quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Diaconia avalia ações em formação e mobilização social em 2014‏

Faltando oito dias para terminar 2014, o tempo é de avaliar os investimentos e resultados obtidos pela Unidade Territorial da Diaconia no Oeste Potiguar em relação à garantia dos direitos das agricultoras e agricultores no acesso à água de beber e produzir alimentos, fortalecimento da agricultura familiar e expansão de tecnologias sociais para a convivência com o Semiárido. Em parceria com entidades financiadoras nacionais e internacionais, foram realizados durante o ano 69 cursos de formação e capacitadas cerca de 1700 famílias de municípios da região.

Realizadas nas próprias comunidades, as capacitações são voltadas a beneficiários e beneficiárias das tecnologias de primeira e segunda água (cisternas de placa de 16 e 52 mil litros), e fazem parte de uma proposta de construção de processos participativos para a transformação rural do Semiárido. Os treinamentos buscam o envolvimento das famílias no processo de implementação da tecnologia, assim como promovem o debate acerca de questões como agroecologia, cooperativismo, uso sustentável da água, direito humano à água e alimento e soberania alimentar.

Outras atividades de formação e mobilização também são realizadas, tais como encontros municipais, reuniões comunitárias, capacitações de agricultores e agricultoras, de pedreiros e pedreiras, de comissões municipais e intercâmbios. O auxiliar técnico Jânio Amorim também avalia os avanços do ano e as perspectivas para 2015: “Tenho a mais absoluta certeza que estes resultados só foram possíveis de serem alcançados, devido a sinergia entre equipe técnica, administrativa, coordenação, famílias agricultoras e fornecedores. Acredito que teremos um 2015 de dificuldades, porém acredito também no potencial da Diaconia e do Brasil como um todo, para que possamos superar estas barreias com harmonia e sustentabilidade”, acrescenta Jânio.

Intercâmbios - Além das capacitações, foram promovidos 5 intercâmbios intermunicipais e interestaduais de experiências entre agricultores e agricultoras familiares. O investimento na atividade possibilitou a mais de 50 beneficiários e beneficiárias do programa Uma Terra Duas Águas conhecerem outras realidades e trocarem conhecimentos sobre práticas agroecológicas e técnicas de manejo de solo e de água. Os intercâmbios aconteceram nos municípios de Afogados da Ingazeira (PE), Apodi (RN), Campo Grande (RN), Caraúbas (RN) e Teixeira (PB).

Nenhum comentário: