sábado, 31 de maio de 2014

Robinson Faria no Encontro Estadual do PT: “vamos aposentar as práticas antigas”

O pré-candidato ao Governo do estado, Robson Faria (PSD), prestigiou o Encontro Estadual do PT e mostrou empolgação para enfrentar as urnas deste ano.

“Não haverá eleição por WO no Estado. Essa aliança vai mostrar ao Rio Grande do Norte, que nossa união é ousada. Me sinto muito honrado em ter meu nome ligado a Fátima Bezerra e ao PT. Hoje foi a confirmação que faremos história no RN e vamos aposentar as práticas antigas”, explanou Robson.

PT aceita compor chapa com o PCdoB para proporcional da Assembleia Legislativa

O PT potiguar esteve reunido neste sábado (31), no Centro Pastoral Dom Heitor Sales, na Cidade Alta, para seu Encontro Estadual de Definição de Candidaturas. Certeza do nome da deputada federal Fátima Bezerra para o Senado, numa composição com o PSD do vice-governador Robinson Faria, candidato ao Governo.

No segundo momento, foram abertas inscrições para um debate político que aprovou a aliança na proporcional para deputado estadual e na chapa majoritária com o PCdoB. Agora nomes comunistas como o deputado Fábio Dantas, o vereador George Câmara, o ex-prefeito de Tangará, Theodorico Bezerra Neto, a veterinária seridoense Joana D’Arc… Vão disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa juntamente com o deputado Fernando Mineiro, a dirigente do Sinte/RN, Fátima Cardoso e vereadores do PT espalhados em várias regiões do Estado, para somarem voto.

RN registra aumento de quase 43% em mortes por acidentes de transporte em dez anos

O Rio Grande do Norte registrou um aumento de quase 43% no número de óbitos em acidentes de transporte entre os anos de 2002 e de 2012. O quadro é apontado pela prévia do Mapa da Violência 2014 divulgado nesta semana.

Segundo o balanço apresentado com base em dados do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, o RN aparece com o crescimento percentual de 42,9 no ranking do número de mortes por acidentes de transporte na população total dentro de dez anos.

Convenção do PMDB no RN será dia 27 de junho

A convenção do PMDB que irá apresentar o nome do pré-candidato Henrique Alves para o seu projeto rumo ao Governo está agendada para o dia 27 de junho.

Alguns aliados já estão eufóricos para botar o bloco na rua.

Folha de São Paulo repercute que aeroporto é inaugurado ainda em obras no RN

Deu na Folha de São Paulo, reportagem assinada por Renata Moura: “Em Natal, aeroporto construído para a Copa é inaugurado ainda em obras”… Único aeroporto erguido do zero para a Copa, o terminal de São Gonçalo do Amarante, a 30 km de Natal, será inaugurado neste sábado (31) cercado por um canteiro de obras e em meio à correria para terminar os últimos retoques.

O aeroporto antigo vai virar base militar e não receberá mais voos comerciais a partir deste sábado. As delegações e comitivas estrangeiras da Copa, no entanto, ainda irão utilizá-lo. CLIQUE AQUI.

Apodi atinge 85% do público alvo na vacinação contra a gripe


Encerrada a Campanha de Vacinação da gripe e Apodi avança a nível regional na cobertura. A Campanha de Vacinação contra a Gripe, mais conhecida como a Vacina do Idoso, terminou em todos os municípios do país nesta sexta feira, 30 de maio. A meta nacional era 80%, sendo que vários estados não conseguiram atingir essa meta. O RN chegou a vacinar 63% do público alvo da campanha, número abaixo da Campanha de 2013.

Apodi terminou esta sexta-feira (dia 30 de maio) atingindo a marca de 85% do público alvo (idosos com 60 anos ou mais, profissionais de saúde, púerperas, gestantes e crianças de 6 meses a 4 anos), tornando-se o município que mais avançou nesta campanha comparado a outros municípios da região como: Mossoró, Severiano Melo, Caraúbas e outros. Ao todo foram vacinados 5.829 pessoas neste ano, ultrapassando a cobertura realizada no ano passado que foi de 5.327 pessoas.

No ano de 2012 a cobertura foi de 3.592 pessoas. O que podemos observar é que há uma maior aceitação por parte dos idosos. Em 2013 conseguimos vacinar 3.592 idosos e neste ano de 2014 conseguimos avançar na campanha imunizando 3.747 idosos. Resultado da ampla campanha de mobilização e conscientização realizada pelos Agentes Comunitários de Saúde e Enfermeiros. Esse crescimento é de grande importância para a saúde pública do nosso município.

O reflexo dar-se na diminuição das internações no Hospital Regional Hélio Morais Marinho por pneumonias e mortalidade por complicações da influenza. A redução no número de hospitalizações é um fato constatado pelos médicos plantonistas do referido hospital, e que também pode ser explicado pela boa resolutividade dos médicos do município na Atenção Básica, das 9 equipes que estão atuando no município. Mesmo depois do final oficial da campanha, a vacina deve continuar disponível nas unidades de saúde.

A validade do produto vai até o mês de setembro. Os dados podem ser visualizados no site http://pni.datasus.gov.br/index.asp Para constar: Apodi na Gestão de Flaviano e Zé Maria recebeu certificação da SESAP por destaque nas campanhas de vacinas do ano 2013.
pni.datasus.gov.br

ABC e América vencem em 9ª rodada da Série B

Do portal Nominuto.com

Quatro jogos abriram, nesta sexta-feira à noite, a nona rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. E houve uma mudança no G4, zona de acesso. O ABC venceu o Avaí, por 1 a 0 (veja AQUI), e roubou a quarta posição do Luverdense, que perdeu para o América-RN, por 2 a 0.

O Joinville perdeu, de novo, desta vez para o Santa Cruz, por 2 a 0, mas continua no bloco de frente, enquanto Oeste e Paraná empataram, por 2 a 2, em Itápolis.

