2014, que dispõe sobre a criação de cargos, funções e respectivos quantitativos tendo em vista a realização de concurso para provimento de cargos efetivos na Prefeitura de Florânia, no Seridó.

No próximo sábado, o PCdoB promoverá encontro estadual para discutir as alianças e composição

Cotado para indicar o companheiro de chapa do pré-candidato ao Governo do Estado, Robinson Faria (PSD), o PCdoB promoverá um encontro estadual para discutir as alianças e composição, no próximo sábado (14). A convenção estadual da sigla está agendada para o dia 29, que cai em um domingo.

O deputado Fábio Dantas é o nome mais cotado para vice, depois que a deputada Gesane Marinho (PSD) anunciou rompimento com Robinson e levou a prefeita de Canguaretama, Fátima Marinho (PSD) para apoiar Henrique Alves (Governo) e Wilma de Faria (Senado). A chapa proporcional do PCdoB também apresenta uma boa nominata. O ex-prefeito de Tangará, Theodorico Bezerra Neto analisa sair a federal pelo PCdoB, antes o projeto era ser deputado estadual.

Apodi e Parelhas recebem equipes do Detran para inspeção do transporte público de Estudantes no RN

A equipe técnica de peritos vistoriadores do Detran/RN finaliza neste sábado (14) nas cidades de Apodi e Parelhas o cronograma de inspeção regular dos veículos utilizados no transporte de estudantes de escolas públicas do interior do Estado. Para esses municípios também se deslocarão para a fiscalização os ônibus escolares cadastrados nas prefeituras de Caraúbas, Felipe Guerra, Itaú, Rodolfo Fernandes, Severiano Melo, Carnaúba dos Dantas, Equador, Jardim do Seridó e Santana do Seridó.

A inspeção foi iniciada no dia 29 de março deste ano e faz parte do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Departamento e o Ministério Público Estadual (MPE), que vem com o objetivo de fiscalizar a frota de ônibus estudantil na intenção de garantir segurança para os alunos das escolas públicas que utilizam esse meio de transporte em todo o Rio Grande do Norte.

Trânsito de Apodi será objeto de audiência pública

A Promotoria de Apodi realizará, na próxima quarta-feira, dia 18/06, uma audiência pública para discutir a situação do trânsito em toda a comarca, que inclui, ainda, os municípios de Felipe Guerra, Severiano Melo, Itaú e Rodolfo Fernandes.

O objetivo da audiência é discutir os principais problemas do trânsito nessas cidades e as possíveis soluções, incluindo a municipalização do trânsito e a fiscalização das infrações pela Polícia Militar, iniciada na última semana.

O elevado número de acidentes graves ocorridos na comarca de Apodi nos últimos anos têm preocupado o Ministério Público, haja vista as incalculáveis perdas materiais e humanas.

De acordo com o Promotor de Justiça Sílvio Brito, que convocou a audiência pública, em Apodi “há mais mortes provocadas por acidentes de veículos do que por homicídios”.  Ainda de acordo com o promotor, “esse número é especialmente preocupante porque a maioria das vítimas são pessoas jovens que perdem a vida ou a capacidade de trabalho”.

Foram convidados a participar da audiência todos os cinco prefeitos da comarca, os vereadores, os comandantes do policiamento local, os comandantes das Polícias Rodoviárias Federal e Estadual e o DETRAN.

Além dessas autoridades, todas aquelas pessoas que tenham interesse em participar estão convidadas. A audiência ocorrerá no dia 18/06, às 10 horas da manhã, no Salão Nobre do Tribunal do Júri  no Fórum desta Comarca.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Prefeitura realiza leilão e valor arrecadado será para obra de novo cemitério

Imagem internet
A Prefeitura de Apodi realizou ontem (10), na garagem das Secretarias de Urbanismo e de Obras, Leilão Público de modalidade maior lance, presencial e on line, referente aos bens inservíveis do município, no qual foram vendidos oito lotes, arrecadando um total de R$ 157.900,00 com a venda de oito veículos que não estavam sendo utilizados.

“A ideia do leilão foi do vereador Ângelo Suassuna, que através de indicação, apoiada por todos os vereadores, sugeriu que o valor arrecadado com a venda dos veículos que estavam encostados na garagem da secretaria, seja revertido na construção de um novo cemitério no município”, disse o prefeito Flaviano Monteiro.

O leilão foi realizado pelo site www.lancecertoleiloes.com.br  e teve leiloeiro oficial Francisco Doege Esteves Filho, registrado na JUCERN e contou com arrematantes de diversos estados. Foram arrematados os seguintes veículos: 01 ambulância (2005), 02 Kombis (2008/2009), 01 S10 (2006), 01 Fiat Uno (2008), 01 Sportage (2008), 01 motoniveladora e 01 pá carregadeira.

A construção de um novo cemitério no município é uma das prioridades  da gestão neste ano e o prefeito tem ouvido sugestões para viabilizar a compra do terreno e a construção da obra. Outra ideia acatada por Flaviano foi dada pelo vereador Júnior Carlos, de que todo o valor arrecadado com o IPTU de 2014 também seja destinado ao novo cemitério.

Prefeito mantém diálogo com servidores e busca mecanismos para conceder reajustes reivindicados

O prefeito Flaviano tem dialogado com o Sindicato dos Servidores, mostrando as reais condições do município, que no momento, está com as despesas da folha de pagamento ultrapassando o limite permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que pode chegar até 54% da Receita Corrente Líquida. “A nossa folha está comprometendo 57,43% dessa receita, o que poderá nos impedir de receber repasses do Governo Federal”, alerta Flaviano.

Consciente de que as reivindicações são justas, especialmente a que se refere ao Piso Nacional do Magistério, o prefeito tem discutido com o sindicato e os vereadores, uma forma de negociar com algumas categorias. Durante a reunião, foram discutidos três pontos que podem desafogar a folha para a concessão de reajustes: cortes em gratificações, horas extras e reenquadramento de servidores que mudaram de função de forma ilegal. Uma nova reunião foi marcada para sexta-feira.

Ao longo das negociações com os servidores, Flaviano já propôs a criação de um Plano de Previdência Própria, que permitiria a aposentadoria de mais de 400 servidores, o que enxugaria a folha de pagamento. O projeto encontra-se na Câmara e enfrenta muita resistência por parte dos servidores. Outro mecanismo adotado foi a redução de cargos comissionados. “Em janeiro, extinguimos 32 cargos comissionados e mesmo assim, a folha ainda é muito alta. Em abril, o valor foi de 2.242.774,91”, contabiliza Flaviano.

Desde que assumiu a prefeitura, Flaviano já concedeu reajuste a todos os servidores e negociou algumas categorias que estavam com salários defasados, como Garis e ASG, a inclusão e a regulamentação de letras do Plano de Carreira. “Temos que gerir a folha com muita responsabilidade e buscar melhorar as receitas do município, porque é desejo de todo gestor que seus funcionários estejam motivados e bem remunerados”, finaliza.

Caso Fábio Dantas seja indicado vice de Robinson, a esposa dele concorrerá a Assembleia pelo PCdoB

E a chapa proporcional do PCdoB não ficará desfalcada caso o deputado Fábio Dantas aceite compor como vice de Robinson Faria. O PCdoB ganhará mais uma mulher candidata: Cristiane Dantas.

A esposa do deputado Fábio Dantas disputará a Assembleia Legislativa na coligação montada apenas com o PT do deputado Fernando Mineiro.

Governadora Rosalba mantém candidatura a reeleição e vai para o embate na convenção

A governadora Rosalba Ciarlini confirmou que se mantém no projeto de ser candidata a reeleição. Em entrevista a Jornal da Verdade, da RedeTV, ela disse que levará a proposta para convenção do Democratas, que ocorrerá no próximo domingo.

A chefe do Executivo estadual voltou a ressaltar a importância do partido lançar uma candidatura majoritária, “mesmo que não seja a dela”.

Dossiê Perímetros Irrigados é lançado como denúncia e motivo para a resistência




por Camila Paula - Comunicadora Popular do CF8

O lançamento do Dossiê Perímetros Irrigados que aconteceu hoje pela manhã. O auditório lotado do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi mostra a importância do momento. O documento com mais de 600 páginas que denuncia os projetos de perímetros irrigados da região da Chapada do Apodi, revela os impactos negativos sofridos pelas comunidades desapropriadas e pelas que ainda convivem no entorno desses grandes projetos de irrigação nas regiões do: Jaguaribe-Apodi (CE), Tabuleiro de Russas (CE), Baixo Acaraú (CE), Baixo Assú (RN) e Santa Cruz do Apodi (RN). Estavam presentes no lançamento do Dossiê Perímetros Irrigados e a expansão do agronegócio no campo: quatro décadas de violação de direitos no semiárido, organizadores do documento, movimento 21, grupo de pesquisadores e pesquisadoras das universidades federais e estaduais do Ceará, Ser-tão de assessoria jurídica popular da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, diversos movimentos sociais e agricultores e agricultoras da Chapada.

Depois de tantas lutas e conquistas, o projeto do Perímetro Irrigado de Santa Cruz surge como uma grande ameaça à vida dos agricultores e agricultoras locais. Além da retirada do povo do local, a degradação do solo e da água, o projeto prevê entregar as terras para empresas do agronegócio, colocando em risco a vida dos trabalhadores e trabalhadoras que vão trabalhar diretamente com os agrotóxicos como a população, de um modo geral, que consumirá alimentos envenenados. Depois de um rico debate, ficou no ar a pergunta: qual o próximo passo?

Bernadete, professora e pesquisadora que contribuiu na confecção do dossiê, responde que “o projeto de Perímetro Irrigado é um problema de todos e de todas. Por uma questão de saúde pública, especialmente, este debate precisa ganhar também os espaços urbanos, pois os alimentos que consumimos também são contagiados pelos agrotóxicos, e o desenvolvimento do projeto acarreta problemas estruturais e sociais para a cidade. Nosso desafio é unir o campo e a cidade nesta luta por direitos, nesta luta pela vida”. E encerra a fala cantando: “A chapada é nossa. A chapada é do povo. É só lutando que será nossa de novo”. Ainda respondendo a pergunta sobre a continuidade da resistência ao perímetros, Raquel Rigotto afirma a importância da luta que se tornou nacional e até internacional, mencionando as ações da Marcha Mundial das Mulheres que – em mais de 64 países – dizem #SomosTodasApodi e reforça que a terra e a água, os investimentos do dinheiro público devem ser para a agricultura familiar e para uma melhor convivência com o semiárido.

Edilson Neto, presidente do STTR de Apodi, encerra a manhã do lançamento com a esperança de unir as lutas e lutar até a vitória. O auditório se anima e todos e todas gritam fortemente: Lutar e resistir pela Chapada do Apodi!

Fonte: Blog do Centro Feminista 8 de Março.
Fotos: Jânio Duarte

DEM realiza sua convenção estadual no próximo domingo

O Diretório do Democratas no Rio Grande do Norte realizará sua convenção no próximo domingo (15) das 9h às 13h, na sede do partido. Em pauta a deliberação sobre a homologação da proposta de coligação aprovada pelo Diretório do DEM/RN no último dia 02 de junho. Serão definidos a escolha de candidatos às eleições majoritárias e proporcionais de 2014, sorteio dos números dos candidatos e outros assuntos de interesse partidário.

Correios mudam horários de funcionamento nos jogos da seleção brasileira

As agências dos Correios do Rio Grande do Norte funcionarão normalmente em dias de jogos da Copa do Mundo no Estádio Arena das Dunas, em Natal. Os horários diferenciados de atendimento ocorrem apenas nos jogos da seleção brasileira, nos dias 12, 17 e 23 de junho.

Em Natal, seguindo o horário definido pelo comércio local, as agências dos Correios encerram atividades duas horas antes do início de cada jogo do Brasil. Já na Região Metropolitana e no interior do estado, as agências dos Correios atendem ao público até uma hora antes do início das partidas da seleção, exceto no dia da abertura da Copa (12), quando todas as agências do RN terão o horário reduzido em duas horas.

Acompanhe o blog pelo Twitter: @JanioApoDiario
Acompanhe o blog também Fecebook: Jânio Duarte

Rosalba faz críticas a quem votou contra o seu “projeto de reeleição”

A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) declarou que os que votaram contra o seu projeto de reeleição, farão com que o partido fique ainda menor e se torne liderado por outro, já que não terá representação na chapa majoritária.

“Eles preferem ficar em segundo plano. Eu tenho muitas obras que saíram do papel para mostrar ao povo do Rio Grande do Norte”, citou Rosalba.

