sábado, 12 de abril de 2014

Prefeitura prepara construção do novo cemitério público de Apodi

Um dos locais visitado ontem
A falta de planejamento do poder público para pensar a questão dos cemitérios públicos em Apodi está quase culminando na ausência de vagas para sepultamentos.

Uma das saídas apontadas pela Prefeitura para resolver o problema é a construção de um novo cemitério público em Apodi.

Foi o que anunciou, ontem, Flaviano Monteiro, prefeito de Apodi, durante reunião com empresários.

O gestor afirma que o local ainda não foi definido, mas, provavelmente será na saída para Pau dos Ferros, que dispõe de terrenos maiores.

Projeto apresentado pelo deputado Walter Alves estende meia-entrada a doadores regulares de sangue

Pelas leis vigentes, apenas os estudantes e os idosos têm direito à meia entrada em eventos culturais, esportivos e de lazer e entretenimento. Mas esse rol de pessoas pode aumentar. O deputado estadual Walter Alves, líder da bancada do PMDB na Assembleia Legislativa, apresentou um projeto de lei que também garante o desconto aos doadores regulares de sangue.

De acordo com o parlamentar, o objetivo da proposta é incentivar a doação de sangue como forma de abastecer os estoques de sangue no Estado, além de estimular as políticas de incentivo à cultura, ao esporte e ao lazer.

“Famílias travam diariamente uma luta pela sobrevivência de um ente querido, numa busca desesperada por pessoas dispostas a contribuir, se colocando à disposição até mesmo para o transporte e custeio do ato. Todos já ouvimos falar nas diversas campanhas publicitárias para incentivo a doação de sangue, porém os bancos de sangue ainda carecem de um estoque bem abastecido de forma constante”, destacou.

Walter ressaltou que o desconto de 50% na entrada dos eventos só será aplicada aos doadores regulares devidamente cadastrados nos centros de coleta de sangue, identificado por um documento emitido pelo próprio centro ou pela secretaria de saúde contendo informações básicas como foto, nome do doador e a data da última doação.

Aliados de Campos e Marina divergem em nove Estados, inclusive no RN

O ex-governador Eduardo Campos (PSB) e a ex-senadora Marina Silva (Rede) anunciam na segunda-feira sua chapa presidencial sem terem conseguido resolver problemas entre seus grupos políticos em nove Estados. As divergências ocorrem porque integrantes da Rede, liderada por Marina, rejeitam o apoio do PSB a candidaturas de PSDB, PT e PMDB. Segundo eles, essas siglas representam a “velha política”.

Também há rejeição a nomes do próprio PSB, partido ao qual Marina e aliados se filiaram após não conseguirem o registro da Rede na Justiça Eleitoral, ano passado. Os casos mais complicados, com chances remotas de acordo, ocorrem nos Estados de São Paulo e do Paraná.

Com a chegada das chuvas Prefeitura do Apodi acelera serviço de recuperação de estradas vicinais

Fotos: Facebook do prefeito
A prefeitura do Apodi mantém um trabalho constante de recuperação de estradas vicinais, esse serviço inclui os pontos mais críticos nas quatro regiões do município.

“Essa é uma ação permanente para manter as comunidades rurais com estradas de qualidade”, disse o secretário de obras, Samuel Nogueira.

Dando sequência a esta ação, a Prefeitura do Apodi realizou durante o mês de abril um intenso trabalho nas comunidades do Córrego na região da Areia; Portal da Chapada e Assentamento Milagres na região da Chapada já na divisa com o estado do Ceará.

“Estamos atentos para recuperar os pontos mais críticos das estradas vicinais de acesso a sede do município”, frisou o prefeito em uma rede social.

Apesar do trabalho diário da prefeitura para recuperar as estradas vicinais, existem pontos que a prefeitura ainda não chegou, a demanda é bem maior que a oferta.

Presença de deputados do PSD em evento com PT fortalece candidatura de Robinson ao Governo

Sinais de que a coligação unindo PT e PSD na formação de uma chapa de candidatos a deputado estadual começa dar certo: a presença dos deputados do PSD no Seminário Regional PSD e PT que aconteceu na noite desta sexta-feira em Ceará-Mirim.

Nos outros dois, em Apodi e Monte Alegre, com o PT batendo o pé contra a coligação, Gesane Marinho, José Dias e o federal Fábio Faria não botaram os pés.

Nesta sexta, além dos deputados, do governadorável Robinson Faria e da senadorável Fátima Bezerra, foram ao evento os prefeitos Louvado, de Taipu; Maurício, de Poço Branco; Bruno Patriota, de Ielmo Marinho; de Pureza, Maria… e o presidente do PSD de Ceará-Mirim Júlio César, e de lideranças da região…

Detalhe da noite: o governadorável Robinson vestindo camisa vermelho-PT.

Fonte: Thaisa Galvão

No ato com prefeitos, Fátima defende federalização do Piso do Magistério e PEC 341

A deputada federal Fátima Bezerra (PT) participou nesta sexta-feira (11), na Assembleia Legislativa, de ato realizado pela Federação dos Municípios do RN, que faz parte do Dia Nacional de Paralisação dos Municípios pela reivindicação de aumento no repasse do FPM, organizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). 

Na ocasião, Fátima Bezerra ressaltou as iniciativas do Governo Federal em atendimento as reivindicações dos prefeitos, defendeu a federalização do Piso Nacional do Magistério e declarou total apoio a PEC 341/2013, que aumenta em mais 2% o repasse da União ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

“Sabemos que a maioria das prefeituras não tem condições de pagar o Piso do Magistério, por isso sou defensora que o Piso seja federalizado, para isso é fundamental a aprovação do novo Plano Nacional de Educação, com 10% do PIB e a destinação dos 75% dos royalties do Pré-Sal para educação”.

SOS Municípios: Wilma sugere cobrança de compromisso dos presidenciáveis

Para ex-governadora, candidatos precisam mostrar sua intenção com relação ao pacto federativo que redistribuiria melhor os recursos

Presidente do PSB/RN, a vice-prefeita de Natal Wilma de Faria, participou na manhã desta sexta-feira (11), na Assembleia Legislativa, do evento SOS Municípios 2014, que é promovido pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) e cobra o aumento de recursos para as cidades.

A ex-governadora do estado e ex-prefeita da capital reforçou a necessidade de aprovação urgente das PECs que tramitam no Congresso Nacional (PEC 39/2013 no Senado e 341/2013 na Câmara) e que ampliariam o FPM de 23,5% para 25,5%, mas propôs algo que considera mais ousado: que os gestores cobrem, neste ano eleitoral, o compromisso dos candidatos à presidência com o pacto federativo que redistribuiria melhor os recursos e acabaria com a rotina humilhante do “pires na mão”.

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Governadora sanciona leis que estabelecem o Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos servidores da saúde e defensoria pública

Na manhã desta sexta-feira (11), a Governadora Rosalba Ciarlini assinou dois importantes documentos de valorização do servidor público estadual. O ato de sanção dos Projetos de Lei referentes aos funcionários da saúde e da Defensoria Pública do Estado aconteceu na sala de reuniões da Governadoria e contou com a presença do secretário de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, e da defensora pública geral do Estado, Jeane Karenina Bezerra.

O Projeto de Lei do Governo do Estado relativo à saúde estabelece a revisão na Lei 333 do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos servidores, criado em 2006. A correção implica em um aumento de aproximadamente R$ 6,5 milhões/mês na folha de pagamento da Secretaria de Saúde.

Durante a assinatura do documento, a chefe do Executivo Potiguar lembrou que essa conquista é fruto de uma antiga luta da categoria, em que foi necessário muito diálogo e compreensão. “Nós tínhamos que criar condições para podermos oferecer essas melhorias aos servidores da saúde. Instituímos o ponto eletrônico e adotamos outras medidas para reestruturar a gestão, tudo isso favoreceu a nossa receita e esse planejamento financeiro hoje se tornou possível”, explicou Rosalba Ciarlini.

Prefeituras têm até final de abril para prestar conta de gastos com Educação

Os municípios têm pouco menos de 20 dias para repassar à União dados sobre a aplicação dos recursos aplicados na área da Educação durante o ano de 2013, por meio do Siope – Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação.

Os municípios que deixarem de declarar seus gastos até o prazo estipulado, 30 de abril, ficarão impossibilitados de receber repasses da União, celebrar convênios e também termos de cooperação com órgãos do Governo Federal durante o ano de 2014. Um auxílio importantíssimo para a pasta.

A partir de julho, candidatos não podem participar de inaugurações de obras públicas

Outro dispositivo da legislação prevê que os candidatos as eleições deste ano ficarão impedidos, a partir de 5 de julho, de comparecer a inaugurações de obras públicas e contratar shows artísticos pagos com recursos públicos.

Além disso, é vedado o pronunciamento em cadeia de rádio e de televisão, fora do horário eleitoral gratuito, salvo quando, a critério da Justiça Eleitoral, tratar-se de matéria urgente, relevante e característica das funções de governo.

Governadora pede agilidade à Assembleia na aprovação do projeto de lei que estabelece o FUNDAM

Nessa manhã a governadora Rosalba Ciarlini pediu à Assembléia Legislativa mais agilidade no processo de aprovação da lei que estabelece o Fundo Estadual de Apoio à Modernização da Infraestrutura dos Municípios do RN (FUNDAM/INFRA/RN). O pedido ocorreu durante evento realizado na Assembleia Legislativa do Estado, “Viva o seu Município”, que reuniu prefeitos de diversas cidades potiguares para debater sobre a situação financeira das prefeituras.

Em seu discurso a chefe do Executivo Estadual falou sobre o projeto de lei que já foi entregue à Assembleia em dezembro e ainda aguarda leitura no plenário legislativo. “Esse Fundo vai oferecer condições para que os municípios possam dar respostas de infraestrutura e outras ações necessárias para o desenvolvimento das cidades, por meio de empréstimos contratados junto ao Bando do Brasil”, explicou a Governadora.

O projeto autoriza o estado a contratar operações de credito interno de até R$ 850 mil, o que daria de forma igualitária subsídios para os municípios. Na ocasião a Governadora falou ainda das dificuldades enfrentadas para aprovar esse projeto e de sua preocupação com os prazos. “Temos pouco tempo para aprovar não só esse, como outros projetos que beneficiam as cidades, não há mais o que esperar. O repasse do Fundo de Participação dos Municípios está menor a cada mês”, destacou a chefe do Executivo Potiguar.

A gata da sexta feira, tarados! Depois do veraneio ela vem pra Solteirões em Apodi

Acumulado do FPM desde ano já soma aumento de 6,6% em termos reais

A primeira parcela do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de abril, depositada nesta quinta-feira (10) apresentou um crescimento real de 11,1%, em comparação ao primeiro decêndio de abril de 2013.

Com este novo repasse, no acumulado de 2014 o FPM apresenta crescimento de 6,6%, em termos reais, e soma R$ 24,295 bilhões. No mesmo período do ano anterior o acumulado foi de R$ 22,800 bilhões.

Rosalba pretende contar na Executiva do DEM com deputados e parentes de auxiliares

A governadora Rosalba Ciarlini pretende contar com o apoio dos deputados estaduais José Adécio e Getúlio Rego na Executiva Estadual do DEM. Para ser candidata à reeleição, Rosalba precisa convencer os 23 membros da executiva de seu partido. Além de Rosalba, o chefe da Casa Civil, Carlos Augusto e a irmã da governadora, ex-deputada Ruth Ciarlini também têm direito a voto.

José Adécio tem o filho Adecinho no comando da Ceasa e vários cargos no Governo. Líder na Assembleia Legislativa, Getúlio também tem espaço no Centro Administrativo. O ex-deputado Ney Lopes de Sousa defende a reeleição da governadora e tem o filho Ney Júnior no Procon/RN. Outro integrante é João Augusto da Cunha Melo, atual presidente da Agência de Fomento (AGN). Já o ex-prefeito Geraldo Gomes tem o neto no IPEM/RN e um filho na direção do Hospital Regional de Currais Novos.