Desta forma, o G4 ficou com três times com 17 pontos: América-MG, Ceará e Joinville, seguido pelo ABC, com 16 pontos. O Luverdense permanece com os mesmos 15 pontos, mas agora aparece em quinto lugar. Tanto América-MG como Ceará ainda vão jogar neste sábado.

América
Quem subiu foi o América-RN, com 13 pontos, em sexto lugar (veja AQUI). O Santa Cruz emplacou sua segunda vitória seguida, depois de sete empates, e agora soma 13 pontos, em oitavo lugar.

Apesar da derrota em casa, o Avaí tem nove pontos, em 10.º lugar.

O Oeste ganhou fôlego, tendo 10 pontos, em 13.º lugar, uma posição na frente do Paraná, com nove pontos.

Outros seis jogos acontecem neste sábado. Dois deles à noite A briga maior, além dos pontos, será para fugir da zona de rebaixamento.

Resultados da 9ª rodada
Avaí 0 x 1 ABC
América 2 x 0 Luverdense
Santa Cruz 2 x 0 Joinville
Oeste 2 x 2 Paraná
Sábado
Ponte Preta x Boa Esporte Clube
Vasco x Portuguesa
Sampaio Correa x Ceará
América/MG x Náutico
Icasa x Atlético/GO
Vila Nova x Bragantino.

Acompanhe o blog pelo Twitter: @JanioApoDiario

Acompanhe o blog também Fecebook: Janio Duarte

Fred Alecrim em Apodi

Clique para ampliar

Quase 10 mil pessoas já assinaram Petição contra abate de jumentos no Nordeste

Está circulando em todo o Brasil, principalmente nas redes sociais, uma carta aberta e uma petição contra a postura do promotor de Justiça de Apodi, Silvio Brito, que defende abertamente e publicamente o abate dos jumentos, e que sua carne sirva também para o consumo humano. A carta sugere que assim como foi impedido a ida dos jumentos para a China, graças à luta de muitos principalmente da Doutora Geuza Leitão conseguindo que a ONG francesa ONE VOICE ajude a alimentá-los no santuário aberto para estes seres, hoje funcionando no Ceará na Fazenda Pula Rodrigues no Município de Santa Quitéria. Assim, também vamos impedir que não aconteça por aqui o que foi evitado que acontecesse na China.

Eis a íntegra da Carta-Aberta, ao povo brasileiro, dos defensores dos animais

Que nosso grito ecoe por todos os rincões da nossa pátria, escutado por um povo que deve ser justo e humano, também por pessoas simples que amam os seres que tanto serviu os seus antepassados na construção de um Brasil nascido do Nordeste, do desenvolvimento e sobrevivência de tantos e tantos…

Mas hoje, este SER está sendo destronado, o motor foi tomando seu lugar. Em tempos atrás tanto valor tinha… mas o homem o abandonou e pelas estradas segue seu caminho até ser atropelado, atrás de comida e se isso não bastasse, querem fazer de sua carne – para nós sagrada – alimento para os penitenciários e, depois para as crianças em suas merendas escolares, os netos daqueles a quem tanto benefício lucrou em sua sobrevivência, no uso desses animais para o sustento de sua família não morrerem de fome.

O senhor Sérgio Brito, Promotor da cidade da Apodi no Rio Grande do Norte, guardião das leis infringindo as próprias, dando continuidade (em segredos trocados) às desumanas ideias nascidas da ignorância dada pelo oportunismo e ânsia de aparecer mesmo que na lama seja, do então governador desta mesma capital brasileira em que anos atrás tentou em suas “brilhantes gananciosas ideias”, vender os jumentos para a China trucidar em seus delicados dentes, cariados ou banguelos a carne destes queridos nossos animais, patrimônio do Nordeste: Assassinou, dias atrás, dois jumentos, estando uma prenha, aos risos e sarcasmos conforme vídeo para uns 300 convidados se deliciarem numa refeição draculêsca, da carne destes nossos irmãos se não já bastassem a mortandade aos milhares de bois, frangos, porcos…

Do mais profundo das nossas entranhas irrompendo da fonte onde emanam as lágrimas, estas águas nos inundaram em revoltas, dores, angústias, sofrimentos atroz, não somente eles sofrem, embora outros riem. Apelamos para a população de sentimentos fazendo jus a esta palavra “humano”, do Nordeste, Sul, Leste, Sudeste e Noroeste brasileiro! Ajudem como possam a que estas carnificinas não mais aconteçam! Já fizemos petições, pedidos… mas agora estamos implorando ao Brasil que segure as rédeas da ignorância, da falta de inteligência dada pela negligência de atuar como deve , usando o caminho que consideram ser o mais fácil o de matar, por falta de clareza e bons princípios. Impeçam e impeçam!. Salvem os estimados e por nós respeitados jumentos, burros ou jegues.

Assim como foi impedido a ida dos jumentos para a China, graças à luta de muitos principalmente da Doutora Geuza Leitão conseguindo que a ONG francesa ONE VOICE ajude a alimentá-los no santuário aberto para estes seres, hoje funcionando no Ceará na Fazenda Pula Rodrigues no Município de Santa Quitéria. Assim, também vamos impedir que não aconteça por aqui o que foi evitado que acontecesse na China.

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Presidente Dilma Rousseff estará sábado ou domingo da próxima semana no RN

A visita da presidente Dilma Rousseff ao Aeroporto Governadora Aluízio Alves ocorrerá no próximo sábado ou no domingo. A informação foi passada pela própria presidente ao deputado federal Henrique Eduardo Alves.

Anteriormente prevista para a próxima sexta-feira, a chegada de Dilma Rousseff foi adiada porque nesse dia ela estará no Rio Grande do Sul. 

Ney Lopes e Getúlio Rego estarão na defesa de Rosalba na reunião do DEM

DEM reunido na próxima segunda-feira (02) para definir seu futuro. Comandam a defesa da governadora do estado, Rosalba Ciarlini, o ex-deputado Ney Lopes e o líder do governo na Assembleia, o deputado estadual Getúlio Rego. E a dupla promete surpresas.