Grupo de Rosalba poderá lançar no Oeste, Leonardo Rego a deputado federal

A informação foi publicada pela colunista Daniela Freire, n’O Jornal de Hoje… Já o grupo da governadora Rosalba Ciarlini poderá lançar o ex-prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rêgo, como candidato a deputado federal. Ele sairia do Alto, Médio e Oeste bem votado. Principal prejudicado? O deputado federal Felipe Maia, filho do senador José Agripino Maia.

Basta o TSE cassar o mandato do deputado Betinho Rosado, ou o PP ficar sem coligação para deputado federal. Leonardo é filho do líder do Governo, deputado Getúlio Rego que apoia à reeleição de Rosalba na convenção estadual do DEM.

Lideranças do PSB e PMN estão com Robinson em Umarizal e José da Penha no Alto Oeste

O vice-governador Robinson Faria (PSD) visitou nesta terça-feira (10) municípios do Médio e Alto Oeste ao lado do deputado federal Fábio Faria (PSD) e do pré-candidato a deputado estadual, Galeno Torquato (PSD).

Eles participaram de reunião na casa do ex-prefeito de Umarizal, Rogério Fonseca (PSB) com o vice-prefeito, Marcos Fernandes (PSD) e os vereadores Rizoneide Freitas (PSD), Paulo Márcio (PSD), Bazoca (PSB) e Robério (DEM), além dos secretários municipais Zeneide e Galego.

Depois de Umarizal, Robinson visitou e teve reuniões em outros municípios da região, como em Antônio Martins onde participou da festa da padroeira do município ao lado do prefeito do PSD, José Júlio.  Os prefeitos de Severiano Melo, Dagoberto Bessa (PSD), de José da Penha, Antonio Dolar (PMN) também tiveram reuniões com Robinson.

terça-feira, 10 de junho de 2014

Juiz da propaganda eleitoral volta a multar Henrique, João Maia e Wilma por propaganda antecipada

Sabe aquela ligação que o governadorável Henrique Alves (PMDB), como não quer e querendo, fez para o juiz federal responsável pela propaganda eleitoral no TRE, Marco Bruno Miranda, querendo saber sobre a multa que lhe foi aplicada por propaganda antecipada, por causa do evento do PMDB que lançou a chapa?

Pois... não funcionou muito não.

Hoje o juiz Marco Bruno aplicou outra multa no pré-candidato do PMDB e pelo mesmo motivo: propaganda antecipada.

Ao julgar ação do Ministério Público Federal, através da Procuradoria Regional Eleitoral, a partir de denúncia de propaganda antecipada no evento do PR, realizado no Clube América, o juiz do TRE, que já havia acatado a condenação do presidente do PR, João Maia, hoje acatou ação contra o governadorável Henrique Alves e contra a senadoravel Wilma de Faria.

Na ação da PRE assinada pelo procurador auxiliar da República Kleber Martins, João Maia foi multado em 5 mil, Henrique em 5 mil e Wilma em 5 mil.

Na ação anterior, assinada pelo procurador Fábio Venzon, o juiz Marco Bruno havia aplicado multas de 25 mil ao PMDB, 25 mil a Henrique, 15 mil a Wilma e 5 mil a João Maia.

Fonte: Thaisa Galvão

Fábio Dantas é o nome para vice

Faltam 20 dias para o fim do prazo da Justiça Eleitoral, onde os partidos devem definir os candidatos e fechar as chapas. O vice-governador Robinson Faria (PSD) ainda falta um vice. A deputada federal Fátima Bezerra (PT) falta os dois suplentes.

Aí que surge o nome do deputado Fábio Dantas, do PcdoB. Analistas acham que ele é o nome com maior votação da coligação PSD, PT e PCdoB. Fábio é filho do prefeito Arlindo Dantas (PMDB), e tem São José do Mipibu como principal reduto eleitoral. Fábio pode cobrir os votos que a deputada Gesane Marinho (PSD) leva para a chapa de Henrique Alves (PMDB) e Wilma de Faria (PSB).

Prefeito autoriza construção da quadra do Bico Torto

O prefeito Flaviano Monteiro autorizou o início de mais obra importante para o município. Na noite de ontem (09), foi assinada a ordem de serviços para a construção da quadra de esportes da Escola Municipal Veríssimo Gama, localizada no Bico Torto, em solenidade muito prestigiada pelos moradores da comunidade.

"A escola Veríssimo Gama já havia sido beneficiada com carteiras novas e de qualidade; agora, ela receberá esta quadra de esportes que é mais um investimento na educação e na vida como um todo dos moradores do Bairro Bico Torto, que terão suas crianças e jovens nos caminhos da educação e do esporte", frisou o prefeito.

A obra é um convênio celebrado com o Ministério do Esporte, orçada em 170.396,18, com R$ 136.500,00 oriundos do Ministério e investimento de R$ 33.896,18 de recursos próprios. A empresa responsável pela construção da quadra será a Construtora Dantas LTDA.

Prefeitura de Apodi articula a construção do entreposto de mel no município

A Prefeitura de Apodi continua apoiando e incentivando o desenvolvimento das atividades agrícolas do município. Através da Secretaria Municipal de Agricultura, a gestão busca cooperação e convênios com outros órgãos públicos e não governamentais para proporcionar um apoio eficaz nas diversas atividades agrícolas desenvolvidas pelos apodienses em todas as comunidades.

No mês passado, o secretário Charton Rêgo e o coordenador Clébson Lima participaram de uma reunião na sede da COOPAPI sobre construção do Entreposto de Mel de Apodi. Junto deles estavam reunidos representantes da COOPAPI, SEBRAE e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) com o objetivo de analisar o terreno e da planta do Entreposto de Mel no município.

A orientação do MAPA é que o entreposto seja construído na zona urbana de Apodi, para isso a Prefeitura de Apodi deverá disponibilizar um terreno nas dependências da Secretaria de Agricultura para atender as reivindicações do MAPA. Este importante ponto foi definido.

Nanicos terão vida difícil na aliança com PMDB

Os partidos nanicos que se integram à base de apoio ao pré-candidato do PMDB ao governo, Henrique Alves, não terão vida fácil.

Eles não poderão fazer coligações apenas entre si. As chapas terão a ampla participação de todas as legendas aliadas.

Partidos devem ter inscrição individual no CNPJ

Os partidos políticos devem verificar no Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias (SGIP) da Justiça Eleitoral a existência de duplicidade no número de sua inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).

Isso porque, as inscrições de diretórios partidários no CNPJ devem ser individuais. Além disso, a Instrução alterou os códigos de identificação da natureza jurídica dos partidos políticos, que são segregados agora em níveis de direção partidária: nacional, estadual e local.

Felipe Guerra terá o FPM suspenso por falta de informações do Siops


De acordo com as informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, 245 Prefeituras, sendo 15 do Rio Grande do Norte não informaram o Siops, referente ao exercício 2013, e terão recursos de transferências voluntárias da União e constitucionais suspensos. Além destes, 24 não atingiram o mínimo constitucional de investimento em Saúde (15% de suas receitas), e terão o condicionamento das transferências constitucionais para aplicação em 2014.

A suspensão dos recursos envolve as transferências voluntárias e constitucionais da União para os Municípios e Estados, conforme previsto na Lei Complementar nº 141/2012. Somente em recursos do FPM, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) estima que os 245 Municípios terão suspensos mais R$ 101 milhões de reais, enquanto que os condicionados totalizam mais de R$ 460 mil.

Primeira parcela do FPM apresenta pequena queda, mas tem crescimento de 4,8%, no acumulado

O primeiro repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) deste mês entra nas contas das prefeituras nesta terça-feira (10). Considerando o porcentual destinado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fundeb), o montante será de R$ 2.452.960.917,46. Sem essa retenção, o valor chega a R$ 3.066.201.146,83.

Estimativa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) indica que o primeiro repasse do mês vai ser 1,6% menor do que o repasse feito em 2013. Mas, segundo levantamento, o FPM apresenta crescimento de 4,8%, no acumulado de 2014, em termos reais. Com esse novo repasse, o Fundo soma R$ 38,624 bilhões até agora, enquanto o acumulado foi de R$ 36,854 bilhões no mesmo período do ano anterior.

Trabalho que já é destaque no Estado


A Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social de Apodi está de parabéns por iniciativas inovadoras como essa, o trabalho humanizado já é referência no estado.

Conheça o "Roda de Conversa" na integra ainda essa semana nas nossas matérias.

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Prefeito Flaviano Monteiro continua pagando dívidas que não foram honradas em gestões passadas

As dívidas herdadas pelo prefeito Flaviano Monteiro, de gestões passadas somam mais de 5 milhões, somente de precatórios, que foram negociadas pelo prefeito Flaviano Monteiro no ano passado e que vêm sendo pagas mensalmente, comprometendo o orçamento municipal e limitando os investimentos com recursos próprios.