Emparn espera uma “janela de chuvas” ainda em abril

Tribuna do Norte – Com chuvas ainda abaixo da média em todas as regiões, os meteorologistas da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) esperam para a segunda quinzena de abril uma nova “janela de chuvas” que seria trazida por um fenômeno chamado Oscilação 30-60 dias, que é a propagação de uma onda atmosférica ao longo do globo terrestre e em torno do Equador, formando nuvens que chegam até o Nordeste brasileiro.

No levantamento pluviométrico com dados entre 1° de janeiro e 10 de abril deste ano, apesar de já ter chovido mais de 400 milímetros em 25 municípios, o quadro é ainda é preocupante. Em 128 choveu tão pouco que ainda estão na classificação “muito seco”, em 12 a situação, “seco”, e normal somente um, Portalegre, no Alto Oeste, com 686,7 milímetros.

Prefeitos do RN participarão de grito nacional em defesa dos municípios

Seguindo orientação da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e com o apoio das Associações Microrregionais, a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte promoverá ato em defesa das administrações municipais hoje (11).

O evento será realizado a partir das 9h, no Salão de Eventos Deputado Álvaro Dias, na Assembleia Legislativa e reunirá os prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais. A bancada federal do Rio Grande do Norte, além dos deputados estaduais, a governadora Rosalba Ciarlini e o vice-governador Robinson Faria estão sendo convidados a participar da mobilização.

Rosalba é candidatíssima a reeleição

A governadora do Rio Grande do Norte Rosalba Ciarlini é candidatíssima à reeleição nas eleições deste ano. Quem conversa com a Rosa percebe a sua disposição.

Rosalba somente não será candidata se houver uma zebra e ela não tenha o DEM como legenda. O que é muito difícil.

Um passado que condena

Do Blog Carlos Santos

Todo dia, em algum lugar do Rio Grande do Norte, a vice-prefeita natalense Wilma de Faria (PSB) tem que repetir a mesma ladainha: é pré-candidata ao Senado e não ao Governo do Estado.

No dia seguinte, de novo.

Então, !

Não !

Ela não tem motivos para se aborrecer.

É o passado que lhe condena a esse castigo da desconfiança.

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Direitos Humanos e Cidadania do RN elogiam Trabalho de Ressocialização realizado no CDP De Apodi

O presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos e Cidadania do Rio Grande do Norte, Marcos Dionísio Medeiros, elogiou o trabalho de ressocialização realizado no Centro de Detenção Provisória de Apodi (CDP).

Marcos Dionísio, disse que em Apodi, conheceu uma experiência no CDP onde os presos estudam, inclusive, estavam se preparando para o ENEM. “Emocionante ver a professora Deuzirene Xavier, tratando de Paulo Freire com seus alunos. Na parede, numa cartolina, Carlos Drummond de Andrade e as dores do mundo e a pedra no caminho", comentou Marcos Dionísio destacando que naquela unidade já há egressos dando continuidade aos estudos, inclusive, cursando Universidade.

O membro do Conselho Estadual de Direitos Humanos e Cidadania, Marcos Dionísio, destacou ainda em seu artigo, que o trabalho realizado pelos agentes penitenciários de Apodi, é muito importante para a ressocialização do preso. Trabalho semelhante existe na Associação de Proteção e Assistência aos Condenados-(APAC de Macau).

Funcionando a cerca de quatro anos, o CDP de Apodi tem buscado parcerias com varias igrejas evangélicas e a católica dentre outras instituições para garantir respeito e dignidade para os apenados que cumprem pena nesse estabelecimento penitenciário.

Governadora Rosalba sobre a campanha de Claudia Regina: “não se preocupem, José Agripino estará na campanha”

A governadora Rosalba Ciarlini garantiu que o senador José Agripino atuará diretamente na campanha eleitoral de Mossoró, onde o Democratas terá como candidata Claudia Regina. Rosalba afirmou que a ausência do senador na convenção ocorreu porque “foi uma convenção cartorial”.

“Mas não se preocupem. Ele (José Agripino) estará na campanha e isso é o mais importante”, destacou.

Hiran Delmar, o Coxinha, uma autarquia do humor faz show em Caraúbas


Neste dia 19 de abril, o palco do espaço cultural do Olho D’água Park Hotel, em Caraúbas, receberá um mega show de humor, na medida exata do riso e sem apelação.

Desta vez estará se apresentando o cearense Hiran Delmar, um dos humoristas de maior repercussão no cenário nacional e que atuou como um das principais vozes do Programa nas Garras da Patrulha.

O show incluiu piadas e interpretações de personagens famosos como: O Coxinha, Bebel do Jereisati, Zunin Zoião, Seu Silva, entre outros.

Deputado Kelps Lima é acusado de propaganda eleitoral antecipada

A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE-RN) acusa o deputado estadual Kelps Lima (Solidariedade) de fazer propaganda eleitoral antecipada, o que é considerado crime.

Segundo o processo, no carnaval de Apodi, Kelps montou o camarote 77, que é número do seu partido, e distribuiu adesivos com o mesmo número.

Fábio Faria assume a presidência da Câmara durante viagem de Henrique Alves à China

O deputado federal Fábio Faria (PSD/RN) assumirá a presidência da Câmara dos Deputados nesta sexta-feira (11), durante 10 dias, período em que o presidente Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN) viaja à China, em missão oficial, juntamente com comitiva de parlamentares, à convite do governo chinês.

A pauta de votações a ser levada para definição do Colégio de Líderes na reunião da próxima terça foi discutida por Fábio Faria, Henrique Alves e o secretário Geral da Mesa, Mozart Vianna. Entre as matérias que poderão ser votadas em Plenário, está o Projeto de Lei 4078/08, que regulamenta o exercício da profissão de agente de turismo.