Votação no diretório estadual do Democratas será secreta

As 59 pessoas que terão direito a voto na reunião do diretório estadual do Democratas farão a sua escolha de forma secreta. No entanto, pelo regimento, quem desejar se pronunciar declarando o voto, pode fazer, desde que no tempo de dois minutos.

A reunião do DEM está marcada para ocorrer às 9h, em primeira chamada, e às 9h30 em segunda e última chamada, conforme define o edital.

Fonte: Panorama Político

Liberação de parte dos recursos de emenda do deputado Getúlio Rego beneficiará várias ruas com pavimentação

Quando esteve em Natal, na semana passada, o prefeito Flaviano Monteiro protocolou, junto à Secretaria de Infra-Estrutura do Estado, um projeto de pavimentação no valor de R$ 386.081,31, sendo R$ 347.473,18 da Emenda no OGE/2014, do deputado Getúlio Rego e o restante, no valor de R$ 38.608,13, de recursos próprios.

O valor da emenda do deputado foi dividido em três parcelas e a primeira parcela já está liberada para que as obras de pavimentação sejam iniciadas. “Uma boa notícia para os moradores das ruas que ainda não estão pavimentadas e que tantos transtornos causam à população”, comemora o prefeito.

Parte das Ruas: Padre João da Cunha, Mundinha Dantas, Vereador Celso Marinho, Olavo Raposo, Euclides Pereira, Moésio Holanda, Rua da Capela de Frei Galvão e ao lado do Cartório Eleitoral serão pavimentadas com recursos da EMENDA do OGE/2013 do Deputado Getúlio Rego.

O valor da emenda e de 300 mil reais, dividido em três parcelas, sendo que a primeira já está liberada. Uma boa notícia para os moradores dessas ruas que ainda não estão pavimentadas.

Atraso em repasse da saúde agrava situação das Prefeituras que enfrentam crise financeira

E o atraso no repasse referente ao Piso da Atenção Básica Fixo (PAB Fixo) deixa Prefeituras que enfrentam crise financeira, em situação mais grave.

Os recursos no valor de R$ 403 milhões devem ser repassados as contas da prefeitura até o dia 10 de cada mês. No mês de maio, até o momento, os Municípios não receberam os recursos que devem ser destinados a investimentos de procedimentos e ações de assistência básica.

Quer dá uma voltinha com a gata da sexta?!?!? Confira tarados...


Hoje a gata tá maravilhosa!!! Te convidando para uma voltinha... para celebrar a sexta feira e deixar todos leitores de queixo caído. Boa estrada, amigos!

Poderá acontecer surpresa na reunião da Executiva Estadual do DEM na próxima segunda-feira

A Executiva Estadual do DEM é composta por 59 membros. O senador José Agripino Maia, que preside o partido nacionalmente e também à nível estadual, já fez contas.

E Agripino acha que tem a maioria folgada sobre qualquer decisão de alguém defender à reeleição da governadora Rosalba Ciarlini no encontro. Uma fonte bem informada disse que poderá haver surpresa para José Agripino. Ele estaria contando com votos que poderá não ter na hora.

Henrique evita criticar adversários do PT e do PSD

Em entrevista ao Jornal da Cidade, da 94 FM, o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, pré-candidato ao Governo pelo PMDB concedeu entrevista ao apresentador Alex Vianna, nesta sexta-feira (30).

Henrique evitou bater nos adversários, e mesmo sendo questionado a respeito de críticas que recebeu da deputada Fátima Bezerra (PT) e do deputado José Dias (PSD), ele preferiu dizer que seus adversários estão “distorcendo fatos” e fazendo campanha “radical”. Fátima disse que o PMDB não tem moral de criticar o Governo Rosalba, pois participou com indicações de cargos. Henrique lembrou que foi o próprio PMDB e o povo através de pesquisas, que pediu fez o partido romper com o Governo.

Centro de Atividades Físicas Performance apresenta mini curso Diabetes e Exercício Físico


O mini curso acontecerá no próximo dia 31/05/2014, sábado, das 08h00min às 12h00min, no Centro de Atividades Físicas Performance, em Apodi/RN.

Ministrado pelo Professor Dr. Hélio Filho. Investimento de R$ 20,00. Contatos: (84) 3333-3213 / 9956-5007 / 9171-2926.

Venha você também participar!

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Relações políticas que se complicam

Azedaram as relações políticas entre o pré-candidato a governador Henrique Alves (PMDB) e o presidente da Assembleia Legislativa do RN, Ricardo Motta (PROS).

O zunzunzum nos intramuros da Assembleia Legislativa indicam, que Motta voltou a ver com “bons olhos” a governadora Rosalba Ciarlini (DEM).

O mesmo podendo acontecer com PSDB do ex-deputado federal Rogério Marinho e o PMN do deputado estadual Antônio Jácome.

A luta por “espaços” e apoios às eleições deste ano fermentam esse mal-estar.

Aguardemos, pois.

Fonte: Carlos Santos

Agências da Caixa vão abrir mais cedo em dia de jogo da seleção brasileira

As agências da Caixa Econômica Federal vão atender ao público das 08h30 às 12h30 (horário de Brasília) nos dias de jogos da seleção brasileira de futebol  durante a Copa. 

Nestes dias, será obrigatório o atendimento mínimo de quatro horas. Até o momento estão confirmados três jogos da seleção brasileira nos dias 12, 17 e 23 de junho. As agências bancárias vão afixar em suas dependências os horários especiais com a antecedência mínima de dois dias úteis.

Campanha de vacinação encerra amanhã e Apodi busca superar a meta do ministério da Saúde

A campanha nacional de vacinação encerra amanhã, sexta-feira (30), em todo o país. Em Apodi, as unidades básicas do município continuam com as ações voltadas para que a meta estipulada pelo ministério da Saúde possa ser atingida.

A vacina contra a Influenza esta disponível à população de adultos com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária entre seis meses a menores de cinco anos, gestantes de qualquer idade gestacional e puerperal (mulheres em pós-parto), profissionais da saúde, pessoas com doenças crônicas e a população privada de liberdade.

Aumento de 2% no FPM deverá ser votado na próxima semana pela CCJ do Senado

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 39/2013, que aumenta em 2% o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), deverá ser votada pela Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJ) do Senado Federal, na sessão da próxima quarta-feira (04).
E a aprovação do texto representa mais de R$ 7,4 bilhões para os Municípios, já em 2015. A matéria é um dos principais itens da pauta municipalista liderada pela entidade.

Robinson Faria é o melhor caminho para o PCdoB

O PC do B marcha em direção para fortalecer a pré-candidatura do vice-governador Robinson Faria (PSD) ao governo do Estado.

Para a maioria dos comunistas, Robinson é o melhor caminho para as eleições deste ano. Ainda pode dar certo indicar o vice de Faria.dica para emagrecer

Agricultora familiar tem agroecologia como estilo de vida e método de trabalhodiet detox

A agricultora Francisca Eliane Viana vive em Mossoró, no Rio Grande do Norte. No assentamento Mulunguzinho, porém, não pergunte por Francisca para encontrá-la, mas, sim, por Neneide. Com três filhos, de 20, 23 e 26 anos, Neneide foi mãe pela primeira vez aos 15 anos e, aos 41 anos, tem quatro netos. Trabalhadora do campo, ela tem disposição de sobra para enfrentar os desafios diários, colocar sua força na gestão de uma cooperativa e divulgar, para quem puder, os benefícios das práticas agroecológicas.

Atualmente, Neneide preside a Cooperativa de Comercialização Solidária Cooperxique, formada por 60 famílias, homens e mulheres agricultores familiares, e também coordena a rede Xique-Xique, que reúne 14 núcleos de artesãos e artesãs em 14 municípios do Rio Grande do Norte. A rede une associações e cooperativas para promover a comercialização dos produtos dos cooperados. A cooperativa familiar Cooperxique é um braço da rede que cuida da parte administrativa e comercial.

Clique AQUI e continue lendo.diet detox

Prefeito de Apodi mostra-se incansável na busca de apoios para concretização do Polo Industrial do município

A criação de um Polo Industrial no município de Apodi está cada vez mais perto de tornar-se realidade e se depender apenas do empenho do prefeito Flaviano Monteiro, a obra estará sendo iniciada ainda este ano, pois a compra do terreno já foi acertada com o proprietário, dependendo apenas de aprovação da Câmara Municipal para efetivação do pagamento.

Enquanto aguarda aprovação do projeto na Câmara, o prefeito tem visitado órgãos que possam agilizar a regularização da compra do terreno. Em menos de uma semana, Flaviano esteve duas vezes na sede da Secretaria Estadual de Assuntos Fundiários e Reforma Agrária-SEARA para buscar parceria que permita a agilização do georreferencial do terreno do polo industrial, como também do novo Cemitério a ser construído em Apodi.

Ao Secretário de Assuntos Fundiários do Estado, Rodrigo Medeiros, o prefeito solicitou o apoio técnico para o georreferencial da propriedade onde será implantado o polo Industrial de Apodi e foi prontamente atendido, aguardando a visita dos técnicos ao município ainda esta semana.

Precisamos do georreferenciamento, ou seja, da medição da área e a descrição das características, limites e confrontações do terreno localizado na Região da Pedra, conforme decisão da sociedade apodiense que foi consultada previamente sobre a escolha do local onde será instalado o Parque Industrial do nosso município”, diz Flaviano.

Acompanhado do vice-prefeito, José Maria, o prefeito esteve na cidade de Goianinha, na região Agreste do Estado para verificar a implantação do polo industrial que está sendo construído naquela cidade. O prefeito Junior Rocha e o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Téo Tomaz fizeram uma explanação sobre os caminhos percorridos para a conquista do polo industrial.

“Somente uma empresa, vai gerar 500 empregos diretos para aquela cidade. Esse é o nosso sonho e por isso estamos focados na criação do nosso polo, buscando contato com empresas que tenham interesse em se estabelecer em Apodi, gerando emprego e renda para os nossos conterrâneos”, destaca o vice- prefeito.

Câmara aprova Plano Nacional da Educação

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (28), por unanimidade o Projeto de Lei 8035/10, que cria o novo Plano Nacional da Educação (PNE) e apresenta as 20 metas para Educação nos próximos 10 anos.  Agora, resta apenas os deputados analisarem os destaques do texto na próxima semana, para que a proposição seja encaminhada para a sanção da presidenta Dilma Rousseff.

A deputada Fátima Bezerra, coordenadora do Núcleo de Educação e Cultura da Bancada do PT, que juntamente com os movimentos sociais, como a UNE, UNDIME, CNTE, Campanha Nacional pelo Direito à Educação, entre outras, lutaram fortemente pela aprovação da matéria pelos deputados, declarou que “aquilo que era um sonho, se tornou realidade. Hoje é um dia histórico para a educação brasileira”.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Comissão do Senado aprova proposta que altera Bolsa Família

Depois de um debate com a oposição na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), senadores governistas foram surpreendidos com a aprovação do projeto PLS 458/2013, de autoria do tucano Aécio Neves (MG), que altera a Lei 10.836/2004, que criou o Programa Bolsa Família. De acordo com a proposta, o beneficiário que conseguir emprego poderá permanecer no programa por ainda mais seis meses.

“A proposta que nós aprovamos significa que um cidadão que conseguir o emprego, sendo ele beneficiário do Bolsa Família, por seis meses, poderá continuar recebendo concomitantemente com o seu salário, formalizado em carteira, também o Bolsa Família”, explicou Aécio.