Mas, as dívidas que deixaram de ser pagas não foram referentes somente a  precatórios. Semana passada, o prefeito teve que pagar  R$ 14. 360,73 referente à contrapartida de pavimentação das ruas Francisco Leão da Silveira (Garilândia), Elias Monteiro (Baixa do Caic) e rua que fica em frente à Escola Isabel Aurélia Torres (Córrego).

A obra, em convênio com o Governo do Estado, foi concluída em 2011, mas a contrapartida não foi paga pela então prefeita Goreti Silveira, o que veio a ser cobrada agora, na gestão de Flaviano. “Além de honrarmos com os nossos compromissos, ainda temos que comprometer os recursos com dívidas assumidas em gestões passadas”, lamenta o prefeito.

Gestão foca em projetos importantes para Apodi, como a criação de um Polo Industrial

O foco da gestão de Flaviano Monteiro em 2014 tem sido a consolidação de três grandes projetos para o município de Apodi: a criação do Campus da UERN, a execução do projeto de Saneamento Básico da cidade e a instalação de um Polo Industrial. Todos já se encontram em fase avançada, faltando detalhes para a concretização.

Do ponto de vista legal, a criação do Polo Industrial já está consolidado, haja vista que o projeto de Lei já foi aprovado pelo legislativo apodiense, como também a autorização para a compra do terreno, localizado no distrito de Melancias, onde será instalado o Polo.

De posse da escritura do terreno, o prefeito vai agendar vinda da governadora Rosalba Ciarlini para fazer a doação ao governo do Estado, que será o responsável pela instalação da infraestrutura do Polo, que deverá oferecer condições de atrair empresas que queiram explorar as potencialidades do município de Apodi.

Após convenções, partidos têm até 5 de julho para registrar candidaturas

Cinco de julho é o último dia para os partidos políticos e coligações apresentarem no Tribunal Superior Eleitoral, até as 19h, o requerimento de registro de candidatos a presidente e vice-presidente da República.

O prazo também vale para a apresentação, aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), dos requerimentos de registros de candidatos a governador e vice-governador, senador e respectivos suplentes, deputado federal e deputado estadual ou distrital.

Rosalba: “Não sei porque os meus adversários tem medo de me enfrentar”

A governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini  ainda não conseguiu entender o porquê do temor dos seus adversários em enfrentá-la no embate para o Governo.

Abatedouro continua recebendo melhorias

Em visita ao Abatedouro hoje (09) pela manhã, o secretário Charton Rego realizou a entrega de dois bebedouros, sendo um totalmente recuperado e o outro novo.

A ação garante o acesso a água mineral que agora é ofertada aos funcionários que antes tinham que levar em garrafinhas água de casa se não quisessem beber da água contaminada da caixa do local.

“Não tem sido fácil aplicar um plano de gerenciamento que visa organização e zelo pelo patrimônio público, tendo em vista precisar ir em desencontro à muitos interesses e beneficiamentos incorretos à anos de abandono", destacou Charton.

Sesc abre inscrições para cursos gratuitos de julho

Já pensou em aprimorar seu talento ou mesmo descobri-lo? Uma boa oportunidade é se inscrever nos cursos de julho do Programa Comprometimento e Gratuidade (PCG), promovido pelo Sistema Fecomércio, através do Sesc RN. As inscrições começaram hoje (09/06) e encerram no dia 20.

Serão disponibilizadas 175 vagas para os cursos de corte e costura básico, bolos decorados; bolos artísticos; tortas doces e salgadas; sopas, saladas e sanduíches; customização de roupas; carteiras artesanais; bordados decorativos e curso de pátina. As vagas são para turmas em Natal, Mossoró e Seridó. O edital com todas as informações está disponível no site do Sesc RN, o www.sescrn.com.br.

Nota do blog: Serão oferecidas 175 vagas para os cursos de julho do Programa de Comprometimento e Gratuidade.

Prefeitura paga R$ 5.555.000,00 de precatórios

Você lembra que algumas prefeituras foram convidadas a participar de uma audiência para discutir o parcelamento dos precatórios devidos a servidores que acionaram a Justiça.