“Entendemos que essa é uma matéria que só valoriza a atividade do turismo, tão importante para o nosso país, especialmente para estados nordestinos como o Rio Grande do Norte. Por isso, a prioridade na votação deste PL. Também devemos incluir a pauta remanescente desta semana”, disse Faria.

Fábio é atualmente o segundo vice-presidente da Câmara. Com a renúncia do deputado André Vargas (PT), passou a ser o primeiro na linha sucessória da Casa, enquanto não é realizada uma nova eleição para o cargo.

Atenção! Estudantes que utilizam transporte gratuito para as cidades de Mossoró e Caraúbas


A AENTS convoca os Estudantes de Nível Técnico e Superior do município de Apodi, que utilizam o transporte gratuito para as cidades de Mossoró e Caraúbas, a fazerem-se presentes a assembléia que se realizará no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (localizado no bairro Malvinas).

Pauta da assembléia:
  • 1) Recadastramento de todos os estudantes;
  • 2) Debater problemas relacionados a lotação dos ônibus;
  • 3) Propostas para a realização da eleição e escolha da nova diretoria;
  • 4) Analisar questões internas de cada ônibus.

Data da realização da assembléia: 12 de Abril de 2014. Horário do início: 19:00hs Local: Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi.

Nota do blog: A PRESENÇA DE TODOS É FUNDAMENTAL PARA A REESTRUTURAÇÃO DA CLASSE ESTUDANTIL APODIENSE!

quarta-feira, 9 de abril de 2014

RN terá novas linhas de transmissão de energia

O Rio Grande do Norte será beneficiado com quatro novas linhas de transmissão para garantir o escoamento de toda a energia produzida no estado. Leiloadas pelo Governo Federal no próximo dia 9 de maio, as linhas iniciadas em Quixadá (CE) seguem até João Câmara passando por Assú e Ceará-Mirim, com extensão total de 492 km em quatro lotes, sendo três de 500KV e um de 230 KV.

De acordo com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (SEDEC), a implantação dessas linhas e a interligação aos demais trechos em 500 KV - que já se encontram em construção no estado - permitirão ao RN uma posição confortável nos próximos leilões de energia eólica.

A chuva de ontem foi de 66,3 em Apodi

Chuvas com maiores precipitações no período: entre às 7h da segunda-feira (7) e às 7h de ontem (em milímetros).

REGIÃO OESTE:
  • Apodi: 66,3
  • Felipe Guerra: 65,0
  • Viçosa: 53,0
  • Caraúbas: 50,4

Wilma reafirma: Henrique Alves é o melhor nome

A ex-governadora e pré-candidata ao Senado Wilma de Faria (PSB) ressaltou que o pré-candidato ao governo do PMDB, deputado Henrique Alves, é o melhor nome para governar o Rio Grande do Norte pela “sua atuação em Brasília”.

“Estamos unidos nesse esforço para que o RN se desenvolva e saia desse marasmo. É importante pensar nessa união, uma coisa que nunca tinha acontecido”, destacou Wilma.

Iniciou o prazo que proíbe gestores de conceder aumento aos servidores públicos

Desde a terça-feira (08) até a posse dos candidatos eleitos em outubro, é vedado aos agentes públicos fazer, na circunscrição do pleito, revisão geral da remuneração dos servidores públicos que exceda a recomposição da perda de seu poder aquisitivo ao longo do ano da eleição.

A vedação está prevista na Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições) e na Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 22.252/2006.

Primeira parcela do FPM de abril será depositada nesta quinta-feira e vem com crescimento de 11,1%


O repasse referente a primeira parcela do mês de abril do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) será creditado na contas das prefeituras, nesta quinta-feira (10). O valor será de R$ 2.459.431.332,63, com a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Em valores brutos, isto é, somada a retenção do Fundo, o montante será de R$ 3.074.289.165,79.Em comparação ao primeiro decêndio de abril de 2013, o repasse apresentou um crescimento real de 11,1%.

Os cinco municípios que apresentam as maiores notificações de dengue

Quatorze municípios potiguares apresentam alta incidência da dengue, quatro estão com média, 59 com baixa e 90 com incidência silenciosa.

Os cinco municípios que apresentam as maiores notificações de casos suspeitos são: Parelhas (567), Natal (294), Rafael Fernandes, (279), Pau dos Ferros (179) e Riacho de Santana (138).

No primeiro trimestre, Prefeitura do Apodi pagou R$ 407.893,58 de precatórios

O primeiro trimestre de 2014 na administração pública do Apodi foi marcada principalmente por pagamento de dívidas deixadas por gestões anteriores.

A prefeitura de Apodi já pagou R$ 407.893,58 de precatórios nesse primeiro trimestre do ano. Uma fortuna para o contribuinte. Em média a prefeitura do Apodi pagando mensalmente R$ 135.964,53. Só de precatórios, sem contar com as dívidas de INSS, FGTS, entre outros.

Não podemos deixar de reconhecer que fica complicado administrar com tanta dívida deixada por gestões passadas. Não esquecendo que esse pagamento é feito com recursos próprios.

Prof. Toinho

Policiais rodoviários federais pedem apoio de Fábio Faria à PEC 339/09

O vice-presidente da Câmara dos Deputados, Fábio Faria (PSD), recebeu na tarde desta terça-feira (8) representes dos policiais rodoviários federais do Rio Grande do Norte, Percivaldo Júnior, que também é vice-prefeito do município de Poço Branco, e Sanderson de Farias Oliveira, presidente do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais do Estado.

Eles pediram ao parlamentar apoio para aprovação da Proposta de Emenda à Constituição PEC 339/2009, que assegura o direito do adicional noturno aos Analistas-Tributários da Receita Federal, Policiais Militares, Bombeiros, Policiais Federais e Policiais Rodoviários Federais, e demais integrantes dos órgãos de segurança pública. A matéria já foi aprovada na Comissão Especial e está pronta para ser votada em Plenário.