Pagamento de 97% dos servidores será depositado até a próxima sexta-feira

O Governo do Estado comunica que o pagamento dos salários dos servidores estaduais relativo ao mês de maio será efetuado da seguinte forma: Nesta quinta-feira (29) será creditado o pagamento de todos os servidores da Segurança, Saúde e Educação (inclusive UERN), independente do valor do salário, que representam um total de 58.987 servidores.

Na sexta-feira (30) recebem todos os servidores do DETRAN, IDEMA, DEI, JUCERN e IPEM – 1.028 servidores;Também na sexta recebem, ao meio-dia, os servidores ativos e inativos das demais áreas que ganham até R$ 5 mil líquidos – 39.499 servidores.

José Agripino pode perder grupo de Rosalba

Caso na reunião do Diretório Estadual do DEM, o partido comandado pelo senador José Agripino Maia decidir isolar a governadora Rosalba Ciarlini, ele pode perder o grupo liderado por ela em Mossoró.

O DEM hoje tem cerca de 20 prefeitos, alguns vice-prefeitos e dezenas de vereadores. O partido vai trabalhar para manter a cadeira de Felipe Maia na Câmara dos Deputados e tentar garantir as três cadeiras de deputado estadual.

Número de homicídios no RN cresceu 272% entre 2002 e 2012


Os números da violência colocam o Rio Grande do Norte em duas preocupantes posições no Mapa da Violência 2014 divulgado ontem, dia 27, pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso). A informação é da Tribuna do Norte.

E o Estado teve o maior percentual de crescimento nos casos de homicídios entre os anos de 2002 e 2012: o aumento no número de assassinatos foi de 272%. No mesmo período, a variação na taxa de homicídios por cada grupo de cem mil habitantes foi a maior do país – 229,1%.

Se PT se unir ao PCdoB garante eleição de dois deputados e disputa a terceira vaga

Já fizeram as contas do cociente eleitoral. A possível coligação do PT com o PCdoB para a Assembleia Legislativa garante de cara duas cadeiras. A tendência é se os deputados Fábio Dantas (PCdoB) e Fernando Mineiro (PT) conseguirem boas votações possa contabilizar a terceira vaga de deputado estadual. Além de Fábio, o PCdoB tem o vereador George Câmara, que teve quase 10 mil votos em 2010 e o ex-prefeito de Tangará, Theodorico Neto, que reúne bases no Trairi.

Se deliberar no sábado (31) pela coligação com o PCdoB, o PT pode diminuir seus candidatos, em nome da junção. Mineiro que teve em 2010,  24 mil votos, continua sendo o nome de peso da sigla. Não se sabe ainda se Raimundo Glauco, que conseguiu na passada mais de 11 mil votos, disputa esse ano. O vice-prefeito de Mossoró, Luiz Carlos vem sendo estimulado. No Seridó, o vereador Odon Júnior de Currais Novos, já confirma a presença. Ele teve 3.064 votos, sendo o oitavo nome do PT mais votado da chapa petista em 2010.

Acidente envolvendo veículo de Severiano Melo deixa saldo de 4 mortos

Distante cerca de 25km de Mossoró, deixa um saldo de pelo menos quatro pessoas mortas no local. Várias equipes de resgate Bombeiros e SAMU foram acionados. 

De acordo com informações o condutor de um veículo tipo RANGER realizou uma ultrapassagem perigosa e colidiu violentamente com um veículo menor da Prefeitura de Severiano Melo. 

Quatro ocupantes do veículo menor morreram no local. Motorista causador do acidente se evadiu do local. 

Nossa equipe está a caminho mais detalhes já.

Fone: Blog Passando na Hora

Secretaria de Agricultura realiza serviço de inspeção, fiscalização e revisão de poços com tecnologia de uso de Energia Solar

Neste último domingo (25), a Secretaria de Agricultura de Apodi realizou serviço de inspeção, fiscalização e revisão de poços com tecnologia de uso de Energia Solar, em parceria com a Empresa COIMEX de Fortaleza-CE.

Ao todo foram 12 comunidades visitadas, onde os funcionários da secretaria fizeram levantamento de ações que já na segunda-feira (26) começaram a ser atendidas.

Conserto de bombas, revisão tubular, limpeza e vazão, manutenção na rede elétrica, esta estão semana sendo executadas, através do levantamento realizado no domingo.

A ação garantirá todos os 30 poços funcionando a todo vapor ao final da semana, inclusive os que se encontravam sem funcionalidade.

Prefeitura de Apodi inicia pagamento ao funcionalismo

O tesoreiro Josivan Alves informa que o pagamento dos servidores municipais inicia-se nesta quarta-feira (28).

Em contato com o blog, Josivan disse que está pagando todas secretárias, exceto os agentes de endemias, agentes de saúde e comissionados que será amanhã, dia (29). Já os servidores da educação receberão na próxima segunda-feira, dia 02.

O pagamento dos servidores municipais representa um incremento de mais de 1 milhão de reais na economia da cidade.

“Nossa principal meta é fazer com que outros distritos industriais surjam no RN “, diz Rosalba

Rosalba Ciarlini comemorou a abertura da 19ª empresa em solo potiguar desde 2011 e defendeu as iniciativas adotadas pelo Governo do RN, através da Sedec, na atração de novas indústrias. A inauguração contou com as presenças de Francisco Carlos Cavalcante, superintendente estadual do BNB; Demétrio Torres, titular da Secopa e DER; o prefeito de Macaíba, Fernando Cunha; representantes da Hering e Grupo Guararapes, e do Monsenhor Lucas.

“Nossa principal meta é fazer com que outros distritos industriais surjam no RN, assim como está sendo em Caicó. Sempre incentivamos a troca de impostos por empregos. Não há maior ação social do que essa. A carga tributária brasileira é muito alta para a indústria e é por isso que ações como essa, assim com o Pró-Sertão, viabilizam a sustentabilidade das companhias, geram renda e garantem a economia do nosso estado aquecida”, declarou.

terça-feira, 27 de maio de 2014

Prefeito Flaviano Monteiro visita aterro sanitário de Apodi


O prefeito Flaviano Monteiro, visitou ontem (26), o aterro sanitário do município. Aproveitou para conversar com catadores que tiram o sustento da família catando lixo no aterro.

Flaviano tem pretensões de realizar melhorias no aterro e lançar a coleta seletiva do lixo. “Mais um problema que atual gestão vai enfrentar”, disse o prefeito.

Acompanhe o blog pelo Twitter: @JanioApoDiario
Acompanhe o blog também Fecebook: Jânio Duarte

Por ‘comício’ antecipado, Justiça condena Henrique, João e Wilma

O evento que o PMDB realizou no hotel Praiamar, em Natal, para lançar a pré-candidatura de Henrique Eduardo Alves ao Governo do Estado não foi uma simples propaganda eleitoral antecipada. Foi um comício. E quem afirmou isso foi o juiz federal Marco Bruno Miranda, que condenou Henrique, o pré-candidato a vice, João Maia (PR), e a pré-candidata ao Senado, Wilma de Faria (PSB), por publicidade extemporânea e os multou em R$ 70 mil.

“Com efeito, a partir das provas documentais acostadas, a prática de propaganda eleitoral antecipada está nitidamente configurada. O evento realizado no Hotel Praiamar rigorosamente ultrapassou os limites intrapartidários, infringindo o disposto no artigo 36-A, II, da Lei 9.504/97, já que a reunião político-partidária prestou-se ao lançamento das pré-candidaturas de Henrique Eduardo Lyra Alves, João da Silva Maia e Wilma Maria de Faria, aos cargos, respectivamente, de governador, vice-governador e senador, em período vedado pela legislação eleitoral”, afirmou o magistrado, que será o responsável no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) por julgar os casos de propaganda antecipada neste ano.

Fonte: Jornal de Hoje

RN tem maior crescimento do número de homicídios do Brasil em 10 anos

O Rio Grande do Norte foi o estado com o maior crescimento no número de homicídios em 10 anos. O dado está no prévia do estudo "Mapa da Violência 2014. Os jovens do Brasil", divulgada nesta terça-feira (27) pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americano. O documento aponta o RN com uma evolução de 272,4% na quantidade de homicídios entre os anos de 2002 e 2012. O estado foi seguido por Bahia (242,1%) e Maranhão (203,6%).

O Mapa da Violência mostra o RN com 301 homicídios registrados em 2002. Passados dez anos, o número saltou para 1.121.

[public] Futebol é na Rádio Vale do Apodi


A Rádio Vale AM 1030 de Apodi transmite o Campeonato Brasileiro 2014, através da Jornada Esportiva.

O esporte amador também tem visibilidade na campeã do Oeste. A Rádio Vale do Apodi conta com um programa sobre o melhor do esporte nacional, regional e local. O Show de Esportes com Alderivan Marinho vai ao ar de segunda a sexta, das 11hs às 11hs30min.

Acompanhe o blog pelo Twitter: @JanioApoDiario
Acompanhe o blog também Fecebook: Jânio Duarte

Deputado Gustavo Carvalho faz alerta sobre crise na UERN e apela ao governo por investimentos

A crise na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), foi novamente citada em plenário. O deputado Gustavo Carvalho (PROS) criticou o governo pelo que classificou de “decisão gradativa” de fechamento da universidade. Gustavo Carvalho afirmou que a decisão do governo vai de encontro às expectativas da sociedade civil.

“Fui abordado por inúmeros jovens e pais. Os estudantes inclusive farão um abaixo-assinado contra essa decisão. A UERN hoje oferece a oportunidade de ingresso em quatro cursos e enquanto os estudantes sonham com uma oferta ainda maior de novos cursos, novas possibilidades, o que estamos vendo na prática é a perspectiva de extinção do núcleo”, disse.

O parlamentar criticou o governo pelo não investimento no ensino superior. Contou que foi procurado pelas lideranças, por pais e pelos próprios alunos que cursam e pelos que sonham em cursar nível superior e fez um apelo ao governo e ao atual reitor para que a decisão seja reconsiderada.

Em nota, Fátima Bezerra diz que estranha Wilma de Faria criticar o Governo Rosalba e fazer parte de um palanque com o DEM

A deputada federal Fátima Bezerra, em nota oficial, rebateu críticas da vice-prefeita de Natal Wilma de Faria, em entrevista concedida hoje. A petista disse que o seu partido não aceitou fazer parte da aliança com o PMDB por “questão de coerência”, já que lá também estavam o PSDB e o DEM.

Sobre Wilma de Faria, diz a nota de Fátima Bezerra: “estranho é a vice-prefeita aderir a uma coligação da qual o DEM faz parte e achar que pode continuar a fazer críticas pessoais à Rosalba Ciarlini como se o governo fosse obra de uma única pessoa. Estranho e incoerente é ela criticar as áreas do governo que não funcionam sem dizer que os responsáveis pelos desacertos foram indicados do PMDB, do PR, do DEM, do PSDB e de outros partidos, agora aliados dela. Logo ela que já foi governadora e sabe que as responsabilidades de um governo são coletivas”.

TV Ponta Negra vai investir R$ 3,5 milhões de reais no interior do RN

O sinal da TV Ponta Negra voltará a ser captado em Apodi a partir do dia 25 de junho. Com um detalhe: sinal digital.

A TV Ponta Negra investirá 3 milhões e 500 mil reais no interior do Estado para melhorar a qualidade dos serviços.

Severiano Melo realiza Motocross, dia 29 de junho

Clique no cartaz para ampliar

Ex-prefeito de Felipe Guerra é condenado por improbidade administrativa

Ação Civil Pública julgada procedente resultou em nova condenação por improbidade administrativa para o ex-prefeito de Felipe Guerra, Braz Costa Neto. A sentença da juíza Flávia Sousa Dantas Pinto reprovou a conduta do ex-gestor, que deixou de apresentar ao Tribunal de Contas do Estado relatórios de execução orçamentária e de gestão fiscal relativos ao exercício de 2008.

A ação foi proposta pelo Ministério Público Estadual junto à Comarca de Apodi, por suposta afronta à Lei 8.429/92, que lista atos de improbidade administrativa. O MP alegou que o então prefeito deixou de apresentar ao TCE documentos relacionados a todos os bimestres do exercício fiscal de 2008, apesar de inúmeras solicitações. Notificado, o ex-gestor não apresentou manifestação em sua defesa.

O julgamento independe da produção de outras provas, sendo suficientes os documentos constantes do processo, considerou a magistrada, para quem restou comprovado que “o demandado não cumpriu com a obrigação de apresentar os relatórios de execução orçamentária e de gestão fiscal relativos ao exercício de 2008”.

Para Flávia Sousa Dantas Pinto, ainda que ausência de prestação de contas não resulte em dano concreto ao patrimônio estatal, a conduta macula princípios legalidade e a publicidade relacionados à Administração Pública.

O ex-prefeito Braz Costa foi condenado na suspensão dos direitos políticos por 3 anos, ao pagamento de multa civil no valor de cinco mil reais, além de ficar proibido de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente.

(Processo nº 0002111-60.2012.8.20.0112)

PT cozinha PCdoB e PMDB pode fechar com o partido

PCdoB...

É a noivinha da hora, que o PMDB paquera e o PT esnoba. Na 94FM, a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) falou do partido: "Queremos que outros partidos como o PCdoB venham somar conosco".

Deixa claro que o PMDB corre atrás do PCdoB. E corre mesmo, pois só o deputado Henrique Alves já conversou inúmeras vezes com o partido. Sempre chamando seus representantes ao seu apartamento para mais conversas.

Na 96FM o deputado Fernando Mineiro (PT) disse que o PCdoB "apresentou a solicitação" para se coligar com o PT, mas afirmou que o PT só 'delibera' sobre o assunto no próximo sábado.

O que o Blog sabe é que o PCdoB esperava para ontem a decisão do PT. Huummm...

Sabe o que eu acho?
Que Henrique vai levar o PCdoB.
Comunistas torcendo para isso é o que não falta.

Fonte: Thaisa Galvão

Agripino acerta apoio ao PMDB, abandona Rosalba Ciarlini e racha o DEM no RN

O Democratas está rachado no Rio Grande do Norte. De um lado, o grupo de Rosalba Ciarlini, única governadora do partido na atualidade e que ainda sonha com a reeleição. Do outro, o senador José Agripino, presidente nacional da sigla, que quer facilitar a reeleição do filho (o deputado federal Felipe Maia) e dos outros parlamentares estaduais, apoiando o PMDB de Henrique Eduardo Alves. A situação parece ser tão grave que nem após a reunião do Diretório Estadual do DEM, marcada para o dia 2 de junho, conseguirá remediar o conflito interno, uma vez que, dificilmente, o lado vencido se dedicará integralmente à disputa.

Isso porque se, por exemplo, Agripino conseguir convencer Rosalba de que a tentativa de reeleição não é o melhor caminho, dada a condição de inelegibilidade e o alto índice de rejeição do nome dela, dificilmente a governadora participará da campanha de outro candidato – principalmente, da campanha de Henrique. Alias, deverá não. Henrique é o escolhido, segundo se comenta nos bastidores da política local. O pré-candidato peemedebista ao Governo, inclusive, já havia até confidenciado que Agripino prometeu que estará ao lado dele no pleito de 2014, para conseguir uma coligação mais ampla na proporcional e reeleger, pelo menos, seus atuais deputados.

Movimento pedirá impeachment de Rosalba

Está programado para esta terça-feira (27), às 10h, uma marcha pedindo o impeachment da governadora Rosalba Ciarlini. O movimento sairá da sede da OAB-RN e segue até a Assembleia Legislativa. Para os policiais civis e servidores do ITEP, o SINPOL-RN informa que a concentração será a partir das 8h, na própria sede do sindicato.

Ao chegar à Assembleia Legislativa, os membros do MARCCO/RN que foram signatários do pedido de impeachment da governadora, apresentarão um aditamento a esse pedido, visando incluir mais uma ação de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público em desfavor da governadora.

IFRN Apodi lança o projeto "Qualidade de Vida e Saúde na Melhor Idade: educação, inclusão e cidadania"


O IFRN através do projeto de extensão Qualidade de Vida e Saúde na Melhor Idade: educação, inclusão e cidadania que tem como coordenadora a professora de Educação Física Jane-mery Lima, vem desenvolver com o público idoso atendidos pela secretaria municipal de Assistência Social de Apodi um programa de atividades físicas, duas vezes por semana no IFRN, campus Apodi/RN. Os trabalhos iniciarão esta semana.

Atenciosamente,

Jane-mery Nunes da Costa Lima
Professora de Educação Física
IFRN - Campus Apodi

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Apodi será destaque através da Rádio Vale no jornalismo TCM


Mais um arrojado projeto do Sistema Oeste de Comunicação – Grupo TCM, estará colocando Apodi diariamente na mídia do estado. Brevemente tudo que acontece em Apodi e na região estará sendo transmitido por uma rede de emissoras de rádio e pela TV a Cabo Mossoró – TCM canal 10.

As Rádios Vale do Apodi, Princesa do Vale em Açú, interligadas com a 95 FM de Mossoró estarão transmitindo o jornal da manhã regional.

A data para estréia do novo projeto jornalístico está sendo preparada pela direção do Sistema Oeste de Comunicação, que vai noticiar cada vez mais os acontecimentos de Apodi e região.

Para Fernando Magalhães, comunicador e Diretor da Rádio Vale do Apodi, o projeto jornalístico é de fundamental importância para uma maior visibilidade a nível estadual para todos os municípios que compreendem a comarca apodiense. ”Fico feliz em saber que a nossa região será destaque através de uma rede de emissoras que preza pelo jornalismo profissional, e ao mesmo tempo sinto-me realizado pela Rádio Vale contribuir com Apodi e região”, comentou Fernando Magalhães.