A cidade de Apodi foi uma delas, pois possuía uma dívida de mais de cinco milhões e meio de reais, esse valor foi parcelado em 54 parcelas mensais e sucessivas, sendo nove iniciais de R$ 60.000,00, 21 de R$ 90.000,00 e 24 de R$ 125.000,00.

O município de Apodi fechou um acordo histórico no valor de R$ 5.555.000,00 para o pagamento de dívidas trabalhistas. Com isso, o prefeito Flaviano Monteiro está tendo mais esse compromisso para cumprir, o que reduz ainda mais os recursos do município.

Acompanhe o blog pelo Twitter: @JanioApoDiario
Acompanhe o blog também Fecebook: Jânio Duarte

Prefeito assina hoje mais uma ordem de serviço

Clique para ampliar

MP convoca Prefeitos e órgãos responsáveis para discutir sobre o trânsito da comarca de Apodi

Foto: prof. Toinho
O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, por meio da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Apodi, no uso de suas atribuições legais, com fulcro no artigo 129, inciso III, da Constituição Federal, na Lei nº 8.625/93 (Lei Orgânica do Ministério Público), na Lei Complementar nº 141/96 (Lei Orgânica do Ministério Público do Rio do Grande do Norte) e, ainda,

CONSIDERANDO que incumbe ao Ministério Público o controle externo da atividade policial, nos termos do artigo 129, Inc. VII, da Constituição Federal;

CONSIDERANDO que incumbe às autoridades de trânsito ou seus agentes, na esfera das competências estabelecidas no Código de Trânsito e dentro de sua circunscrição, aplicar a legislação de trânsito, combatendo as infrações administrativas e criminais respectivas;

CONSIDERANDO que é público e notório o desrespeito à legislação de trânsito no âmbito da comarca de Apodi, onde menores são frequentemente vistos conduzindo veículos automotores, motoristas e motociclistas conduzem veículos sem habilitação ou sob efeito de álcool, não usam equipamentos de segurança obrigatórios como o cinto de segurança e o capacete, andam em alta velocidade e/ou de forma perigosa, colocando em riscos pedestres, passageiros e os demais condutores;

CONSIDERANDO, ainda, o grande número de veículos irregulares, em razão de não ostentarem condições mínimas de dirigibilidade e segurança (pneus lisos, ausência de lanternas de sinalização, problemas de freios, etc); ou ainda em razão de possuírem débitos vencidos junto aos Órgãos de Trânsito (IPVA, licenciamento, seguro obrigatório, multas, etc); e, também, o grande número de veículos roubados, furtados ou oriundos de golpes contra instituições financeiras;

CONSIDERANDO, ainda, o elevado número de acidentes automobilísticos, muitos deles com vítimas fatais, que vêm ocorrendo nas rodovias desta Comarca, provocados, em geral, pelo descumprimento da legislação de trânsito;

RESOLVE instaurar o presente INQUÉRITO CIVIL, nos seguintes termos:

OBJETO: Apurar se os órgãos estaduais e municipais de trânsito estão cumprindo seu dever legal de aplicar as leis que regulam essa atividade, promovendo, se for o caso, medidas de incentivo à municipalização da gestão do trânsito e à fiscalização e apuração de suas infrações;

FUNDAMENTO LEGAL:  CF/88 e  CTB;
PESSOA FÍSICA OU JURÍDICA A QUEM O FATO É ATRIBUÍDO: DETRAN, Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Polícia Militar e Prefeituras desta Comarca;
REPRESENTANTE: De ofício;

DILIGÊNCIAS INICIAIS: Realizar Audiência Pública, no dia 18/06/2014, às 10hs da manhã, no Salão Nobre do Tribunal do Júri desta Comarca, a fim de coletar informações sobre as reais condições do trânsito desta comarca e as medidas que possam ser implementadas para resolver ou minorar os problemas, devendo-se, para tanto, a secretaria ministerial confeccionar edital, na forma do art. 37 da Res. nº 002/2008-CPJ, notificando o Diretor Geral do DETRAN, o Comandante da Polícia Rodoviária Estadual, os Comandantes da Polícia Militar local, incluindo os destacamentos, e todos os prefeitos desta Comarca para comparecerem ao referido ato e, ainda, convidando todos os outros agentes públicos e cidadãos que tenham interesse na solução desse grave problema, em especial o Inspetor da Polícia Rodoviária Federal do RN, os vereadores e a CDL, entre outros.