Percivaldo Júnior também solicitou apoio do vice-presidente Fábio Faria para a PEC 387/2009, que encontra-se na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC). A proposta prevê que as regras a serem aplicadas aos servidores públicos quando em exercício de mandato eletivo sejam estendidas àquele que ocupa o cargo de vice-prefeito. Fábio Faria discutiu com o relator do projeto e deputados do PSD que integram a comissão e a votação do relatório já ficou marcada para esta quarta-feira (9).

terça-feira, 8 de abril de 2014

Secretário tem se destacado em Apodi


Nem tudo está perdido ou está tão ruim a ponto que não possa melhorar na terra dos tapuias/paiacus, como muitos propagam em todos os recantos da cidade. Basta um olhar mais criterioso para ver que existe visivelmente algo positivo na gestão comunista da cidade de Apodi.

Um exemplo disso é a atuação do Secretário de Agricultura, Charton Rego, que ao longo de sua gestão na pasta tem melhorado consideravelmente em todos aspectos. Seja com a preocupação com o homem do campo, seja com assistência técnica de instalação de bomba e manutenção na rede hidráulica dos poços na zona rural, seja no abatedouro ou até mesmo no açougue público municipal.

Em princípio Charton conheceu o funcionamento da máquina administrativa, entendeu os processos de gestão, tanto administrativos como de pessoal, conheceu e integrou a equipe de trabalho, além de resolver problemas que foi herdado do passado, como dívidas a pagar, entre outros ‘gargalos’.

Atuando com discrição, sem envolvimento direto na política partidária, com simplicidade e coragem, Charton vai consolidando seu nome na referida pasta, pelo menos é a impressão que ele vem deixando para quem acompanha a política do homem no campo do município.

Mais trabalho ainda, agora que já conheceu o funcionamento da casa e os processos, ele tem convicção que o ano de 2014 vai ser de muitas conquistas, pois tem diversos projetos para melhorar ainda mais a qualidade de vida dos agricultores e feirantes de nosso município.

Se todo Secretário da gestão Apodi Terra Querida agisse com o mesmo empenho do ‘Chacrinha’,  certamente a opinião pública teria conceito diferente do governo municipal.

Acompanhe as ações do secretário clicando aqui.

Ex-governador Fernando Freire pode ser preso a qualquer momento

O Jornal de Hoje destaca que o ex-governador Fernando Freire pode ir parar na prisão nas próximas horas. Isso porque a 4ª Vara Criminal de Natal, que condenou o ex-chefe do Executivo Estadual por peculato na semana passada, encontrou um endereço que seria da nova residência dele, em Brasília, e já comunicou a Polícia Civil do Distrito Federal sobre a ordem de prisão expedida. Se não for encontrado no local, Fernando Freire volta à condição de foragido da Justiça.

Afinal, para quem não lembra, na semana passada, O Jornal de Hoje noticiou a condenação a situação de “desaparecido” do ex-governador. “O sentenciado não atualizou o endereço, não tendo até o momento feito qualquer comunicação a este juízo de seu paradeiro. Conforme se tem decidido, ‘estando o paciente foragido e não havendo atualização de endereço certo, onde o agente possa ser encontrado, permanece a necessidade da custódia cautelar, tanto para fins de assegurar a aplicação da Lei Penal, como por conveniência da instrução criminal’”, escreveu o juiz Fábio Wellington Ataíde Alves.

Nota do blog: O mundo dá voltas e como...

Henrique Alves reafirma apoio ao aumento de recursos para saúde pública

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, reafirmou nesta terça-feira (8) seu apoio a iniciativas e propostas que visem aumentar os recursos para o financiamento da saúde pública. Ele disse que são urgentes mudanças no SUS que permitam oferecer um “atendimento de qualidade e com dignidade”. Ele participou de comissão geral no Plenário da Câmara para discutir o financiamento de ações e programas da área de saúde. O debate foi sugerido a Henrique Eduardo Alves por parlamentares ligados ao setor, representantes do Conselho Nacional de Saúde e do movimento Saúde+10.

Esse movimento, que reúne dezenas de entidades ligadas à saúde, recolheu 2,2 milhões de assinaturas e apresentou um projeto de iniciativa popular (PLP 321/13) que obriga a União a destinar anualmente 10% de suas receitas correntes brutas para o financiamento do setor. Henrique assinalou que, apesar dos incrementos observados no financiamento da saúde nos últimos anos, os recursos continuam insuficientes para garantir a universalidade e a integralidade do SUS. “Ainda que os avanços do SUS sejam expressivos, são inegáveis as situações que atentam contra a dignidade humana, particularmente as observadas em serviços de urgência e emergência e em filas de espera para procedimentos”.

Fátima vai ao FNDE em busca de mais investimentos para educação no RN

A deputada federal Fátima Bezerra (PT) esteve reunida nesta segunda-feira (07), em Brasília, com o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Romeu Caputo, onde apresentou demandas de vários municípios potiguares, que buscam mais investimentos para a educação.

“Uma das coisas que faço com muita dedicação e alegria é minha ação cotidiana junto ao MEC na luta em prol da educação. A reunião no FNDE foi muito produtiva. O presidente Romeu Caputo adiantou que todo empenho por parte do FNDE está sendo feito para garantir o atendimento das justas reivindicações dos municípios do RN, no que diz respeito à ampliação dos investimentos na educação básica com ênfase nas creches, construção de escolas e transporte escolar”, ressaltou a deputada Fátima Bezerra.

Presentes também na reunião: Renilda Peres de Lima, diretora de Gestão, Articulação e Projetos Educacionais (DIGAP), e Adriano Gadelha, coordenador do gabinete do Mandato da deputada Fátima.

Acompanhe o blog pelo Twitter: @JanioApoDiario
Acompanhe o blog também Fecebook: Jânio Duarte

Apodi: Prefeitos devem respeitar lei de licitações para festa junina

Os Prefeitos dos municípios de Apodi, Felipe Guerra, Itaú, Rodolfo Fernandes e Severiano Melo não devem contratar, sem licitação, bandas ou artistas que não tenham empresários exclusivos para a participação nas festas juninas, utilizando-se do argumento da inexigibilidade. É o que orienta a o Ministério Público Estadual em recomendação dirigida aos chefes do Executivo desses municípios.

Para a elaboração da recomendação, a instituição utilizou como base o artigo 25, III, da Lei de Licitações nº 8.666/93, o qual prevê ser inexigível a licitação apenas quando houver inviabilidade de competição para a contratação de profissional de qualquer setor artístico – o desrespeito a esse artigo pode acarretar pena de três a cinco anos de detenção e multa.

A recomendação nº 0004/2014, publicada no Diário Oficial do Estado, orienta ainda que o processo licitatório é imprescindível. Apenas para o caso de não existir empresário efetivamente exclusivo do artista ou banda, mas apenas intermediários, é que revela a possibilidade de concorrência.

O valor a ser pago pelas Prefeituras para a contratação de bandas e outros artistas deve observar os valores praticados pelo mercado, bem como os padrões remuneratórios da prestação de serviço – devendo ser efetuado somente após a realização do serviço.

No documento, ainda é observada a necessidade de fiscalização dos processos licitatórios e dos gastos em eventos culturais realizados pelas prefeituras, tendo em vista a possível realização de eventos juninos neste ano de 2014.

A ilusão das verbas federais eo carro zero na garagem

Que o Rio Grande do Norte passa por uma enorme crise e uma situação administrativa que beira o caos, todos nós já sabemos. Que o repasse de recursos federais para obras estruturantes ajudam o Estado, ninguém tem dúvida.
           
O que poucos políticos tem coragem de dizer é que NÃO SERÃO OS RECURSOS FEDERAIS QUE IRÃO MELHOR A ATUAL SITUAÇÃO DO NOSSO ESTADO.

Isso mesmo, nosso maior problema é local e de gestão, e não serão recursos federais que irão resolver esse problema.
             
Vamos fazer uma comparação com a vida financeira do cidadão comum. Se você ganha R$ 2.000,00 (dois mil reais) por mês e tem uma despesa de R$ 3.000,00 (três mil) e uma amigo lhe der dois carros novos de presente, com a condição de que você não poderá vendê-los, mas, somente usá-los, sua vida cotidiana ficará melhor? Provavelmente não. Seu problema consiste em criar mecanismos para diminuir suas despesas e aumentar sua receita, para isso só existe um remédio: bom gerenciamento. Esse é o maior problema do Governo do Estado.

Vamos dar alguns exemplos:
  • Em Mossoró existem equipamentos que custaram R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais), doados pelo Governo Federal, e não foram usados porquê o Estado não consegue construir uma sala adequada e treinar seus servidores;
  • A Secretaria de Segurança devolveu R$ 12.000.000,00 (doze milhões) de reais em recursos federais para reformas das delegacias porquê não conseguiu atender tecnicamente as exigências do convênio;
  • Uma viatura da Polícia Militar na cidade de São Paulo do Potengi recebe 25 litros de Gasolina por dia, mas tem de vir até Natal para abastecer, gastando tempo, encarando o trânsito e consumindo o pouco e escasso combustível;
  • O Governo do Estado passou três anos e quatro meses para poder nomear um cargo comissionado na área de turismo que soubesse falar inglês.

Muitos são os exemplos de que o amadorismo e a politicagem geram gigantescos prejuízos administrativos ao Estado e não serão Recursos Federais que irão resolver estes problemas.

É claro que se tivermos um bom projeto administrativo e de desenvolvimento poderemos alavancar nosso crescimento com a captação de recursos para investimentos em infraestrutura. Mas, precisamos, paralelamente a isso, arrumar a  casa do ponto de vista administrativo.

Para começar precisamos adotar critérios técnicos para ocupação dos cargos comissionados, implantar a meritocracia no serviço público, implantar políticas modernas de gestão, tais como: planejamento logístico, modernização do sistema de compras, adoção de índices de desempenho para os secretários. Após isso, precisamos adotar um plano de desenvolvimento que contemple os setores com maior potencial econômico do Estado.

Por fim e, fundamentalmente, o próximo Governador precisa convencer a população que passaremos por uma reconstrução e mostrar com ATITUDES que podemos mudar o Estado.

A grande transformação do RN depende de atitudes locais, dos governantes e da sociedade. Recursos Federais ajudam, mas não resolvem.

Kelps Lima
Deputado Estadual no Rio Grande do Norte.

Para 55% do país, Copa trará mais perdas do que ganhos, diz Datafolha


Mais da metade da população brasileira acha que a Copa do Mundo trará mais prejuízos do que benefícios ao país, revelou pesquisa realizada pelo Datafolha.Os números foram publicados pela Folha de São Paulo.

Para 55% dos entrevistados, a competição trará mais prejuízos para a população em geral, contra 36% que falaram em maior benefício (9% não souberam responder a pergunta).Em junho de 2013 havia equilíbrio: 44% afirmavam que o prejuízo seria maior, mas 48% dos brasileiros estavam mais otimistas e diziam que a Copa do Mundo traria mais benefícios.

O racha no DEM de Mossoró que repercute

Governo deposita hoje segunda parcela de ajuda a prefeituras

A presidenta Dilma Rousseff informou ontem (7) que R$ 1,5 bilhão estarão disponíveis até hoje (8) na conta das prefeituras, como parte da ajuda financeira prometida pelo governo no ano passado durante a Marcha dos Prefeitos. A primeira parcela dos recursos, que serão usados para o custeio dos municípios, foi repassada em setembro de 2013.

“Determinei que [o Ministério da] Fazenda depositasse os outros R$ 1,5 bilhão hoje, portanto [o dinheiro] estará disponível na conta das prefeituras até amanhã. Tenho certeza de que isso vai ser uma contribuição para que os municípios possam custear os serviços que têm de entregar às suas populações”, destacou a presidenta.

As insinuações sobre a pré-candidatura de Robinson Faria

O deputado estadual Fernando Mineiro declarou hoje que a aliança PT/PSD está mais do que consolidada. Muito bem! Mas, vocês já perceberam o silêncio do pré-candidato a governador Robinson Faria nos últimos dias?

Seria uma estratégia de Faria? Ou nada demais. As mentes mais férteis já estão criando insinuações das mais diversas.

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Carreatas tomam conta das ruas de Felipe Guerra

Duas grandes carreatas invadem as ruas de Felipe Guerra, na noite desta segunda-feira (07). Uma delas, formada pelos aliados do prefeito Haroldo Ferreira (DEM), que teve seu mandato cassado por 4 a 1 no Tribunal Regional Eleitoral, mas recorreu e permanece no cargo.

E a outra pelos adversários de Haroldo, os aliados do ex-prefeito Braz Costa, que no retorno da Capital do Estado, foi recebido por festa pelo seu grupo político.

Fábio Faria ficará mais junto de Henrique Alves

O vice-presidente da câmara dos deputados, André Vargas, que anda até o pescoço atolado com o “caso Petrobras” vai se licenciar do cargo. Com seu afastamento assumirá sua vaga o deputado federal Fábio Faria.

Que ficará cada vez mais junto do presidente e pré-candidato a governador Henrique Eduardo Alves.

Acompanhe o blog pelo Twitter: @JanioApoDiario
Acompanhe o blog também Fecebook: Jânio Duarte

Veja destaca candidatura de Henrique Alves ao governo

Quando Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) assumiu a presidência da Câmara dos Deputados, em janeiro do ano passado, a frase que mais se ouviu em Brasília para justificar sua eleição foi sobre sua longa trajetória na Casa: 11 mandatos, o mais longevo deputado em atividade do país. Chegar ao comando da Câmara, entretanto, agora deixa claro ser parte de um projeto maior: fazer decolar sua candidatura ao governo do Estado. E o discurso já está pronto: “A vantagem de eu ser candidato é que não há uma porta hoje em Brasília, no Judiciário ou no Legislativo, que eu não abra”, disse Alves ao site de VEJA.

Filho do ex-governador Aluizio Alves, cujo mandato foi cassado pela ditadura militar, e primo do ministro da Previdência, Garibaldi Alves, o peemedebista Henrique Alves articula uma aliança heterogênea, que poderá agregar dezoito partidos, incluindo siglas de oposição ao governo federal. Sua candidatura também servirá de palanque para a campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff no Estado, apesar de o PT reclamar ter sido preterido na chapa. O PSDB, do presidenciável Aécio Neves, também estará no barco de Alves. O PSB, de Eduardo Campos, poderá ficar neutro na disputa.

A adversária de Alves, embora o próprio DEM não tenha batido o martelo, deverá ser a atual governadora Rosalba Ciarlini (DEM), cuja gestão chega ao quarto ano enfraquecida, com as finanças no vermelho e paralisada por sucessivas greves de servidores. Mais: Rosalba teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) por abuso de poder político e econômico e segue no cargo graças a uma liminar da Justiça.

Felipe Guerra: Prefeito acusado de compra de votos poderá ser cassado

A população de Felipe Guerra está aguardando com expectativa o julgamento do Tribunal Regional Eleitoral sobre o pedido de cassação do prefeito Haroldo Ferreira.

O processo se estende na justiça há mais de um ano. O prefeito é acusado, entre outras irregularidades, de compra de votos na eleição passada.

Fonte: Robson Pires

Comissão provisória do PTB vai se vencer dia 29

O PTB no Rio Grande do Norte poderá passar por novas mudanças. A comissão provisória que tem o ex-secretário de Segurança Pública, Aldair da Rocha como presidente pode não ser renovada.

De acordo com informações do sistema da Justiça Eleitoral, a comissão do PTB no Estado se vence no próximo dia 29. O grupo da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) tem transito livre com o presidente nacional do PTB, Benito Gama, que foi auxiliar de Rosalba.

Kelps propõe lei que acelera pagamento de indenizações de até 60 salários mínimos pelo estado

O deputado Kelps Lima deu entrada na Assembleia Legislativa com um novo projeto de lei que aumenta de 20 para 60 salários mínimos o teto para Requisição de Pequeno Valor (RPV) em causas dos Juizados Especiais que envolvam indenizações a serem pagas pelo Governo do Estado.

Atualmente, quem ganha indenização menor que 20 salários mínimos contra o Estado do RN tem seu pagamento feito em até 90 dias. Mas, a partir desse teto, a demora pode chegar a anos de espera para receber o dinheiro pois, necessariamente, terá de ir para a fila dos Precatórios, que é a longa lista de dívidas do Estado paga de forma gradual e lenta.

O mesmo projeto de lei do deputado Kelps também beneficia pessoas idosas (acima de 60 anos) e pacientes graves, pois determina que a essas pessoas sejam pagas indenizações ganhas contra o Estado (no teto de até 60 salários mínimos), mesmo que as ações venham da Justiça Comum, e não dos juizados especiais.

Com muita bravura UNIVAP E.C. sub 14 avança para 3ª fase


Neste final de semana, sábado (5) e domingo (6), em partidas válidas pela II COPA ESTADUAL DE FUTEBOL ESCOLAR GAROTO BOM DE BOLA, a equipe da UNIVAP E.C. de Apodi, conseguiu duas vitórias diante da equipe de Riacho da Cruz pelos placares de 1 a 0 no sábado, no estádio Antonio Lopes Filho em Apodi e de 2 a 1 omtem, domingo pela manhã, no Estádio Municipal de Riacho da Cruz/RN.

Foram dois confrontos muito difíceis, o que valorizou ainda mais as duas vitórias e, consequentemente, a classificação para a 3ª fase da competição.

No final de semana anterior, nossa equipe já tinha conquistado duas vitórias diante da equipe do município de Severiano Melo/RN, ambas por 3 a 0.

PARABÉNS, meninada e, vamos que vamos”, destacou Raimundo Nonato.

PTB estadual participa das convenções suplementares de Mossoró e Francisco Dantas


A executiva estadual do PTB participou ontem das convenções municipais de Mossoró e de Francisco Dantas, estavam presentes secretário estadual do partido Carlos Paiva e o presidente do diretório de Apodi Júnior Morais, em Mossoró acompanhando o vereador Ricardo de Dodoca sacramentaram o apoio ao prefeito interino Silveira Jr.

Uma festa muito bonita e conjuntura muito forte, "Silveira tem fortes chances de ganhar, conseguiu agregar os melhores partidos no seu palanque", declarou o presidente do diretório apodiense Júnior Morais, de lá seguiram viajem para Francisco Dantas onde homologaram a candidatura de Wandeilton Bezerra-PTB e Ênio Monte-PMDB, com o clima tenso na cidade por o motivo do prefeito cassado ser do mesmo partido e ter ameaçado negar legenda ao prefeito interino Wandeilton, mas a executiva estadual avalizou a candidatura e a chapa foi homologada.

"Wandeilton vai ganhar a eleição por ter o carisma popular e ter a confiança do povo", declarou o secretário Carlos Paiva durante o seu discurso, Wandeilton bastante emocionado agradeceu a confiança do partido e declarou ao povo de Francisco Dantas, "Não irei decepcionar vocês".

Nota do blog: A ausência do presidente Dr. Aldair Rocha deu-se por já ter uma agenda inadiável com o presidente nacional do partido Benito Gama em Salvador-BA.

Partidos homologaram seis chapas para as eleições suplementares de Mossoró

Com as eleições suplementares de Mossoró marcadas para o dia 04 de maio, os partidos políticos locais homologaram seis chapas suas convenções ocorridas entre a sexta-feira (04) e ontem (06).

Repetindo a aliança estadual, PSD e PT seguem juntos na capital do Oeste, além de PSB e PMDB. DEM, PCdoB, PSDC e PSOL terão chapa puro-sangue. Candidatos:
  • Prefeito: Francisco José Júnior (PSD) e vice: Luiz Carlos Martins (PT);
  • Prefeita: Larissa Rosado (PSB) e vice: Alex Moacir (PMDB);
  • Prefeita: Cláudia Regina (DEM) e vice: Canindé Maia (DEM);
  • Prefeito: Gutemberg Dias (PCdoB) e vice: Neto Vale (PCdoB);
  • Prefeito: Cinquentinha (PSOL) e vice: Ronaldo Garcia (PSOL);
  • Prefeito: Josué Moreira (PSDC) e vice: Aremir Gonzaga (PSDC).

domingo, 6 de abril de 2014

TRE decidirá cassação do prefeito de Felipe Guerra

Esta sendo esperado para amanhã segunda-feira (7) a audiência no TRE que da continuidade ao processo de cassação do prefeito de Felipe Guerra, Haroldo Ferreira. A última audiência terminou de 2 a 1 em desfavor do gestor , mas um dos relatores pediu vistas do processo.

No município o clima é tenso entre os grupos políticos tradicionais, mas os aliados de Haroldo já prevêem  o resultado positivo para ele. O processo é referente as escutas telefônicas que evolvem suposto esquema de compra de votos nas eleições de 2012.

Wilma de Faria poderá ser candidata ao governo do Rio Grande do Norte


A presidente do PSB no Rio Grande do Norte, ex-governadora Wilma de Faria, poderá desistir de se candidatar ao Senado da República, para disputar um mandato de governadora. Essa informação corre nos bastidores políticos e se baseia nas dificuldades do processo político para compor com o PMDB do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves.

Wilma desponta em primeiro lugar nas pesquisas que levantam a intenção de voto do potiguar para o governo. Ela também figura bem na corrida para o Senado. Entretanto, se optar por disputar o governo, Wilma teria mais chances de vencer, uma vez que seus possíveis adversários mais fortes, Henrique e o vice-governador Robinson Faria, têm menos da metade da intenção de voto da ex-governadora.

Já se a opção for pelo Senado, a pessebista teria na figura da deputada federal Fátima Bezerra (PT) uma forte concorrente, com possibilidade de derrota de Wilma. Entre uma possível vitória para o governo e uma possibilidade de derrota para o Senado, Wilma estaria estudando a possibilidade de disputar o governo.

Fonte: Jornal de Hoje

Robinson Faria participa de reuniões no Oeste e convenção de Silveira Júnior em Mossoró


O vice-governador Robinson Faria (PSD) dedicou o sábado (05) a atividades na região Oeste. Pela manhã, Robinson participou em Apodi do Seminário Regional feito em parceria com o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Social Democrático (PSD). Durante o seminário, Robinson debateu junto com os deputados estaduais Fernando Mineiro (PT) e Fátima Bezerra (PT) os desafios da região do médio Oeste e ouviu a população.

A tarde, Robinson seguiu para Mossoró, e ao lado do deputado federal Fábio Faria (PSD) – participou da convenção do prefeito interino Francisco Silveira Júnior (PSD) para as eleições suplementares do próximo dia 4 de maio. A coligação “Liderados pelo povo” já tem apoio de 12 partidos e a maioria dos vereadores da Câmara Municipal de Mossoró. No domingo, Robinson participa da segunda edição do “Seminários regionais: construindo um novo Rio Grande do Norte” na cidade de Monte Alegre, na região Agreste a partir das 10h.

Convenção do PSD de Mossoró reúne lideranças do PT, PSD e do rachado grupo de Rosalba

A convenção do PSD, ontem em Mossoró, confirmando a candidatura de Silveira Júnior para prefeito reuniu lideranças do PSD, do PT e do grupo rachado da governadora Rosalba Ciarlini.

O deputado estadual Leonardo Nogueira e a ex-prefeita Fafá Rosado participaram do ato de homologação da candidatura.

Silveira Júnior terá como vice o vereador petista Luiz Carlos.

No palanque deste sábado, o vice-governador Robinson Faria e a deputada federal Fátima Bezerra, entre outras lideranças.