O Sistema Oeste de Comunicação – Grupo TCM, através da rede de rádios e mais a TV a Cabo Mossoró, atingirão quase metade do estado do Rio Grande do Norte.

Concursos: quase 24 mil vagas abertas em todo país

Os concursos com inscrições abertas nesta semana oferecem 1.094 oportunidades de trabalho para quem pretende iniciar ou continuar uma carreira no serviço público. No período, foram abertas 12 novas seleções.

Entre os novos concursos, o que vai selecionar maior número de servidores é o do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, que anunciou a abertura de 261 vagas para todos os níveis. CLIQUE AQUI e confira a relação completa.

PDT reafirma apoio a candidatura de Henrique Alves

O prefeito de Natal, Carlos Eduardo, afirmou que o PDT está engajado na aliança que terá como candidatos o deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB), a governador, e Wilma de Faria (PSB), ao Senado. Carlos Eduardo — que é presidente estadual do PDT — destacou que não há dúvida quanto ao apoio a estas candidaturas. “A respeito de especulações que surgiram, é preciso deixar claro que o PDT está unido e engajado no apoio a Henrique, Wilma de Faria e também na campanha à reeleição da presidenta Dilma Rousseff”, afirmou Carlos Eduardo.

“É natural que cada partido busque seu espaço, manutenção ou conquista de vagas na Assembleia Legislativa e Câmara de Deputados, mas o importante é que temos programas e projetos em discussão para Natal e para o Rio Grande do Norte. Queremos desenvolver o Estado, melhorar a condição de vida da população”, afirmou o prefeito. Ele disse que há um diálogo com Henrique Eduardo que não foi bloqueado e, por isso, não se cogitou recuar na formação de uma coligação em benefício do Rio Grande do Norte.

Fonte: Tribuna do Norte

Perímetros irrigados: o espaço clique aqui geopolítico do capital no semiárido

“Os perímetros irrigados vêm evoluindo no sentido claro de ser um espaço geopolítico do capital no semiárido.” É o que afirmou a médica Raquel Ragotto, professora da Universidade Federal do Ceará (UFCE), neste sábado (17), durante seminário realizado no III Encontro Nacional de Agroecologia (ENA), em Juazeiro, na Bahia. Ragotto lançou o dossiê “Perímetros Irrigados: 40 anos de violação de direitos no semiárido”, que produziu junto a outros 19 pesquisadores das áreas de geografia, história, direito, meio clique aqui ambiente e saúde, vinculados a cinco universidades do Nordeste. O documento analisa os impactos de 5 territórios de perímetro irrigado (PI) sobre a vida de comunidades nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte. De acordo com a professora, que é também representante da Rede Brasileira de Justiça Ambiental e da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), o estudo partiu de uma demanda do Movimento 21, que reúne movimentos sociais do campo, como Cáritas Diocesana de Limoeiro do Norte, Movimento dos Trabalhadores Rurais.

Francisco Edilson Neto, líder do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi, é um dos agricultores ameaçados pelos perímetros irrigados. A Chapada do Apodi, região em que vive, já foi ocupada pelas grandes corporações em seu lado cearense – ela se localiza na divisa do estado com o Rio Grande do Norte. Desde quando foi inaugurado o PI Jaguaribe-Apodi, diversas famílias agricultoras perderam seus sítios para empresas como Fruta Cor, Bananas do Nordeste S/A e Del Monte Fresh Produce. Agora, um novo sistema de clique aqui irrigação (PI Santa Cruz do Apodi) está sendo construído, dessa vez na parte norte-rio-grandense. “Esse projeto vai expulsar 6 mil pessoas de suas terras”, afirmou Neto. Em sua fala, ele destacou ainda a importância de se analisar e comparar diversos casos semelhantes, como fizeram os autores da pesquisa. “É muito interessante que a gente junte esses conflitos. O problema é de todo mundo, não só de Apodi. Nós estamos perdendo os territórios. Se a gente não lutar, não vamos ter mais nenhum camponês no próximo ENA”, declarou. 

Clique AQUI e continue lendo.

Gesane Marinho pode desistir da reeleição para ser a vice na chapa encabeçada por Robinson

Não é de hoje que tomou conta dos bastidores a possível desistência da deputada estadual Gesane Marinho, devido a não coligação proporcional com o PT, para a Assembleia Legislativa.

Gesane Marinho está em seu terceiro mandato. A mãe dela é prefeita de Canguaretama, Fátima Marinho (PSD). Já o irmão dela, Bertone Marinho (PMDB) é vereador em Natal. O nome da deputada vem surgindo agora para ser a vice, que Robinson só quer anunciar no próximo mês.

Atenção você que tá com vitamina A em atraso

 - Crianças entre 1 ano e menores que 05 que estão com a vitamina "A" atrasada nos Bairro: São Sebastião, Malvinas e Bacurau compareça a unidade básica São Sebastião.

Todas as pessoas necessitam de vitamina A para proteger sua saúde e visão. Porém, alguns grupos populacionais, pelas características da fase da vida em que se encontram, necessitam de atenção especial porque são mais vulneráveis à deficiência de vitamina A.

Robinson diz que só define vice em junho e dispara: “Quem for comodista vá para o acórdão”

Durante a entrevista que concedeu a 96 FM, Robinson Faria foi questionado pelo apresentador Diógenes Dantas sobre o nome de seu vice. Ele lembrou que foi uma pergunta feita pelo Blog do Marcos Dantas, através do Twitter.

“Quem for comodista vá para o acórdão. Até junho vamos definir isso (vice). O G7 já aderiu ao acórdão. O PTB já aderiu ao acórdão. Querem montar dois palanques para ninguém ficar com Robinson nos municípios. Mas, nada disso me intimida”, disse.