OUTRAS PROVIDÊNCIAS: Publique-se a presente portaria no Diário Oficial do Estado.
Apodi/RN, 05 de junho de 2014.
Sílvio Ricardo Gonçalves de Andrade Brito
Promotor de Justiça

domingo, 8 de junho de 2014

Aulões para o Concurso do IFRN 2014

No polo da UNIP estão abertas as inscrições para os aulões de Português, Matemática e Informática, com foco no concurso do IFRN.

As aulas com Iêda Silva (Português) toda segunda, Givanilson Caetano (Matemática) terça e Hildegard Viana (Informática) na sexta, às 19hs.

O aulões estão acontecendo no núcleo do Lindaura Silva. Você que se inscreveu no concurso do IFRN, não fique sem estudar!

Reserve já a sua vaga!
Informações: 9111-3271 ou 9152-1081

Presidente Dilma desembarcará amanhã no RN

A passagem da presidente Dilma Rousseff pelo Rio Grande do Norte, amanhã, será rápida. A agenda oficial aponta que a presidente permanecerá apenas 90 minutos em solo potiguar. Na visita, a presidente descerra a placa inaugural do Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, nove dias depois do início das operações do terminal.

A solenidade inicia às 10h30, no saguão de embarque o aeroporto. A cerimônia será aberta com as boas vindas do prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, seguido pelo diretor do consórcio Inframérica, Alysson Paolinelli, pela governadora do Estado, Rosalba Ciarlini, e a presidente Dilma Rousseff.

Lista de bolsas do ProUni está disponível; inscrições começam amanhã

Os candidatos a bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni), que abre inscrições amanhã (9), podem consultar a lista de cursos e instituições que participam do programa na internet e devem ficar atentos ao prazo, que nesta edição foi reduzido de cinco para três dias e vai até quarta-feira (11). A inscrição é feita no site do programa.

Para o próximo semestre, serão oferecidas 115.101 bolsas em cursos de graduação de instituições privadas.  Dessas, 73.601 são integrais e 41.500, parciais. Podem concorrer às bolsas do ProUni os estudantes que cursaram o ensino médio na rede pública ou na rede particular, na condição de bolsista integral. Os cursos com maior número de bolsas são administração (13.168), direito (7.887), pedagogia (7.725) e ciências contábeis (6.865).

Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda bruta familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais, no valor de 50% da mensalidade, a renda bruta familiar deve ser até três salários mínimos por pessoa. O candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas.

Em nota, PSD “torce para Gesane Marinho repense sua decisão”

Escola do muncípio realiza I Gincana Cultural, com o tema: "O mundo dentro do Brasil"

A Escola Municipal Isabel Aurélia Tôrres (EMIAT), localizada no Sítio Córrego (Apodi/RN), está realizando a I Gincana Cultural, com o tema: "O mundo dentro do Brasil".  Tendo com público alvo os alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Trabalhando em um contexto multidisciplinar, tendo como objetivo desenvolver atividades relacionadas a cinco países (participantes da Copa do Mundo 2014) que as equipes representarão, onde as mesmas irão pesquisar informações sobre a nação selecionada. em diferentes aspectos: geográficos, econômicos, políticos, culturais, esportivos, entre outros.  Frisando que os demais países serão estudados, mas não farão parte da gincana, haja visto o número de equipes.

Ressaltando que o objetivo principal é valorizar o nosso país (BRASIL), que será a sede do mundial, despertando o espírito patriótico, além de incentivar o interesse em conhecer mais sobre o mesmo e demais países participantes.

Apostador do RN leva sozinho prêmio de R$ 31,5 milhões na Mega-Sena

Um sortudo da cidade de Macaíba, no Rio Grande do Norte, acertou as seis dezenas da Mega-Sena e levou sozinho o prêmio de R$ 31,5 milhões sorteados neste sábado (7).

Os números sorteados no concurso nº 1.606 foram 01-15-37-42-46-54. Ao todo, 101 bilhetes acertaram a quina e 9.327, a quadra.

Para o próximo sorteio, a ser realizado no dia 11 de junho, a estimativa do prêmio é de R$ 3 milhões.

As apostas podem ser feitas até as 19h de Brasília do dia do sorteio, com valor mínimo de R$ 2, em qualquer lotérica do país.

Nota do blog: Tá ‘chegando’ em Apodi.